Página 1 de 2

Falsas profecias (Conversa com um TJ)

Enviado: 13 Dez 2016 14:05
por Wesley MF
Hoje, no face, encontrei casualmente um TJ estudioso onde, após uma suave discussão sobre qual é a religião verdadeira, acabamos o diálogo assim:
Eu:
Fulano, então você está dizendo que na sua religião:

- Não tem falsos profetas;
- Fazem a vontade de Jesus;
- Não se envolvem em guerras (de qualquer espécie)
- Não há idolatria;
- Não há envolvimento na politica;
- Não há ensinamentos falsos;
- Não há aplicação desonesta dos seus lucros;
- Adora a Deus de maneira correta;

É isso mesmo?

TJ:

Como um todo a resposta é SIM, porque quem pratica estas coisas erradas deliberadamente, ou deixa de praticar a adoração verdadeira a Deus, na congregação cristã das Testemunhas de Jeová é desassociado ou removido da congregação, se não se arrepender e mudar sua conduta. Note que usei a palavra "deliberadamente", porque alguém pode cometer erros por ignorância, como ensinar um determinado entendimento errado, e depois humildemente ajustá-lo quando há maior esclarecimento.

Às vezes, alguém pode praticar uma conduta errada grave de forma escondida por um tempo, porém, depois de um tempo Jeová expõe os pecados desta pessoa, e esta pessoa é desassociada. Este é o proceder estipulado pelas Escrituras Sagradas, inclusive. Paulo desassociou um fornicador impenitente, conforme vemos em 1 Coríntios 5:1-5.

Mas é bom ressaltar que ninguém consegue agir com perfeição, pois todos estão sob a influência do pecado (Romanos 3:23; 5:12). E as Testemunhas de Jeová não estão imunes à influência do pecado. A diferença é que os cristãos verdadeiros lutam para evitar o pecado (Romanos 6:12; 1 João 3:6).

Eu:

Não entendi tua resposta.
Você me respondeu "sim", mas logo em seguida disse "não" por considerar o fato de que a religião pode fazer/ensinar coisas erradas (ainda que não seja intencionalmente).
Isso se enquadraria em qualquer religião (considerando o fato que haja boa intenção nela).
Quanto à parte do pecado, concordo com você. Os cristãos verdadeiros (não o cristão de banco de igreja, como dizem) se esforçam para fazer o que é certo. Isso, evidentemente, é fato.

TJ:

Você está se apegando a um raciocínio binário, preto e branco. Mas a vida real tem tons de cinza. Para exemplificar: alguém que entende errado um texto da Bíblia, honestamente, e depois corrige o entendimento quando este fica claro, pode ser considerado falso profeta?

A minha resposta é SIM para aquelas suas perguntas. Mas o que expliquei é que o erro não intencional, de interpretação de texto bíblico, por ignorância, não caracteriza a pessoa como falso profeta. A própria Bíblia mostra que existe um peso muito mais sério para o pecado deliberado (Hebreus 10:26). E note que não estou tratando de afirmar falsamente receber revelações divinas, inspiradas, que seria um caso clássico de falso profeta.

Como exemplo real: você diria que os discípulos de Jesus Cristo eram falsos profetas?

Eu:

Tudo bem.
Então permita-me uma pergunta saideira.
Eu pergunto, você responde, e ponto final.

Gostaria que você me explicasse exatamente o que é um falso profeta.
Considere uma situação onde uma pessoa faz uma revelação, e mais tarde percebe-se que aquela revelação estava errada.
Nessa situação, quando podemos chamar alguém de falso profeta, e quando não?
(Se possível, me dê dois exemplos reais e ocorridos; um para cada situação)
Abraços


TJ:
É uma ótima pergunta.

Um falso profeta é alguém que afirma falsamente receber uma revelação direta da parte de Deus, uma mensagem inspirada. Também pode ser alguém que deliberadamente prega ensinos falsos ou que através de seus frutos mostra ser um falso seguidor de Cristo ou falso líder religioso. Jesus disse que os falsos profetas seriam reconhecidos pelos seus frutos (Mateus 7:16). Um exemplo claro de falso profeta foi o pregador Jim Jones que incentivou um suicídio em massa, alegando que seus seguidores iriam para o céu. Outro exemplo, foi Annie Sims, mulher de um pastor nos EUA, que alegou ter recebido uma revelação divina de que ocorreria um tornado (https://www.washingtonpost.com/.../9df6 ... 2-4bd0.../...).

Um exemplo de predição equivocada que não tornou a pessoa falso profeta, em resultado de equívoco sincero de interpretação, foi o que aconteceu com os discípulos de Jesus Cristo. Eles interpretaram erroneamente que o apóstolo João não iria morrer e espalharam este entendimento errado entre os discípulos. Depois de um tempo, o entendimento foi corrigido (João 21:21-23). Os discípulos de Jesus Cristo não eram falsos profetas, mas tiveram um entendimento equivocado acerca das palavras de Cristo.
:roll: :?

Creio que todos aqui conhecem as falsas profecias histórias envolvendo a jw.org

https://carm.org/languages/portuguese/f ... jeov%C3%A1

Aliás, creio que até mesmo as TJ internautas conheçam essa matéria.
A explicação de muitas delas , como também foi a desse senhor, é que se uma pessoa erra um ensino, mas é sincera e reconhece um erro, então ela não é um falso profeta.
Daí eu pergunto: Um falso profeta sabe que está errado; sabe que está pecando quando profetiza?
A resposta é "não". Falsos profetas so tomam consciência do seu erro/pecado "depois" que a promessa que envolvia a sua profecia não se cumpre.
Somente a partir de então saberão se erraram ou não.

Outra questão interessante. Segundo os argumentos desse senhor ai, gostaria de saber qual é a diferença entre um falso profeta que profetiza com má intenção, e um falso profeta que profetiza com boa intenção. Acaso isso muda em algo?
Falso profeta será sempre falso profeta, porque o que define um ensino como sendo verdadeiro ou falso, é a sua aplicação prática; a sua comprovação, e não a boa ou má intenção de transmiti-lo.

Honestamente, não sei como as TJ que conhecem os erros de sua religião lidam psicologicamente com esses problemas.
Se o problema não for inteligência, deve realmente ser muito difícil manter a mente treinada (diga-se auto hipnotizada) para passar a vida inteira enganando a si mesmo. :?

Para uso da moderação---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Marcadores: Falsa profecia;
Ver índice geral

Re: Falsas profecias (Conversa com um TJ)

Enviado: 13 Dez 2016 14:26
por Estudante da Bíblia
Eu perguntaria se as publicações trazem os ensinos de Jeová ou os ensinos do Corpo Governante.

Se ele disser que são os ensinos de Jeová, então é flagrante admissão de falsa profecia, já que há comprovadamente trocentas declarações em publicações que na verdade Jeová nunca sequer ensinou.

Se ele disser que são ensinos do Corpo Governante, então não precisará nem mesmo se estender muito. Afinal, é admissão que seguem dogmaticamente especulações humanas que podem estar erradas. E até morrem por elas!

Se ele disser que as publicações contém ambas as coisas (ensinos de Jeová e do Corpo Governante ao mesmo tempo), então ficaria a questão: como diferenciar uma coisa da outra? Por qual motivo a Torre de Vigia não deixa claro quando algo é palavra de Jeová e quando é apenas especulação do Corpo Governante? Como sabemos, a Torre faz isso propositalmente para que TUDO seja aceito às cegas.

Seja qual for a resposta, o fato é que, quando se tenta defender o indefensável, para qualquer lado que se tente correr, não haverá escapatória...

Re: Falsas profecias (Conversa com um TJ)

Enviado: 13 Dez 2016 14:39
por kooboo
Se as TJ's não se consideram "falsos profetas" pela explicação acima, podemos deduzir que sejam meros "achistas".

Um "achista" ou especulador também tem suas responsabilidades diante do que fala. Assim como as TJs adoram parabolas e estórias, vamos falar de uma situação hipotética -

Em uma pequena cidade, próxima a um vulcão, o "achista" diz com veemência que o vulcão vai entrar em erupção em duas semanas e que todos devem evacuar a cidade para salvar suas vidas. Existem custos altíssimos nessa ação, pois a cidade precisa arrumar acomodações para os que vão sair, precisar arrumar transporte para todos... e para complicar, tem os doentes que estão nas enfermarias, CTI e UTIS...
O prefeito aciona o senso de urgência e despende os fundos necessários para tal mobilização. Durante a remoção de alguns pacientes críticos, o pior acontece e alguns morrem. Na hora de fazer remoção dos idosos dos asilos... também surgem problemas e alguns acidentes acontecem. Mas tudo bem, afinal, a grande maioria se salvará da eminente erupção.
A cidade, apesar de todos os transtornos, é removida.
Aproveitando-se disso, vem salteadores e saqueiam casas e lojas, levando milhares de pertences.
O vulcão não entra em erupção.
Todos voltam para a cidade e encontram seus lares saqueados.

O que diria o achista?

Creio que numa próxima oportunidade, os cidadãos dessa pequena cidade contatarão um sismólogo profissional...

Confiar num especulador pode sair muito caro.

Re: Falsas profecias (Conversa com um TJ)

Enviado: 13 Dez 2016 14:45
por Lipe
Ele condicionou o "falso profeta" a pessoa que erra por "ter a intenção de errar"...

Essa explicação de que a definição de falso profeta depende da motivação não existe. Falso profeta é aquele que prediz uma falsa profecia ou que ensina um erro!

Por exemplo:

"Em 1925 o paraíso será restaurado na terra e os patriarcas Abraão, Isaque e Jacó voltarão a vida para serem príncipes!" Essa é uma falsa profecia concordam?

Como é possível a pessoa que ensinou essa crença ser um verdadeiro profeta de Deus, quando profetiza mentiras?

Se a profecia é falsa, o profeta que a profetizou se torna um falso profeta. Simples, nesse assunto Não tem nada de cinza, é tudo no preto ou branco mesmo..

Re: Falsas profecias (Conversa com um TJ)

Enviado: 13 Dez 2016 14:48
por Lipe
Você tem a conversa inteira? Gosto de ver argumentos e contra argumentos sobre esses assuntos para me preparar para essas conversas com fortes argumentos..
:fof0: :fof0: :fof0:

Re: Falsas profecias (Conversa com um TJ)

Enviado: 13 Dez 2016 14:50
por Lipe
Estudante da Bíblia escreveu:Eu perguntaria se as publicações trazem os ensinos de Jeová ou os ensinos do Corpo Governante.
Essa pergunta é fundamental! Não importa qual seja a resposta da Testemunha, sempre será ruim para ela.. :conv8:

Re: Falsas profecias (Conversa com um TJ)

Enviado: 13 Dez 2016 15:12
por Ermioni
Um falso profeta é alguém que afirma falsamente receber uma revelação direta da parte de Deus, uma mensagem inspirada.
Então é isso q eles sempre fizeram?

Como eles recebem relações da parte de Deus? Ah, deus escolheu eles p orientar o povo, pq eles estudam muito..... Çei, tbm conheço muitos q estudam até mais q eles.
Ahhhh, desce do céu uma luz com uma voz... AAAAAAAAAAAAAAAA. kkkkkkkk.

Como que eles orientam o povo?
Como o tal espirito santo guia? E como erraram tanto? Então eles não são falsos? O espirito q errou? malvado ....

Re: Falsas profecias (Conversa com um TJ)

Enviado: 13 Dez 2016 15:58
por Steven Carter
Já dizia o ditado:

"O caminho para o inferno está cheio de boas intenções."

Se boa intenção fosse licença para falsear profecias, então deveria ser assim também em outros casos, por exemplo, com Uzá. Porém, vejam o que diz a própria Torre:

it-3 p. 761
"Apesar das presumíveis boas intenções de Uzá de impedir que a Arca caísse, isto foi julgado como um “ato irreverente”.


Profetizar falsamente, levando milhões a acreditarem no fim em determinado ano, alegando orientação do espírito santo, não seria um "ato irreverente" também?

Re: Falsas profecias (Conversa com um TJ)

Enviado: 13 Dez 2016 16:02
por Lipe
Ermioni escreveu:
Um falso profeta é alguém que afirma falsamente receber uma revelação direta da parte de Deus, uma mensagem inspirada.
Então é isso q eles sempre fizeram?

Como eles recebem relações da parte de Deus? Ah, deus escolheu eles p orientar o povo, pq eles estudam muito..... Çei, tbm conheço muitos q estudam até mais q eles.
Ahhhh, desce do céu uma luz com uma voz... AAAAAAAAAAAAAAAA. kkkkkkkk.

Como que eles orientam o povo?
Como o tal espirito santo guia? E como erraram tanto? Então eles não são falsos? O espirito q errou? malvado ....
Me lembrei do personagem "Tondinho" do Perspicaz..
:lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
http://santoperspicaz.com/pt/Esp-Tonto/

Re: Falsas profecias (Conversa com um TJ)

Enviado: 13 Dez 2016 16:07
por Lipe
Steven Carter escreveu:Já dizia o ditado:

"O caminho para o inferno está cheio de boas intenções."

Se boa intenção fosse licença para falsear profecias, então deveria ser assim também em outros casos, por exemplo, com Uzá. Porém, vejam o que diz a própria Torre:

it-3 p. 761
"Apesar das presumíveis boas intenções de Uzá de impedir que a Arca caísse, isto foi julgado como um “ato irreverente”.


Profetizar falsamente, levando milhões a acreditarem no fim em determinado ano, alegando orientação do espírito santo, não seria um "ato irreverente" também?
d:4 d:4 d:4 d:4 d:4
Ótima resposta :D1 .. Vou me lembrar desse exemplo quando as Tjs citarem a desculpa de que eles apenas estavam "ansiosos pela vinda do senhor" mas as motivações eram nobres..