Apresentação- JoãoLucas

Espaço para os foristas se apresentarem e mostrarem suas expectativas e depoimentos.

Apresente-se aqui e receba as boas vindas!
EternoSonhador
Novo (a) Forista
Novo (a) Forista
Mensagens: 38
Registrado em: 15 Jan 2023 17:32

Re: Apresentação- JoãoLucas

Mensagem não lida por EternoSonhador »

Seja bem-vindo!

Sinto muito por sua mãe.
JoaoLucas escreveu: 30 Mar 2023 23:01   Estou namorando uma irmã, que eu realmente amo, não sei se devo contar que não acredito mais na organização, não tenho certeza se ela é completamente devota a torre, as vezes ela dá indícios de que não é completamente fanática, mas ainda tem aquela fé nela, não acho que ela está comigo pela "espiritualidade" ela me ama por quem eu sou, planejo contar pra ela só depois de nos casarmos. Eu me encontro perdido ainda, eu amo Jeová, amo o que ele representa, mas estou desiludido com a ideia de Deus. Meu lado espiritual está em crise, não acredito que um dia virarei ateu, como Jesus disse nós temos uma necessidade espiritual, e eu não consigo ignorar a minha. Por favor me indiquem algumas leituras, podcasts, vídeos, qualquer coisa que possa ser de ajuda para mim. Eu só sou um jovem que acabou de acordar pra vida, eu preciso de uma esperança pro futuro.
Se você leu até aqui, muito obrigado.
Por favor, converse com sua namorada. Daria tudo no mundo para ter tido essa conversa com minha esposa antes do casamento. Por mais doloroso que seja agora, você vai estar poupando vocês dois de uma situação ainda pior no futuro. Ela merece isso de você.
Avatar do usuário
Daenerys
Administradora
Administradora
Mensagens: 2614
Registrado em: 25 Fev 2020 08:47

Re: Apresentação- JoãoLucas

Mensagem não lida por Daenerys »

Joao,

Também gostaria de recomendar o livro do nosso amigo forista Lourisvaldo Santana:
viewtopic.php?f=12&t=23360

Os blogs do Loury:
https://www.blogger.com/profile/13962689330082797042


Esses conteúdos podem ajudar você nesse processo, no entanto, é importante cuidar de sua saúde mental nesse momento. Se puder, faça terapia. No fórum tem algumas pessoas que podem ajudar com isso. A interação sadia com foristas também pode te dar força e serenidade.

Um dia de cada vez.

Abraços.
Conte conosco!
Imagem

"É preciso sair da ilha para ver a ilha. Não nos vemos se não saímos de nós".
José Saramago
Avatar do usuário
estivenleti
Forista
Forista
Mensagens: 1539
Registrado em: 28 Ago 2018 19:27

Re: Apresentação- JoãoLucas

Mensagem não lida por estivenleti »

Seja bem vindo Lucas,

Primeiramente, sinto muito por tudo isso que você passou. Pelo que percebi você ainda está na fase de aceitação inicial. Todos passamos por isso, é muito ruim a sensação de acordar e perceber que estamos em uma seita manipuladora, por mais que o nosso emocional queira negar. Toda nossa concepção de mundo desaba.

Vá aos poucos, com calma, pesquise, analise os fatos. Essa fase inicial com certeza passa e com o tempo você vai vendo que existe sim um mundo muito mais amplo fora dos portões da Torre. Incluo nisso o quesito espiritualidade também. E o mais importante: não se sinta culpado por tudo isso que aconteceu, você e sua mãe foram apenas vítimas de todo esse processo doloroso.
Procure ajuda psicológica também, ela ameniza e muito os traumas e o peso que você está sentindo.

Sobre o seu relacionamento, acho melhor conversar com ela e expor essas dúvidas que você tem, por mais que a aceitação possa ser negativa. Melhor fazer isso agora, visto que ainda não estão casados. Depois, será muito mais difícil lidar com tudo isso.

Sinta-se acolhido no fórum e à vontade para compartilhar suas experiências e dúvidas!

Um grande abraço!
"A verdade está inseparavelmente ligada à liberdade." - Raymond Franz
Avatar do usuário
YukimuraSanada
Moderador
Moderador
Mensagens: 1592
Registrado em: 16 Jan 2019 16:11

Re: Apresentação- JoãoLucas

Mensagem não lida por YukimuraSanada »

Em tempo: Caso deseje, pode navegar pelas centenas de tópicos deste Fórum.

Veja abaixo o ÍNDICE por ordem alfabética dos principais assuntos postados!

viewtopic.php?f=11&t=23313

Boa leitura! :2 :lol:
Avatar do usuário
SMART
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 73
Registrado em: 09 Dez 2020 16:58

Re: Apresentação

Mensagem não lida por SMART »

Olá Lucas,
Compreendemos o seu momento e os sentimentos conflitantes que surgem em decorrência disso. Todos os sentimentos e pensamentos são muito legítimos diante de tamanha pressão.
Aqui no fórum temos dois profissionais que se dispõe a ouvir, um psicólogo (SARTRE) - memberlist.php?mode=viewprofile&u=16044
E um psicanalista (Saulo) memberlist.php?mode=viewprofile&u=16976
Talvez um deles consiga te auxiliar neste momento.
Avatar do usuário
PIMOJW
Forista
Forista
Mensagens: 299
Registrado em: 02 Ago 2021 16:19

Re: Apresentação- JoãoLucas

Mensagem não lida por PIMOJW »

Lucas, sinto imensamente pela perda da sua mãe. Meus sinceros sentimentos. Já perdi um parente de forma semelhante, e sei que é um choque imenso. No seu caso ainda está muito recente, nem completou um ano ainda. Leva tempo, e acredite você vai precisar de ajuda psicológica, não é fácil. Sei que nem sempre podemos pagar, mas coloque isso como prioridade.

Quanto è fé e religião, algumas observações. Nem todos aqui perderam a fé. Alguns continuam cristãos, lendo e estudando a bíblia, outros continuam com TJ mas são mais questionadores, alguns se tornaram evangélicos, judeus ou católicos. Outros migraram para o budismo e a filosofia, religiões africanas, ou se tornaram ateus e agnósticos.

Cada um tem um reação, tudo depende de você escolher seu caminho. Posso falar por mim, ainda estou dentro da organização, acredito em Jeová e Jesus e na promessa da ressurreição. Mas não acho que será exatamente como a torre fala, acho que tem muito viés lá dentro. Como será então? Não sei, prefiro esperar pra ver. Quem viver verá.

Quanto ao casamento, muita calma nessa hora. Se você despejar tudo em cima da sua namorada, certamente ela vai ficar confusa, pode de fato terminar tudo. É isso que você quer? Ou você prefere manter o relacionamento? Pense e decida, mas vá com calma.

Sucesso pra você!
Avatar do usuário
freudexplica
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 727
Registrado em: 23 Mai 2021 16:57

Re: Apresentação- JoãoLucas

Mensagem não lida por freudexplica »

Olá , bem vindo ao forum.

Sobre leitura: Crise de conciencia e em busca da liberdade cristã. Esses dois livros vão te elucidar muito. Tenho certeza que mudará sua visão e será outra pessoa depois de lê-los. consegue acha-los facilmente na internet para download (infelizmente fisico não vai achar)
Além desses livros recomendo que busque conhecimentos sobre outras crenças. Quando nos libertamos ainda temos um certo freio sobre o que ler e ver. Não tenha medo. Leia e pesquise sobre tudo.

Outros conteudos em vídeo que recomendo

https://www.youtube.com/watch?v=Hy08MwmhkFA
https://www.youtube.com/watch?v=y32Wl-h_KQk

Sobre seu namoro:
Bem... ja foi dito pelos foristas.
Sou casado e minha esposa esta presa a seita e conheço muitos casais em nivel pessoal (da epoca que eu era um "anciao" de verdade no padrão JW).
Te digo uma coisa: rarissimos casais ali dentro são de fato felizes, pelos menos dentre os que seguem os preceitos da torre. É maioria é fachada. Não casamentos carregados de machismo e discriminação, afinal é isso que a torre propaga: um ambiente machista e misógino.
E sua namorada, como PIMI, vai esperar que voce siga o padrão JW. Acha que seguindo esse padrão poderá ser feliz ? E avançando seu relacionamento com alicerce em uma mentira , como acha que será ? (a mentira que digo seria voce avançar sabendo que esta enganando ela sobre as crenças)
Sua namorada tem um relacionamento com você no qual ja passsaram por várias experiencias e dificuldades ao ponto de terem um nivel de relação muito próximo? Digo isso pois o unico motivo pelo qual minha esposa nao me delatou é nossa história juntos, desde a epoca de namoro no qual ela passou por uma doença que poderia tê-la matado e mesmo assim eu me casei com ela. Ou seja, nossa relação é maior que a torre. Se voce nao tiver algo no mesmo nivel, existe uma grande probabilidade dela te delatar após voce se abrir com ela.
Analise bem sua situação e não se deixe levar por sentimentos. E não se ofenda por favor pelo que eu ou outros foristas disserem sobre isso: é porque varios de nos sofreram ou sofrem muito por despertarem e terem seu cônjuge preso a seita.

Espero que possa obter ajuda aqui no forum. Tenha calma nos seus próximos passos. . Com passar dos meses seguindo as dicas postas por mim e outros você vai clarear MUITO suas ideias.
" O grande irmão está de olho em vocês :twisted: " - 1984
Avatar do usuário
Pepita
Forista
Forista
Mensagens: 528
Registrado em: 28 Dez 2021 05:27

Re: Apresentação- JoãoLucas

Mensagem não lida por Pepita »

Olá João. Seja bem vindo.

Parabéns por ter aberto seu coração. Se expressar ajuda muito na hora de lidar com períodos de grande dor emocional.

Olha, é muito comum o suicídio de um ente querido gerar sentimentos culpa na gente: "Será que eu fui uma má pessoa? Porque eu não percebi o estado dela antes? O que poderia ter feito pra evitar?", são perguntas inquietantes que costumam nos afligir nesses momentos. Mas, na realidade essas perguntas são um reflexo do amor que a gente sente pelo ente querido e do trauma que essa perda abrupta causa na gente.

Num espaço de menos de dois anos eu perdi meu pai e minha mãe, de forma muito dolorosa. Quando isso acontece, é comum a gente ficar pensando nos conflitos que teve com os pais. Isso me doeu muito e até hoje me sinto muito só. Parece que a orfandade dá uma sensação esquisita de abandono, um abandono que não é abandono, é até meio complicado de explicar. Muita dor, tristeza, culpa por não ter vivido mais intensamente os pais.

Nesse momento de dor, seja paciente com você mesmo João e se perdoe. A vida tem dessas coisas. Apegue-se à expectativa das muitas felicidades e alegrias que você ainda vai viver no futuro.

Além disso, despretar da Torre após a perda da mãe não deve estar sendo nada fácil pra você. É luto em cima de luto. Busque acompanhamento clínico/psicológico com profissionais em unidades de saúde mental. Continue também interagindo por aqui, aproveite esse ambiente.

Quanto às suas inquietudes existenciais, saiba que a Torre quer nos destruir quando a gente deixa de crer nela. Mas, nãe precisa ser assim, pois a Torre não tem o direito de acabar com as nossas esperanças. Apegue-se à sua fé, seja lá qual for a base dela.

Aproveite esse momento de transição para ler livros, escutar áudios ou assistir vídeos que falem sobre diferentes vertentes do pensamento humano. Mergulhe nas ideias dos pensadores e pensadoras antigos, desde as críticas de Bertrand Russell até as poesias de Adélia Prado. Tenha como objetivo conhecer diferentes formas de pensamento e ideias, sem se apegar a nenhuma delas.

Quanto à sua namorada, vá com calma nas coisas que irá dizer a ela, mas acho que é muito importante que ela saiba o que você pensa da Torre antes de vocês se casarem, pois ela tem o direito de saber com quem está se casando.

Desejo-lhe uma boa recuperação João. Viva seus lutos e tenha paciência consigo mesmo.

Um forte abraço.
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 224 visitantes