Apresentação • ludwigslust

Espaço para os foristas se apresentarem e mostrarem suas expectativas e depoimentos.

Apresente-se aqui e receba as boas vindas!
Responder
Avatar do usuário
ludwigslust
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 8
Registrado em: 13 Set 2021 15:25

Apresentação • ludwigslust

Mensagem não lida por ludwigslust »

Olá!
Descobri o fórum há algum tempo e vez ou outra leio os conteúdos disponíveis a quem está deslogado.
Há poucos dias decidi criar meu cadastro.

Sou um homem de 32 anos. Não sou Testemunha de Jeová, mas sim gosto de aprender sobre religiões, não apenas por minha formação (uma das disciplinas que leciono é o Ensino Religioso para o Ensino Fundamental II — também dou aulas para o Ensino Médio, mas trabalho outras disciplinas), mas também porque sempre tive certa inclinação ao conteúdo que as Testemunhas de Jeová costumam ofertar. Desde criança tinha por hábito a leitura e, em meio a tanta coisa lida, devorava as revistas e livros que deixavam na casa dos meus pais. Minha formação religiosa foi católica, apesar de eu me identificar hoje como espiritualista, com um pé no espiritismo kardecista. Meus pais também não são Testemunhas.

Admito que cheguei entrar em contato com as Testemunhas de Jeová neste ano através do site JW.org, pois considerava muito interessante a ideia de ter um estudo bíblico. O conteúdo apresentado nas publicações sempre me soava, em certo grau, dogmático, mas, ao mesmo tempo, cheio de esperança, além de colocar as Testemunhas como pessoas que estudam a Bíblia com afinco e senso crítico — duas coisas que eu buscava —. No entanto, não cadastrei meu endereço completo no site, passando apenas meu primeiro nome, cidade e telefone. Com isso, recebi um contato via ligação (o que foi uma pena. Detesto ligações, prefiro contato escrito pelo WhatsApp) e a pessoa que me contatou, passou numa mesma semana dois links para assistir reuniões. Parece que ele não ficou interessado na parte do estudo bíblico (o porquê, não sei). Assisti as reuniões online e sinto que devo admitir que achei tudo muito ruim. Não havia senso crítico algum, nem estudo com afinco. Ler a Bíblia só por ler, eu já faço sozinho. E quanto aquelas atividades de teatro não fizeram sentido algum para mim; soaram-me constrangedoras.
Depois de assistir a essas reuniões (tinham diferenças entre si, mas deu para perceber que o princípio norteador de ambas consistia em leitura e em perguntas que meus colegas de profissão que lecionam Língua Portuguesa para o ensino básico fazem aos alunos em processo de aprender a ler e interpretar textos), optei pelo ghosting.
Ainda assim, leio o JW.org. Também assisti a um congresso on-line recente.

Um adendo: eventualmente me deparo com alunos que se declaram Testemunhas de Jeová e o fato de eu fazer pesquisas sobre as crenças deles, a fim de entendê-las melhor, tem se mostrado muito útil, até mesmo para que eu consiga adequar minha linguagem para atingi-los com maior facilidade e com melhores resultados.
(Quanto a esses alunos, nunca tive algo a reclamar. Surpreendentemente, nunca tive críticas ou reclamações por parte deles ou de seus pais ou avós, e olha que abordo inúmeras crenças distintas em sala de aula, por exigência da grade curricular ecumênica, apesar de eu tratá-las sempre sob enfoque histórico e social, e nunca de forma catequética.)

Até mais!
ludwigslust
Avatar do usuário
Debora
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 8443
Registrado em: 21 Dez 2010 11:07
Localização: Santana

Re: Apresentação • ludwigslust

Mensagem não lida por Debora »

Muito bom ter conosco uma pessoa com um senso imparcial de análise.
Recomendo que faça um tour pelos tópicos pois através deles você conhecerá a organização das TJ de modo mais transparente.

Seja bem-vindo !!!
Sabe de denúncias de abuso sexual infantil dentro da organização das Testemunhas de Jeová? Envie dicas investigativas, informações e documentos sobre este tópico para o Ministério Público de São Paulo: avarc@mpsp.mp.br
Avatar do usuário
Kurisu
Forista
Forista
Mensagens: 1779
Registrado em: 24 Out 2020 15:26
Localização: Lucinda Falls

Re: Apresentação • ludwigslust

Mensagem não lida por Kurisu »

Bem-vindo

Nas TJs esse negócio de senso crítico não existe, vc não pode interpretar a bíblia da sua maneira e sim da maneira que os supostos representantes de Jeová em Warwick interpretam.

Questionou? Toma visita de pastoreio, e se continuar questionando toma uma bela duma excomunhão
“Por que questionar se você pode apenas obedecer?"

Entre no grupo exTJ do Telegram: https://t.me/+6d4Yn009NN9iNzI5(Não falamos de publicações antigas da Torre, é apenas para zueiras e desabafos 🍻)
Avatar do usuário
freudexplica
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 727
Registrado em: 23 Mai 2021 16:57

Re: Apresentação • ludwigslust

Mensagem não lida por freudexplica »

Bem vindo.
De fato o mundo das tj, bem como de outras religiões extremistas é digamos , no mínimo, complexo.

Sou um líder local da religião, ancião, e não consigo sair disso mesmo querendo devido a questões familiares. Eles literalmente tiram sua dignidade e mancham seu nome ao melhor estilo cientologia.

Caso tenha curiosidade recomendo os dois livros de Raymund franz , um ex membro do mais alto escalão das testemunhas de Jeová , o corpo governante, que saiu devido a questões de consciência.
- crise de consciência - biografia
- em busca da liberdade cristã - doutrinas

Bem vindo ao fórum. Caso queira algum conteúdo intento das tjs, pode me procurar no privado.
" O grande irmão está de olho em vocês :twisted: " - 1984
Avatar do usuário
AntonioMadaleno
Forista
Forista
Mensagens: 2688
Registrado em: 15 Nov 2008 18:03
Localização: Lisboa
Contato:

Re: Apresentação • ludwigslust

Mensagem não lida por AntonioMadaleno »

Bem-vindo ludwigslust!

Convido-o a ler o meu livro, pois acredito que irá suprir muita informação sobre a vivência religiosa nas Testemunhas de Jeová.
No Brasil existe apenas e-book:
https://www.amazon.com.br/Ap%C3%B3stata ... B087493TJ6

Aqui pode encomendar o livro físico a partir desta loja online em Portugal e ler excertos do livro, opiniões e críticas também:
https://www.wook.pt/livro/apostata-porq ... o/23921963
Avatar do usuário
Tsubasa
Forista
Forista
Mensagens: 1422
Registrado em: 01 Fev 2021 10:40

Re: Apresentação • ludwigslust

Mensagem não lida por Tsubasa »

Seja bem vindo!
Contra fatos não há argumentos. A favor da fé sempre haverá.
Avatar do usuário
MrsPuppet
Forista
Forista
Mensagens: 395
Registrado em: 20 Mar 2020 12:11

Re: Apresentação • ludwigslust

Mensagem não lida por MrsPuppet »

Bem vindo!
:w3lcome:
Avatar do usuário
ludwigslust
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 8
Registrado em: 13 Set 2021 15:25

Re: Apresentação • ludwigslust

Mensagem não lida por ludwigslust »

Muito obrigado a todos pelas mensagens de carinho. Fico feliz em estar aqui e em poder interagir com vocês.
Gratidão. :11
ludwigslust
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 200 visitantes