O que posso dizer sobre os betelitas?

Espaço para os foristas se apresentarem e mostrarem suas expectativas e depoimentos.

Apresente-se aqui e receba as boas vindas!
Avatar do usuário
Agatarod
Novo (a) Forista
Novo (a) Forista
Mensagens: 18
Registrado em: 29 Jan 2024 07:29

O que posso dizer sobre os betelitas?

Mensagem não lida por Agatarod »

Como mencionei na minha apresentação, cresci em uma família tradicional de Testemunhas de Jeová. Sou de uma região que recebe apoio dos betelitas e sempre tive muito contato com eles. Minha casa estava sempre cheia deles, hospedando-se e recebendo almoço nos finais de semana.

Hoje, sou casada com alguém da organização, mas de outro estado. Temos um relacionamento muito saudável, e eu arriscaria dizer que foi a minha única recompensa nesse lugar. Retornando ao assunto inicial do tópico, é muito interessante observar a diferença na visão que as pessoas têm dos betelitas em lugares distantes de Betel.

Na congregação do meu marido, os betelitas são vistos como semideuses, pessoas que estão mais próximas de Jeová, eruditas e extremamente espirituais. Se a filha de algum deles tiver a sorte de se casar com um betelita, é como ganhar na Mega Sena.
A realidade está bem distante dessa visão distorcida que os irmãos de cidades distantes têm. Estar em Betel não significa, nem de longe, ser uma pessoa “espiritual”. O necessário é estar fisicamente apto para exercer a função necessária (a visão empresarial é muito clara quando estamos perto).

O modo como eles (deixando claro que me baseio em minha experiência total e não estou generalizando, pois para tudo existem exceções) brincam com os sentimentos de várias irmãs, inclusive menores de idade, e em seguida assumem um namoro com alguma “filhinha de papai”, ou uma inocente que os coloca em algum pedestal, acontece com mais frequência do que se imagina.

Quantas lágrimas de minhas amigas tive que enxugar porque foram deixadas na “estufa” (termo usado por eles mesmos, zombando do costume de quem flerta com mais de uma irmã).
Como ainda é necessário frequentar esse lugar a curto prazo devido à minha situação, sempre tento abrir os olhos das meninas que tendem a se encantar por eles.
ROCKEIROSM
Forista
Forista
Mensagens: 627
Registrado em: 20 Set 2021 12:42

Re: O que posso dizer sobre os betelitas?

Mensagem não lida por ROCKEIROSM »

Não convivi com betelitas, mas pude ver de perto essa face deles. Quando teve Congresso Especial Internacional no Rio de Janeiro, vieram vários betelitas solteiros dos EUA.

A maioria deles a caça de uma irmã brasileira, era nítido, eles mesmos chegaram a falar isso, que tinham muitas opções. Eles atrás das varias irmãs e as irmãs atrás deles, sonhando em se casar com um betelita. Varias irmãs foram deixadas na "estufa" (termo que aprendi agora).
Avatar do usuário
Rapha
Forista
Forista
Mensagens: 770
Registrado em: 10 Set 2019 21:56
Localização: Região Bragantina

Re: O que posso dizer sobre os betelitas?

Mensagem não lida por Rapha »

Meu, é incrível esse lance que o ser humano tem de endeusar outros. Isso ocorre na política, na vida religiosa e social. Os irmãos tem uma mania feia mesmo de endeusar betelitas. O ruim é que quando acontece algo vindo de Betel, nunca acreditam, pois imaginam que eles são seres inerrantes... Pobres criaturas essas Testemunhas.
༒ A mente ignorante é um terreno fértil para a religião semear suas fábulas.
Avatar do usuário
Agatarod
Novo (a) Forista
Novo (a) Forista
Mensagens: 18
Registrado em: 29 Jan 2024 07:29

Re: O que posso dizer sobre os betelitas?

Mensagem não lida por Agatarod »

ROCKEIROSM escreveu: 26 Mar 2024 13:05 Não convivi com betelitas, mas pude ver de perto essa face deles. Quando teve Congresso Especial Internacional no Rio de Janeiro, vieram vários betelitas solteiros dos EUA.

A maioria deles a caça de uma irmã brasileira, era nítido, eles mesmos chegaram a falar isso, que tinham muitas opções. Eles atrás das varias irmãs e as irmãs atrás deles, sonhando em se casar com um betelita. Varias irmãs foram deixadas na "estufa" (termo que aprendi agora).
Eles aparecem com cada historia sobre os congressos que visitam. Elegem a regiao com irmas mais bonitas, compartilham contatos em rodinhas, é revoltante e deprimente, pras coitadas da mesma congregação que se esforcam pra conseguir migalhas de atenção.
Avatar do usuário
Agatarod
Novo (a) Forista
Novo (a) Forista
Mensagens: 18
Registrado em: 29 Jan 2024 07:29

Re: O que posso dizer sobre os betelitas?

Mensagem não lida por Agatarod »

Rapha escreveu: 26 Mar 2024 13:08 Meu, é incrível esse lance que o ser humano tem de endeusar outros. Isso ocorre na política, na vida religiosa e social. Os irmãos tem uma mania feia mesmo de endeusar betelitas. O ruim é que quando acontece algo vindo de Betel, nunca acreditam, pois imaginam que eles são seres inerrantes... Pobres criaturas essas Testemunhas.
Pobres mesmo!! É cada historia cabeluda que chegam aos ouvidos dos que moram perto e tem contato constante hahaha
Avatar do usuário
Tyrrhena
Forista
Forista
Mensagens: 931
Registrado em: 28 Ago 2018 14:27

Re: O que posso dizer sobre os betelitas?

Mensagem não lida por Tyrrhena »

Eu sou uma cidade vizinha de betel, e na congregação que eu frequentava haviam muitos betelitas e realmente, são tratados e vistos como semideuses, em especial pelos mais velhos.
Avatar do usuário
Spaceman
Forista
Forista
Mensagens: 618
Registrado em: 15 Ago 2023 11:48

Re: O que posso dizer sobre os betelitas?

Mensagem não lida por Spaceman »

Morei em Sorocaba uma época, lá os betelitas são vistos como deuses, até porque a maioria dos manés que servem como comutter vão morar lá.

Porém, os betelitas são uns manés arrogantes, só querem do bom e do melhor, abusam da hospitalidade de outros e se você não faz a vontade deles é mal visto.

Uma vez dei hospedagem para um betelita que tinha vindo do Pará e eu conhecia por conta do zoom. Mostrei a cidade, fui um bom anfitrião, porém, duas semanas depois ele queria que eu hospedasse ele novamente. Aí quando neguei, pois não queria ficar hospedando marmanjo na minha casa, ele simplesmente parou de falar comigo.
🎶It's a new dawn / It's a new day / It's a new life for me, ooh / And I'm feeling good🎶
Avatar do usuário
JonSnow
Forista
Forista
Mensagens: 357
Registrado em: 25 Jan 2022 20:25

Re: O que posso dizer sobre os betelitas?

Mensagem não lida por JonSnow »

Sim, como sempre mais um retrato de relacionamento lá dentro.

A relação entre homem e mulher lá é extremamente infantilizada, não raramente você percebe homens mulheres de seus 30 anos se comportando como pré adolescentes se conhecendo.

Da parte dos rapazes e também das irmãs, lembro-me como eram muito indecisas e perdidas referente a decisão de assumir relacionamentos também, ambos com aquela premissa : "ah não sei se é o momento, quero fazer mais pra Jeová" kkk ou "será que fulano é espiritual?" Kkk

É um termômetro baseado em quanto a pessoa é teocrática e não espiritual de fato, já vi vários relacionamentos entre pessoas que pareciam se gostar nem começando por esses motivos bestas, e alguns relacionamentos terminarem pelos mesmos motivos... Pior ainda é quando passa por isso e encontra alguém "espiritual" que não é nada do que parece ..
"É humano errar, mas tolice permanecer no erro" - Marco Túlio Cícero
Avatar do usuário
Bauhaus
Forista
Forista
Mensagens: 272
Registrado em: 14 Mai 2023 15:06

Re: O que posso dizer sobre os betelitas?

Mensagem não lida por Bauhaus »

Sim, depois eu percebi como muitos se aproveitavam desse status para deixar muitas moças apaixonadas em vários cantos do país.

E vi também como muitos sofriam uma espécie de bullying la dentro. Histórias bem malucas. Me parece que se transformou em uma cultura bizarra, em q cada novato precisava passar por um "batismo" humilhante. Todos os meus amigos q foram pra lá contaram histórias assim. Porém, pra não parecerem covardes, aceitavam como engraçado ou natural. Eu achava medonho.

E tbm não acho que tivessem uma vida boa lá. Acordar muito cedo, trabalhar muito e receber uma mesada miserável. Meus amigos q voltaram de lá perderam os anos de juventude (bom, eu tb), voltaram pra casa sem emprego, sem estudo e bem desanimados. A torre ganhou muito com essa mão de obra jovem e forte.
Avatar do usuário
Bauhaus
Forista
Forista
Mensagens: 272
Registrado em: 14 Mai 2023 15:06

Re: O que posso dizer sobre os betelitas?

Mensagem não lida por Bauhaus »

Tô há muito tempo fora. Pelo jeito, ainda dá muito status aquele lugar

Moços, não caiam nessa roubada! Vão estudar e façam a vida de vcs longe de Tatuí.

MOÇAS!!!! É CILADA rsrs Vão estudar e encontrem a independência financeira, LONGE DE BETEL
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 199 visitantes