Apresentação - weirdo

Espaço para os foristas se apresentarem e mostrarem suas expectativas e depoimentos.

Apresente-se aqui e receba as boas vindas!
Responder
weirdo
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 0
Registrado em: 02 Jan 2024 14:30

Apresentação - weirdo

Mensagem não lida por weirdo »

Olá a todos!

Sou o weirdo, sou homem, tenho 34 anos de idade e resido atualmente no sul do país.
Escolhi esse nome de usuário porque, ao longo de muitos anos da minha vida, fui visto como um esquisito em várias ocasiões. Explico: por uma parte significativa da minha vida, pertenci a uma denominação considerada sectária, assim como as Testemunhas de Jeová. Fui batizado e congreguei na Congregação Cristã no Brasil até certo ponto do ano passado. Deixei a denominação porque era uma questão de escolher isso ou colocar fim à minha vida. Saí de lá com depressão, e ainda estou em busca de propósitos e razões para continuar vivo. O esgotamento que senti dentro dessa denominação foi resultado de vários fatores. Olhando para trás hoje, mesmo que minha saída não tenha ocorrido há muitos anos, é algo relativamente recente.

É impressionante como uma denominação sectária pode tentar destruir uma alma com julgamentos, imposições, práticas e costumes extrabíblicos, tratamentos diferenciados com base em fatores materiais, tempo de batismo e cargos no ministério. O pior de tudo foi a construção de um pensamento de que ali está a verdadeira igreja de Cristo, e quem "não está mais na graça" ou "caiu da graça", como dizem, está condenado, mesmo que busque ser um bom servo de Deus em qualquer outra denominação. Dia após dia, tento me libertar de gatilhos e repetições mentais que são resultados do meu tempo na Congregação.

Após deixar de congregar na CCB (simplesmente parei de ir), continuei e continuo a buscar a Deus, e foi nesse período que conheci as Testemunhas de Jeová. Digo "conhecer" no sentido de interagir, participar de reuniões, e percebi muitas semelhanças com a Congregação Cristã no Brasil, assim como equívocos teológicos em comum. Este fórum desempenhou um papel importante para mim, pois ao ler e conhecer informações aqui que não eram discutidas abertamente entre as Testemunhas de Jeová, decidi trocar de número de telefone, impedindo assim o contato delas comigo (felizmente, até hoje não sabem meu endereço, pois nunca o falei).

Diante dessas experiências, é justo dizer que, tanto na Congregação Cristã no Brasil quanto entre as Testemunhas de Jeová, encontrei pessoas boas, simples, que demonstraram um interesse sincero em servir a Deus, buscar ser melhores e viver de acordo com suas crenças. Não posso generalizar, pois me refiro a situações específicas. Não estou romantizando nada com estas palavras, apenas reconhecendo a existência de pessoas genuínas nessas denominações. No entanto, faço ressalvas. Conforme li no fórum, a forma como uma pessoa é tratada pelas Testemunhas de Jeová antes do batismo difere da forma como alguém já batizado é tratado pelas mesmas pessoas. Com base na minha experiência limitada com as Testemunhas de Jeová, prefiro não fazer afirmações definitivas.

Também é importante mencionar que já vi postagem aqui no fórum, quando eu acessava deslogado, romantizando a Congregação Cristã no Brasil, provavelmente feitas por novos frequentadores da denominação ou entusiastas que estão assistindo os cultos online, ainda no processo de descobrimento da denominação. Não estou dizendo que ninguém deve conhecer ou frequentar a CCB, mas é prudente não romantizar algo que é humano. Tive uma breve experiência com outra denominação, as Testemunhas de Jeová, e posso dizer que é possível conhecer uma denominação sem romantizar.

Espero ter me apresentado adequadamente, e aguardo a liberação do perfil para que eu consiga interagir em oportunidades futuras.
Estou à disposição para, tão logo o perfil seja liberado, responder a qualquer pergunta que possa surgir.
Avatar do usuário
YukimuraSanada
Moderador
Moderador
Mensagens: 1592
Registrado em: 16 Jan 2019 16:11

Re: Apresentação - weirdo

Mensagem não lida por YukimuraSanada »

Seja muito bem vindo! :w3lcome:
Avatar do usuário
jurado8
Forista
Forista
Mensagens: 3366
Registrado em: 06 Mar 2021 21:05

Re: Apresentação - weirdo

Mensagem não lida por jurado8 »

Seja bem vindo!!

Acho bacana que este fórum está se tornando um guarda chuva não só de ex TJs mas de todos aqueles que sofrem coisas parecidas em outras denominações. Por mim, são muito bem vindos!!

Essa loucura que o ser humano, com sua mente capaz de acreditar em coisas inexistentes criou chamada religião, pode dar um pseudo conforto na hora da morte, lhe prover um amigo imaginário para conversar, etc MAS, se feito de forma organizada, pode ser extremamente danoso aos indivíduos.

"Quem come do fruto do conhecimento é sempre expulso de algum paraíso.”
Melanie Klein
Avatar do usuário
Spaceman
Forista
Forista
Mensagens: 620
Registrado em: 15 Ago 2023 11:48

Re: Apresentação - weirdo

Mensagem não lida por Spaceman »

seja bem vindo!
🎶It's a new dawn / It's a new day / It's a new life for me, ooh / And I'm feeling good🎶
Maguad
Forista
Forista
Mensagens: 81
Registrado em: 09 Jan 2024 19:52

Re: Apresentação - weirdo

Mensagem não lida por Maguad »

Interessante como você expôs os fatos de forma clara, sem generalizações Weirdo. Quando a gente lê os ensinos de Jesus Cristo e até mesmo o que vem depois como as cartas paulinas e de outros apóstolos dá pra notar que os conselhos sobre modos e éticas cristãs são à nível individual. Então cada indivíduo deveria ter o direito de colocar em prática na medida que suas condições pessoais permitem, sem policiamento de um grupo para ver se a pessoa está andando segundo tais preceitos e em que grau coloca em prática. O ensino de Jesus é praticamente 100% para o indivíduo. Os apóstolos se colocaram em situação de dar algum conselho para grupos, mas em pequena percentagem de tudo que escreveram. Já a religião organizada e institucionalizada acredita que tudo tem que passar pelo filtro dela e que eles tem o direito de julgar a vida de outros através destes textos.
Avatar do usuário
Lourisvaldo Santana
Forista
Forista
Mensagens: 6723
Registrado em: 20 Fev 2015 17:59
Localização: Guadalupe
Contato:

Re: Apresentação - weirdo

Mensagem não lida por Lourisvaldo Santana »

Conheço um grupo no no facebook dedicado a expor a seita CBB. Curioso que lá tem mais ex-TJs que ex-membros da CBB. Mormons também é outra seita do capeta. Todas as três são vendidas por seus lideres e fieis como o Caminho.

Bem vindo, esteja estre seus pares de luta!
Índice do fórum: clique para pesquisar; Meus blogs: clique para acessar
Avatar do usuário
MORPHEU
Forista
Forista
Mensagens: 270
Registrado em: 06 Mai 2019 19:05

Re: Apresentação - weirdo

Mensagem não lida por MORPHEU »

Seja bem vindo :w3lcome:
Avatar do usuário
Tyrrhena
Forista
Forista
Mensagens: 931
Registrado em: 28 Ago 2018 14:27

Re: Apresentação - weirdo

Mensagem não lida por Tyrrhena »

:w3lcome:
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 242 visitantes