Êxodo 4:11 - Isso merece reflexão...

Espaço ideal para discussões sobre qualquer religião, crença e teologia.
Avatar do usuário
KrrishTJ
Forista
Forista
Mensagens: 595
Registrado em: 06 Out 2009 01:29
Localização: Natal

Êxodo 4:11 - Isso merece reflexão...

Mensagem não lida por KrrishTJ »

Caros foristas, ao ler a Bíblia no seu antigo testamento nos deparamos com esta declaração que se crê divina:
"(Êxodo 4:11) A isso Jeová lhe disse: “Quem designou a boca ao homem ou quem designa o mudo, ou o surdo, ou o de vista clara, ou o cego? Não sou eu, Jeová?"

Neste texto "Jeová" admite: Ele é quem designa o surdo, o mudo, o cego, o de vista clara...

Pra que fique mais claro, eis como é vertido em outras conhecidas traduções da Biblia:

"Disse-lhe o SENHOR: “Quem deu boca ao homem? Quem o fez surdo ou mudo? Quem lhe concede vista ou o torna
cego? Não sou eu, o SENHOR? ” (NVI)

"Ao que lhe replicou o Senhor: Quem faz a boca do homem? ou quem faz o mudo, ou o surdo, ou o que
vê, ou o cego?. Não sou eu, o Senhor?" (Biblia Viva)

"Porém o SENHOR lhe disse: — Quem dá a boca ao ser humano? Quem faz com que ele seja surdo
ou mudo? Quem lhe dá a vista ou faz com que fique cego? Sou eu, Deus, o SENHOR." (NTLH)

"E Jeová respondeu: Quem deu a boca ao homem? Ou quem fez ao mudo e ao surdo, ao que vê e ao cego? Não sou eu, Jeová?" (Reina Valera)

Pra mim este texto é claro: "Jeová" é quem escolhe quem nascerá com estas deficiências ou não...

OBS: o objetivo do Tópico é simpleismente saber a opinião do pessoal, que acredita no Exodo como escritura inspirada e aqueles que têm outras opiniões a respeito do Êxodo.
"Uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa" (Tiririca)
Avatar do usuário
duvideodo
Troll desativado
Mensagens: 353
Registrado em: 07 Mai 2010 18:19

Re: Êxodo 4: 11 - Isso merece reflexão...

Mensagem não lida por duvideodo »

alguns entenderão como uma passagem metafórica, mas creio que um calvinista diria que é exatamente isso que deus disse.

ele determina ativamente as coisas, o que inclui o mal. deus não simplesmente permite, mas "ordenou" que as coisas se dessem assim, e como ele tem um propósito bom para esse mal, seu ato é bom, e justo, e correto.
...
Avatar do usuário
sidhiresus
Administrador
Administrador
Mensagens: 8405
Registrado em: 01 Nov 2008 10:15

Re: Êxodo 4: 11 - Isso merece reflexão...

Mensagem não lida por sidhiresus »

Interessante ninguem usar esse texto para justificar as desgraças no mundo. E dá para entender atravês disso que no mito de Jó, Deus foi o grande responsável pela desgraça do pobre homem.
Avatar do usuário
sidhiresus
Administrador
Administrador
Mensagens: 8405
Registrado em: 01 Nov 2008 10:15

Re: Êxodo 4: 11 - Isso merece reflexão...

Mensagem não lida por sidhiresus »

Diego Rutherford escreveu:
KrrishTJ escreveu:..."Ao que lhe replicou o Senhor: Quem faz a boca do homem? ou quem faz o mudo, ou o surdo, ou o que
vê, ou o cego?. Não sou eu, o Senhor?" (Biblia Viva)...

A Bíblia Viva, que é uma paráfrase, e não fiel ao original, ameniza um pouco, perceberam?
Quem lê isoladamente esse versículo nela, entende o seguinte: que tanto quem fala como quem é mudo, tanto quem vê, como quem é cego, ambos são criados por Jeová, a pessoa, e não sua deficiência.
Interessante, por esse lado faz mais sentido mesmo.
Avatar do usuário
DW
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 816
Registrado em: 01 Jul 2010 17:18
Localização: Avalon, nas férias, em Shangrillá

Re: Êxodo 4: 11 - Isso merece reflexão...

Mensagem não lida por DW »

Diego Rutherford escreveu:
KrrishTJ escreveu:..."Ao que lhe replicou o Senhor: Quem faz a boca do homem? ou quem faz o mudo, ou o surdo, ou o que
vê, ou o cego?. Não sou eu, o Senhor?" (Biblia Viva)...

A Bíblia Viva, que é uma paráfrase, e não fiel ao original, ameniza um pouco, perceberam?
Quem lê isoladamente esse versículo nela, entende o seguinte: que tanto quem fala como quem é mudo, tanto quem vê, como quem é cego, ambos são criados por Jeová, a pessoa, e não sua deficiência.
Muito bem Diego, verdade.

Isso mostra também que se foi Ele quem fez o homem, vai ser Ele também que irá resolver os problemas dessas pessoas.
Quando o homem entende Deus, quer dizer que ele está mais longe Dele, pois está definindo Deus aos seus próprios olhos. Mas quando não conseguimos entende-lo quer dizer que estamos mais próximos Dele, pois vemos Ele como espírito.
Avatar do usuário
Valdinei
Forista
Forista
Mensagens: 218
Registrado em: 15 Dez 2009 14:14

Re: Êxodo 4: 11 - Isso merece reflexão...

Mensagem não lida por Valdinei »

Quem é advogado do Diabo se manifeste... :evil:
Aff... :2

Como expicar isso sem falacias?

:lol:
ELZA ARROIO
Perfil Desativado
Perfil Desativado
Mensagens: 3651
Registrado em: 04 Jan 2009 21:24

Re: Êxodo 4: 11 - Isso merece reflexão...

Mensagem não lida por ELZA ARROIO »

sidhiresus escreveu:
Diego Rutherford escreveu:
KrrishTJ escreveu:..."Ao que lhe replicou o Senhor: Quem faz a boca do homem? ou quem faz o mudo, ou o surdo, ou o que
vê, ou o cego?. Não sou eu, o Senhor?" (Biblia Viva)...

A Bíblia Viva, que é uma paráfrase, e não fiel ao original, ameniza um pouco, perceberam?
Quem lê isoladamente esse versículo nela, entende o seguinte: que tanto quem fala como quem é mudo, tanto quem vê, como quem é cego, ambos são criados por Jeová, a pessoa, e não sua deficiência.
Interessante, por esse lado faz mais sentido mesmo.
CONCORDO TAMBÉM....
Acredito que a crença em DEUS é mais que uma válvula de escape, é a CRIATURA PROCURANDO SEU CRIADOR....




Visitem meu blog:

http://www.anaelzaarroio.blogspot.com
Avatar do usuário
Jerry
Forista
Forista
Mensagens: 6540
Registrado em: 01 Nov 2008 02:37
Localização: Vitória da Conquista, Bahia
Contato:

Re: Êxodo 4: 11 - Isso merece reflexão...

Mensagem não lida por Jerry »

E viva o cristianismo self-service!
"Quando chegará, Senhor, o dia em que virás a nós para reconheceres os teus erros perante os homens?" - Saramago

Meu Blog: Oritameji
Twitter: http://twitter.com/jerryguima
Avatar do usuário
Christian
Novo (a) Forista
Novo (a) Forista
Mensagens: 14
Registrado em: 12 Mai 2010 21:09

Re: Êxodo 4: 11 - Isso merece reflexão...

Mensagem não lida por Christian »

Valdinei escreveu:Quem é advogado do Diabo se manifeste... :evil:
Aff... :2

Como expicar isso sem falacias?

:lol:


Caro Valdinei,
e por que é só aqueles que defendem a Jeová é que estão com 'falácias'? Concordo com o Diego, o sentido correto é esse mesmo... Até por que o texto tratava da incapacidade de Moisés diante de sua missão de falar com o Faraó egípcio.
"Não sei se vou ou se fico... Não sei se fico ou se vou..."
Avatar do usuário
Jerry
Forista
Forista
Mensagens: 6540
Registrado em: 01 Nov 2008 02:37
Localização: Vitória da Conquista, Bahia
Contato:

Re: Êxodo 4: 11 - Isso merece reflexão...

Mensagem não lida por Jerry »

Christian escreveu:e por que é só aqueles que defendem a Jeová é que estão com 'falácias'? Concordo com o Diego, o sentido correto é esse mesmo... Até por que o texto tratava da incapacidade de Moisés diante de sua missão de falar com o Faraó egípcio.
Christian, isso é uma interpretação. Possível. Mas uma interpretação.
"Quando chegará, Senhor, o dia em que virás a nós para reconheceres os teus erros perante os homens?" - Saramago

Meu Blog: Oritameji
Twitter: http://twitter.com/jerryguima
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 69 visitantes