Estive em 1975

Descubra as predições feitas pela organização das Testemunhas de Jeová.

1914--> 1918--> 1920-> 1925-> 1941-42-> 1975-> geração que não passará de 1914-> Armagedom no século 20
Avatar do usuário
estivenleti
Forista
Forista
Mensagens: 1539
Registrado em: 28 Ago 2018 19:27

Re: Estive em 1975

Mensagem não lida por estivenleti »

É triste ver TJs atuais se referindo à profecia de 1975 como um simples boato, como algo que não afetou em nada a vida das pobres vítimas da organização.

Não acompanhei pessoalmente o que ocorreu nessa época, mas ao ler os livros de Raymond Franz, principalmente o Crise de Consciência, é nítido o desgaste emocional e até material que essa profecia do "oráculo da Torre", Frederick Franz, causou nas TJs.
Pior é saber que todos os membros do CG da época estavam completamente cientes de que a cronologia torreana possuía falhas graves e mesmo assim decidiram manter a fantasia. Ao final, quando tudo se mostrou uma farsa, ainda conseguiram mudar o sentido da história e jogar a culpa nas próprias vítimas do engano. :iergh7:

O discurso legendado, feito pelo Frederick Franz, evidencia quem foi o grande alimentador dessa fantasia. Seria apenas uma falsa expectativa dos irmãos ou uma pregação massiva por parte da liderança porca da organização??

phpBB [video]
"A verdade está inseparavelmente ligada à liberdade." - Raymond Franz
Avatar do usuário
Debora
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 8443
Registrado em: 21 Dez 2010 11:07
Localização: Santana

Re: Estive em 1975

Mensagem não lida por Debora »

estivenleti escreveu:É triste ver TJs atuais se referindo à profecia de 1975 como um simples boato, como algo que não afetou em nada a vida das pobres vítimas da organização.

Não acompanhei pessoalmente o que ocorreu nessa época, mas ao ler os livros de Raymond Franz, principalmente o Crise de Consciência, é nítido o desgaste emocional e até material que essa profecia do "oráculo da Torre", Frederick Franz, causou nas TJs.
Pior é saber que todos os membros do CG da época estavam completamente cientes de que a cronologia torreana possuía falhas graves e mesmo assim decidiram manter a fantasia. Ao final, quando tudo se mostrou uma farsa, ainda conseguiram mudar o sentido da história e jogar a culpa nas próprias vítimas do engano. :iergh7:

O discurso legendado, feito pelo Frederick Franz, evidencia quem foi o grande alimentador dessa fantasia. Seria apenas uma falsa expectativa dos irmãos ou uma pregação massiva por parte da liderança porca da organização??

phpBB [video]
Obrigada Estivenleti por trazer de volta este vídeo, verdadeiro ícone, uma pérola que desmascara este Corpo Governante ludibriador, mentiroso.
A profecia dele está ligeiramente atrasada. Afinal o que são mais 45 anos de espera não é verdade ?

Novamente obrigada querido Estudante da Bíblia que traduziu e disponibilizou.
Sabe de denúncias de abuso sexual infantil dentro da organização das Testemunhas de Jeová? Envie dicas investigativas, informações e documentos sobre este tópico para o Ministério Público de São Paulo: avarc@mpsp.mp.br
Avatar do usuário
Douglassp
Forista
Forista
Mensagens: 326
Registrado em: 31 Ago 2018 15:25

Re: Estive em 1975

Mensagem não lida por Douglassp »

Debora escreveu:
blu3shell escreveu:
Debora escreveu:
Opa, pode colocar o link por favor
Tá aqui:
http://extestemunhasdejeova.net/forum/v ... 12&t=24128

A torre não qualifica nem dá emprego para a pessoa adquirir experiência mas ela abre formulários para ESCOLHER aqueles que desobedecendo suas ordens progrediram nos estudos.
Pode isto Arnaldo ? rs
Verdade e o que é pior eu sou uns dos otários que ficou apenas no 'CURSINHO TÉCNICO' ...
E me chamaram para ajudar nesse congresso internacional [Para varrer as ruas ao redor do evento]
Quase que mandei o irmão tomar bem no meio do orifício do buraco da agulha... :evil:
MAis faltou muitooo pouco!
-Eu respondi exatamente isso:
Quer dizer que qdo e queria estudar em uma faculdade não era permitido, mais agora quem tem diploma é um Medico, Advogado entre outros são chamados para VARRER RUA TAMBÉM?!!! Claro que não né... então estou fora!
Nada contra quem varre rua mais se TODOS fizessem o mesmo não importando a hierarquia social ajudaria caso contrario 'ESTOU FORA'!
Ele ficou assim: :shock:
Douglas - SP
Imagem
Avatar do usuário
Cinderela
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 874
Registrado em: 16 Mai 2020 16:23

Re: Estive em 1975

Mensagem não lida por Cinderela »

O.fim predito para 1975 não foi boato ,os fatos reais contados pelos próprios tj que viveram nessa época provam isso. Hoje tudo se repete ,casais que não tem filhos pois estamos perto do fim ,vidas anuladas profissionalmente ,tudo por um fim que agora vai . Só temos essa vida ,melhor viver ela bem longe dessa seita que apenas foca nas contribuições .
Muito prazer & Eu sou Cinderela ✓
Avatar do usuário
AliceMichel
Forista
Forista
Mensagens: 126
Registrado em: 03 Ago 2020 23:17

Re: Estive em 1975

Mensagem não lida por AliceMichel »

timoneiro escreveu: 07 Mai 2010 13:22

Durante muitos anos a Torre não se pronunciou, ficou calada. Quando resolveu falar, na década de 80, colocou a culpa nos irmãos, dizendo que entenderam errado e criaram falsas expectativas. Ela
acobertou tudo dizendo que devemos continuar servindo a Jeová, independente de datas, pois esta é a verdadeira fé. Assim, a maioria simplesmente esqueceu do assunto e continuam lá até hoje, pois
ainda acreditam que estão na verdadeira adoração.

Mas o pior é que essa predição apocalíptica do Franz, foi divulgada nas publicações e nos congressos, de uma forma que dava certeza que o armagedom viria em 75, mas não diretamente, de uma forma que pudesse realmente ter um escape caso o tal armagedom não viesse.
Por exemplo, naquele famoso discurso do Franz no congresso de 75, ele faz com que o público conclua que o fim viria no final daquele ano, mas ele não diz com todas as letras, ele dá voltas de forma que o ouvinte seja o responsável pela conclusão. Quem já viu o discurso inteiro, já que está disponível na Internet, pode perceber isto.
Nas publicações era da mesma forma, e o fim estava na conversa dos irmãos, aquelas matérias nutriram a esperança.
E como diz o Proclamadoes, quando Franz estava pronto pra subir na tribuna em um congresso depois de 75, um jovem perguntou: " E o ano de 1975, o que vc tem a dizer?"
Franz respondeu: "Nunca dissemos que o fim viria em 75, dissemos que havia uma grande possibilidade ".
Eu acredito em D'us graças aos ateus
Avatar do usuário
AliceMichel
Forista
Forista
Mensagens: 126
Registrado em: 03 Ago 2020 23:17

Re: Estive em 1975

Mensagem não lida por AliceMichel »

E uma coisa curiosa, é que o Ray Franz era membro do Corpo Governante nesta época, portanto compactuou com esse absurdo, compactuou também com as desculpas esfarrapadas que o CG apresentou. Mas o que deixou ele grilado foi 1914...
Eu acredito em D'us graças aos ateus
Bella2020
Forista
Forista
Mensagens: 240
Registrado em: 16 Set 2020 10:04

Re: Estive em 1975

Mensagem não lida por Bella2020 »

timoneiro escreveu: 07 Mai 2010 13:22 Olá Pessoal,

A pedido do forista Sergio, gostaria de inciar postando minhas lembranças de 1975.

A maioria das TJ atuais não estava presente ou nem sequer ouviu falar.

Bem, Não vou entrar em detalhes sobre o cálculo, pois muitos já o conhecem, mas se alguém o quiser posso dar as referências nas publicações. Foi uma data crítica para as TJ, pois foi ensinado insistentemente pela Torre (leia-se Frederic Franz) que em 1975 terminariam 6.000 anos de existência do homem, desde sua criação. Neste mesmo ano então viria o armagedom e o início do reinado milenar de Cristo.

O medo tomava conta de todos e a expectativa era grande. Por causa disso, muitos estudos biblicos foram abertos e o número de publicadores aumentou muito. A pregação era constante. Não era como hoje, apenas vendendo revistas. Trabalhávamos muito no campo conversando com os moradores por muito tempo sobre o fim. As publicações não falavam de outra coisa. Os congressos duravam 5 dias, de quinta a domingo e terminavam ás 08h da noite. Havia almoço e jantar.

Muitos saíram de pioneiros especiais e abandonaram suas famílias e bons empregos. Outros se casaram precipitadamente para garantir que não cometessem fornicação e fossem desassociados.
Alguns venderam seus bens como casas, móveis, tudo, para saírem de pioneiros. Alguns fizeram dívidas na certeza de que não iriam pagar, pois o mundo ia acabar mesmo.
A desassociação era rara e quando alguém era desassociado era um escândalo. Não é como hoje que, basta assistir as reuniões durante 6 meses que a pessoa é readmitida. (não que para mim isso faça diferença)

O resultado dessa histeria toda pode ser visto alguns anos depois: alguns pioneiros voltaram sem nada no bolso, passando fome e sem emprego. Alguns foram chamados para Betel e por estão até hoje.
Outros foram chamados para o Circuito. Muitos casamentos precipitados foram uma verdadeira desgraça e tragédia na vida do casal, pois casaram por causa do fim, não porque se gostavam. O trauma foi refletido
nos filhos, pessoas inocentes. Aqueles que se endividaram ficaram encrencados. Muitos mudaram de cidade, talvez para fugir das dívidas, não sei ao certo.

Como o fim não veio a decepção foi grande e muitos abandonaram a organização. No mundo todo saíram milhares de pessoas, o equivalente a umas 60 congregações de 100 pessoas. Isso pode ser visto
no Anuário de 76.

Durante muitos anos a Torre não se pronunciou, ficou calada. Quando resolveu falar, na década de 80, colocou a culpa nos irmãos, dizendo que entenderam errado e criaram falsas expectativas. Ela
acobertou tudo dizendo que devemos continuar servindo a Jeová, independente de datas, pois esta é a verdadeira fé. Assim, a maioria simplesmente esqueceu do assunto e continuam lá até hoje, pois
ainda acreditam que estão na verdadeira adoração.

Mas ainda encontro irmãos da velha guarda que não esqueceram, e lamentam muito os traumas que ainda sentem. Se arrependem de terem se acomodado e perdido suas vidas, embora não tenham
deixado a organização. Interessante que muitos têm saudade dessa época porque, indiferente da frustração, tínhamos verdadeiras amizades no salão, coisa que não existe hoje.
Outros se revoltaram, alertaram outros e saíram realmente pra nunca mais voltar.

Que sirva de lição: "Acerca daquele dia e daquela hora ninguém sabe, nem os anjos, nem o Filho, mas unicamente o Pai"

Um abraço a todos.






Gostei muito deste tópico
Obrigado viu
Como é a pura verdade isso mesmo.
Tantos tantos que ficaram com as vidas roubadas e famílias completamente destruídas. Eu conheço muitos mesmo do tempo dos meus pais amigos que se passou isso. Mesmo assim muitos bem que trabalhavam bem e fazia seu dinheiro e poupanças indo contra todas as diretas e indiretas pesadas de ORG sobre o assunto. Mas a esperança de novo mundo etc isso pegava muita gente sempre.
Enfim é esperar que em breve essa ORG se dane e seja desmembrada para nem que seja um pouco haver justiça por todos os que deixaram pele e osso lá dentro!!! Muitos já nem estão cá!!
Avatar do usuário
Georgia
Moderadora
Moderadora
Mensagens: 124
Registrado em: 17 Out 2021 21:40

Re: Estive em 1975

Mensagem não lida por Georgia »

Lendo os vários relatos deste tópico, é lamentável ver a dimensão que ficar empurrando o "fim deste sistema" guela a baixo de tantas pessoas e prejudicá-las pelo resto de suas vidas ocasionou. Cara, é inacetável fazerem isso com as pessoas.

Tem pouco tempo que descobri sobre essa falsa profecia de 1975, não fazia ideia de tal ocorrido. E ver que continuam ano após ano repetindo o mesmo, cortando todos os sonos de seus membros por "não valer a pena" porque o "fim" está logo ali. É muita canalhice! Ainda mais por terem colocado a culpa nos membros em terem interpretado errado a situação!?
Avatar do usuário
Tsubasa
Forista
Forista
Mensagens: 1422
Registrado em: 01 Fev 2021 10:40

Re: Estive em 1975

Mensagem não lida por Tsubasa »

Concordo com vc Georgia. Infelizmente muitas pessoas deixam de ter uma vida normal, pra ter uma vida mais difícil, cheia de cobranças e pouquíssimas alegrias, apenas por ter sido levada a acreditar nessas falácias.
Contra fatos não há argumentos. A favor da fé sempre haverá.
Avatar do usuário
Rapha
Forista
Forista
Mensagens: 770
Registrado em: 10 Set 2019 21:56
Localização: Região Bragantina

Re: Estive em 1975

Mensagem não lida por Rapha »

timoneiro escreveu: 07 Mai 2010 13:22 Olá Pessoal,

A pedido do forista Sergio, gostaria de inciar postando minhas lembranças de 1975.

A maioria das TJ atuais não estava presente ou nem sequer ouviu falar.

Bem, Não vou entrar em detalhes sobre o cálculo, pois muitos já o conhecem, mas se alguém o quiser posso dar as referências nas publicações. Foi uma data crítica para as TJ, pois foi ensinado insistentemente pela Torre (leia-se Frederic Franz) que em 1975 terminariam 6.000 anos de existência do homem, desde sua criação. Neste mesmo ano então viria o armagedom e o início do reinado milenar de Cristo.

O medo tomava conta de todos e a expectativa era grande. Por causa disso, muitos estudos biblicos foram abertos e o número de publicadores aumentou muito. A pregação era constante. Não era como hoje, apenas vendendo revistas. Trabalhávamos muito no campo conversando com os moradores por muito tempo sobre o fim. As publicações não falavam de outra coisa. Os congressos duravam 5 dias, de quinta a domingo e terminavam ás 08h da noite. Havia almoço e jantar.

Muitos saíram de pioneiros especiais e abandonaram suas famílias e bons empregos. Outros se casaram precipitadamente para garantir que não cometessem fornicação e fossem desassociados.
Alguns venderam seus bens como casas, móveis, tudo, para saírem de pioneiros. Alguns fizeram dívidas na certeza de que não iriam pagar, pois o mundo ia acabar mesmo.
A desassociação era rara e quando alguém era desassociado era um escândalo. Não é como hoje que, basta assistir as reuniões durante 6 meses que a pessoa é readmitida. (não que para mim isso faça diferença)

O resultado dessa histeria toda pode ser visto alguns anos depois: alguns pioneiros voltaram sem nada no bolso, passando fome e sem emprego. Alguns foram chamados para Betel e por estão até hoje.
Outros foram chamados para o Circuito. Muitos casamentos precipitados foram uma verdadeira desgraça e tragédia na vida do casal, pois casaram por causa do fim, não porque se gostavam. O trauma foi refletido
nos filhos, pessoas inocentes. Aqueles que se endividaram ficaram encrencados. Muitos mudaram de cidade, talvez para fugir das dívidas, não sei ao certo.

Como o fim não veio a decepção foi grande e muitos abandonaram a organização. No mundo todo saíram milhares de pessoas, o equivalente a umas 60 congregações de 100 pessoas. Isso pode ser visto
no Anuário de 76.

Durante muitos anos a Torre não se pronunciou, ficou calada. Quando resolveu falar, na década de 80, colocou a culpa nos irmãos, dizendo que entenderam errado e criaram falsas expectativas. Ela
acobertou tudo dizendo que devemos continuar servindo a Jeová, independente de datas, pois esta é a verdadeira fé. Assim, a maioria simplesmente esqueceu do assunto e continuam lá até hoje, pois
ainda acreditam que estão na verdadeira adoração.

Mas ainda encontro irmãos da velha guarda que não esqueceram, e lamentam muito os traumas que ainda sentem. Se arrependem de terem se acomodado e perdido suas vidas, embora não tenham
deixado a organização. Interessante que muitos têm saudade dessa época porque, indiferente da frustração, tínhamos verdadeiras amizades no salão, coisa que não existe hoje.
Outros se revoltaram, alertaram outros e saíram realmente pra nunca mais voltar.

Que sirva de lição: "Acerca daquele dia e daquela hora ninguém sabe, nem os anjos, nem o Filho, mas unicamente o Pai"

Um abraço a todos.
Eu estava fuçando em posts antigos do fórum, me deparei com esse que eu nunca tinha lido. Deve ter sido um tempo muito turbulento.

Imagina, a organização falando através de congressos, publicações e reuniões que o fim ia acontecer em 1975... Foi aquele reboliço e NADA!

Cara, que decepcionante deve ter sido. Mais uma vez, acho que Jeová brincou a cara do povo dele. Ele podia ter enviado um anjo, um sinal realista, sei lá, e dito: "calma gente, não é a hora não. Parem com isso porque no futuro isso vai manchar meu nome e fará mal a muita gente essa expectativa errada."
༒ A mente ignorante é um terreno fértil para a religião semear suas fábulas.
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 236 visitantes