Será que a Torre está mais tolerante com os "apóstatas"?

Depoimentos de ex-testemunhas de Jeová, cartas de dissociação e depoimentos sobre a vida pós Torre de Vigia. Aqui fala mais alto a sinceridade, o sentimento e muitas vezes os relatos nos impressionam pela falta de algo que mais as Testemunhas de Jeová dizem praticar: o amor ao próximo!
Fique a vontade para contar suas vivências
Avatar do usuário
AntonioMadaleno
Forista
Forista
Mensagens: 2688
Registrado em: 15 Nov 2008 18:03
Localização: Lisboa
Contato:

Re: Será que a Torre está mais tolerante com os "apóstatas "?

Mensagem não lida por AntonioMadaleno »

Jamir escreveu: Agora o principal texto de apoio invocado pela sociedade (1 Cor. 5:11, 13)
“[Cessai] de ter convivência com qualquer que se chame irmão, que for fornicador, ou ganancioso, ou idólatra, ou injuriador, ou beberrão, ou extorsor, nem sequer comendo com tal homem. . . . Removei o homem iníquo de entre vós.”
O abuso se dá quando se desassocia uma pessoa por outro motivo, que não os indicados: "fornicador, ganancioso, idólatra, injuriador, beberrão, extorsor"...
Concordo que a desassociação é legítima e pode ter um efeito benéfico, quer no pecador, quer na congregação. No entanto, a extensão daquilo que se considera o ato de desassociar é que vai além do que as escrituras dizem.

Faz lembrar, o que os fariseus fizeram com a lei do sábado. Deus disse que não se podia trabalhar. No entanto, para os fariseus as atividades mais corriqueiras do dia-a-dia eram consideradas trabalho. Até matar um pulga!

Por isso, o maior erro da Torre foi ter-se tornado uma religião legalista e autoritária, ou seja farisaica.

Sobre a desassociação aconselho-o fortemente a ler esta excelente explanação:

http://www.testemunha.com.br/conteudo.asp?cod=15
Avatar do usuário
Helena
Forista
Forista
Mensagens: 520
Registrado em: 24 Set 2009 00:41

Re: Será que a Torre está mais tolerante com os "apóstatas "?

Mensagem não lida por Helena »

A Torre deve estar planejando formas de fritar "apóstatas"!! :home3:
~ºo0º~ºo0º~ºo0º~ºo0º~ºo0º~ºo0º~ºo0º~
Avatar do usuário
maxtj
Forista
Forista
Mensagens: 816
Registrado em: 23 Out 2010 09:07
Localização: Goiânia - Go

Re: Será que a Torre está mais tolerante com os "apóstatas "?

Mensagem não lida por maxtj »

Jamir escreveu:Amigos... sejamos verdadeiros.

Não podemos sair aí criticando a prática da desassociação, em determinados contextos!
Desassociação tem precedente bíblico, SIM! E pode ser CORRETA!

Aí.... a vossa critica pode ser, não contra uma regra organizacional, mas contra um mandamento bíblico.

Agora o principal texto de apoio invocado pela sociedade (1 Cor. 5:11, 13)
“[Cessai] de ter convivência com qualquer que se chame irmão, que for fornicador, ou ganancioso, ou idólatra, ou injuriador, ou beberrão, ou extorsor, nem sequer comendo com tal homem. . . . Removei o homem iníquo de entre vós.”

O abuso se dá quando se desassocia uma pessoa por outro motivo, que não os indicados: "fornicador, ganancioso, idólatra, injuriador, beberrão, extorsor"...

(minha modesta opinião)
Concordo quando diz que a doutrina "Desassociação" telm precedentes bíblicos. Realmente tem. O problema é a maneira como a desassociação é usada.
Na organização, desassociação é igual a morte social. Mas a bíblia não ensina isso. Observe que Paulo estava falando de um homem altamente imoral, algo que nem as nações aprovavam. (1Cor 5:1). Contudo esse homem não teve uma morte social como tem hoje os que são desassociados. Observe 2 Cor. 2:6. A Censura foi da parte da maioria, então uma minoria não o censurou. Se uma minoria não o censurou, ele não foi desassociado do mesmo modo como uma tj hoje é.
Isso é apenas um detalhe. Siga o conselho do tjcurioso e leia a explanação a respeito da desassociação que entenderá melhor.
Para os peixinhos do aquário, quem troca a água é Deus. - Mário Quintana
Avatar do usuário
diego andrade
Forista
Forista
Mensagens: 1392
Registrado em: 17 Out 2009 10:55

Re: Será que a Torre está mais tolerante com os "apóstatas "?

Mensagem não lida por diego andrade »

leandro escreveu:Olha não sei não,mas dúvido que a torre esteja tolerante com respeito aos apostatas.

Acho que se houvesse tolerância, muitas exTJ não tinham sido desassociadas,mas sim apenas repreendidas.

Para mim depende das pessoas e dos casos.

PETRAKOV
É o que acontece: por aqui Ninguém, EXCETO UM IRMÃO E ESPOSA, fala comigo.
De resto todos, inclusive os meus ex-melhores amigos, me viram a cara.
A intolerancia é a mesma, porém varia de pessoa a pessoa.
Avatar do usuário
Abenildo
Administrador
Administrador
Mensagens: 4502
Registrado em: 01 Nov 2008 07:37
Localização: Caruaru-PE
Contato:

Re: Será que a Torre está mais tolerante com os "apóstatas "?

Mensagem não lida por Abenildo »

Bíblia???
Hum...
Dia destes eu estava comentando sobre um texto em que Jesus "encoxa" os fariseus:
Marcos 7:9-13 escreveu: Outrossim, ele lhes disse ainda: "Jeitosamente pondes de lado o mandamento de Deus, a fim de reteres a vossa tradição. Por exemplo, Moisés disse: 'Honra a teu pai e tua mãe'', e: "Quem injuriar pai ou mãe, acabe na morte,' Mas vós dizeis: 'Se um homem disser a seu pai ou sua mãe: "Tudo que eu tenho, que da minha parte te poderia ser de proveito, é corbã, (osto é, uma dádiva dedicada a Deus) - [no caso, se um pai ou mãe for desassociado]não o deixais mais fazer nem uma única coisa para seu pai ou sua mãe, e assim, invalidastes a palavra de Deus pela vossa tradição que transmitistes. E fazei muitas coisas semelhantes a esta.
Alguém poderia me ajudar postando aquela Sentinela em que dois irmãos, depois de um congresso, liga para mãe, comunicando que não iriam mais ter contato com ela porque ela era desassociada?
Em fim, a "orientação" dos tratos com os desassociados NÃO ENCONTRAM RESPALDO BÍBLICO!!! Ter convivência é uma coisa, evitar, aliás, ser proibido de dar apenas um "oi" beira a falta de educação, truculência, manipulação, uma "maldita tradição de homens".
Nós somos madeira de lei que cupim não rói!!!! Ariano Suassuna, Capiba.
Avatar do usuário
De olhos abertos
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 6385
Registrado em: 18 Nov 2009 10:07
Localização: São Paulo - SP

Re: Será que a Torre está mais tolerante com os "apóstatas "?

Mensagem não lida por De olhos abertos »

"Desassociar" não se aplica, dessa forma, àqueles que não aceitam orientações do escravo fiel e discreto.
Afinal, qual texto bíblico afirma que os que não se sujeitam à alguma religião deverão ser ignorados até mesmo pela família?
Avatar do usuário
diego andrade
Forista
Forista
Mensagens: 1392
Registrado em: 17 Out 2009 10:55

Re: Será que a Torre está mais tolerante com os "apóstatas "?

Mensagem não lida por diego andrade »

Abenildo escreveu:Bíblia???
Hum...
Dia destes eu estava comentando sobre um texto em que Jesus "encoxa" os fariseus:
Marcos 7:9-13 escreveu: Outrossim, ele lhes disse ainda: "Jeitosamente pondes de lado o mandamento de Deus, a fim de reteres a vossa tradição. Por exemplo, Moisés disse: 'Honra a teu pai e tua mãe'', e: "Quem injuriar pai ou mãe, acabe na morte,' Mas vós dizeis: 'Se um homem disser a seu pai ou sua mãe: "Tudo que eu tenho, que da minha parte te poderia ser de proveito, é corbã, (osto é, uma dádiva dedicada a Deus) - [no caso, se um pai ou mãe for desassociado]não o deixais mais fazer nem uma única coisa para seu pai ou sua mãe, e assim, invalidastes a palavra de Deus pela vossa tradição que transmitistes. E fazei muitas coisas semelhantes a esta.
Alguém poderia me ajudar postando aquela Sentinela em que dois irmãos, depois de um congresso, liga para mãe, comunicando que não iriam mais ter contato com ela porque ela era desassociada?
Em fim, a "orientação" dos tratos com os desassociados NÃO ENCONTRAM RESPALDO BÍBLICO!!! Ter convivência é uma coisa, evitar, aliás, ser proibido de dar apenas um "oi" beira a falta de educação, truculência, manipulação, uma "maldita tradição de homens".
Maldita mesmo. Até hoje percebo em minha mãe, por quem nutro grande amor, um pouco de constrangimento em falar comigo quando estamos na frente dos "irmãos"dela.
Bando de fariseus, passam até por cima do que o "noivo" deles falou.
Avatar do usuário
Jerry
Forista
Forista
Mensagens: 6540
Registrado em: 01 Nov 2008 02:37
Localização: Vitória da Conquista, Bahia
Contato:

Re: Será que a Torre está mais tolerante com os "apóstatas "?

Mensagem não lida por Jerry »

Jamir escreveu:Amigos... sejamos verdadeiros.

Não podemos sair aí criticando a prática da desassociação, em determinados contextos!
Desassociação tem precedente bíblico, SIM! E pode ser CORRETA!

Aí.... a vossa critica pode ser, não contra uma regra organizacional, mas contra um mandamento bíblico.

Agora o principal texto de apoio invocado pela sociedade (1 Cor. 5:11, 13)
“[Cessai] de ter convivência com qualquer que se chame irmão, que for fornicador, ou ganancioso, ou idólatra, ou injuriador, ou beberrão, ou extorsor, nem sequer comendo com tal homem. . . . Removei o homem iníquo de entre vós.”

O abuso se dá quando se desassocia uma pessoa por outro motivo, que não os indicados: "fornicador, ganancioso, idólatra, injuriador, beberrão, extorsor"...

(minha modesta opinião)
E daí que tenha base bíblica? O Estado é laico. Não há lei que se sobreponha à Constituição. Mas na medida em que o Estado deixa as religiões pintarem e bordarem, a lei dos homens de hoje tem sido desrespeitada pela lei dos homens do passado - supostamente de origem divina.

Ninguém deve ser obrigado a falar com ninguém. Mas nenhuma organização religiosa deveria também proibir - sob risco de punição - que seus membros falem com ex-membros. Deveria deixar isso como um assunto pessoal.
"Quando chegará, Senhor, o dia em que virás a nós para reconheceres os teus erros perante os homens?" - Saramago

Meu Blog: Oritameji
Twitter: http://twitter.com/jerryguima
Avatar do usuário
diego andrade
Forista
Forista
Mensagens: 1392
Registrado em: 17 Out 2009 10:55

Re: Será que a Torre está mais tolerante com os "apóstatas "?

Mensagem não lida por diego andrade »

Jerry escreveu: Ninguém deve ser obrigado a falar com ninguém. Mas nenhuma organização religiosa deveria também proibir - sob risco de punição - que seus membros falem com ex-membros. Deveria deixar isso como um assunto pessoal.
A grande tacada do CG é justamente essa; "temos que obedecer a Deus [sentado lá em Broonkliyn] antes que a homem"
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 68 visitantes