"O amor que nunca acaba... acabou" - Apresentação

Espaço para os foristas se apresentarem e mostrarem suas expectativas e depoimentos.

Apresente-se aqui e receba as boas vindas!
Avatar do usuário
TakeMeToChurch
Novo (a) Forista
Novo (a) Forista
Mensagens: 38
Registrado em: 27 Out 2022 14:17

"O amor que nunca acaba... acabou" - Apresentação

Mensagem não lida por TakeMeToChurch »

Olá, espero que você que está a ler este tópico esteja bem.

Já acompanho o fórum há pouco mais de 1 ano e havia tentado acesso ao fórum, mas, até onde eu sabia, não tinha sido liberado antes. Porém, vamos voltar um pouco no passado e explicar como cheguei até aqui no fórum dos "temidos apóstatas" [peço perdão de antemão caso o relato fique extenso e pelos erros de português].

Não tenho família TJ (com exceção de uma tia-avó, irmã da minha avó paterna), no entanto, desde a infância tive contato com a seita. Na rua em que eu residia também moravam outras três/quatro famílias de TJ, então sempre via as TJs irem para Assembleia, Congressos, campos e etc. Como também pais expulsando filhos de casa por terem pecado. Ainda assim, era uma criança e pouco entendia disso tudo, no máximo eram pessoas que se "vestiam bem" e ótimos vizinhos para os meus pais.
Paralelo a isso, minha tia-avó - que morava na cidade ao lado - tinha alguns contatos com as TJs, mas não abria estudo, pois o seu marido - que era abusivo - não a permitia.

Como, então, cheguei na Seita? Não lembro bem o ano, mas essa minha tia-avó perdeu um filho num acidente de moto e o seu marido simplesmente saiu de casa para morar com outra mulher. Toda essa reviravolta foi um prato cheio para as TJs que logo iniciaram um estudo bíblico e a apresentaram a "bela promessa" da ressureição. Após esses eventos, meus pais acordaram com a minha tia-avó para que minha irmã e eu alternássemos e passássemos os fins de semana fazendo-lhe companhia (ela tem outro filho, porém, por razões pessoais e de trabalho não parava muito em casa).
Foram nesses fins de semana - e também alguns dias durante as férias escolares - que o meu contato com as TJs começaram a aumentar a nível de doutrina.

Nessa época eu tinha 8 anos e lembro de acompanhar o estudo da minha tia-avó e assistir às reuniões e às vezes assembleias/congressos. Cheguei até a ir na reunião que era chamada de Estudo de livro (acho que o livro era o de Revelação, na época, não entendia muito bem). Como eu gostava muito de ler, as instrutoras da minha tia me deram uma brochura asco por essa palavra kkkk que não lembro bem o nome, porém era cheia de desenhos e com curtos textos bíblicos.
Logo eu me interessei pelos ensinamentos e comecei um estudo no Grande Instrutor com a esposa do meu vizinho, que logo me encaminhou para estudar com o marido.
Os fins de semanas/dias de férias com a minha tia-avó cessaram, pois minha avó mudou-se para mais próximo da minha tia [especificamente na mesma rua]. E, como minha tia "progredia" mais a cada dia, lógico que logo estava cercada do amor que nunca acaba.

Meu primeiro estudo não durou muito, pois meus pais também se mudaram para próximo da minha avó. 1 ano depois quando retornamos para a cidade de antes, basicamente todas as famílias de TJs haviam se mudado (muita história que não cabe aqui nesse relato). Enfim, quem dera se o meu que meu contato com a seita chegasse ao fim.
A realidade que não muito tempo depois (já nos meus 9-10 anos) fui contatado pelas TJs e aceitei novamente um estudo no livro Grande Instrutor. Meus pais, que são católicos, sempre me colocaram duas restrições: não poderia pregar e nem me batizar antes dos 18 anos. E assim começou mais uma jornada. Foram 4 anos estudando o livro Grande Instrutor com duas irmãs (sim, foi bem demorado kkkk E sim, eram duas irmãs que dirigiam). Nesses três anos as duas irmãs se tornaram amigas da minha família, quando eu aprontava, minha mãe ameaçava me entregar para elas... No entanto, eu não "progredia" porque não assistia às reuniões, mas era visto como um grande prodígio. Alguém que tinha potencial. "Jeová atraiu você". E, além disso, eu tinha bastante contato com outros irmãos da congregação. E eu, na pré-adolescência, acreditava que havia encontrado a verdade.

Quando comecei a estudar o finado Bíblia Ensina (ainda o amarelo), precisei me mudar novamente por algumas questões pessoais e passei a morar com minha avó. Dessa vez foi mais um período sem estudar com as TJs [e quem dera tivesse continuado assim], porém sempre que eu ia visitar meus pais, eu passava na casa das irmãs que foram minhas instrutoras e sempre incentivado a procurar um varão para dirigir o meu estudo.
Resumo da ópera: fui contatado num campo, disse que já havia estudado, o ermão ofereceu um estudo e eu novamente aceitei.

E aí foi só ladeira abaixo: 8 anos de invalidação pessoal, de tramas e fofocas e muita repressão. Além de brigas familiares por não participar de festividades.
Comecei a jornada de "progresso" aos 14-15 anos. Todas as brigas familiares eram ainda mais combustível para a cena que foi pintada em minha mente "Jeová escolheu você!!!". Pela minha "história bonita", muitos se aproximavam e acabei fazendo muitos "amigos". Era considerado exemplar para a congregação e outros do circuito (e não digo isso com orgulho, ou querendo me aparecer). Além disso, como minha tia-avó havia se tornado TJ, buscávamos o apoio um do outro.
Retornando à restrição dos meus pais, depois de muita briga, consegui ser liberado pela minha avó para ser publicador não-batizado aos 16 anos. A restrição do batismo continuou, então eu decidir "perseverar" [e realmente me batizei aos 18 anos].

Eu era um prático beato JW, seguia a cartilha direitinho com uma exceção: graças à minha família não-TJ, eu ingressei na faculdade após o Ensino Médio - aos 16 anos. Como a congregação que eu fazia parte era de classe média-baixa, exista sim um preconceito quanto ao Ensino Superior, no entanto existiam alguns membros que já haviam feito. E como eu era um bitoladinho de primeira classe, eles não pegavam no pé. Até porque, até as amizades que eu fazia lá, eram mínimas e conheci vários outros TJs na Instituição de ensino.
Pela manhã eu estudava e em outros horários pregava ou participava de outras atividades teocráticas. Estava sempre ocupado com a Torre.
Porém nunca fui designado SM, pois eu tinha a "língua solta". De que maneira? Eu nunca me calava e lançava a real independente de quem o ermão fosse. Fui várias vezes "aconselhado amorosamente" para mudar, pois era apena isso que me impedia. kkkkkk
De resto, até do território da congregação quem cuidava era eu.

Porém, o bitoladinho tinha um "espinho na carne": a minha sexualidade. Foram anos lutando contra mim mesmo, achava que o que eu sentia era errado. Me martirizava quando via pornografia ou semelhante. Corria para ler fontes de matérias dos ermãos que eram LGBT, mas Xofá os libertou, li de cabo a rabo várias vezes todas essas fontes e estudei várias vezes os livros Jovens Perguntam. Mas orações e estudos não me mudavam.
Cheguei a me abrir com dois anciãos (separadamente) sobre meus sentimentos e, por incrível que pareça, ambos foram o menos preconceituoso possível a nível TJ. Além de terem sido discretos, não contaram para nenhum outro ancião (isso eu afirmo com certeza por provas que tive posteriormente). Me deram conselhos e todo o blá blá blá. E nunca me trataram diferente depois disso.
Até que em 2020 veio a pandemia. No início das mudanças, eu era bem ativo e ajudei com alguns arranjos, porém, como minha internet de casa era horrível, eu passei a ficar de câmera desligada e já nem fazia mais partes nas reuniões e muito menos comentava. Pregação eu entrava (inclusive dirigia uma saída), mas era mais pra enrolar e ficar botando o papo em dia.
Acredito que essa começou a ser minha virada de chave. Como já não me encontrava ocupado com as questões TJs, passei a dar menos importância para essas atividades.
Até que, por coincidência, consegui um emprego durante a pandemia, o que me ocupou ainda mais em relação à Torre. Ainda tinha contato com os ermãos (às vezes contrariávamos as orientações do CG e nos juntávamos para se encontrar pessoalmente) e também fazia umas horas de enrolação. A empresa que eu trabalhava era de TJs e aí os meus olhos começaram a abrir ainda mais sobre a real face desse povo santo. Também nessa época conheci alguns paqueras de fora da Torre e comecei a ficar com eles (no começo a consciência bitolada gritava).

Adiantando meu monólogo (kkkk), chegou uma época em que eu já não suportava mais a ideia de ser TJ ainda que eu continuasse a acreditar que era a verdade, eu pensava que gostaria de viver minha vida como a pessoa que eu realmente era. Ainda assim, me questionava diariamente se era a escolha correta a se fazer. Se eu saísse das TJs, para onde eu iria? Não tinha amigos achegados fora da Torre, além disso, havia se passado 10 anos desde que eu tive contato com esse universo religioso, minha família já não ligava mais para minha religião.
"Vou jogar toda a minha história fora?", era o meu principal questionamento.

Em dezembro de 2021, pedi dissociação pela primeira vez (isso mesmo, primeira vez kkkk). Enviei uma carta que, de certa forma, revelava muitas dúvidas em querer sair ou não. O ancião que recebeu minha carta, não acreditou e me implorou por um encontro presencial.
A torta de climão foi grande, ninguém acreditava e nem imaginava o motivo. Além de me pedirem várias vezes para reconsiderar. "Você é amado", "Vai ser uma queda na congregação" e "Imagine o que você passou". Um dos anciãos que anos antes eu havia desabafado sabia, mas me pediu permissão para falar o motivo. Depois disso, ainda assim não mudaram. Me pediram para reconsiderar. E nem perguntaram muitos detalhes: apenas se a pessoa com quem eu tinha pecado era conhecida (desconfiavam que era o filho de uma irmã kkk). Por fim, me pediram tanto que eu reconsiderei.
Não fui repreendido, não fui desassociado. Nada. Apenas passaram pano e vida que segue.

Logo, meses depois, as reuniões presenciais voltaram. E ainda assim me convidaram para continuar cuidando do som, já que eu cuidava antes da pandemia. Por incrível que pareça, nenhum dos tratos comigo mudaram. Então eu pensava que "o amor que nunca acaba" era muito real. Ledo engano.
Meses depois, quando foi anunciado o retorno da pregação de casa em casa em setembro de 2022, eu me vi novamente confrontado com a decisão de cair fora. Resolvi passar 1 mês longe das atividades torreanas e poder me decidir. Também tive o apoio de alguns amigos não-tjs.
Nesse mês que passei fora, o love bombing foi enorme. Mensagem atrás de mensagem, ancião me mandando mensagem, inclusive até pessoas que em eram da mesma congregação. Alguns eu ignorava, outros eu respondia. Existem alguns outros detalhes que só tornariam o relato maior, mas adiantando: certo dia tomei minha decisão e, quando um ancião me contatou, mandei logo a real.
Outra reunião, vários outros apelos, mas dessa vez eu fui irredutível: Não quero mais ser TJ.

E foi aí que o amor que nunca acaba, acabou. Cheguei a ir no dia do anúncio e fui recebido por um love bombing, até que no final o anúncio foi dado e minha vida - no meio TJ - virou um inferno. O ostracismo, que já era esperado, veio também acompanhado de muitas histórias criadas com o nome. Histórias que até hoje são criadas e reinventadas. Histórias essas surgindo de pessoas que eu jamais imaginei.
Para minha sorte, não tenho família TJ, porém o ostracismo não deixou de me atingir emocionalmente por um bom tempo.

Conheci o fórum no período que me preparava emocionalmente para a saída da Torre (através de uma tese de Mestrado que falava sobre o ostracismo). Por um tempo relutei em aceitar acessar os tópicos e também relutei em aceitar as coisas que eram ditas aqui, mas, com o tempo, tudo isso foi esclarecendo na minha mente.
A nível pessoal, minha família me apoiou bastante na saída da Torre e aceitaram minha sexualidade, me aceitaram como sou. Atualmente faço terapia para lidar com algumas questões do tempo da Torre. Ainda tenho muito poucos amigos fisicamente, mas tenho alguns grupos de amigos virtuais, inclusive estou em um grupo de Telegram que encontrei aqui no fórum. Já estou por lá há 1 ano (ou pouco mais) e somos bem engajados.


No mais, a vida está indo e espero conseguir contribuir para o fórum com várias outras histórias que ainda não consegui contar aqui nessa apresentação!
"Onde o medo não estiver mais, nada haverá. Somente eu permanecerei."
Frank Hebert - Duna
Grupo do Telegram: https://t.me/+p7t782CL-6JlNzdh
Avatar do usuário
Daenerys
Administradora
Administradora
Mensagens: 2614
Registrado em: 25 Fev 2020 08:47

Re: "O amor que nunca acaba... acabou" - Apresentação

Mensagem não lida por Daenerys »

:w3lcome:
Imagem

"É preciso sair da ilha para ver a ilha. Não nos vemos se não saímos de nós".
José Saramago
Avatar do usuário
Spaceman
Forista
Forista
Mensagens: 618
Registrado em: 15 Ago 2023 11:48

Re: "O amor que nunca acaba... acabou" - Apresentação

Mensagem não lida por Spaceman »

Seja bem vindo!!

A Torre nos puxa quando estamos vulneráveis, com essa promessa de que fomos "atraídos por Jeová". Essa mentira é um calor no coração da pessoa vulnerável, imagina, deus te escolher no meio de bilhões de pessoas. Só que pra isso temos de deixar de ser quem somos e é uma tudo isso.

PS: Cara, tu foi na reunião do seu anuncio, você tem coragem.
🎶It's a new dawn / It's a new day / It's a new life for me, ooh / And I'm feeling good🎶
Avatar do usuário
Daenerys
Administradora
Administradora
Mensagens: 2614
Registrado em: 25 Fev 2020 08:47

Re: "O amor que nunca acaba... acabou" - Apresentação

Mensagem não lida por Daenerys »

Seu perfil será liberado em breve!
Seja bem vindo!
Imagem

"É preciso sair da ilha para ver a ilha. Não nos vemos se não saímos de nós".
José Saramago
Avatar do usuário
Bauhaus
Forista
Forista
Mensagens: 272
Registrado em: 14 Mai 2023 15:06

Re: "O amor que nunca acaba... acabou" - Apresentação

Mensagem não lida por Bauhaus »

Olá, bem vindo!

Qdo a gente sai, começam as especulações sobre a saída e os diversos "causos" que te motivaram a isso. E nenhum dele é verdadeiro.

Uma vez fui boba de tentar desmentir. Mas não adianta, eles gostam mesmo de uma mentira, não é? Então fiquem aí e acreditem no que quiserem, isso não me afeta mais.

Mas é isso, eles tentam mexer com nosso emocional. Fique bem! Cabeça erguida!
Avatar do usuário
TakeMeToChurch
Novo (a) Forista
Novo (a) Forista
Mensagens: 38
Registrado em: 27 Out 2022 14:17

Re: "O amor que nunca acaba... acabou" - Apresentação

Mensagem não lida por TakeMeToChurch »

Boa noite, gente, obrigado pelas boas-vindas!
"Onde o medo não estiver mais, nada haverá. Somente eu permanecerei."
Frank Hebert - Duna
Grupo do Telegram: https://t.me/+p7t782CL-6JlNzdh
Avatar do usuário
TakeMeToChurch
Novo (a) Forista
Novo (a) Forista
Mensagens: 38
Registrado em: 27 Out 2022 14:17

Re: "O amor que nunca acaba... acabou" - Apresentação

Mensagem não lida por TakeMeToChurch »

Spaceman escreveu: 20 Mar 2024 13:18 A Torre nos puxa quando estamos vulneráveis, com essa promessa de que fomos "atraídos por Jeová". Essa mentira é um calor no coração da pessoa vulnerável, imagina, deus te escolher no meio de bilhões de pessoas. Só que pra isso temos de deixar de ser quem somos e é uma tudo isso.

PS: Cara, tu foi na reunião do seu anuncio, você tem coragem.
Pois é, cara, imagina isso na mente de um pré-adolescente? Hoje já sei a verdade sobre a verdade e entendo como eles manipulam seus membros.

Sobre o anúncio: na época eu ainda acreditava na Torre e por isso nutria sentimentos por muitos lá dentro. Fui mais por uma despedida, sabe?!
E o motivo maior de eu ter ido foi uma amiga da congregação que eu já havia comentado que pediria dissociação. Ela, mesmo sendo PIMI, me deu total apoio e, então combinamos de nos despedir na reunião. Porém não conseguimos passar 1 semana sem se falar. kkkkk
Temos uma amizade muito próxima, como se fôssemos da mesma família. E hoje, +1 ano depois, ela está PIMO.
"Onde o medo não estiver mais, nada haverá. Somente eu permanecerei."
Frank Hebert - Duna
Grupo do Telegram: https://t.me/+p7t782CL-6JlNzdh
Avatar do usuário
TakeMeToChurch
Novo (a) Forista
Novo (a) Forista
Mensagens: 38
Registrado em: 27 Out 2022 14:17

Re: "O amor que nunca acaba... acabou" - Apresentação

Mensagem não lida por TakeMeToChurch »

Bauhaus escreveu: 20 Mar 2024 15:39 Qdo a gente sai, começam as especulações sobre a saída e os diversos "causos" que te motivaram a isso. E nenhum dele é verdadeiro.

Uma vez fui boba de tentar desmentir. Mas não adianta, eles gostam mesmo de uma mentira, não é? Então fiquem aí e acreditem no que quiserem, isso não me afeta mais.

Mas é isso, eles tentam mexer com nosso emocional. Fique bem! Cabeça erguida!
Sim, amiga, é basicamente isso. Quando saí, um dos anciantas vazou propositalmente o motivo, o que já causou um enorme alvoroço. Depois disso, foi só ladeira abaixo, minha amiga quem me contava o que acontecia. Eu, na verdade, preferi não me deixar afetar. Algumas histórias eram até engraçadas, pois não feriam minha honra. A última que soube foi um pouco mais pesada, me deu nos nervos, mas com respeito à pessoa que me contou, não fui atrás de esclarecer.
Minha amiga e uma outra TJ também tentaram me defender em algumas ocasiões, porém foi em vão.

Hoje eu estou bem mais tranquilo quanto a tudo isso. Já não dói tanto como no início. Obrigado pelas palavras!
"Onde o medo não estiver mais, nada haverá. Somente eu permanecerei."
Frank Hebert - Duna
Grupo do Telegram: https://t.me/+p7t782CL-6JlNzdh
Avatar do usuário
Rapha
Forista
Forista
Mensagens: 770
Registrado em: 10 Set 2019 21:56
Localização: Região Bragantina

Re: "O amor que nunca acaba... acabou" - Apresentação

Mensagem não lida por Rapha »

História bem parecida com a minha. A sexualidade é motivo de muito desespero e auto flagelo quando estamos na seita. Se aceitar como é e seguir nos dá paz de espírito. Seja bem vindo!
༒ A mente ignorante é um terreno fértil para a religião semear suas fábulas.
Avatar do usuário
TakeMeToChurch
Novo (a) Forista
Novo (a) Forista
Mensagens: 38
Registrado em: 27 Out 2022 14:17

Re: "O amor que nunca acaba... acabou" - Apresentação

Mensagem não lida por TakeMeToChurch »

Bauhaus escreveu: 20 Mar 2024 15:39 Cabeça erguida!
Vou tentar não falar mais do que falei já. kkkk
Mas essa parte da sua mensagem me lembrou um caso. Minha vizinhança tem alguns TJs, então é quase impossível não dar de cara com eles. Seja em pregação, seja informalmente.
Certo dia foram comentar com minha amiga que eu, supostamente, ficava encarando os TJs (Sendo que não era verdade). Para eles isso era inadmissível. Ex-tjs deveriam passar por eles de cabeça baixa. Como se eles fossem alguém importante ou superior.

Até aí tudo bem.

Dias se passaram e eu trombei com uma turma de TJ. Resultado? Mas uma vez passaram a falar da forma que eu agia. Segundo eles, eu os olhava/olho com uma expressão de raiva. Uma cara feia. E para eles isso também é inadmissível.

Comentando com essa minha amiga, que na época era PIMI, ela até disse "Por certo eles querem que você passe por eles com uma expressão triste e acabada, que baixe a cabeça e mostre que está infeliz. Até parece para esse povo que é impossível deixar de ser TJ e conseguir seguir a vida.".

Atualmente eu não tive o desprazer de encontrar com essas pessoas específicas. Quero ver se após as "novas luzes" eles virão falar comigo.
"Onde o medo não estiver mais, nada haverá. Somente eu permanecerei."
Frank Hebert - Duna
Grupo do Telegram: https://t.me/+p7t782CL-6JlNzdh
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 201 visitantes