Media portugueses divulgam depoimentos de ex-tj

Notícias em Português.pt
Avatar do usuário
Ricardo Oliveira
Forista
Forista
Mensagens: 771
Registrado em: 20 Ago 2010 21:17

Re: Media portugueses divulgam depoimentos de ex-tj

Mensagem não lida por Ricardo Oliveira »

Dissidentes do mundo inteiro estão se revoltando contra a Seita! É começo de uma nova jornada na luta contra esta seita maligna. :D3
"A dúvida é a escola da verdade" (Francis Bacon)
Avatar do usuário
Vitor7607
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 238
Registrado em: 13 Mar 2011 15:43
Localização: Portugal

Re: Media portugueses divulgam depoimentos de ex-tj

Mensagem não lida por Vitor7607 »

http://www.diariodigitalcastelobranco.p ... hp?id=3655

Religião: Professor residente em Castelo Branco luta contra normas das Testemunhas de Jeová que o impedem de ver os pais
Diario Digital Castelo Branco/Lusa | 2011-08-06 08:43:00


Um pedido de apoio à Amnistia Internacional marcou o início da “luta” de Jorge Ventura contra as normas das Testemunhas de Jeová, que acusa de o impedirem de ver os pais desde que decidiu abandonar a religião, descreveu à Lusa.

Apesar de viverem na mesma cidade, Castelo Branco, os pais seguem aquela crença e optaram por não o ver desde abril “devido a orientações religiosas”, diz o professor de português e inglês, de 39 anos, numa carta escrita em junho e em que pede apoio à Amnistia Internacional em Portugal.

A decisão é dos próprios pais, mas Jorge Ventura responsabiliza a religião, “que estipula não haver contacto com quem é ex-membro", sob pena de haver “castigos” para quem quebrar a norma.

Segundo Jorge, para além de penalizações na hierarquia interna, a principal punição é o corte de relacionamento com todas as outras Testemunhas de Jeová, o que no caso de Jorge e dos pais representa os amigos e conhecidos de uma vida inteira.

Para Jorge Ventura, aquela é a religião e o mundo que conheceu “desde os três anos de idade” e a partir da qual se estabeleceram “todos os contactos, hábitos e rotinas familiares”. Quando se afastou, “todos os laços criados ao longo de uma vida foram cortados".

"Todos os amigos, familiares e vida recreativa foram quebrados de um dia para o outro. Como ser humano tive que renascer”, refere.

Jorge Ventura deixou as Testemunhas de Jeová em 1999, depois de um superior religioso ter tentado demovê-lo de concorrer a curso superior.

Desde então, familiares e amigos voltaram-lhe costas, mas Jorge Ventura nunca pensou que a “boa relação” que tinha com os pais fosse sujeita a um “corte total”, como aconteceu a partir de maio.

Já havia “muitas restrições” desde 1999: podiam encontrar-se e tomar refeições, mas não com outros membros da crença, e a visita do filho não podia sobrepor-se a reuniões dos pais “relacionadas com a religião”.

Em maio deste ano, novas orientações dadas pelas publicações oficiais das Testemunhas de Jeová impuseram que “filhos desassociados sejam completamente impedidos de manter contacto com os pais”.

Jorge Ventura recebeu um telefonema da mãe, “cinco dias após o estudo daquela publicação no Salão do Reino local” e desde então decidiu “ir até ao limite das forças para lutar pelo bem mais precioso, o amor da família”.

Segundo refere, apesar de os pais dizerem que “sentem um grande carinho e ternura e que ajudam na medida das possibilidades, o corte foi completo e isso não se compreende”.

Contactada pela Lusa, a mãe de Jorge confirmou o corte de relações como consequência do afastamento do filho das Testemunhas de Jeová, mas realçou que mantém os contactos sempre que necessário, nomeadamente “em caso de doença ou outra emergência”.

Na carta endereçada à Amnistia Internacional, Jorge pede apoio jurídico para saber como avançar “contra as normas que a religião tem sobre os seus membros” que acusa de violarem direitos e liberdades fundamentais.

Para Amnistia Internacional (AI), no entanto, o caso de Jorge Ventura “resulta de um comportamento do foro individual” dos próprios pais, pelo que “não é crime, nem uma violação de direitos”.

Daniel Oliveira, da AI, acrescenta por isso que não é uma situação em que a organização possa intervir.

Segundo aquele responsável, é a primeira queixa recebida por uma ex-testemunha de Jeová desde que ocupa o cargo, há cinco anos.
Avatar do usuário
Vitor7607
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 238
Registrado em: 13 Mar 2011 15:43
Localização: Portugal

Re: Media portugueses divulgam depoimentos de ex-tj

Mensagem não lida por Vitor7607 »

http://www.acorianooriental.pt/noticias/view/217994

Testemunhas de Jeová negam “privação de liberdade” no corte de relações com ex-membros
Nacional | 2011-08-06 13:01

A orientação das Testemunhas de Jeová para o corte de relações com quem sai da religião é “um conselho sábio” e não uma “privação de liberdade”, destaca o porta-voz da organização, Pedro Candeias, face a queixas de ex-membros à agência Lusa.
Vítor Máximo, 40 anos, residente em Matosinhos, e Jorge Ventura, 39 anos, residente em Castelo Branco, são dois ex-membros que acusam a religião de ter levado os pais, outros familiares e amigos a virarem-lhes costas, pondo em causa liberdades fundamentais.

Mas, segundo Pedro Candeias, as Testemunhas de Jeová encontram a justificação “na bíblia sagrada”, segundo a qual “quem anda com pessoas sábias torna-se sábio, mas irá mal aquele que tem tratos com os estúpidos”, refere.

“Não se pretende catalogar ninguém, mas é um alerta sobre associações”, acrescenta, sublinhando que “nunca a crença envolve odiar pessoas”.

Pedro Candeias compara a orientação a tradicionais conselhos de um pai para um filho sobre boas e más companhias na escola, atribuindo a uma entidade divina (deus, denominado Jeová) o “conselho sábio e amoroso, não privador de liberdade”.

Face às queixas de restrição de liberdades por parte de ex-membros, aquele responsável contrapõe dizendo que “também é um direito das Testemunhas de Jeová não querer privar com quem não segue os ensinamentos da Bíblia”.

A decisão sobre o corte de relações “compete a cada um” e cada novo membro é “totalmente esclarecido” sobre a religião antes de assumir a crença, diz.

Pedro Candeias compara a situação às leis nacionais: “cada país tem os seus códigos legislativos” que devem ser respeitados, exemplifica. E em cada país “existe a figura da extradição para quem não respeita as normas”.

Para Pedro Candeias, os ex-membros “são livres de se queixar e dizer o que têm na mente e coração, mas cada um faz as escolhas que quer". "Apreciamos muito que respeitem as crenças das Testemunhas de Jeová como estas respeitam as dos outros”, conclui.
Avatar do usuário
Vitor7607
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 238
Registrado em: 13 Mar 2011 15:43
Localização: Portugal

Re: Media portugueses divulgam depoimentos de ex-tj

Mensagem não lida por Vitor7607 »

TJ Curioso escreveu:

Jorge, poderias colocar aqui os textos, visto não conseguir aceder aos links (a maior parte é preciso registo a pagar).

TJ Curioso,

Os outros dois sites, de facto só a pagar se conseguem vizualizar ols textos, o que não deixa de ser uma "parvoíce" nos tempos que correm...

Vitor
(Portugal)
ELLIPSIS

Re: Media portugueses divulgam depoimentos de ex-tj

Mensagem não lida por ELLIPSIS »

Vitor7607 escreveu:
Para Amnistia Internacional (AI), no entanto, o caso de Jorge Ventura “resulta de um comportamento do foro individual” dos próprios pais, pelo que “não é crime, nem uma violação de direitos”.

Daniel Oliveira, da AI, acrescenta por isso que não é uma situação em que a organização possa intervir.

Segundo aquele responsável, é a primeira queixa recebida por uma ex-testemunha de Jeová desde que ocupa o cargo, há cinco anos.
Estas frases mostram o quanto a dissidência ainda tem que trabalhar aqui em Portugal... :( :( :(
Avatar do usuário
Vitor7607
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 238
Registrado em: 13 Mar 2011 15:43
Localização: Portugal

Re: Media portugueses divulgam depoimentos de ex-tj

Mensagem não lida por Vitor7607 »

ELLIPSIS escreveu:
Vitor7607 escreveu:
Para Amnistia Internacional (AI), no entanto, o caso de Jorge Ventura “resulta de um comportamento do foro individual” dos próprios pais, pelo que “não é crime, nem uma violação de direitos”.

Daniel Oliveira, da AI, acrescenta por isso que não é uma situação em que a organização possa intervir.

Segundo aquele responsável, é a primeira queixa recebida por uma ex-testemunha de Jeová desde que ocupa o cargo, há cinco anos.
Estas frases mostram o quanto a dissidência ainda tem que trabalhar aqui em Portugal... :( :( :(
Ellipsis,

Eu não escrevi nada disso acima, mas concordo consigo quando diz que a dissidência tem muito que trabalhar aqui em Portugal.

Tem alguma ideia a esse respeito?

Tal como já lhe disse em privado, nós por cá temos algum receio em assumir as coisas, não sei bem porquê!
Veja, um simples Fórum como este no Brasil e por exemplo aqui mesmo ao lado em Espanha, funciona muito bem, mas nada disto existe em Portugal. Porquê? Tal não se deve à inexistência de dissidentes ou no saber fazer em Portugal. Talvez os factores económicos e sociais acabem por imperar sobre o chamado "espiritual".

Estou aberto a sugestões e a futuras colaborações.

Vitor
(Portugal)
ELLIPSIS

Re: Media portugueses divulgam depoimentos de ex-tj

Mensagem não lida por ELLIPSIS »

Vitor7607 escreveu:
ELLIPSIS escreveu:
Vitor7607 escreveu:
Para Amnistia Internacional (AI), no entanto, o caso de Jorge Ventura “resulta de um comportamento do foro individual” dos próprios pais, pelo que “não é crime, nem uma violação de direitos”.

Daniel Oliveira, da AI, acrescenta por isso que não é uma situação em que a organização possa intervir.

Segundo aquele responsável, é a primeira queixa recebida por uma ex-testemunha de Jeová desde que ocupa o cargo, há cinco anos.
Estas frases mostram o quanto a dissidência ainda tem que trabalhar aqui em Portugal... :( :( :(
Ellipsis,

Eu não escrevi nada disso acima, mas concordo consigo quando diz que a dissidência tem muito que trabalhar aqui em Portugal.

Tem alguma ideia a esse respeito?

Tal como já lhe disse em privado, nós por cá temos algum receio em assumir as coisas, não sei bem porquê!
Veja, um simples Fórum como este no Brasil e por exemplo aqui mesmo ao lado em Espanha, funciona muito bem, mas nada disto existe em Portugal. Porquê? Tal não se deve à inexistência de dissidentes ou no saber fazer em Portugal. Talvez os factores económicos e sociais acabem por imperar sobre o chamado "espiritual".

Estou aberto a sugestões e a futuras colaborações.

Vitor
(Portugal)
Eu sei vitor que não foi você. Mas ao fazermos citação, como foi você que apresentou, aparece" vitor escreveu"

Agora com respeito à dissidência PORTUGUESA ter um forum é fácil, mas também é difícil.

Primeiro eu poderia abrir um fórum com você por exemplo. Mas depois seria preciso gente de confiança para trabalhar nele em matéria linguagem informática, Se é que me faço entender.

Por outro lado vejo pouca aderência de pessoal português por aqui e acho que seria o mesmo se tivéssemos um fórum em Portugal. Este não é um fórum brasileiro, mas sim um fórum de língua Portuguesa.

Agora se a adesão de Portugueses fosse grande, poderia-se pensar e isso seria uma coisa a falar com a administração e moderação em abrir uma secção na pagina principal onde nessa secção só se trataria de assuntos relacionados com Portugal e aí a dissidência Portuguesa podia conversar nessa secção e realizar projectos tendo em vista o aumento e qualidade da dissidência Portuguesa.

O que você me diz?
Avatar do usuário
Vitor7607
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 238
Registrado em: 13 Mar 2011 15:43
Localização: Portugal

Re: Media portugueses divulgam depoimentos de ex-tj

Mensagem não lida por Vitor7607 »

ELLIPSIS escreveu:
Vitor7607 escreveu:
ELLIPSIS escreveu:
Vitor7607 escreveu:
Para Amnistia Internacional (AI), no entanto, o caso de Jorge Ventura “resulta de um comportamento do foro individual” dos próprios pais, pelo que “não é crime, nem uma violação de direitos”.

Daniel Oliveira, da AI, acrescenta por isso que não é uma situação em que a organização possa intervir.

Segundo aquele responsável, é a primeira queixa recebida por uma ex-testemunha de Jeová desde que ocupa o cargo, há cinco anos.
Estas frases mostram o quanto a dissidência ainda tem que trabalhar aqui em Portugal... :( :( :(
Ellipsis,

Eu não escrevi nada disso acima, mas concordo consigo quando diz que a dissidência tem muito que trabalhar aqui em Portugal.

Tem alguma ideia a esse respeito?

Tal como já lhe disse em privado, nós por cá temos algum receio em assumir as coisas, não sei bem porquê!
Veja, um simples Fórum como este no Brasil e por exemplo aqui mesmo ao lado em Espanha, funciona muito bem, mas nada disto existe em Portugal. Porquê? Tal não se deve à inexistência de dissidentes ou no saber fazer em Portugal. Talvez os factores económicos e sociais acabem por imperar sobre o chamado "espiritual".

Estou aberto a sugestões e a futuras colaborações.

Vitor
(Portugal)
Eu sei vitor que não foi você. Mas ao fazermos citação, como foi você que apresentou, aparece" vitor escreveu"

Agora com respeito à dissidência PORTUGUESA ter um forum é fácil, mas também é difícil.

Primeiro eu poderia abrir um fórum com você por exemplo. Mas depois seria preciso gente de confiança para trabalhar nele em matéria linguagem informática, Se é que me faço entender.

Por outro lado vejo pouca aderência de pessoal português por aqui e acho que seria o mesmo se tivéssemos um fórum em Portugal. Este não é um fórum brasileiro, mas sim um fórum de língua Portuguesa.

Agora se a adesão de Portugueses fosse grande, poderia-se pensar e isso seria uma coisa a falar com a administração e moderação em abrir uma secção na pagina principal onde nessa secção só se trataria de assuntos relacionados com Portugal e aí a dissidência Portuguesa podia conversar nessa secção e realizar projectos tendo em vista o aumento e qualidade da dissidência Portuguesa.

O que você me diz?

Concordo inteiramente. Esse poderá ser um começo! Depois veremos o que dá em termos de adesão.

Um Abraço,

Vitor
(Portugal)
Trancado

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 109 visitantes