O curioso caso da apostasia de Rolf Furuli

Descubra as predições feitas pela organização das Testemunhas de Jeová.

1914--> 1918--> 1920-> 1925-> 1941-42-> 1975-> geração que não passará de 1914-> Armagedom no século 20
Avatar do usuário
jurado8
Forista
Forista
Mensagens: 3366
Registrado em: 06 Mar 2021 21:05

O curioso caso da apostasia de Rolf Furuli

Mensagem não lida por jurado8 »

Rolf Furuli, para quem não sabe, é um conhecido antigo da apostasia. Foi ele que, em meados dos anos 80 quando Carl Olof Johnson lançou o livro "O tempo dos gentios reconsiderados" provando que a destruição de Jerusalém foi em 587A.C fez uma defesa acadêmica da organização dizendo que a destruição de Jerusalém foi sim em 607D.C. Isso fez ele ficar próximo ao CG ajudando-os a escrever alguns artigos defendendo a data Torreana. Também Furuli já foi superintendente de distrito e servia como ancião quando foi sumariamente desassociado. Ele não pediu dissociação, o CG emitiu uma ordem para ele ser desassociado.

Essa desassociação ocorreu após ele escrever o livro "Minha amada religião e o corpo governante" (tradução minha, visto que o livro não tem tradução ao portugues. Quem quiser le-lo deixo o link abaixo, porém, só em ingles). Eu li o livro e é uma crítica respeitosa, porém embasada. Lá ele elogia a geração anterior do Corpo Governante (a geração que expulsou Ray...Daniel Sydlik, Jaracz, Frederick Franz entre outros). Porém diz que a geração atual do CG é extremamente centralizadora. Mostrou que não havia um Corpo Governante no primitivo cristianismo e como são falaciosos os argumentos da Torre em tentar provar isso. Também dedica umas boas páginas criticando o Corpo Governante sobre a postura em relação ao ensino superior, que na opinião de Rolf deveria ser uma escolha pessoal e de nenhuma forma desincentivado ou coibido. Também critica duramente a desassociação, que na opinião dele é uma forma de controle extremo e obviamente não bíblica (uma análise superficial da Bíblia já é o suficiente para provar isso, mas ele faz uma análise mais profunda), tem algumas páginas de crítica à venda de salões (ele diz que os irmãos locais pagaram e depois vem uma ordem da sede para vende-los, ele considera isso 'roubo'). Ele critica tudo mas no final diz para as pessoas não saírem da organização pois lá é o canal de Deus.

Após a escrita desse livro o CG entrou em contato com os anciãos da congregação dele e solicitou a desassociação do mesmo. Depois dele ter sido desassociado ele foi entrevistado algumas vezes pela TV local, eu consegui assistir algumas entrevistas dele e uma das vezes ele acusou o atual corpo governante de ter criado uma espécie de Coreia do Norte com a comunidade TJ. Pensei que dali por diante ele iria começar a criticar mais duramente as TJs mas não.

Até hoje Furuli mantém a defesa da data de 607 (é o único academico do mundo que faz isso) e diz que as TJs são sim a religião verdadeira e não incentiva as pessoas a sair de lá. Existem artigos críticos a Raymond Franz em seu site, onde ele usa mais ou menos os mesmos argumentos dos apologistas para criticar Ray. E até hoje defende que Deus tem sim uma organização.

Dessa forma Rolf Furuli é um caso curioso. É considerado apóstata pela Torre, que o expulsou. Mas se formos ver não é bem um "apóstata". Aliás, vou parar de usar a palavra apóstata, uma vez que é somente um nominho feio que a Torre imputa para queimar a reputação de quem sai, vou usar, "dissidente convicto". Todo dissidente convicto da Torre entende claramente a Torre nunca foi a organização de Deus e fomos vítimas de uma fraude. Rolf é de um público que fica numa zona nebulosa. Tem críticas À Torre, mas considera ela a organização de Deus. Acho que tem um público muito seleto que concorda com ele.

Dessa forma considero o caso de Rolf curioso psicologicamente e torreanamente. Psicologicamente pois veja até onde vai a dissonância cognitiva de um sr para não assumir que tudo aquilo que acreditou a vida inteira é, e sempre foi uma mentira. Basicamente ele discorda de uma pessoa sair da organização mas ele pode pois o fez pelos motivos certos. Considera que a organização é de Jeová, apesar das duras críticas que tem à maneira de agir do escravo fiel e prudente.

Ao mesmo tempo, se observa como a Torre realmente é tolerancia 0 com quem faz qualquer crítica a ela. Se a Torre quisesse parecer mais século XXI, poderia tolerar as críticas de Furuli e entender que há pluralidade de ideias no salão. Exemplo: vários padres em entrevistas públicas na TV discordam da posição da Igreja Católica com relação a alguns temas como uso de camisinha e até padres casarem. Já vi várias vezes o Pe. Fabio de Melo dizer que é a favor da igreja ordenar padres casados. Isso não faz ele perder a posição de padre, ele ir contra o Vaticano. O que Furuli fez foi parecido, ele não atacou os pontos centrais da doutrina, mas colocou pontos que ele discorda e incentivou as pessoas a continuar ali pois as coisas seriam corrigidas com o tempo. Se vê como a Torre é tolerancia 0, mesmo com um grande apologista e servidor da mesma (já tinha sido superintendente, ancião, etc) ao menor sinal de discordância é sumariamente expulso.

LINKS

Site de Furuli (onde ele vez por outra lança uns artigos): https://mybelovedreligion.no/category/t ... -contents/

"Quem come do fruto do conhecimento é sempre expulso de algum paraíso.”
Melanie Klein
Avatar do usuário
Saran
Moderador
Moderador
Mensagens: 2463
Registrado em: 20 Nov 2015 19:48
Localização: São Paulo - SP

Re: O curioso caso da apostasia de Rolf Furuli

Mensagem não lida por Saran »

Dona Torre nunca gostou de apologistas porque estes acabam tendo contato com material "apostata". E basta sair um pouquinho da linha para tomar uma "admoestação amorosa" na Salinha B.
OCUPAR e RECONSTRUIR o Fórum...

E BANIR os:
- Trolls
- POMIs
- Defensores de Pseudagens
- Propagadores de Fake News
Avatar do usuário
JonasKahnwald
Forista
Forista
Mensagens: 136
Registrado em: 11 Ago 2020 23:55

Re: O curioso caso da apostasia de Rolf Furuli

Mensagem não lida por JonasKahnwald »

jurado8 escreveu: 12 Jul 2022 17:53 Rolf Furuli, para quem não sabe, é um conhecido antigo da apostasia. Foi ele que, em meados dos anos 80 quando Carl Olof Johnson lançou o livro "O tempo dos gentios reconsiderados" provando que a destruição de Jerusalém foi em 587A.C fez uma defesa acadêmica da organização dizendo que a destruição de Jerusalém foi sim em 607D.C. Isso fez ele ficar próximo ao CG ajudando-os a escrever alguns artigos defendendo a data Torreana. Também Furuli já foi superintendente de distrito e servia como ancião quando foi sumariamente desassociado. Ele não pediu dissociação, o CG emitiu uma ordem para ele ser desassociado.

Essa desassociação ocorreu após ele escrever o livro "Minha amada religião e o corpo governante" (tradução minha, visto que o livro não tem tradução ao portugues. Quem quiser le-lo deixo o link abaixo, porém, só em ingles). Eu li o livro e é uma crítica respeitosa, porém embasada. Lá ele elogia a geração anterior do Corpo Governante (a geração que expulsou Ray...Daniel Sydlik, Jaracz, Frederick Franz entre outros). Porém diz que a geração atual do CG é extremamente centralizadora. Mostrou que não havia um Corpo Governante no primitivo cristianismo e como são falaciosos os argumentos da Torre em tentar provar isso. Também dedica umas boas páginas criticando o Corpo Governante sobre a postura em relação ao ensino superior, que na opinião de Rolf deveria ser uma escolha pessoal e de nenhuma forma desincentivado ou coibido. Também critica duramente a desassociação, que na opinião dele é uma forma de controle extremo e obviamente não bíblica (uma análise superficial da Bíblia já é o suficiente para provar isso, mas ele faz uma análise mais profunda), tem algumas páginas de crítica à venda de salões (ele diz que os irmãos locais pagaram e depois vem uma ordem da sede para vende-los, ele considera isso 'roubo'). Ele critica tudo mas no final diz para as pessoas não saírem da organização pois lá é o canal de Deus.

[...]


Site de Furuli (onde ele vez por outra lança uns artigos): https://mybelovedreligion.no/category/t ... -contents/
jurado8, eu já li grande parte desse livro e achei mesmo bem curioso, percebi que ele rebate muitos ensinamentos da Torre mas, ao mesmo tempo, a aceita de alguma forma.

E que link precioso esse que você compartilhou! Acabei de baixar vários PDFs. Não entendo inglês 100%, mas os 80/90 % que consigo ler ajuda bastante! E por ser um assunto que a gente "domina", fica mais fácil.Valeu!

Sobre ser um crítico do CG e ao mesmo tempo acreditar que as TJs são a religião verdadeira, realmente é difícil de entender! Eu não consigo!
"And I discovered that my castles stand upon pillars of salt and pillars of sand" (Viva la vida, Coldplay)
Avatar do usuário
JonSnow
Forista
Forista
Mensagens: 357
Registrado em: 25 Jan 2022 20:25

Re: O curioso caso da apostasia de Rolf Furuli

Mensagem não lida por JonSnow »

Bem curioso mesmo,
Difícil acreditar como o ser humano chega nesse nível, de criticar e apoiar ao mesmo tempo..
Tentei imaginar algo ou alguma situação em que eu criticasse ou discordasse de algo e ao mesmo tempo apoiasse e não consegui.
Em geral fazemos isso com pessoas, produtos, lugares, se fazemos duros comentários logo não apoiamos cegamente o mesmo.

Como mencionou há um problema psicológico aí, talvez orgulho, medo, falta de esperança, de admitir se tudo não passe de uma mentira, que tem que constantemente ficar se convencendo de que o CG é o canal de Deus. Muitas controvérsias
"É humano errar, mas tolice permanecer no erro" - Marco Túlio Cícero
Avatar do usuário
jurado8
Forista
Forista
Mensagens: 3366
Registrado em: 06 Mar 2021 21:05

Re: O curioso caso da apostasia de Rolf Furuli

Mensagem não lida por jurado8 »

JonSnow escreveu: 12 Jul 2022 23:33 Bem curioso mesmo,
Difícil acreditar como o ser humano chega nesse nível, de criticar e apoiar ao mesmo tempo..
Tentei imaginar algo ou alguma situação em que eu criticasse ou discordasse de algo e ao mesmo tempo apoiasse e não consegui.
Em geral fazemos isso com pessoas, produtos, lugares, se fazemos duros comentários logo não apoiamos cegamente o mesmo.

Como mencionou há um problema psicológico aí, talvez orgulho, medo, falta de esperança, de admitir se tudo não passe de uma mentira, que tem que constantemente ficar se convencendo de que o CG é o canal de Deus. Muitas controvérsias
É complicado ...
Eu apoio diversas coisas mas ao mesmo tempo tenho criticas. Exemplo: apoio determinados modelos de governo porem tenho criticas.

O problema é que ele critica pontos centrais. Critica a excessiva centralizacao do corpo governante, critica a desassociacao e a punicao que ele recebeu é a expulsao. Alguns Padres tem criticas pontuais a determinados pontos da Igreja mas nao sao expulsos por isso. A Torre o expulsou.

Portanto, como encaixa na mente dele como uma organizacao tao centralizadora é a organizacao de Deus...eu nao sei.

"Quem come do fruto do conhecimento é sempre expulso de algum paraíso.”
Melanie Klein
Avatar do usuário
Kurisu
Forista
Forista
Mensagens: 1779
Registrado em: 24 Out 2020 15:26
Localização: Lucinda Falls

Re: O curioso caso da apostasia de Rolf Furuli

Mensagem não lida por Kurisu »

Olha eu acho que ele tem um pouco de Síndrome de Estocolmo
“Por que questionar se você pode apenas obedecer?"

Entre no grupo exTJ do Telegram: https://t.me/+6d4Yn009NN9iNzI5(Não falamos de publicações antigas da Torre, é apenas para zueiras e desabafos 🍻)
Avatar do usuário
Geração de 1914
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 94
Registrado em: 13 Jan 2010 12:13

Re: O curioso caso da apostasia de Rolf Furuli

Mensagem não lida por Geração de 1914 »

Até certo ponto concordo com a forma de pensar se Rolf Furuli, passei anos tentando achar um meio termo para ainda continuar. Mas o problema que chega uma hora que é difícil sustentar essa opção.

No caso dele, ele com franqueza expôs seus pontos de vista. Como é padrão da lei do CG foi desassociado.

Acredito que muitos ainda encontram-se nessa condição
Avatar do usuário
Rory
Forista
Forista
Mensagens: 380
Registrado em: 10 Jan 2013 12:32

Re: O curioso caso da apostasia de Rolf Furuli

Mensagem não lida por Rory »

Ótima postagem, jurado8!

Vou colocar umas informações complementares que eu encontrei no verbete Rolf Furuli na Wikipedia.

"Rolf Johan Furuli (19 de dezembro de 1942) foi um docente norueguês para línguas semíticas na Universidade de Oslo, até sua aposentadoria em 2011". (Isso explica, em partes, sua defesa da livre consciência na escolha de ensino superior).

"... No dia 17/06/2020, Furuli foi desassociado após ter publicado, em maio de 2020, um livro entitulado "My Beloved Religion - and the Governing Body"".

O livro é bem recente, de 2020. Rolf crítica, portanto, o CG do Splane, Morris e Cia LTDA. Não que os CGs antigos fossem muito diferentes, mas esse atual é campeão em autoritarismo e narcisismo. "Desafiar" é essas ótimas pessoas é pedir para ser punido. "Defender" a doutrina é pedir para ser chamado de burro.
"If knowledge can create problems, it is not through ignorance that we can solve them" - Isaac Asimov
supernova
Forista
Forista
Mensagens: 528
Registrado em: 13 Fev 2022 07:54

Re: O curioso caso da apostasia de Rolf Furuli

Mensagem não lida por supernova »

Pode parecer estranho as atitudes e falas dele, mas se usar os de empatia baseada no relato bliblico faz sentido.

Por exemplo;

Saul era um ungido de Jeová, mas não prestava, ou melhor, no início até fazia o que era direito, mas depois desandou. Israel mesmo assim continuou sendo a nação escolhida de Deus. Muitas atrocidades aconteceram nestes anos, mas aquela ainda era o pivô de Deus na terra, segundo a bíblia. Quantos Reais serviram em Israel e Judá, mas nem todos foram fiéis, ou sempre foram fiéis, entretanto aquele ainda era o povo de Jeová.

O raciocínio dele parte desta lógica, acredito eu. Mas ele agiu, e acabou sendo dessassociado, já Davi aceitava tudo de errado e deixou nas mãos de Jeová, segundo o relato Bíblico. Agora e ter a paciência de Jó e esperar Jeová agir, se for de fato a verdade.
Avatar do usuário
Lira
Forista
Forista
Mensagens: 174
Registrado em: 13 Dez 2020 15:33

Re: O curioso caso da apostasia de Rolf Furuli

Mensagem não lida por Lira »

As esperanças de ressurreição e um novo mundo ainda prendem muita gente, mesmo essas cheias de críticas. Não dúvidas. Críticas. (Se apenas dúvidas são mal vistas, quem dirá críticas). Só que esse caso é um pouco mais difícil de me descer quando tal atitude dissonante vem de alguém que teve um contato tão próximo com o Corpo Governante, sabendo de coisas que pouquíssimas TJs sabem. De coisas que nem mesmo a nossa dissonância deve saber.
"C'è il mare eterno nella mia anima."
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 218 visitantes