Jovem não vá para betel – Parte 01

Espaço para os foristas se apresentarem e mostrarem suas expectativas e depoimentos.

Apresente-se aqui e receba as boas vindas!
Responder
Abdom
Novo (a) Forista
Novo (a) Forista
Mensagens: 3
Registrado em: 19 Dez 2020 06:08

Jovem não vá para betel – Parte 01

Mensagem não lida por Abdom »

Esse recado é para você que pensa em ir, ou já está aí.

Esse é um dos tópicos mais importantes que alguém poderia trazer a atenção aqui no fórum.

Estava pensando nestas últimas semanas, no apelo que foi feito recentemente e novamente no congresso para novos candidatos para irem para betel.

Vou fazer um desabafo:

Infelizmente hoje colho as consequências negativas de ter ficado 1 década em betel. Quais são as consequências?

Ficar fora do mercado de trabalhado é apenas 1 delas. Sentir que perdi oportunidades de ter um bom emprego é terrível, quando vejo que outros com a mesma idade que tenho estão em uma situação confortável porque enquanto eles estavam na faculdade eu estava indo para betel é um sentimento tão terrível, terrível, terrível que nada pode curar. Esse sentimento só aumenta porque é a mais pura verdade.

Quando alguém vive em Betel e vai passando os anos, o medo de sair só aumenta porque a realidade nunca sai da mente, realidade como: se algum dia eu sair daqui, como vou me sustentar, entre outras coisas, esse pensamento faz com que muitos desenvolvam problemas emocionais e traumas.
Quando betel dispensou vários betelitas nos últimos anos, só causou terríveis traumas. Como ninguém para pra pensar nisso?

Para quem não sabe, quando você sai de betel pela porta da frente, ou seja, quando te mandam embora por mandar, te fazem uma carta de recomendação para que a pessoa possa entregar quando for procurar algum emprego. Essa carta ajuda em alguma coisa? Não, não ajuda em nada x nada. Fora que a fama da pessoa na congregação é: coitadinho, esse ai é um derrotado.

Quando entreguei essa carta na minha primeira oportunidade de emprego, porque pensei que ajudaria em alguma coisa, isso depois de quase 2 anos que sai de betel, porque não conseguia oportunidade de trabalho em lugar nenhum, o dono da empresa simplesmente me disse: “ como uma associação sem fins lucrativos, faz uma carta para uma empresa com fins lucrativos”? Se a torre de vigia só usa mão de obra voluntaria e de graça, eles não fazem ideia o que uma pessoa precisa fazer ou precisa ter para se ganhar dinheiro. Para mim essa carta é lixo. Ele rasgou a carta e me disse: eu só vou te dar essa oportunidade de entrar na minha empresa porque estou com pena de você e para que possa entrar no mercado de trabalho novamente.

Outra pessoa que saiu de betel a uns 2 anos e meio; soube recentemente que além de não conseguir nenhum bom emprego, só consegue bicos especialmente anoite. Agora responda: valeu a pena o sacrifício dos anos atrás? Conseguiu algum benefício real por ter gastado tantos anos em algo instável como é betel? Quando você trabalha em uma empresa e depois de anos é mandado embora, você recebe por seu trabalho. Em betel nunca foi e não será assim. Você só presta por um tempo em betel, e depois é jogado para fora como um nada, se passar na frente da associação e pedir algum favor, seja o mínimo que for, tenha certeza, você não será ajudado e nem lembrado.

Se você pensar: 1º ninguém te obriga em ir pra betel ou 2º quando entrou em betel você assinou vários formulários aonde você diz concordar em fazer serviço voluntario ou de graça, ENTENDA: todos são doutrinados que betel é o melhor lugar do universo, porém toda congregação inclusive seus pais só entende as consequências ruim depois que você foi pra betel e saiu com uma mão na frente e outra atrás.

Se pensar que isso não vai acontecer com você, tenha certeza, você está errado. Vai acontecer mais cedo ou mais tarde.

Isso é a mais pura realidade.
Avatar do usuário
Atlas
Forista
Forista
Mensagens: 392
Registrado em: 20 Jun 2023 12:08

Re: Jovem não vá para betel – Parte 01

Mensagem não lida por Atlas »

Sinto de coração por sua experiência, Abdom.

Não me faltaram "incentivos" para que eu assinasse uma petição e fosse trabalhar em Betel ou outra "designação de serviço". Sempre suspeitei que a realidade era tal como você a descreveu. Eu tinha esse pressentimento mesmo quando ainda não havia formado minha convicção de que tudo que eu acreditava dentro da Torre era uma ilusão.

Quando houve a reestruturação de Betel em que vários membros do pessoal foram "remanejados" e convidados a sair de lá, lembro de ter pensado: "O que essas pessoas farão agora? O que é sair de Betel após anos fora do mercado de trabalho?" Sempre tentei me colocar no lugar dessas pessoas e a sensação não era boa.

Aqueles que incentivam os jovens a irem para Betel, fazem isso com frases de efeito, tais como: "Jeová nunca vai te desamparar", "Jeová cuida de nossas necessidades", "É o melhor modo de vida", etc. Dificilmente, alguns que falam isso, ajudarão quando a pessoa envolvida passas por sérios apertos econômicos. Antigamente, aqueles irmãos que iam para Betel, raramente voltavam, ficavam a vida no tempo integral e tinham suas necessidades supridas. Hoje não se pode dizer o mesmo. Como você mesmo disse, Betel é um lugar totalmente instável. As pessoas que foram "convidadas" a sair, não contavam com isso.

Creio que, de certo modo, todos fomos diminuídos como pessoas em algum grau e por algum momento. Pessoalmente senti os efeitos de permitir que a organização tomasse demais de meu tempo e tive a sorte de fazer uma manobra antes que fosse tarde demais. Eu sinto muito pela atual situação que se encontra. É curioso que alguém numa empresa se comoveu com sua história e fez algo por você. Fiquei pensando que organização dificilmente faria.

Tenho dó daqueles jovens que estão em Betel, dos viajantes, etc. Falo isso sem desdém, pois, conheci entre estes, algumas pessoas muito sinceras e que acham, de coração, que estão fazendo isso porque é a vontade de Deus e, mal sabem, que são funcionários que não recebem.

São pessoas que não são treinadas a desenvolver algum trabalho significativo e que mais cedo ou mais tarde terão de enfrentar um mundo que simplesmente não perdoa isso. No seu caso, houve quem mostrasse empatia. O que dizer de muitos que ainda estão a espera de alguém que mostre esse mesmo espírito?

É quase incrível que pessoas de fora, rotuladas pela organização como "mundanas", "não cristãs", "sem amor a Deus", sejam as mesmas que ajudam aqueles de dentro da organização quando passam por situações desafiadoras. Não há nenhum indício de que a organização ajudará as pessoas que trabalharam para ela.

Tenho 30 anos e, apesar de não sofrer a mesma situação que a sua, me identifico. Principalmente ao ver outros jovens nas congregações. Pessoalmente, eu tenho incentivado alguns jovens com que tenho contato a estudarem, terem uma profissão porque a vida tem demandas consideráveis para as quais temos de nos preparar para enfrentá-las. Chega a ser cruel o que essa organização faz com milhares de pessoas.
"Nos parques em chamas, nas tavernas, nas academias silenciadas, seu murmúrio aclamará a sabedoria de mil impostores. Pois é deles o reino." - Kenneth Fearing, poeta e editor americano.
Avatar do usuário
feliciapink
Forista
Forista
Mensagens: 2993
Registrado em: 02 Fev 2015 08:47
Localização: não quero dizer

Re: Jovem não vá para betel – Parte 01

Mensagem não lida por feliciapink »

Vi de perto a dificuldade de um casal de pioneiro especiais, na casa dos 60 anos e pouco, quando Betel fez o tal remanejamento eles foram dispensados sem nada e que calhou ser na mesma época que a doença tinha acabado de descobrir um câncer ( câncer de mama). Imaginem. Ele sem profissão alguma, pq vivia de ajuda de Betel e de irmãos e da família da esposa.

Mesmo em países mais desenvolvidos, os jovens e adultos que saem das filiais da Torre, encontram imensa dificuldade cá fora.
Mas isso, a Torre não conta...

Quem vai contar será a vida, mostrando as dificuldade.

Por isso Supers de circuitos, mas cascudos( gerentes), se pelam de medo de serem mandados embora. Fazem de tudo e até exageram nos mandos e desmandos com a finalidade de agradar a empresa mascarada de religião verdadeira.

Se estão casados e ainda na idade de procriarem, morrem de medo de uma gravidez.

Se já estão de meia idade ou idosos, procuram de forma mega neurótica, um estilo de alimentação totalmente natural, com o objetivo de afastarem doenças e conseguirem ficar lá até o fim de linha (morte).
E se já estão doentes, tentam esconder a todo custo, sim, eu sei de um caso...
E se a cada escolha, você optar pela leveza?

Imagem
Avatar do usuário
Bauhaus
Forista
Forista
Mensagens: 274
Registrado em: 14 Mai 2023 15:06

Re: Jovem não vá para betel – Parte 01

Mensagem não lida por Bauhaus »

Enquanto lia seu relato, me lembrava de meus amigos que tinham voltado de Betel. Deve ser bem comum por todo o país, tb. Apenas acho q esse seu primeiro patrão queria q vc ficasse em dívida com ele. Não importa o fim/objetivo da empresa, mas a qualificação da mão de obra. Não sei gráficas atualmente, remuneração e benefícios, mas o gestor não foi muito profissional. No fim, Betel não vai servir ora muita coisa além disso.

Meu sentimento é muito parecido com o seu, de tempo perdido, oportunidades perdidas. E foram mesmo. Mas dá tempo de se profissionalizar.

E endosso o teu aviso, jovem, não vá para betel!
Avatar do usuário
Bauhaus
Forista
Forista
Mensagens: 274
Registrado em: 14 Mai 2023 15:06

Re: Jovem não vá para betel – Parte 01

Mensagem não lida por Bauhaus »

Enquanto lia seu relato, me lembrava de meus amigos que tinham voltado de Betel. Deve ser bem comum por todo o país, tb. Apenas acho q esse seu primeiro patrão queria q vc ficasse em dívida com ele. Não importa o fim/objetivo da empresa, mas a qualificação da mão de obra. Não sei gráficas atualmente, remuneração e benefícios, mas o gestor não foi muito profissional. No fim, Betel não vai servir pra muita coisa além disso.

Meu sentimento é muito parecido com o seu, de tempo perdido, oportunidades perdidas. E foram mesmo. Mas dá tempo de se profissionalizar.

E endosso o teu aviso, jovem, não vá para betel!
Avatar do usuário
jurado8
Forista
Forista
Mensagens: 3366
Registrado em: 06 Mar 2021 21:05

Re: Jovem não vá para betel – Parte 01

Mensagem não lida por jurado8 »

Esse negócio de tempo integral é a maior furada de todos os tempos. Excelente relato. E, como você ficou 10 anos em Betel, poderia criar um tópico para turma perguntar e tal dúvidas sobre o "quartel general da organização". Morar em Betel foi o único privilégio que não tive enquanto era torreano, possível à minha idade. Mesmo assim conheci e tinha amizade com vários betelitas, fiquei em Betel alguns dias, e o que ouvi de histórias de lá não tá escrito. Considere a possibilidade de criar um "Betel in foco 2"

Veja o Betel in foco 1: https://extestemunhasdejeova.net/forum/ ... hp?t=10112

Você ainda teve sorte de ir para Betel. Pelo menos lá, voce tem conforto. Apartamentos acarpetados, piscina, comida com nutricionista, dias de diversão, enfim...fora o status. A petição para ir para Betel agora é única para todas as modalidades e tá quase impossível entrar lá hoje em dia. A pessoa manda visando Betel, e recebe uma designação para grupos de construção, para escritórios remotos, para salões de assembleia, para servir no território principalmente, etc. E, quando a petição chega, a pessoa não aceitar seria considerado ser como Jonas, que foge da sua designação.

Essa dependência de Betel, ainda mais quando a pessoa ve a vida passando e, saindo, não tem para onde ir...é algo calculado pela Torre. Quanto mais a pessoa depende disso, mais ela vai fazer de tudo para ficar ali, como um escravo mesmo. Por isso vemos tanto assédio moral em Betel. A pessoa vai fazer tudo para ter mais posições ali dentro ou, pelo menos, não ser demitido dali...nem que seja puxar o tapete do colega.

"Quem come do fruto do conhecimento é sempre expulso de algum paraíso.”
Melanie Klein
Avatar do usuário
Spaceman
Forista
Forista
Mensagens: 621
Registrado em: 15 Ago 2023 11:48

Re: Jovem não vá para betel – Parte 01

Mensagem não lida por Spaceman »

Esse tópico me lembrou de um amigo meu... ele foi betelita por uma década também e na época do corte foi "remanejado" para um território lá no amazonas, mas tendo que conseguir seu próprio sustento... ele conta que passou muitas necessidades, o único trabalho que tinha era colher açai, um trabalho pesado, principalmente para quem nunca tinha feito aquilo na vida.

Ele ficou um tempo lá e decidiu ir para o paraná, onde ficou em uma cidade que precisava de ajuda, porém, ele se matava de trabalhar em um hotel da cidadezinha.

Quando ele voltou pra casa, ficou dois anos sem emprego até conseguir um que pagava mal ainda.


A experiência dele me fez ter raiva de betel, porque lá dentro a Torre mostra que realmente é uma empresa fria e cruel.
🎶It's a new dawn / It's a new day / It's a new life for me, ooh / And I'm feeling good🎶
KYARAA
Forista
Forista
Mensagens: 190
Registrado em: 29 Jun 2023 14:35

Re: Jovem não vá para betel – Parte 01

Mensagem não lida por KYARAA »

Sinto muito por voçê! Espero que na medida do píssivel, fique bem.
Não sei se vc já procurou terapia, mas é muito bom!

E muito obrigada pela disposição de compartilhar esse relato aqui. Isso é muito necessário.
Conheço pessoas que foram dispensadas naquela baixa que betel fez, uns poucos anos atrás... e é inaceitável como essas pessoas ainda são programadas para pensar que a ''dispensa'' foi uma provisão de Jeová, que sabe que nesse momento elas presicam cuidar de si. Mas cuidar de si como? Se saem de lá com uma mão na frente e outra atrás? Tendo que ser ajudados por outros?
Triste viu.
Essa organização é criminosa.

Espero que esse topico possa ajudar outros.

Abçs.
''O passado pode machucar,mas como eu vejo é: voçê pode fugir dele ou aprender com ele!''---RAFIKI
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 205 visitantes