Defendendo a Torre!

Descubra as predições feitas pela organização das Testemunhas de Jeová.

1914--> 1918--> 1920-> 1925-> 1941-42-> 1975-> geração que não passará de 1914-> Armagedom no século 20
Avatar do usuário
kooboo
Forista
Forista
Mensagens: 13414
Registrado em: 01 Nov 2008 14:22

Defendendo a Torre!

Mensagem não lida por kooboo »

Não, não farei isso!

Em 2015 criei aqui um tópico assim -
kooboo escreveu:As vezes um TJ resolve vir aqui, e acha que somos um bando de revoltados, que mordemos, que cuspimos no prato em que comemos etc etc..

Se a pessoa quer defender sua fé aqui, Ok, mas antes considere o seguinte ---

1) Leia pelo menos 50 apresentações e veja porque muitos estão aqui. Os motivos são diversos, e até para motivos iguais, os caminhos as vezes foram diferentes. Ou seja, existiram ótimos motivos para sair, e esse motivos nunca foram - revolta. Revolta geralmente é uma consequencia.

2) Leu as apresentações? Ok, agora leia algumas cartas de dissociação que temos aqui no fórum. Não existem tantas quantas as apresentações, então leia apenas uma 20.
Veja a lucidez com que foram escritas e motivos apresentados.

Lendo estes dois tipos de posts, apresentações e cartas de dissociação você terá uma boa chance de conhecer como muitos (como você) chegaram aqui, o que sentiam, o que procuravam e o que concluíram.

3) Agora tente buscar no fórum como os foristas mais antigos ajudam os novatos em suas dúvidas, não estou falando de dogmas, mas os conselhos que são dados sobre como lidar com família, congregação, amigos...

4) Depois de ver o lado humano, o que motivou essas pessoas a saírem, aí sim - vá até o tópico índice e veja tudo o que documentado, com referências e bibliografia sobre o que descobrimos das mentiras dessa organização que alguns tentam defender. Não queremos desestimular sua fé, mas se quiser saber o que descobrimos sobre a organização, vá no tópico "Índice" e pesquise por temas aleatórios como "Escravo Fiel e Discretoto", "Separação das ovelhas"... Não são apenas argumentos que você encontrará lá, serão provas e documentos que mostram coisas como - envolvimento da watchtower com a industria armamentista e com a ONU, um país onde quem aceita transfusão de sangue não é desassociado, o que realmente Russel acreditava, toda a mudança doutrinária da torre nos seus mais de 100 anos, absurdos como proibição de vacinas, curandeirismo por ondas de rádio, a origem da data de 607AEC e porque ela é falha, todas as doutrinas derrubadas, uma a uma...
Ótimo, você já está quase nos conhecendo!
Tudo isso era ensinado como verdade absoluta, e quem sai não pode ter contato com quem está dentro...

Depois que fizer isso, aí sim, voce poderá dizer que nos conhece.
Não, não mordemos. Mas muitos aqui sofreram e sofrem por conta da rigidez imposta. E essa rigidez é imposta para proteger a mentira em que os que estão lá dentro vivem. E isso sim, gera sentimentos...

Quer defender sua fé? Sinto muito, chegou no lugar e hora errados.
Deveria tentar defender no momento em que geram a primeiras dúvidas na cabeça de quem está lá dentro, não agora que a pessoa chegou aqui e foi acolhida.
Não conheço ninguém que tenha voltado para a torre dizer "ela esta certa em suas doutrinas".
viewtopic.php?f=46&t=16376


Além desses argumentos, antes de falar bem da Torre vale conferir -
viewtopic.php?f=12&t=21429
viewtopic.php?f=12&t=18068

Vamos aos pontos -
Toda e qualquer doutrina da Torre e bíblica - é questionável.
Quando alguém tenta defender a torre, levanta dores adormecidas. Quantos de nós não perdeu a vida defendendo a torre, pregando e distribuindo suas revistinhas aos sábados e domingos, quando deveríamos estar com a família, outros deixaram de estudar e ter empregos melhores para estar nas reuniões durante a semana... ouvindo justamente esses argumentos que lhes travaram a vida.

Defender que livro X me ajudou a formar o caráter? - Ora, talvez tal livro tenha causado traumas na vida de outros.
E não custa lembrar que livros trazem conhecimentos (bons ou ruins), caráter é formado através das relações interpessoais - pais e pessoas próximas.

Te ajudou na oratória? - Parabéns! boa oratória fica pra vida. Mas qual o preço que você pagou (em anos de escravidão mental) para ter essa oratória... que poderia ser alcançada num curso de 3 meses a um custo muito mais baixo.

Te ajudou a ter uma vida moralmente boa, ou te orientou a ser honesto? - ótimo! mas será que esses valores não vieram do exemplo dos pais?

Para quê essa romantização de querer achar algo bom na Torre? São saudades de lá? Então volte para o teu conforto, sim, volte para lá, mas dessa vez ciente que aquilo que te é confortável e doloroso para outros.

É como ver um afro descendente dizer que "a escravidão foi boa para os africanos".
Ou uma mulher que foi estuprada dizer que "pedofilos e estupradores são boas pessoas e merecem nosso respeito".
Ou a vítima de um ladrão que lhe roubou, violentou e levou seus bens dizer que "ah, mas no fundo ele é um bom sujeito, roubar a mim e a todos os outros foi só um momento de fraqueza".

Agora imagina se essas defesas são dentro de grupos de vítimas?
Pois é, não dá pra conceber uma coisa dessas.

Então meus caros defensores da Torre - Aqui não!
[]'s
kooboo

Imagem
Avatar do usuário
MarcosSC
Forista
Forista
Mensagens: 819
Registrado em: 25 Dez 2019 17:10

Re: Defendendo a Torre!

Mensagem não lida por MarcosSC »

Kooboo, sem querer puxar o seu saco de novo mas já puxando: algum dia quero aprender a organizar as minhas ideias e escrever com a mesma assertividade que você escreve! Parabéns! Você transcreveu exatamente o que eu tentei escrever em vários comentários em tópicos daqui do Fórum.
DON'T FEED THE TROLLS
Avatar do usuário
Agoraesclarecido
Forista
Forista
Mensagens: 897
Registrado em: 16 Dez 2019 09:55

Re: Defendendo a Torre!

Mensagem não lida por Agoraesclarecido »

Toda e qualquer doutrina da Torre e bíblica - é questionável.
Eu acrescentaria "no mínimo e na melhor das hipóteses"
Agora imagina se essas defesas são dentro de grupos de vítimas?
Pois é, não dá pra conceber uma coisa dessas.

Então meus caros defensores da Torre - Aqui não!
Que ótimo Kooboo, realmente torra o saco ver qualquer tipo de "racionalização" "justificativas fracas e toscas"
Aqui é um Fórum de "apostatas" a própria Porre de Vigia proíbe eles de fazer isso, então se quer ajuda pra sair ou tem dúvidas blz, mas encher o saco, faz isso lá dentro do Salão
How could he know this new dawn ligth
Would change his life forever...
Set sail to sea, but pulled off course
By the light of golden treasure...
The unforgiven 3- Metallica

Imagem
Avatar do usuário
Absinto
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 1843
Registrado em: 13 Jan 2020 14:48
Localização: Shangri-La

Re: Defendendo a Torre!

Mensagem não lida por Absinto »

Esses livros são na verdade verdadeiros instrumentos de intimidação e disseminadores de preconceitos e estereótipos.
Se nunca usei drogas na escola ou coisa parecida foi em razão de minha educação familiar, não por conta da Torre, que somente muitos anos após se instalou em nosso lar.
Posso afirmar que o mesmo tenha se dado com muitos aqui, os quais, quando veem tais obras, só os enxergam apenas como instrumentos de opressão e ódio.
Realmente, é desproporcional o custo benefício em assimilar qualquer tipo de conhecimento com base em preceitos torreanos. Anos de terapia não compensam o estrago causado nas mentes das vítimas.
Parabéns por seu tópico, Kooboo.
Imagem
Avatar do usuário
kooboo
Forista
Forista
Mensagens: 13414
Registrado em: 01 Nov 2008 14:22

Re: Defendendo a Torre!

Mensagem não lida por kooboo »

Absinto escreveu:Esses livros são na verdade verdadeiros instrumentos de intimidação e disseminadores de preconceitos e estereótipos.
Exatamente.
Uma literatura da torre diz sabiamente "não use drogas" e na sequencia usa argumentos científicos para dizer que as drogas fazem mal, usa depoimentos de gente que usou e se deu mal, faz a exortação bíblica... pra depois dizer que o legal é ir às reuniões e se associar com os irmãos. Ok. Aí chegando nas reuniões te ensinam a pregar, pregar e pregar.
O resumo desse ciclo é - Não use drogas, senão não poderá pregar.
Enquanto uma literatura secular poderia dar várias outras possibilidades - trabalha, faça artes, toque um instrumento, pratique esportes, tenha uma vida mais saudável etc.

A torre limita até quando 'supostamente' tenta fazer o bem. O objetivo dela ao dizer "não use drogas" é - Trabalhe de graça para nós.
Ok, ótimo a pessoa não usar drogas, mas o preço é esse? - ser um alienado social.
Portanto, socialmente falando, não há muita diferença.
[]'s
kooboo

Imagem
Avatar do usuário
marknoumair
Perfil Desativado
Perfil Desativado
Mensagens: 171
Registrado em: 24 Nov 2019 14:41

Re: Defendendo a Torre!

Mensagem não lida por marknoumair »

Kooboo eu entendo que ao defendermos qualquer coisa na Torre de Vigia outros aqui do fórum podem achar que estamos levantando uma bandeira defendendo tudo. Mas não é bem assim. Raymond Franz escreveu em seu livro que ficou muitos anos dentro da Torre pois há algo de bom lá e elencou diversas coisas. Ora, nós também ficamos muito tempo lá e se nos esforçarmos é claro que existe pessoas boas lá, bons momentos, bons ensinos. Agora, o que existe é 'pontual' não significa que abraçamos tudo.
Para quê essa romantização de querer achar algo bom na Torre? São saudades de lá? Então volte para o teu conforto, sim, volte para lá, mas dessa vez ciente que aquilo que te é confortável e doloroso para outro
A maturidade é você analisar as coisas de modo independente, vendo aquilo que é bom para você. A Torre dá a impressão que se a pessoa sai da Torre de Vigia ela deixa TUDO que aprendeu de lado. Se torna uma pessoa amarga. Quando saímos e criticamos TUDO que vem da Torre, uma TJ na fase das pesquisas pode vir nesse fórum e pensar: "Puxa então é verdade."
Eu discordo. Eu saí de lá, sou grato pelo que aprendi de bom mas não concordo com tudo. Os ensinos essenciais estão errados, apesar de haver sim matérias bem escritas, pesquisas boas, etc
Você compara com romantizar a escravidão ou então a pedofilia. Eu comparo com se libertar do mormonismo, adventismo ou qualquer outra doutrina sectária. A pessoa pode sair do mormonismo por não concordar com o essencial, mas agradecer algumas coisas periféricas que ali aconteceram. Este é meu caso com a Torre de Vigia...o essencial ali é errado. É uma seita de controle mental. Mas alguns momentos que passei ali, algumas pessoas que conheci e algumas coisas que aprendi eu sou grato. E, desse modo, separando o joio do trigo espero poder ajudar pessoas que estão lá dentro pensando que se saírem terão que rejeitar tudo que aprenderam (não é bem assim). "Ah, mas você podia ter aprendido isso em outro lugar." Sim, verdade. Mas no meu caso particular aprendi ali. Tenho gratidão a alguns professores que me ensinaram matérias muito úteis. Outros poderiam e provavelmente teriam ensinado se não fosse eles, mas no meu caso particular foi eles. Então sou grato a isso. É engraçado ver uma TJ vendo o depoimento de pessoas agradecendo pontos específicos que a Torre lhe ajudou mas depois ter recusado a doutrina. Eles ficam incomodados porque na cabeça deles a Torre é: ame ou odeie. Eu acho que o ódio não faz bem. Mas não é porque não a odeio que a amo. Eu vi que o essencial ali estava errado, e saí.
Por exemplo: como cristão que pesquisa a Bíblia vejo vários erros na Igreja Católica. Teologicamente? É bem provável que seja a meretriz descrita em Apocalipse. Agora isso não significa que reconheço várias coisas boas que eles fizeram: pesquisas disponíveis pela Universidade Católica (livros que a Torre tem até em sua biblioteca em Betel e vez por outra faz referência em suas congregações), orfanatos, asilos, etc.
No mundo existem instituições assim também...o exército por exemplo. Tenho um colega de trabalho que saiu do exército depois de 5 anos lá dentro. Ele já me disse diversas coisas horríveis que aconteceram com ele lá dentro e que ele viu acontecerem com outros e até coisas que estão erradas na instituição. Viu que não era para ele, se qualificou em outra área e foi embora. Mas uma vez ele me disse: "Ah Mark...apesar de tudo sou grato a algumas coisas lá: lá aprendi disciplina e fiz algumas boas amizades." Então acho que é isso...quando finalmente deixamos o barco andar vemos o que foi positivo e levamos. O que foi negativo, expomos e passou.
_
EM RESUMO, COMPARANDO COM O CATOLICISMO (mas poderia ser qualquer outra religião)
Você reconhece que a Igreja Católica obrigou os índios a se converterem se não eram torturados? SIM
Você reconhece que a Igreja Católica tem um problema sério de acobertamento de pedofilia? SIM
Você reconhece que a Igreja Católica fez obras humanitárias muito boas pelo mundo? SIM
Você reconhece que a Igreja Católica tem pesquisas ótimas realizadas em sua instituição? SIM
Você reconhece que a Igreja Católica tem algumas ótimas pessoas como membros? SIM
Você quer ser católico? CLARO QUE NÃO
_
Você reconhece que a Torre de Vigia é legalista, sectária e ostraciza seus membros que discordam de uma linha dela? SIM
Você reconhece que a Torre de Vigia tem um problema sério de acobertamento de pedofilia? SIM
Você reconhece que a Torre de Vigia tem ótimas pesquisas que podem ser usados como fontes de referência (não como a verdade absoluta)? SIM
Você reconhece que a Torre de Vigia ensina alguns valores cristãos? SIM
Você reconhece que a Torre de Vigia tem ótimas pessoas ali dentro? SIM
Você quer ser Testemunha de Jeová filiado à Torre de Vigia? CLARO QUE NÃO
_
Mas como estamos num fórum de ex testemunhas de Jeová e não de ex católicos, mormons, adventistas, etc temos facilidade em encontrar pontos positivos nestas outras religiões e como fomos profundamente afetados pelos desmandos da Torre, temos dificuldade de achar qualquer coisa boa na Torre. Mas ser justo em nossas críticas, sabendo separar o que é bom ali dentro do que é doutrinação (mesmo que isso seja difícil) pode ser de muita ajuda para quem está na fase de dúvidas...ver que os dissidentes sabem distinguir isso muito bem. Já recebi nesse pouco tempo de fórum vários emails no meu email privado que deixo na assinatura de pessoas assim...e estou conseguindo ajudá-las a enxergar com clareza e se libertar da Torre.
"Foi então que comecei a dar-me conta de que boa parte de tudo aquilo em que havia baseada toda a minha vida era somente isso: um mito insistente, persuasivo e irreal."
Raymond Franz
mantenhaavigilancia@gmail.com
Avatar do usuário
sabrepoderoso*
Forista
Forista
Mensagens: 1894
Registrado em: 04 Ago 2017 10:54
Localização: duque de caxias

Re: Defendendo a Torre!

Mensagem não lida por sabrepoderoso* »

kooboo escreveu:Não, não farei isso!

Para quê essa romantização de querer achar algo bom na Torre? São saudades de lá? Então volte para o teu conforto, sim, volte para lá, mas dessa vez ciente que aquilo que te é confortável e doloroso para outros.

É como ver um afro descendente dizer que "a escravidão foi boa para os africanos".
Ou uma mulher que foi estuprada dizer que "pedofilos e estupradores são boas pessoas e merecem nosso respeito".
Ou a vítima de um ladrão que lhe roubou, violentou e levou seus bens dizer que "ah, mas no fundo ele é um bom sujeito, roubar a mim e a todos os outros foi só um momento de fraqueza".

Agora imagina se essas defesas são dentro de grupos de vítimas?Pois é, não dá pra conceber uma coisa dessas.

Então meus caros defensores da Torre - Aqui não!
é KooBoo gastei muita sola de sapato subindo e descendo morros , pisando na lama , fui xingado ,ameaçado com faca
me afastei um pouco da minha família a mesma que me acolheu ao sair desta seita , perdi oportunidades que jamais
terei novamente , bons emprego que dispensei acreditando que o fim estava ali na esquina , não fiz nem um supletivo
para terminar ao menos o ensino fundamental , e tudo aquilo foi em vão , estive mergulhado por muito tempo numa
farsa a nível mundial , e que me custou caro , em sentidos financeiro e emocional , posso falar que levei muito bico
na canela e sem merecer , ter minha vida questionada sem nada ter feito de errado ,e graças a lavagem cerebral
perdi o amor da minha vida , que preferiu voltar a viver como escrava em casa e na torre , as ferida abertas já
cicatrizaram , nunca mais voltei a ser o homem que era antes de entrar neste hospício , não sou rancoroso mas sentir saudades de lá ? se algo assim acontecer podem me internar , porque enlouqueci .
aqui encontrei pessoas que sofreram como eu , se decepcionaram com a torre , aqui descobri o tamanho do ocano de lama
da torre ,o envolvimento com a ONU , despejo de lixo tóxico nas fazendas da torre nos EUA , vi os papeis das multas
doutrina falsas , como a geração e 607 , e muito mais , lá dentro não podia nem pensar , é proibido a todos , sua
opinião tem que ter a aprovação da torre , fui um robô programado para obedecer sem questionar nada , depois de
tudo isso , assistir a torre de vigia ser defendida , ver livros serem considerados ótimos , aqui neste forum não é legal
não , está escrito na página inicial no topo :
compromisso com a verdade

e é isso que gosto de ver por aqui ser mostrada a verdade sobre esta empresa americana , que destroi vidas , sonhos
pessoas chegaram ao ponto de desistirem de sua vida por causa desta seita , ''tamo'' junto Kooboo ! d:5 :D1
que a luz que há dentro de nós ilumine nosso caminho se as outras luzes se apagarem
Avatar do usuário
kooboo
Forista
Forista
Mensagens: 13414
Registrado em: 01 Nov 2008 14:22

Re: Defendendo a Torre!

Mensagem não lida por kooboo »

marknoumair escreveu:Kooboo eu entendo que ao defendermos qualquer coisa na Torre de Vigia outros aqui do fórum podem achar que estamos levantando uma bandeira defendendo tudo. Mas não é bem assim. Raymond Franz escreveu em seu livro que ficou muitos anos dentro da Torre pois há algo de bom lá e elencou diversas coisas. Ora, nós também ficamos muito tempo lá e se nos esforçarmos é claro que existe pessoas boas lá, bons momentos, bons ensinos. Agora, o que existe é 'pontual' não significa que abraçamos tudo.
Bom, vamos por partes - Temos aqui um grande respeito pela biografia e obra de Raymond Franz, porém, as regras desse fórum não foram criadas por Raymond Franz.
Franz viveu o mais alto escalão da torre, tinha um conhecimento teológico enorme, propos uma outra forma de cristianismo...
e aqui no fórum não é nosso objetivo propor outra forma de cristianismo, o objetivo aqui é acolher a quem quer sair da torre.

A proposta do fórum e a proposta de Franz são diferentes. Teremos pontos em comum sim, mas o Forum não tem a proposta de ser "discipulos de Franz" ou de sermos liderados pelo exemplo dele.
Respeitamos Franz, porém ele não é nosso guia. :D1
Para quê essa romantização de querer achar algo bom na Torre? São saudades de lá? Então volte para o teu conforto, sim, volte para lá, mas dessa vez ciente que aquilo que te é confortável e doloroso para outro
A maturidade é você analisar as coisas de modo independente, vendo aquilo que é bom para você. A Torre dá a impressão que se a pessoa sai da Torre de Vigia ela deixa TUDO que aprendeu de lado. Se torna uma pessoa amarga. Quando saímos e criticamos TUDO que vem da Torre, uma TJ na fase das pesquisas pode vir nesse fórum e pensar: "Puxa então é verdade."
Vamos falar desse "amargor".
Sim, a pessoa sai da torre amarga, ressentida, se sentindo mal... o que faz todo o sentido, afinal, foi iludida, enganada, moldou sua vida em prol daqueles ensinos... e descobre que tudo foi em vão. Seu estilo de vida foi em vão.
Poderia ter feito outras escolhas sobre estudos, trabalho e até o amor da vida.
Só que ... esse espaço virtual faz o quê? - acolhe essa pessoa e a incentiva a seguir a vida, tirar esse atraso, colocar novas experiências na vida, se sentir viva, fazer a pessoa reacreditar em si. E aí o que temos visto nestes mais de 12 anos de fórum? - Que muita gente segue a vida, deixa o amargor de lado e passa a viver, reconstrói sua existencia e muitos nunca mais voltam aqui. Seguem vidas em que aquela organização passa a fazer parte de um passado distante.

Conseguiriamos isso falando dos aspectos positivos da Torre e dizendo "Ah, saiu uma despertai agora com conselhos ótimos sobre a depressão!" e no final do artigo tá lá uma exortação para nunca deixar de congregar.
Faz sentido eu recomendar um artigo da Torre?
De modo algum, melhor sugerir um psicologo, um livro de terapia, um espaço para desabafo, um rivotril...

Eu discordo. Eu saí de lá, sou grato pelo que aprendi de bom mas não concordo com tudo. Os ensinos essenciais estão errados, apesar de haver sim matérias bem escritas, pesquisas boas, etc
Mark, não te conheço pessoalmente, mas quando você diz que lá tem matérias bem escritas e pesquisas boas, vejo que temos um problema aqui.
SUPONHO que você não se desconectou totalmente da Torre e ainda não descobriu outras fontes de pesquisa.
Me lembro que ha muitos anos atrás (anos 90) saiu uma Despertai falando sobre o Brasil. Um artigo que foi replicado e publicado em 200 e tantas terras, e nesse artigo dizia "é muito comum ver uma onça" (ou algo assim).
Lanço o desafio - Quantos de nós já viu uma onça no mato?
Cadê a pesquisa? Cadê a seriedade num simples artigo sobre um país?
E se nisso cometeu um equívoco brutal destes, o que dizer sobre as informações que liamos sobre outros países, bichos e plantas?
Minha sugestão - Busque outras fontes de referência!

Você compara com romantizar a escravidão ou então a pedofilia. Eu comparo com se libertar do mormonismo, adventismo ou qualquer outra doutrina sectária. A pessoa pode sair do mormonismo por não concordar com o essencial, mas agradecer algumas coisas periféricas que ali aconteceram. Este é meu caso com a Torre de Vigia...o essencial ali é errado. É uma seita de controle mental. Mas alguns momentos que passei ali, algumas pessoas que conheci e algumas coisas que aprendi eu sou grato. E, desse modo, separando o joio do trigo espero poder ajudar pessoas que estão lá dentro pensando que se saírem terão que rejeitar tudo que aprenderam (não é bem assim). "Ah, mas você podia ter aprendido isso em outro lugar." Sim, verdade. Mas no meu caso particular aprendi ali. Tenho gratidão a alguns professores que me ensinaram matérias muito úteis. Outros poderiam e provavelmente teriam ensinado se não fosse eles, mas no meu caso particular foi eles. Então sou grato a isso. É engraçado ver uma TJ vendo o depoimento de pessoas agradecendo pontos específicos que a Torre lhe ajudou mas depois ter recusado a doutrina. Eles ficam incomodados porque na cabeça deles a Torre é: ame ou odeie. Eu acho que o ódio não faz bem. Mas não é porque não a odeio que a amo. Eu vi que o essencial ali estava errado, e saí.
Talvez eu tenha sido uma das pessoas que melhor viveu a vida na torre. Tinha amigos, nos divertíamos, casei com uma linda garota, e era tudo lindo.
Olha quanta coisa boa que eu poderia ficar aqui falando da minha vida na torre.
Porém, no dia em que correu a história de que eu havia conversado com um ex-ancião, a atual apostata - ninguém veio me procurar, sumiram todos os supostos amigos, passaram a inventar coisas, e até o casamento acabou.
Era bom estar lá quando eu estava preso na mesma ilusão que eles, quando passei a ver o mundo de outra forma, tudo se foi.
Então o que foi a minha vida senão um mar de ilusões?
Era realmente bom ou era só uma ilusão? Vale a pena viver de ilusões? Havia algo bom lá? - Parafraseando a bíblia "um castelo construído na areia".
Por exemplo: como cristão que pesquisa a Bíblia vejo vários erros na Igreja Católica. Teologicamente? É bem provável que seja a meretriz descrita em Apocalipse. Agora isso não significa que reconheço várias coisas boas que eles fizeram: pesquisas disponíveis pela Universidade Católica (livros que a Torre tem até em sua biblioteca em Betel e vez por outra faz referência em suas congregações), orfanatos, asilos, etc.
Veja bem como mudou a história. A IGREJA e sua teologia, com suas doutrinas são uma coisa.
Orfanatos, asilos, universidades e afins são instituições coligadas que podem ser usufruídas por qualquer pessoa. Para você usar o hospital universitário da PUC não precisa ser católico, e nem te darão convite para assistir uma missa. De repente os médicos e atendentes ali nem sequer sejam católicos.
E como você bem pontuou... a biblioteca de betel faz uso do que eles produzem.
Fez uso até da ONU. E para os fieis da Torre diziam para não usar nada.
A torre, nos artigos mais antigos citava "conforme a enciclopedia catholica", pois então, eu resolvi ler os originais que a Torre citava... e para minha surpresa, muitas vezes eram citações fora do contexto ou distorcidas.
Há realmente algo confiável nessa organização?

No mundo existem instituições assim também...o exército por exemplo. Tenho um colega de trabalho que saiu do exército depois de 5 anos lá dentro. Ele já me disse diversas coisas horríveis que aconteceram com ele lá dentro e que ele viu acontecerem com outros e até coisas que estão erradas na instituição. Viu que não era para ele, se qualificou em outra área e foi embora. Mas uma vez ele me disse: "Ah Mark...apesar de tudo sou grato a algumas coisas lá: lá aprendi disciplina e fiz algumas boas amizades." Então acho que é isso...quando finalmente deixamos o barco andar vemos o que foi positivo e levamos. O que foi negativo, expomos e passou.
Bem diferente, não é mesmo?
Ele encontra com o capitão na rua e eles conversam. Ele encontra o colega de exercito que continuou lá e podem trocar altos papos.
Diferente da seita que estamos falando aqui.
Aliás, ele pode até falar mal do exército se quiser, que nada vai acontecer com ele.
_
EM RESUMO, COMPARANDO COM O CATOLICISMO (mas poderia ser qualquer outra religião)
Você reconhece que a Igreja Católica obrigou os índios a se converterem se não eram torturados? SIM
Você reconhece que a Igreja Católica tem um problema sério de acobertamento de pedofilia? SIM
Você reconhece que a Igreja Católica fez obras humanitárias muito boas pelo mundo? SIM
Você reconhece que a Igreja Católica tem pesquisas ótimas realizadas em sua instituição? SIM
Você reconhece que a Igreja Católica tem algumas ótimas pessoas como membros? SIM
Você quer ser católico? CLARO QUE NÃO
Rapá... vou te contar que sou fã do Papa Francisco. Gosto mais dele do que muitos católicos rsrs

_
Você reconhece que a Torre de Vigia é legalista, sectária e ostraciza seus membros que discordam de uma linha dela? SIM
Você reconhece que a Torre de Vigia tem um problema sério de acobertamento de pedofilia? SIM
Você reconhece que a Torre de Vigia tem ótimas pesquisas que podem ser usados como fontes de referência (não como a verdade absoluta)? SIM
Você reconhece que a Torre de Vigia ensina alguns valores cristãos? SIM
Você reconhece que a Torre de Vigia tem ótimas pessoas ali dentro? SIM
Você quer ser Testemunha de Jeová filiado à Torre de Vigia? CLARO QUE NÃO
já fui... hoje - não mesmo!
_
Mas como estamos num fórum de ex testemunhas de Jeová e não de ex católicos, mormons, adventistas, etc temos facilidade em encontrar pontos positivos nestas outras religiões e como fomos profundamente afetados pelos desmandos da Torre, temos dificuldade de achar qualquer coisa boa na Torre. Mas ser justo em nossas críticas, sabendo separar o que é bom ali dentro do que é doutrinação (mesmo que isso seja difícil) pode ser de muita ajuda para quem está na fase de dúvidas...ver que os dissidentes sabem distinguir isso muito bem. Já recebi nesse pouco tempo de fórum vários emails no meu email privado que deixo na assinatura de pessoas assim...e estou conseguindo ajudá-las a enxergar com clareza e se libertar da Torre.
Agora chegamos no ponto. Ou voltamos ao ponto do primeiro parágrafo.
O fórum tem suas regras.
Aqui não é o forum dos discipulos de Franz e nem o fórum onde forista A, B ou C propaga suas crenças pessoais.
Você tem "ajudado" pesssoas a se libertar da Torre fazendo-as ver aspectos positivos dessa seita?
Mark, talvez seja melhor você criar o seu próprio espaço. Sua permanência aqui está sendo observada.
[]'s
kooboo

Imagem
Avatar do usuário
marknoumair
Perfil Desativado
Perfil Desativado
Mensagens: 171
Registrado em: 24 Nov 2019 14:41

Re: Defendendo a Torre!

Mensagem não lida por marknoumair »

E uma pena realmente que não me quererem aqui. Pois admiro muito esse fórum e se ler meus comentários e tópicos que participei verá que estou muito liberto da Torre.
Em nenhum momento recomendei livros da Torre. Poderia me dizer quando fiz isso? Se também lesse meus artigos vera que tudo que leio da Torre coloco sob escrutinio. Nada como fonte de referencia final. Leio coisa dos mórmons, adventistas, judeus e mucalmanos. Vejo coisas positivas em todos apesar de não concordar com o cerne de nenhum deles.
Se quiserem me expulsar tudo bem. Continuarei a ser grato a todos vocês pelo que fizeram anteriormente por mim...me permitir colocar um pouquinho minha opinião, ajudar algumas pessoas a se libertar e os topicos anteriores que li enquanto ainda estava lá dentro. Não vou me moldar a nenhum lugar porque já estive num lugar que queria obrigar todos a ter o mesmo modo de pensar sobre tudo.
Agora se pensa que vim aqui aliviar pro lado da Torre mostre meu material a um ancião. Ou mostre o que escrevi a uma TJ ativa.
Mas a decisão e de vocês...se vocês querem que eu mude meu jeito de pensar pode esquecer. Agora se pensam que estou ligado à Torre...não estou nem um pouco. Penso de forma livre e não acredito em Corpo Governante nem nada disso...
Um grande abraço a todos vocês
"Foi então que comecei a dar-me conta de que boa parte de tudo aquilo em que havia baseada toda a minha vida era somente isso: um mito insistente, persuasivo e irreal."
Raymond Franz
mantenhaavigilancia@gmail.com
Avatar do usuário
marknoumair
Perfil Desativado
Perfil Desativado
Mensagens: 171
Registrado em: 24 Nov 2019 14:41

Re: Defendendo a Torre!

Mensagem não lida por marknoumair »

- E outra coisa: acho PERFEITAMENTE COMPREENSIVEL a pessoa ficar com raiva da Torre...de começo. Eu mesmo luto contra esses sentimentos. A Torre acabou com vários relacionamentos meus (não conto aqui porque não posso expor detalhes da minha vida). Mas de acordo com minhas leituras de livros de psicologia a pessoa só e verdadeiramente livre quando tudo aquilo que afeta ela emocionalmente de algum relacionamento abusivo que viveu ela não sente mais. Eu vivi um relacionamento abusivo dentro da Torre, tive episódios depressivos e muita coisa que você falou aí eu vivi também e sinto muito. Mas depois de muita auto-avaliação já passou. Só não fui a um psicólogo pq fui uma vez e percebi que ele demoraria a entender como e o processo ali dentro para depois me ajudar. Então resolvi estudar por conta própria. Li muito sobre psicologia e o que mais me ajudou foi um livro de Victor Franklin chamado Em Busca de Um Sentido. Ele viveu no campo de concentração nazista e disse que só sobreviveu àquilo quem encontrou um sentido naquele meio. Ele não defendia o nazismo....ele só ensinou a ver tudo de um modo positivo retendo o que e bom. Hoje me sinto super livre. E não, não quero voltar a arapuca.
Mas sei que o fórum tem regras, não quero muda-la. Se os moderadores acharem que minha participação e negativa, não precisa nem me expulsar e só me avisar que caio fora sem nenhum ressentimento.
"Foi então que comecei a dar-me conta de que boa parte de tudo aquilo em que havia baseada toda a minha vida era somente isso: um mito insistente, persuasivo e irreal."
Raymond Franz
mantenhaavigilancia@gmail.com
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 218 visitantes