Engenharia reversa: ”Modelo BITE” e as Testemunhas de Jeová

Local para serem colocados vídeos (You Tube e outros) que estejam relacionados ao universo da Torre de Vigia e das Testemunhas de Jeová.
Avatar do usuário
HanSolo1970
Forista
Forista
Mensagens: 54
Registrado em: 06 Jul 2018 15:02

Engenharia reversa: ”Modelo BITE” e as Testemunhas de Jeová

Mensagem não lida por HanSolo1970 »

Os Cristãos Estudantes da Bíblia postaram 3 vídeos interessantes sobre como o Modelo B.I.T.E., criado pelo psicólogo especialista em seitas destrutivas, Steven Hassan, aplica-se às Testemunhas de Jeová. O foco dos vídeos é saber identificar esses pontos para que se possa fazer uma “desprogramação”, tipo engenharia reversa.

phpBB [video]


phpBB [video]


phpBB [video]
Avatar do usuário
Davinci
Forista
Forista
Mensagens: 359
Registrado em: 22 Dez 2020 14:05

Re: Engenharia reversa: ”Modelo BITE” e as Testemunhas de Jeová

Mensagem não lida por Davinci »

Vou assistir, esse casal parece ser bem honestos. Já vi alguns videos deles.
''Sejam as leis claras, uniformes e precisas, porque interpretá-las, quase sempre, é o mesmo que corrompê-las'' Voltaire
Avatar do usuário
GatodasSombras
Moderador
Moderador
Mensagens: 836
Registrado em: 07 Out 2019 02:55

Re: Engenharia reversa: ”Modelo BITE” e as Testemunhas de Jeová

Mensagem não lida por GatodasSombras »

Modelo B.I.T.E é uma ferramenta muito didática para ensinar/aprender por A + B como a organização é uma seita (e de alto controle). Deveria ser ensinado nas escolas.
Imagem
Avatar do usuário
AntonioMadaleno
Forista
Forista
Mensagens: 2688
Registrado em: 15 Nov 2008 18:03
Localização: Lisboa
Contato:

Re: Engenharia reversa: ”Modelo BITE” e as Testemunhas de Jeová

Mensagem não lida por AntonioMadaleno »

O modelo BITE é extremamente eficaz em ajudar a identificar uma Seita Destrutiva e um Grupo de Alto Controlo. No meu curso online sobre Seitas Destrutivas tenho um módulo dedicado a ele, onde o explico em pormenor e como pode ser útil para alguém que tenha dúvidas se o seu grupo é, de facto, uma Seita Destrutiva ou Grupo de Alto Controlo. No meu livro "Apóstata!" também tenho um capítulo onde analiso o modelo BITE.

http://www.seitasdestrutivas.com
https://www.amazon.com.br/Ap%C3%B3stata ... B087493TJ6
Avatar do usuário
Neo Matrix
Moderador
Moderador
Mensagens: 1761
Registrado em: 07 Jan 2016 15:31
Localização: Ex-Ancião, Desassociado e Feliz. Religião Nunca mais!

Re: Engenharia reversa: ”Modelo BITE” e as Testemunhas de Jeová

Mensagem não lida por Neo Matrix »

Não sou defensor dos estudantes da Bíblia, e tampouco nos modelos de cristianismo, porém, acho este casal muito sincero e eficaz em muitas colocações. Eu adorei a carta de dissociação dele.

http://www.extestemunhasdejeova.net/for ... 15&t=17855
MINHA CARTA DE DISSOCIAÇÃO

Rio de Janeiro, 21 de outubro de 2015.

Prezado corpo de anciãos da congregação Vicente de Carvalho

Esta carta é um comunicado de dissociação. Não quero mais de ser identificado como Testemunha de Jeová. Continuo servindo ao Soberano Senhor Jeová, em união com Cristo Jesus.

O que me levou a essa decisão pode ser basicamente explicado pelo seguinte texto bíblico, que causou um grande impacto em minha vida:

“E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.” (João 8:32)

Mas talvez se perguntem: As Testemunhas de Jeová já não têm a Verdade? Minha resposta é: “Não”. A Verdade a qual o texto acima se refere é o Senhor Jesus Cristo. Ele mesmo disse, “Eu sou o caminho, e a verdade e a vida.” João 14:6 Três palavras poderosas e imensas. Existe uma grande diferença entre ter verdades e ser a Verdade. Só Jesus é A VERDADE. O que algumas religiões têm, em maior ou menor grau, são ensinamentos verdadeiros.

Por exemplo, as seguintes religiões ensinam a verdade sobre não existir Trindade, Inferno de fogo e a alma imortal, sobre o nome de Deus ser Jeová, sobre haver um futuro paraíso na Terra (essa lista é parcial):

Estudantes da Bíblia
Cristadelfianos
Igreja de Deus (7° Dia)
Adventistas Históricos
Adventistas Bereanos
Testemunhas de Jeová

Sendo assim, que direito as Testemunhas de Jeová têm de dizer que elas, e apenas elas, têm a verdade? Talvez os senhores respondam: “O fato de que nós temos mais verdades. Afinal, conforme diz a Bíblia, a verdade é como a luz que brilha mais e mais.”

Mas será que esse texto realmente diz isso, que a verdade é progressiva? O que realmente o Proverbista quis dizer com as palavras “Mas a vereda dos justos é como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito”? (Provérbios 4:18) Basta ver o contexto: “O caminho dos ímpios é como a escuridão; nem sabem em que tropeçam.” (Provérbios 4:19) Sim, amigos, esse texto nada tem que ver com verdades progressivamente reveladas a uma organização, mas apenas contrasta o proceder, ou caminho, dos justos, com o caminho dos ímpios. Quem vive de maneira justa caminha em direção à aurora, à mais vida. Quem vive de maneira ímpia segue no caminho contrário, em direção à escuridão, onde se tropeça e, por fim, morre. Nada mais.

Entendo hoje, amigos, que esse texto tem sido usado como uma forma de controle, para justificar e impor todo tipo de “nova luz”, ou entendimento. Mesmo que a interpretação desse texto por parte das Testemunhas de Jeová estivesse correta, não é isso que se verifica na prática. Não existe uma luz progressiva. Vejam, por exemplo, o seguinte ensino sobre a ressurreição dos habitantes de Sodoma e Gomorra:

SERÃO ressuscitados: A Sentinela, julho de 1879 p. 8

NÃO SERÃO ressuscitados: A Sentinela, 1/6/1952 p. 338

SERÃO ressuscitados: A Sentinela, 1/8/1965 p. 479

NÃO SERÃO ressuscitados: A Sentinela, 1/6/1988 p. 31

SERÃO ressuscitados: Poderá Viver Para Sempre no Paraíso na Terra (edição de 1982)

NÃO SERÃO ressuscitados: Poderá Viver Para Sempre no Paraíso na Terra (edição de 1989)

O mesmo pode-se dizer do ensino sobre “esta geração” (Obs.: referências dos anos 1897-1978 são das edições em inglês):

1897: são pessoas vivendo contemporaneamente ao fim do mundo (Estudos das Escrituras, Volume 4, pp. 602-03)

1927: são os ungidos (A Sentinela, 15/2/1927 p. 62)

1951: são aqueles nascidos antes ou durante 1914 (A Sentinela, 1/7/1951 p. 404)

1968: são “os que tinham idade suficiente para entender”. Idade sugerida: 15 anos (Despertai! 8/10/1968 p. 13)

1978: exclui-se os bebês nascidos em 1914 (A Sentinela, 1/10/1978 p. 31)

1984: inclui-se os bebês nascidos em 1914 (A Sentinela, 15/11/1984 p. 5)

1995: são as “pessoas que veem o sinal, mas não se corrigem” (A Sentinela, 1/11/1995 p. 19. Nesse ano, Despertai! não faz mais referência a 1914 na contracapa. A frase “esta revista promove confiança na promessa do Criador de estabelecer uma nova ordem pacífica e segura antes que desapareça a geração que viu os acontecimentos de 1914” é mudada para “esta revista gera confiança na promessa do Criador de estabelecer um novo mundo pacífico e seguro, prestes a substituir o atual mundo perverso e anárquico." (Despertai! de 8/11/1995, p. 4)

2008: são os ungidos! (retorno ao ensino de 1927. (A Sentinela, 15/2/2008 p. 24)

2010: são os ungidos de 1914 cujas vidas coincidem com a dos ungidos que verão o fim, mas não são duas gerações, é apenas uma! (A Sentinela, 15/4/2010 p. 10)

(Neste ponto, a carta original exibe uma reprodução da capa de A Sentinela sobre a geração que não passaria. As pessoas são identificadas, bem como as datas em que faleceram.)

Todas essas mudanças, amigos, não indicam uma progressiva e divinamente revelada “nova luz”, mas simplesmente um pisca-pisca de interpretações humanas.

Uma vez que fica estabelecido que não existe o conceito de “nova luz”, perguntamos: Que direito as Testemunhas de Jeová têm de afirmar que Jesus designou o “escravo fiel e discreto” em 1919 para ser o único “canal de Deus” na Terra?

A resposta franca e óbvia é: nenhum. Toda afirmação nesse sentido é puramente especulativa e arrogante, tão sujeita a mudanças quanto os exemplos acima sobre Sodoma e Gomorra e a geração que verá o fim. E, de fato, é exatamente isso que se verifica:

“Quem é, pois, o servo fiel e prudente, que o seu senhor constituiu sobre a sua casa, para dar o sustento a seu tempo? (Mateus 24:45)

1881: é qualquer membro do corpo de Cristo, os ungidos (A Sentinela, novembro de 1881 p. 291)

1920: é Charles Taze Russell (A Sentinela, 1/4/1920 pp. 99-104)

1930: é o restante. A Sentinela é o canal de Deus (A Sentinela, 1/8/1930)

1932-2012: são todos os ungidos que compõem uma “classe”. Mas o Corpo Governante representa essa classe

2013: surgiu em 1919. Jesus escolheu Rutherford e outros Estudantes da Bíblia que tomavam a liderança para ser o “escravo fiel”: “Em 1919, um período de reavivamento espiritual, Jesus selecionou dentre eles irmãos ungidos capazes para ser o escravo fiel e discreto e os designou sobre seus domésticos” (A Sentinela, 15/7/2013 p. 23)

O que se conclui com essa variedade de explicações? O que já disse antes. São apenas interpretações humanas, sem qualquer intervenção divina. Embora eu creia pessoalmente que o Irmão Russell, enquanto vivo, certamente se encaixou no papel do “escravo fiel”, acho triste que a atual interpretação peculiar sobre quem é o escravo tenha assumido a forma de uma doutrina usada para controlar milhões de Testemunhas de Jeová.

Ainda sobre o assunto do escravo, queiram notar que a Sociedade Torre de Vigia raramente menciona o relato paralelo de Lucas 12:48. Ali é mencionado uma outra possibilidade, a de um escravo que “não entendeu” e “fez coisas que merecem golpes”:

“Mas aquele que não entendeu, e assim fez coisas que merecem golpes, será espancado com poucos. Deveras, de todo aquele a quem muito foi dado, muito se reclamará dele; e a quem encarregaram de muito, deste reclamarão mais do que o usual.”

Como assim o escravo “não entendeu”? Se o escravo da parábola é quem as Testemunhas de Jeová dizem ser, ou seja, o canal escolhido por Deus, aqueles que recebem entendimento, etc., como é possível tal escravo não entender? Se o conhecimento é dado ou revelado, seria impossível ele não entender. Muito menos ser punido com golpes por isso.

Como sabem, fui tradutor e intérprete no Betel do Brasil, e isso me permitiu conhecer pessoalmente a muitos membros do Corpo Governante. Perguntei especificamente sobre esse detalhe para Gerrit Lösch. Ele desconversou e me disse que a parábola de Mateus 24 não é a mesma de Lucas 12. Disse que em Mateus 24:45 “o escravo” é identificado com o artigo definido grego, e em Lucas 12 a palavra é outra. Mas o que acham? Não é a mesma parábola? Leiam novamente e cheguem a sua conclusão. A minha é: o chamado “escravo fiel e discreto” das Testemunhas de Jeová não sabe quem ele mesmo é. Pelo menos com certeza não sabia quem ele era até 2013. E, se mudar de novo, é prova que continua não sabendo.

Portanto, amigos, finalmente volto ao meu tema do início da carta. Existe uma enorme diferença entre ter verdades e ser A VERDADE. As Testemunhas de Jeová, como outras religiões, têm verdades. Mas elas usam essas verdades para se imporem como o único canal de Deus, a única religião verdadeira da face da Terra.

Por outro lado, o Senhor Jesus é “a verdade, e o caminho e a vida.” Três palavras imensas e poderosas. Jesus sabe quem pertence a ele. Ele faz um convite a todos os que quiserem ouvir. Quem aceitar esse convite, pegar sua cruz e o seguir continuamente, receberá a recompensa máxima: GLÓRIA, HONRA E IMORTALIDADE.

Essas são as boas novas originais pregadas pela Igreja Primitiva:

“Ele nos salvou e nos chamou com uma chamada santa, não por causa das nossas obras, mas por causa do seu propósito e da sua bondade imerecida. Esta nos foi concedida em Cristo Jesus antes dos tempos antigos, mas agora se tornou claramente evidente pela manifestação do nosso Salvador, Cristo Jesus. Ele aboliu a morte e, por meio das boas novas, lançou luz sobre a vida imperecível. Dessas boas novas fui designado pregador, apóstolo e instrutor." (2 Timóteo 1:9-11)

Amigos, em hipótese alguma podemos mudar a mensagem sobre as boas novas:

“Estou admirado de que vocês estejam se afastando* tão depressa Daquele que os chamou com a bondade imerecida de Cristo, para seguirem outro tipo de boas novas.+ 7 Não que haja outras boas novas, mas há alguns que estão perturbando vocês+ e querendo distorcer as boas novas a respeito do Cristo. 8 No entanto, mesmo que um de nós ou um anjo do céu lhes declare como boas novas algo além das boas novas que lhes declaramos, que ele seja amaldiçoado. 9 Como acabamos de dizer, digo agora novamente: Quem quer que esteja lhes declarando como boas novas algo além daquilo que vocês aceitaram, seja amaldiçoado.” (Gálatas 1:6-8)

Hoje estou associado com um grupo que prega as mesmas boas novas pregadas pelos cristãos primitivos. São os Estudantes da Bíblia originais, grupo que não aceitou a dominação de Rutherford e suas doutrinas falsas (como a de que o fim viria em 1925) e se separou da Torre de Vigia, que, em vez de ser “o canal de Deus”, era, e ainda é, uma mera casa publicadora. Sou ancião designado por voto e cuido voluntariamente, entre outras coisas, da tradução de livros, tratados e revistas, como O Arauto (The Herald) e A Aurora (The Dawn), publicadas ininterruptamente desde 1918 e 1932, respectivamente.

Sobre os Estudantes da Bíblia:

Congregações de Estudantes da Bíblia em todo o mundo têm juntas desfrutado da liberdade que há em Cristo desde a década de 1870. Não temos nenhuma organização além de nossas congregações pequenas, que são estruturadas independentemente umas das outras, e ainda assim cooperam entre si na busca e promoção da verdade de Deus. Nossas reuniões seguem o padrão da igreja primitiva e consistem de louvor, testemunho, oração e estudo diligente da Bíblia para que, através destes, possamos aprender a verdade da Palavra de Deus. Não pregamos a nós mesmos, mas a Cristo. Não afirmamos nada além do que está escrito na Palavra de Deus. Não criamos leis, formulamos credos, nem privamos ovelha alguma de sua plena liberdade em Cristo; mas simplesmente em cada assunto citamos a Palavra do Senhor, através dos Apóstolos e dos profetas. Não nos gabamos de nada, nem alegamos coisa alguma a respeito de nós mesmos. Estamos contentes em voluntariamente servir ao Senhor e a seu rebanho do melhor modo que pudermos — não exigindo dízimos, “honra dos homens”, confissão de autoridade, nem qualquer compensação; não, esperamos apenas receber o amor do Senhor e o amor de todos aqueles que são seus filhos e têm o seu Espírito. No que diz respeito a formar ou desejar formar uma nova seita, ignoramos todos os sistemas sectários e sua autoridade reivindicada; reconhecemos apenas a “um só Senhor, uma só fé e um só batismo” das Escrituras, e acolhemos como irmãos qualquer pessoa que confesse ter fé na “redenção através do sangue de Cristo”. Reconhecemos que a verdadeira igreja é composta de todos os que professam terem se consagrado completamente ao Senhor, à Sua vontade e a Seu serviço — onde quer que esses se encontrem. Efésios 4:3-6; 2 Timóteo 2:15; Colossenses 1:14, Hebreus 12:23.

Amigos, não pensem que sinto ódio de vocês. Não confundam minha exposição dos erros de sua organização com sentimentos torpes em relação a vocês, quais indivíduos. Meu objetivo é que vocês, assim como eu, consigam enxergar apenas a seguinte Verdade, e que esta única luz penetre em seus olhos e corações:

“O brilho da iluminação das gloriosas boas novas a respeito do Cristo, que é a imagem de Deus. Pois não estamos pregando a nós mesmos, mas a Cristo Jesus como Senhor, e a nós mesmos como vossos escravos pela causa de Jesus. Porque é Deus quem disse: “Da escuridão brilhe a luz”, e ele tem brilhado sobre os nossos corações, para iluminá-los com o glorioso conhecimento de Deus pelo rosto de Cristo.” (2 Coríntios 4:4-6)

Cordialmente,

André Ricardo Cardoso Couceiro"
"Matrix /// - Por que doem os meus olhos? (Neo) - Porque você nunca os usou. (Morpheus) "
Avatar do usuário
Merida
Moderadora
Moderadora
Mensagens: 1995
Registrado em: 25 Out 2020 15:23

Re: Engenharia reversa: ”Modelo BITE” e as Testemunhas de Jeová

Mensagem não lida por Merida »

Esse casal deixaram de ser Testemunhas de Jeová, e seguem como parte do grupo Estudantes da Bíblia, esperam a grande tribulação, Armagedom, saíram das TJ opressoras e estão onde acreditam ser melhor. Pra quem sente a necessidade de pertencer a um grupo religioso pode ser interessante e necessário, para o emocional.

Porém quem consegue viver sem muletas acho bem melhor, cada um com suas ideias, a vida é cheia de fases.
Fomos dissociados por apostasia em 29/12/2021

:kity5:
:ol2:
m:4
Avatar do usuário
HanSolo1970
Forista
Forista
Mensagens: 54
Registrado em: 06 Jul 2018 15:02

Re: Engenharia reversa: ”Modelo BITE” e as Testemunhas de Jeová

Mensagem não lida por HanSolo1970 »

Merida escreveu:Esse casal deixaram de ser Testemunhas de Jeová, e seguem como parte do grupo Estudantes da Bíblia, esperam a grande tribulação, Armagedom...
Negativo. Eles não acreditam no Armagedom TJ:

phpBB [video]
Avatar do usuário
HanSolo1970
Forista
Forista
Mensagens: 54
Registrado em: 06 Jul 2018 15:02

Re: Engenharia reversa: ”Modelo BITE” e as Testemunhas de Jeová

Mensagem não lida por HanSolo1970 »

Neo Matrix escreveu:... Mas talvez se perguntem: As Testemunhas de Jeová já não têm a Verdade? Minha resposta é: “Não”. A Verdade a qual o texto acima se refere é o Senhor Jesus Cristo. Ele mesmo disse, “Eu sou o caminho, e a verdade e a vida.” João 14:6 Três palavras poderosas e imensas. Existe uma grande diferença entre ter verdades e ser a Verdade. Só Jesus é A VERDADE. O que algumas religiões têm, em maior ou menor grau, são ensinamentos verdadeiros.

(...)

Meu objetivo é que vocês, assim como eu, consigam enxergar apenas a seguinte Verdade, e que esta única luz penetre em seus olhos e corações:

“O brilho da iluminação das gloriosas boas novas a respeito do Cristo, que é a imagem de Deus. Pois não estamos pregando a nós mesmos, mas a Cristo Jesus como Senhor, e a nós mesmos como vossos escravos pela causa de Jesus. Porque é Deus quem disse: “Da escuridão brilhe a luz”, e ele tem brilhado sobre os nossos corações, para iluminá-los com o glorioso conhecimento de Deus pelo rosto de Cristo.” (2 Coríntios 4:4-6)
CREIO EXATAMENTE ASSIM.
Avatar do usuário
HanSolo1970
Forista
Forista
Mensagens: 54
Registrado em: 06 Jul 2018 15:02

Re: Engenharia reversa: ”Modelo BITE” e as Testemunhas de Jeová

Mensagem não lida por HanSolo1970 »

AntonioMadaleno escreveu:O modelo BITE é extremamente eficaz em ajudar a identificar uma Seita Destrutiva e um Grupo de Alto Controlo. No meu curso online sobre Seitas Destrutivas tenho um módulo dedicado a ele, onde o explico em pormenor e como pode ser útil para alguém que tenha dúvidas se o seu grupo é, de facto, uma Seita Destrutiva ou Grupo de Alto Controlo. No meu livro "Apóstata!" também tenho um capítulo onde analiso o modelo BITE.

http://www.seitasdestrutivas.com
https://www.amazon.com.br/Ap%C3%B3stata ... B087493TJ6
Assim que puder quero ler seu livro!
Avatar do usuário
Merida
Moderadora
Moderadora
Mensagens: 1995
Registrado em: 25 Out 2020 15:23

Re: Engenharia reversa: ”Modelo BITE” e as Testemunhas de Jeová

Mensagem não lida por Merida »

HanSolo1970 escreveu:
Merida escreveu:Esse casal deixaram de ser Testemunhas de Jeová, e seguem como parte do grupo Estudantes da Bíblia, esperam a grande tribulação, Armagedom...
Negativo. Eles não acreditam no Armagedom TJ:

phpBB [video]
No vídeo a senhora fala que acredita na grande tribulação e Armagedom, provavelmente deve ser de forma diferente, eles são livres para crer no que quiserem.
Respeito o direito que eles tem de crer no que desejar e na forma que desejar.
Fomos dissociados por apostasia em 29/12/2021

:kity5:
:ol2:
m:4
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 253 visitantes