Estive em 1975

Descubra as predições feitas pela organização das Testemunhas de Jeová.

1914--> 1918--> 1920-> 1925-> 1941-42-> 1975-> geração que não passará de 1914-> Armagedom no século 20
Avatar do usuário
timoneiro
Forista
Forista
Mensagens: 225
Registrado em: 03 Mai 2010 14:19
Localização: Tatooine

Estive em 1975

Mensagem não lida por timoneiro »

Olá Pessoal,

A pedido do forista Sergio, gostaria de inciar postando minhas lembranças de 1975.

A maioria das TJ atuais não estava presente ou nem sequer ouviu falar.

Bem, Não vou entrar em detalhes sobre o cálculo, pois muitos já o conhecem, mas se alguém o quiser posso dar as referências nas publicações. Foi uma data crítica para as TJ, pois foi ensinado insistentemente pela Torre (leia-se Frederic Franz) que em 1975 terminariam 6.000 anos de existência do homem, desde sua criação. Neste mesmo ano então viria o armagedom e o início do reinado milenar de Cristo.

O medo tomava conta de todos e a expectativa era grande. Por causa disso, muitos estudos biblicos foram abertos e o número de publicadores aumentou muito. A pregação era constante. Não era como hoje, apenas vendendo revistas. Trabalhávamos muito no campo conversando com os moradores por muito tempo sobre o fim. As publicações não falavam de outra coisa. Os congressos duravam 5 dias, de quinta a domingo e terminavam ás 08h da noite. Havia almoço e jantar.

Muitos saíram de pioneiros especiais e abandonaram suas famílias e bons empregos. Outros se casaram precipitadamente para garantir que não cometessem fornicação e fossem desassociados.
Alguns venderam seus bens como casas, móveis, tudo, para saírem de pioneiros. Alguns fizeram dívidas na certeza de que não iriam pagar, pois o mundo ia acabar mesmo.
A desassociação era rara e quando alguém era desassociado era um escândalo. Não é como hoje que, basta assistir as reuniões durante 6 meses que a pessoa é readmitida. (não que para mim isso faça diferença)

O resultado dessa histeria toda pode ser visto alguns anos depois: alguns pioneiros voltaram sem nada no bolso, passando fome e sem emprego. Alguns foram chamados para Betel e por estão até hoje.
Outros foram chamados para o Circuito. Muitos casamentos precipitados foram uma verdadeira desgraça e tragédia na vida do casal, pois casaram por causa do fim, não porque se gostavam. O trauma foi refletido
nos filhos, pessoas inocentes. Aqueles que se endividaram ficaram encrencados. Muitos mudaram de cidade, talvez para fugir das dívidas, não sei ao certo.

Como o fim não veio a decepção foi grande e muitos abandonaram a organização. No mundo todo saíram milhares de pessoas, o equivalente a umas 60 congregações de 100 pessoas. Isso pode ser visto
no Anuário de 76.

Durante muitos anos a Torre não se pronunciou, ficou calada. Quando resolveu falar, na década de 80, colocou a culpa nos irmãos, dizendo que entenderam errado e criaram falsas expectativas. Ela
acobertou tudo dizendo que devemos continuar servindo a Jeová, independente de datas, pois esta é a verdadeira fé. Assim, a maioria simplesmente esqueceu do assunto e continuam lá até hoje, pois
ainda acreditam que estão na verdadeira adoração.

Mas ainda encontro irmãos da velha guarda que não esqueceram, e lamentam muito os traumas que ainda sentem. Se arrependem de terem se acomodado e perdido suas vidas, embora não tenham
deixado a organização. Interessante que muitos têm saudade dessa época porque, indiferente da frustração, tínhamos verdadeiras amizades no salão, coisa que não existe hoje.
Outros se revoltaram, alertaram outros e saíram realmente pra nunca mais voltar.

Que sirva de lição: "Acerca daquele dia e daquela hora ninguém sabe, nem os anjos, nem o Filho, mas unicamente o Pai"

Um abraço a todos.
A mente que se abre para alguma coisa nova, nunca mais será a mesma - Albert Einstein
Avatar do usuário
Linus Torvalds
Forista
Forista
Mensagens: 1015
Registrado em: 29 Jan 2010 00:02
Localização: Aldebaran

Re: Estive em 1975

Mensagem não lida por Linus Torvalds »

timoneiro escreveu:Olá Pessoal,

A pedido do forista Sergio, gostaria de inciar postando minhas lembranças de 1975.

A maioria das TJ atuais não estava presente ou nem sequer ouviu falar.

Bem, Não vou entrar em detalhes sobre o cálculo, pois muitos já o conhecem, mas se alguém o quiser posso dar as referências nas publicações. Foi uma data crítica para as TJ, pois foi ensinado insistentemente pela Torre (leia-se Frederic Franz) que em 1975 terminariam 6.000 anos de existência do homem, desde sua criação. Neste mesmo ano então viria o armagedom e o início do reinado milenar de Cristo.

O medo tomava conta de todos e a expectativa era grande. Por causa disso, muitos estudos biblicos foram abertos e o número de publicadores aumentou muito. A pregação era constante. Não era como hoje, apenas vendendo revistas. Trabalhávamos muito no campo conversando com os moradores por muito tempo sobre o fim. As publicações não falavam de outra coisa. Os congressos duravam 5 dias, de quinta a domingo e terminavam ás 08h da noite. Havia almoço e jantar.

Muitos saíram de pioneiros especiais e abandonaram suas famílias e bons empregos. Outros se casaram precipitadamente para garantir que não cometessem fornicação e fossem desassociados.
Alguns venderam seus bens como casas, móveis, tudo, para saírem de pioneiros. Alguns fizeram dívidas na certeza de que não iriam pagar, pois o mundo ia acabar mesmo.
A desassociação era rara e quando alguém era desassociado era um escândalo. Não é como hoje que, basta assistir as reuniões durante 6 meses que a pessoa é readmitida. (não que para mim isso faça diferença)

O resultado dessa histeria toda pode ser visto alguns anos depois: alguns pioneiros voltaram sem nada no bolso, passando fome e sem emprego. Alguns foram chamados para Betel e por estão até hoje.
Outros foram chamados para o Circuito. Muitos casamentos precipitados foram uma verdadeira desgraça e tragédia na vida do casal, pois casaram por causa do fim, não porque se gostavam. O trauma foi refletido
nos filhos, pessoas inocentes. Aqueles que se endividaram ficaram encrencados. Muitos mudaram de cidade, talvez para fugir das dívidas, não sei ao certo.

Como o fim não veio a decepção foi grande e muitos abandonaram a organização. No mundo todo saíram milhares de pessoas, o equivalente a umas 60 congregações de 100 pessoas. Isso pode ser visto
no Anuário de 76.

Durante muitos anos a Torre não se pronunciou, ficou calada. Quando resolveu falar, na década de 80, colocou a culpa nos irmãos, dizendo que entenderam errado e criaram falsas expectativas. Ela
acobertou tudo dizendo que devemos continuar servindo a Jeová, independente de datas, pois esta é a verdadeira fé. Assim, a maioria simplesmente esqueceu do assunto e continuam lá até hoje, pois
ainda acreditam que estão na verdadeira adoração.

Mas ainda encontro irmãos da velha guarda que não esqueceram, e lamentam muito os traumas que ainda sentem. Se arrependem de terem se acomodado e perdido suas vidas, embora não tenham
deixado a organização. Interessante que muitos têm saudade dessa época porque, indiferente da frustração, tínhamos verdadeiras amizades no salão, coisa que não existe hoje.
Outros se revoltaram, alertaram outros e saíram realmente pra nunca mais voltar.

Que sirva de lição: "Acerca daquele dia e daquela hora ninguém sabe, nem os anjos, nem o Filho, mas unicamente o Pai"

Um abraço a todos.
ótimo relato! realmente deve ter sido uma "grande tribulação" para as TJ quando o sol raiou em 1º de Janeiro de 1976... e imaginar nas pobres pessoas que deram tanto de si para essa seita... olha,muito obrigado pelo relato,amigo Timoneiro!
Avatar do usuário
gerri
Forista
Forista
Mensagens: 665
Registrado em: 27 Fev 2009 20:51
Localização: CURITIBA

Re: Estive em 1975

Mensagem não lida por gerri »

Eu tinha 9 anos na época e lembro bem a paranóia que se instalou na nossa pequena congregação , teve irmão que deixou de plantar outros deixaram de colher pois o fim era eminente , quando se aprontava uma tempestade éra aquele alvorosso pois poderia ser o tal de armagedão , mas não veio e todo mundo ficou com cara de bunda !Até hoje quando se apronta uma tempestade daquelas me lembro pois o trauma ficou da cabeça de um menimo no meio de um monte de loucos !
A religião é o ópio do povo.
Karl Marx
Avatar do usuário
kooboo
Forista
Forista
Mensagens: 13414
Registrado em: 01 Nov 2008 14:22

Re: Estive em 1975

Mensagem não lida por kooboo »

mesmo caso... eu tambem era criança na época, mas entre meus 6 a 10 o que eu ouvia era isso - que eu tinha sorte de ser criança, pois iria crescer no paraiso.
e via as pessoas vendendo imoveis, mudando, endividando - tudo pela causa do reino.
os congressos como mencionado pelo Timoneiro duravam 5 dias e tinham 3 turnos, os temas eram focados em profecias, destruiçoes, julgamento de Jeová e sua relação com os dias atuais.
Era isso na sentinela, estudo de livro, discursos.
O Reino de Deus de Mil Anos
do Paraiso Perdido ao Paraiso Recuperado
Verdadeira Paz e Segurança
Caiu Babilonia a Grande, O Reino de Deus já domina

Não havia trégua.
Em 76 o caos ainda imperava.
Por vim veio 79, 80... e tudo caiu no esquecimento (não nosso!).
Os mais espertos sairam, os fieis continuaram à espera de novas luzes.
A expectativa ficou para 84 ou 94 - caiu a profecia dos 6000 anos criativos e entrou em foco a geração de 1914 - eram novas luzes brilhando.

O problema maior é a Torre dizer "nos nunca dissemos que o fim viria em 1975 (84 ou 94)", quando sabemos claramente que eles deram todos os indicios de que viria, e em alguns casos - disseram!
[]'s
kooboo

Imagem
Avatar do usuário
sidhiresus
Administrador
Administrador
Mensagens: 8405
Registrado em: 01 Nov 2008 10:15

Re: Estive em 1975

Mensagem não lida por sidhiresus »

E ainda tem gente que teima em defender essa farsa. Ótimo relato.
Avatar do usuário
kooboo
Forista
Forista
Mensagens: 13414
Registrado em: 01 Nov 2008 14:22

Re: Estive em 1975

Mensagem não lida por kooboo »

[]'s
kooboo

Imagem
Avatar do usuário
Jack²²
Forista
Forista
Mensagens: 322
Registrado em: 24 Set 2009 10:54
Localização: Curitiba, PR

Re: Estive em 1975

Mensagem não lida por Jack²² »

Ótimo depoimento!

Pessoal!Se mais alguém viveu no ano de 1975, coloquem suas impressões sobre a espectativa do iminente armagedom aqui!
Por duas ou mais testemunhas se prova um fato consumado. Por vozes vividas é que se conta um trecho da história.

Aquele foi um tempo em que a verdade veio a tona da forma mais clara possível: Uma profecia não se cumpriu.
O que mais é necessário para que os TJs percebam que o CG não tem a direção de Jeová?

Ei vocês! TJs que ainda defendem as mentiras do CG. Leiam esse depoimento! Não deixem isso passar por alto!

Abram os olhos por um minuto que seja.
Uma falsa profecia só pode proceder de um falso profeta.
Quem cresce fora do formigueiro vê o formigueiro crescer.
Avatar do usuário
TJ Moderado
Forista
Forista
Mensagens: 794
Registrado em: 08 Jan 2010 17:39

Re: Estive em 1975

Mensagem não lida por TJ Moderado »

Eu era criança, mas posso relatar algumas coisas que me recordo:

Os congressos realmente duravam praticamente a semana. Tinha dias que tinha campo antes do programa, e terminava tipo umas 21:00hs.

Tenho uma irmã que se batizou com 9 anos e quase parou de estudar para ser pioneira. A sorte dela foi que um ancião iluminado não deixou ela fazer isso. Hoje ela é formada e está muito bem. Sobre isso, perguntei a ela sobre o assunto, pois ela é mais velha e me disse que muitos realmente estavam certos sobre o Armagedom. Alguns saíram e não mais voltaram e outros ainda permanecem dentro do Salão.

Meu pai, que é um Sr. muito modesto, falou que ele e todos praticamente estavam certos do paraíso. Acho que mesmo depois, por algum tempo, as TJs ainda tinha essa expectativa. Lembrei agora de um caso, acho que 1976/77, estávamos na reunião quando deu um curto no transformador e foi aquele clarão, faíscas para todo lado. Estou rindo novamente sobre o fato, pois teve uma irmã que literalmente saiu correndo, largou bolsa no salão e tudo, pensando ser o Armagedom. Correu para salvar seus filhos...ainda voltou depois, toda sem graça, coitada.

A Torre de Vigia deveria ter vergonha de mesmo recentemente, no congresso do ano passado, ter dado desculpas esfarrapadas sobre falsas profecias e especulações. Nesse assunto, ela é mais baixa e mais covarde que a igreja católica, que apesar de todos os erros, vez por outra admite e até mesmo desculpa-se, mesmo que isso nada remedie, mas ao menos tem a força moral de faze-lo, coisa que o CG não tem coragem nem moral.
“Quanto mais leio a Bíblia, menos TJ sou”.
Avatar do usuário
Poseidon
Forista
Forista
Mensagens: 2112
Registrado em: 07 Jan 2010 15:43

Re: Estive em 1975

Mensagem não lida por Poseidon »

Nesta época eu nem era nascido mas quando ainda era tj ouvia os rumores sobre esta data, diziam que era apenas um boato dos irmãos até que pude comprovar na internet que de boato não tinha nada. Cheguei a participar dos rumores do fim da geração de 1914 que por volta do ano 2000 a espectativa era grande, em 2001 particularmente quando ainda era estudante vivi uma grande espectativa com os ataques as torres gêmeas só se falava que o fim estava as portas, lembro que um orador disse em um discurso empolgante que já podia sentir o cheiro do Armagedom, eles não especificavam a data nesta época mas colocavam a maior pilha.
Avatar do usuário
Abenildo
Administrador
Administrador
Mensagens: 4502
Registrado em: 01 Nov 2008 07:37
Localização: Caruaru-PE
Contato:

Re: Estive em 1975

Mensagem não lida por Abenildo »

Eu sou de 73, tinha apenas dois anos. Não lembro da repercussão do "anúncio do fim iminente". Lembro que tinha congresso de cinco dias. Lembro que no "Geraldão", ginásio de esportes no Recife tinha destes. Eu ADORAVA!!! Prá criança tudo é festa. Lembro que eu corria tudo aquilo! Achava até legal dormir lá no local em beliches!!!
O que mais e chateia é ver que minha crédula mãe acreditou e engoliu isso. Provavelmente por causa de minha irmã, que estava já de namoros com meu cunhado. Em fim, nada dessa vergonha foi passado para mim, que 14 anos depois, fazia a merda de e batizar.
Lembro que um dia, em São Paulo, rolou esse papo de 75, meu cunhado, já ancião, disse exatamente o que a Torre manda, "foram os irmãos"! Cara, o rapaz mentiu na cara dura, pra minha mãe, pra minha irmã e pra mim! Lembro da expressão da minha mãe, "prá não perder o amigo, finjo que acredito..." Danado é que ela foi TJ até seus últimos dias. Danado é que minha irmã hoje não fala comigo... Isso tudo por ter de seguir esses caras que proferira a mentira que eles acreditaram, depois foram forçados a desculpar, hoje forçados a esquecer.
Valeu Timoneiro! Sempre é bom lembrar!
Nós somos madeira de lei que cupim não rói!!!! Ariano Suassuna, Capiba.
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 12 visitantes