Falsas profecias e o ateísmo. [Video]

Descubra as predições feitas pela organização das Testemunhas de Jeová.

1914--> 1918--> 1920-> 1925-> 1941-42-> 1975-> geração que não passará de 1914-> Armagedom no século 20
Avatar do usuário
Wesley MF
Forista
Forista
Mensagens: 1447
Registrado em: 06 Nov 2008 19:44

Falsas profecias e o ateísmo. [Video]

Mensagem não lida por Wesley MF »

Uma das causas do fortalecimento do ateísmo está no mal exemplo dado pelos falsos profetas.
Evidentemente a JW é uma das seitas que tem mais "culpa" nesse aspecto, pois a desilusão mediante profecias não cumpridas gera descredito na mente daqueles que acreditam em Deus por meio de religiões.
Abaixo um vídeo de um ateu que fala sobre o tema.
Aconselho verem a partir dos 15 minutos.


phpBB [video]
Thinking...
Avatar do usuário
Niilista
Forista
Forista
Mensagens: 936
Registrado em: 23 Jul 2018 19:00

Re: Falsas profecias e o ateísmo. [Video]

Mensagem não lida por Niilista »

Wesley,

Tem uma citação que li uma vez e estou procurando há bastante tempo, mas não encontro de jeito nenhum e não lembro de quem é, que diz algo como:

"É inacreditável como os profetas do apocalipse ainda não tenham sido calados pelo fato de que TODOS os seus predecessores, que também profetizaram fim do mundo, ERRARAM!!"

(depois vou assistir o vídeo)
...
Se a verdade de ontem é a mentira de hoje
...
Então a verdade de hoje será a mentira de amanha
...
Minha Apresentação
=]
Avatar do usuário
Vick
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 83
Registrado em: 10 Jul 2019 19:12

Re: Falsas profecias e o ateísmo. [Video]

Mensagem não lida por Vick »

"Logo em seguida, nós, os que estivermos vivos sobre a terra, seremos arrebatados como eles nas nuvens, para o encontro com o Senhor nos ares. E, assim, estaremos com Cristo para sempre!"
1Tes. 4:17
Seria essa a primeira falha apocalíptica? Paulo deu a esperança de que a volta de Cristo seria já naqueles dias.. "Nós, que estamos vivos, seremos arrebatados ".
Muitos TJs usam esse texto como argumento de que até cristãos do primeiro século tiveram expectativas erradas. Porém, as TJs pregaram diversas datas apocalípticas que influenciaram na vidas das pessoas que acreditaram, até mesmo causando transtornos irreversíveis. Mas no caso das testemunhas de Jeová, profecias não cumpridas são apenas uma dos diversos motivos de muitos TJs se tornarem ateus
למקום הזה יש הרבה שליליות
Avatar do usuário
CABOCARVALHO
Forista
Forista
Mensagens: 1454
Registrado em: 28 Nov 2018 15:02

Re: Falsas profecias e o ateísmo. [Video]

Mensagem não lida por CABOCARVALHO »

não sou ateu, mas não acredito que sejam as falsas profecias ou até o alarde apocalíptico que levam muitos a se tornarem ateus.
conversando recentemente com um pude entender algumas coisas sob sua ótica.
os ateus não necessariamente repudiam a Deus (há exceções), segundo esse meu amigo, eles apenas vivem um dia de cada vez, sem nenhum credo, apenas vão "tocando" a vida.
acreditar em um deus (segundo ele) é desperdício de tempo, já que fica difícil para eles (ateus) saberem realmente quem é o deus ou deuses a quem devem adorar/amar/louvar.
há claro um movimento ateísta que além de repudiar o divino, tbm se mostram mais agressivos, mas são poucos que caem numa conversa religiosa para apenas atacar.

há muitas frustrações advindas das religiões, mas não são os fatores principais para tornar um religioso em ateu (minha opinião). acho que há muitas influencias exteriores e interiores para o indivíduo se tornar ateu.
O maior silêncio para o homem é a busca de Deus.
Mahatma Gandhi
Avatar do usuário
renascidotemplario
Novo (a) Forista
Novo (a) Forista
Mensagens: 27
Registrado em: 04 Jan 2020 19:51

Re: Falsas profecias e o ateísmo. [Video]

Mensagem não lida por renascidotemplario »

Vick escreveu:"Logo em seguida, nós, os que estivermos vivos sobre a terra, seremos arrebatados como eles nas nuvens, para o encontro com o Senhor nos ares. E, assim, estaremos com Cristo para sempre!"
1Tes. 4:17
Seria essa a primeira falha apocalíptica? Paulo deu a esperança de que a volta de Cristo seria já naqueles dias.. "Nós, que estamos vivos, seremos arrebatados ".
Se considerar duma ótica secular, sim. Duma ótima mística não.
Os teósofos, os católicos, os cristãos cabalistas, místicos do cristianismo em geral (no qual estou no meio) classificariam a profecia de São Paulo como correta.

Por via de exemplo na mística católica, os místicos como São Paulo, Santo Antonio de Paulo, São Pio de Pietrelcina foram arrebatados dentre a humanidade, não experimentando nenhum período de morte no sheol/infernus/purgatório, nem estando no vínculo comum celestial.

Na teologia católica isto se dá por dois motivos:

1º a alma imortal imediatamente após a morte adentra uma nova realidade sendo ela a vida nos céus ou a segunda morte nos infernus (sendo temporal no caso do purgatório e eterna no caso da tormenta dos condenados). Neste caso, os Cristãos não experimentam o período de morte como supracitado pois imediatamente herdam/continuam vivos sob uma nova circunstância. São Paulo ele mesmo especificou que a vida continua num corpo espiritual, noutra passagem de seu evangelho;

2º o arrebatamento se dá pelo fato de que os místicos são chamados dentre todos os justos para serem intercessores da humanidade.

Existem outras compreensões místicas e/ou teosóficas além da católica para compreender este fenômeno, apenas exemplifiquei (sem estar afirmando) uma das explicações.

O grande problema está no fato de que depois de Lutero, muitos pensadores tentaram interpretar a sua própria maneira as definições das escrituras sendo que as mesmas estão altamente codificadas sob uma tradição milenar. A Tanakh e até mesmo os escritos apostólicos estão repletos de alegorias, parábolas, hipérboles, simbologias, numerologias, astrologias e "n" outros elementos que só peritos nesta mística seriam capazes de compreender. É como dar um livro de expressões profundas, altamente técnicas para um leigo/analfabeto implementar. A forma ocidental/secular de fazê-lo é simplesmente incapaz e tendenciosa a se justificar (especificamente justificar seus líderes/pensadores). Existem pelo menos 4 filtros de leitura das escrituras e um conhecedor de judaísmo sabe disso. Há trechos de interpretação histórica, ilustrativa/fábulas/parábolas, instrutiva e mística/cabalística (As 4 formas, que constituem o método Pardes de Escrita/Interpretação, não são necessariamente respectivos a estes por ordem, mas flutuam entre eles, sendo as formas: simplista, sugestiva, demandada e mística/oculta).
"...et cognoscetis veritatem et veritas liberabit vos"
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 125 visitantes