Somos nós que interpretamos as escrituras de forma errônea??

Descubra as predições feitas pela organização das Testemunhas de Jeová.

1914--> 1918--> 1920-> 1925-> 1941-42-> 1975-> geração que não passará de 1914-> Armagedom no século 20
Avatar do usuário
Verdade Verdaeira
Forista
Forista
Mensagens: 388
Registrado em: 12 Nov 2015 15:41

Somos nós que interpretamos as escrituras de forma errônea??

Mensagem não lida por Verdade Verdaeira »

Discuti com minha esposa hoje sobre crença, depois de tentar mostrar a ela as contradições no ensino da Torre, fora os escândalos envolvendo o CG, consegui incentivar ela a ler mais a Bíblia sem o suposto auxílio ou a ótica Torreana (sim claro sem mencionar estes termos) tentando fazer ela endender os absurdos que são as "interpretações do escravo"!!! Mas ela , como já é de se esperar se enraivou... disse que eu quis aplicar "aplicar alguns textos para atacar o CG, que eu Quis aplicar os textos de acordo com o meu entendimento, em fim, O que eu quis realmente dizer a ela não consegui dando por fim finalizada nossa discussão! :x
Mas agora aqui é que me vem a mente o que realmente eu poderia questionar la na hora... quer dizer que Jeová inspirou os profetas a escreverem a Bíblia ou as Escrituras para só 8 pessoas poderem interpretar? Depois de bilhões de pessoas incluindo aquelas que nem tiveram a chance de ler uma bíblia pois nasceram em um país que não é cristão e morrerem em guerras e se matarem por causa de alguma Religião!! :? :?

Quer dizer que eu não posso aplicar os textos que leio na bíblia de acordo com o que pude checar através de pesquisas e Fatos como nos exorta o próprio Jesus Cristo e os Apóstolos em várias cartas... aos cristãos? aos Romanos por exemplo!!! Então eu é que aplico os textos para atacar um grupo religioso!! Pelo menos não vou responder por tanta literatura( bom, Milhares e Milhares de exemplares com interpretações(bom milhares e milhares de interpretações pessoais para salvar o que Rutherford interpretou e depois tiveram a cara de pau de dizer com falácias que foram interpretações pessoais as falças profecias preditas pelo Escravo CG:
1899 "...a ‘batalha do grande dia do Deus Todo-poderoso' (ap 16:14), que terminará em 1914 com a comleta ruína do atual estado da tera já começou." The Time Is at Hand, page 101 (1908 edition).

1897 "Nosso Senhor, o Rei indicado, está agora presente, desde outubro de 1874," Studies in the Scriptures, Vol. 4, page 621.

1916 "A cronologia bíblica aqui apresentada mostra que seis grandes dias de 1000 anos, começando em Adão, estão terminando e o grande sétimo dia, o reino de 1000 anos de Cristo, começou em 1873." The Time Is at Hand, page ii, (forward).

1918 "Entretanto, nós podemos, confiadamente, esperar que 1925 será marcado pelo retorno de Abraão, Isaque, Jacó e dos profetas, particularmente daqueles nomeados pelo apóstolo em Hebreus 11, para a condição de perfeição humana." Millions Now Living Will Never Die, page 89.

1922 "A data 1925 é mais distintamente indicada nas escrituras que a de 1914." The Watchtower 9/1/22, page 262.

1923 "Nosso pensamento é que 1925 está definidamente indicado pelas escrituras. Assim como Noé, o cristão de hoje tem muito mais em que basear a sua fé do que Noé tinha para basear a sua fé no dilúvio vindouro." The Watchtower, PAGE 106 4/1/23.

1925 "O ano de 1925 chegou. Com grande expectativa cristãos tem esperado por este ano. Muitos estão confiantemente esperando que todos os membros do corpo de Cristo sejam transformados para a glória celestial durante este ano. Isto pode acontecer ou não. No Seu devido tempo Deus irá cumprir seus propósitos concernentes ao Seu povo. Os cristãos não deveriam estar, estão, ansiosos acerca do que pode acontecer este ano." The Watchtower, 1/1/25, page. 3.

1925 "Era esperado que Satanás tentaria injetar nas mentes dos santos, o pensamento que em 1925 deveriam ver o fim da obra." The Watchtower, Sept, 1925 page 262.

1926 "Alguns anteciparam que esta obra terminaria em 1925, mas o Senhor não estabeleceu isto. A dificuldade é o amigos insuflaram suas imaginações além da razão; e que quando as suas imaginações estouraram em pedaços, eles estavam inclinados a aceitar qualquer coisa." The Watchtower, page 232.

1931 "Existe uma medida de desapontamento da parte daqueles que crêem em Jeová a respeito dos anos de 1917, 1918 e 1925 ... e els também aprenderam a parar de fixar datas." Vindication, page 338.

1941 "Recebendo o presente, a crianças marchando unidas umas às outras, não por um brinquedo ou por um tempo de diversão, mas o instrumento levantado por Deus para a obra mais efetiva nos meses que restam antes do Armageddon." The Watchtower, 9/15/41, page 288.

1968 "Verdade, existiu, no passado, quem predissesse o 'fim do mundo', inclusive especificando uma data. Nada ainda aconteceu. O 'fim' ainda não veio. Eles são culpados de falsas profecias. Por quê? O que estava faltando? ... Estava faltando aquele povo a quem Deus dirige e evidencia que os está guiando e usando." Awake, 10/8/68.

1968 "Porque você está olhando para 1975?" The Watchtower, 8/15/68, page 494.
em fim não consegui falar nada do que sei pra não acalorar mais ainda nossa discussão!!
Avatar do usuário
Verdade Verdaeira
Forista
Forista
Mensagens: 388
Registrado em: 12 Nov 2015 15:41

Re: Somos nós que interpretamos as escrituras de forma errônia??

Mensagem não lida por Verdade Verdaeira »

Esqueci de mencionar que são tantas literaturas em mais de 300 idiomas por toda a terra tentando se aplicar ao texto de mateus 24:14 e ao mesmo tempo se contradizendo tanto quando se dizem donos da Verdade!!! :6 :6
Avatar do usuário
Wesley MF
Forista
Forista
Mensagens: 1447
Registrado em: 06 Nov 2008 19:44

Re: Somos nós que interpretamos as escrituras de forma errônia??

Mensagem não lida por Wesley MF »

Um detalhe que você não levou em consideração é o "vínculo emocional" que uma pessoa tem com a sua religião.
Esse "vínculo" - seja de qual religião for; venha de quem vier - bloqueia todo e qualquer argumento coerente, esteja ele no nível que estiver.

Só como exemplo, cito meu falecido pai que era católico fervoroso e rezava o terço todos os dias.

Quando eu mostrava para ele os versículos sobre idolatria, ele sempre usava o texto onde Jesus, na cruz, dizia que Maria era a "mãe do seu discípulo" (Jo.19, 26-27) e que isso, então, serviria para todos os discípulos de Jesus; inclusive dos dias atuais.

Claro, o argumento do meu pai era tosco, mas para ele tinha o valor suficiente para justificar a sua idolatria.
Isso, naturalmente, se aplica as Testemunhas de Jeová e toda e qualquer religião...
Mais que os erros de uma religião, devemos tambem levar em conta mecanismos do raciocínio de cada um que são ofuscados pelo dogmatismo e/ou pela emoção.

O que fazer nessas circunstancias?
Exatamente o que você fez: Mostrar o outro lado da moeda.
Agora, a decisão de "escutar"; mudar; questionar cabe somente a tua esposa.
Thinking...
Avatar do usuário
Lipe
Forista
Forista
Mensagens: 1072
Registrado em: 04 Out 2016 12:59

Re: Somos nós que interpretamos as escrituras de forma errônia??

Mensagem não lida por Lipe »

O ser humano tem também a necessidade de estar em grupo. As vezes a congregação é o único modo de um Tj se sentir inserido em uma comunidade.

Tem também o conformismo. A pessoa simplesmente prefere crer e viver do jeito em que esta no momento.

Não se pode ajudar uma pessoa a ser esclarecida se a vontade não vier dela mesma...
"A ridícula situação de alguém que critica o que confessa nunca ter lido, já é suficiente para desqualificar a sua crítica."
- Voltaire -
Avatar do usuário
Galileu
Forista
Forista
Mensagens: 2561
Registrado em: 30 Mar 2016 11:47

Re: Somos nós que interpretamos as escrituras de forma errônia??

Mensagem não lida por Galileu »

Lipe escreveu:O ser humano tem também a necessidade de estar em grupo. As vezes a congregação é o único modo de um Tj se sentir inserido em uma comunidade.

Tem também o conformismo. A pessoa simplesmente prefere crer e viver do jeito em que esta no momento.

Não se pode ajudar uma pessoa a ser esclarecida se a vontade não vier dela mesma...
A congregação segundo você cumpre um papel na vida de um TJ.

É a pregação, NOS MOLDES TJ, qual papel cumpre ? Se a vontade de esclarecimento deve partir da pessoa ?
"Penso, logo existo" - Descartes
Avatar do usuário
Wesley MF
Forista
Forista
Mensagens: 1447
Registrado em: 06 Nov 2008 19:44

Re: Somos nós que interpretamos as escrituras de forma errônea??

Mensagem não lida por Wesley MF »

As pessoas podem também, cair dentro da Torre por acidente.

No meu caso: Fui pego em um momento de baixa auto estima; época que, apos ter levado o fora de uma gata, estava achando que o mundo estava conspirando contra mim. Nesse momento recebi os "amigos" que queriam me dar todo o apoio , conforto e companhia possível... :tapado8:

Fiquei sabendo , recentemente de uma mulher que está prestes a se batizar porque está namorando com um TJ muito agressivo. Ela veio de um divórcio e, muito abalada, encontrou esse TJ acidentalmente no caminho, que agora está a estudar a bíblia com as TJ porque está namorando com um deles.

Esses são um dos piores caminhos que uma pessoa pode escolher para dar sentido a sua vida.
A emoção ofusca a razão e quando a pessoa perceber lá na frente que foi vítima de um engodo (acidental ou não) será tarde demais. Ela apenas terá trocado um problema por outro ainda maior.
Thinking...
Avatar do usuário
Galileu
Forista
Forista
Mensagens: 2561
Registrado em: 30 Mar 2016 11:47

Re: Somos nós que interpretamos as escrituras de forma errônea??

Mensagem não lida por Galileu »

É vero - a emoção ofusca a razão
"Penso, logo existo" - Descartes
Avatar do usuário
Lipe
Forista
Forista
Mensagens: 1072
Registrado em: 04 Out 2016 12:59

Re: Somos nós que interpretamos as escrituras de forma errônia??

Mensagem não lida por Lipe »

Galileu escreveu:
Lipe escreveu:O ser humano tem também a necessidade de estar em grupo. As vezes a congregação é o único modo de um Tj se sentir inserido em uma comunidade.

Tem também o conformismo. A pessoa simplesmente prefere crer e viver do jeito em que esta no momento.

Não se pode ajudar uma pessoa a ser esclarecida se a vontade não vier dela mesma...
A congregação segundo você cumpre um papel na vida de um TJ.

É a pregação, NOS MOLDES TJ, qual papel cumpre ? Se a vontade de esclarecimento deve partir da pessoa ?
Estou falando de um Tj conformista. Pode ate querer sair mais sente a necessidade de estar com os outros. Não estou falando que precisamos da congregação.. estou falando o por que de alguns não saírem mesmo quando discordam da torre.

Sobre a pregação, uma Tj poderia dizer que estão buscando ajudar os "que querem ser esclarecidos" ou como dizem no meio Tj: " os que suspiram e gemem."
"A ridícula situação de alguém que critica o que confessa nunca ter lido, já é suficiente para desqualificar a sua crítica."
- Voltaire -
T.I.T.J
Forista
Forista
Mensagens: 801
Registrado em: 29 Ago 2016 21:24

Re: Somos nós que interpretamos as escrituras de forma errônea??

Mensagem não lida por T.I.T.J »

Verdade Verdaeira escreveu:Discuti com minha esposa hoje sobre crença, depois de tentar mostrar a ela as contradições no ensino da Torre, fora os escândalos envolvendo o CG, consegui incentivar ela a ler mais a Bíblia sem o suposto auxílio ou a ótica Torreana (sim claro sem mencionar estes termos) tentando fazer ela endender os absurdos que são as "interpretações do escravo"!!! Mas ela , como já é de se esperar se enraivou... disse que eu quis aplicar "aplicar alguns textos para atacar o CG, que eu Quis aplicar os textos de acordo com o meu entendimento, em fim, O que eu quis realmente dizer a ela não consegui dando por fim finalizada nossa discussão! :x
Mas agora aqui é que me vem a mente o que realmente eu poderia questionar la na hora... quer dizer que Jeová inspirou os profetas a escreverem a Bíblia ou as Escrituras para só 8 pessoas poderem interpretar? Depois de bilhões de pessoas incluindo aquelas que nem tiveram a chance de ler uma bíblia pois nasceram em um país que não é cristão e morrerem em guerras e se matarem por causa de alguma Religião!! :? :?

Quer dizer que eu não posso aplicar os textos que leio na bíblia de acordo com o que pude checar através de pesquisas e Fatos como nos exorta o próprio Jesus Cristo e os Apóstolos em várias cartas... aos cristãos? aos Romanos por exemplo!!! Então eu é que aplico os textos para atacar um grupo religioso!! Pelo menos não vou responder por tanta literatura( bom, Milhares e Milhares de exemplares com interpretações(bom milhares e milhares de interpretações pessoais para salvar o que Rutherford interpretou e depois tiveram a cara de pau de dizer com falácias que foram interpretações pessoais as falças profecias preditas pelo Escravo CG:
1899 "...a ‘batalha do grande dia do Deus Todo-poderoso' (ap 16:14), que terminará em 1914 com a comleta ruína do atual estado da tera já começou." The Time Is at Hand, page 101 (1908 edition).

1897 "Nosso Senhor, o Rei indicado, está agora presente, desde outubro de 1874," Studies in the Scriptures, Vol. 4, page 621.

1916 "A cronologia bíblica aqui apresentada mostra que seis grandes dias de 1000 anos, começando em Adão, estão terminando e o grande sétimo dia, o reino de 1000 anos de Cristo, começou em 1873." The Time Is at Hand, page ii, (forward).

1918 "Entretanto, nós podemos, confiadamente, esperar que 1925 será marcado pelo retorno de Abraão, Isaque, Jacó e dos profetas, particularmente daqueles nomeados pelo apóstolo em Hebreus 11, para a condição de perfeição humana." Millions Now Living Will Never Die, page 89.

1922 "A data 1925 é mais distintamente indicada nas escrituras que a de 1914." The Watchtower 9/1/22, page 262.

1923 "Nosso pensamento é que 1925 está definidamente indicado pelas escrituras. Assim como Noé, o cristão de hoje tem muito mais em que basear a sua fé do que Noé tinha para basear a sua fé no dilúvio vindouro." The Watchtower, PAGE 106 4/1/23.

1925 "O ano de 1925 chegou. Com grande expectativa cristãos tem esperado por este ano. Muitos estão confiantemente esperando que todos os membros do corpo de Cristo sejam transformados para a glória celestial durante este ano. Isto pode acontecer ou não. No Seu devido tempo Deus irá cumprir seus propósitos concernentes ao Seu povo. Os cristãos não deveriam estar, estão, ansiosos acerca do que pode acontecer este ano." The Watchtower, 1/1/25, page. 3.

1925 "Era esperado que Satanás tentaria injetar nas mentes dos santos, o pensamento que em 1925 deveriam ver o fim da obra." The Watchtower, Sept, 1925 page 262.

1926 "Alguns anteciparam que esta obra terminaria em 1925, mas o Senhor não estabeleceu isto. A dificuldade é o amigos insuflaram suas imaginações além da razão; e que quando as suas imaginações estouraram em pedaços, eles estavam inclinados a aceitar qualquer coisa." The Watchtower, page 232.

1931 "Existe uma medida de desapontamento da parte daqueles que crêem em Jeová a respeito dos anos de 1917, 1918 e 1925 ... e els também aprenderam a parar de fixar datas." Vindication, page 338.

1941 "Recebendo o presente, a crianças marchando unidas umas às outras, não por um brinquedo ou por um tempo de diversão, mas o instrumento levantado por Deus para a obra mais efetiva nos meses que restam antes do Armageddon." The Watchtower, 9/15/41, page 288.

1968 "Verdade, existiu, no passado, quem predissesse o 'fim do mundo', inclusive especificando uma data. Nada ainda aconteceu. O 'fim' ainda não veio. Eles são culpados de falsas profecias. Por quê? O que estava faltando? ... Estava faltando aquele povo a quem Deus dirige e evidencia que os está guiando e usando." Awake, 10/8/68.

1968 "Porque você está olhando para 1975?" The Watchtower, 8/15/68, page 494.
em fim não consegui falar nada do que sei pra não acalorar mais ainda nossa discussão!!
Amigo eu caí no mesmo erro em que você caiu tentei argumentar com minha esposa usando textos bíblicos. Isso não funciona contra nenhum fundamentalista religioso (não só TJ). Para eles qualquer aplicação de textos bíblicos que sejam contrários ao que eles aprenderam são de interpretação "particular"....
"Por vezes as pessoas não querem ouvir a verdade porque não desejam que as suas ilusões sejam destruídas".
Friedrich Nietzsche
Avatar do usuário
Galileu
Forista
Forista
Mensagens: 2561
Registrado em: 30 Mar 2016 11:47

Re: Somos nós que interpretamos as escrituras de forma errônea??

Mensagem não lida por Galileu »

Amigo eu caí no mesmo erro em que você caiu tentei argumentar com minha esposa usando textos bíblicos. Isso não funciona contra nenhum fundamentalista religioso (não só TJ). Para eles qualquer aplicação de textos bíblicos que sejam contrários ao que eles aprenderam são de interpretação "particular"....
T.I.T.J eu era um fundamentalista, veja onde estou hoje

Tem que argumentar sim, tem que tentar, se fosse assim Jesus teria desistido de abrir os olhos das "ovelhas perdidas da casa de Israel "

A pessoa pode até não admitir, mas a duvida fica lá na mente, uma hora ela germina ! Não se pode deixar as pessoas seguirem para o abismo sem fazer nada a respeito.

Afinal foi assim que muitos entraram nesta seita destrutiva, creio que pelo mesmo método poderão sair. Admito que nem todos mas alguns poderão sair

Certa vez usei com meu filho um texto que dizia para "se provar as expressões inspiradas para ver se elas originam-se do Pai" percebi que isso fico lá na mente dele um dia quem sabe ele lembra e isso o ajuda a tomar a decisão de ao mesmo pesquisar !

Se julgarmos que todos são fundamentalista e nada fizermos especialmente para com os membros de nossa família...... (isso me lembrou outro texto)


Um abraço!
"Penso, logo existo" - Descartes
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 15 visitantes