APRESENTAÇÃO - AGNÓSTICO REVERENTE

Espaço para os foristas se apresentarem e mostrarem suas expectativas e depoimentos.

Apresente-se aqui e receba as boas vindas!
Avatar do usuário
Agnostico Reverente
Forista
Forista
Mensagens: 373
Registrado em: 19 Ago 2016 17:08

APRESENTAÇÃO - AGNÓSTICO REVERENTE

Mensagem não lida por Agnostico Reverente »

Olá pessoal, sou novo por aqui, embora eu venha lendo alguns posts já há algum tempo
Sou testemunha desde 1991, já fui ancião, entreguei o cargo por razões pessoais; depois fui servo ministerial novamente, até que há 2 anos comecei a ler os livros de Raymond Franz, tive que deixar o cargo também.
Comecei a ler Crise de Consciência com uma grande ingenuidade, não sabia que se tornaria um divisor de águas na minha vida. Depois li Em Busca da Liberdade Cristã contendendo mentalmente com o autor, sentindo que Raymond se esforçava em derrubar os ideais que tornavam a minha, a única religião verdadeira: o nome de deus, as boas novas, e por aí vai... chorei profusamente ao terminar de ler Liberdade Cristã; então li Apocalipse Adiado e cheguei à mesma conclusão que conduz o livro: essa é apenas mais uma dentre as diversas religiões do mundo.
Após isso li Tempos dos Gentios Reconsiderados e tenho lido os livros de Bart D. Earhman (O que Jesus Disse, o que Jesus não Disse?; Quem escreveu a bíblia?; Como Jesus se tornou Deus?; O problema com Deus - O sofrimento), que me tirou a fé que ainda restava na bíblia como um livro perfeito e inspirado; tem sido um efeito dominó na minha mente.
Abri um blog há alguns meses pra expor toda essa trajetória mas estou receoso (não quero derrubar a fé de ninguém, às vezes as pessoas estão bem asssim do jeito que estão).
A introdução do blog (http://agnosticismoreverente.blogspot.com.br/) e essa:
"Inicio hoje esse espaço sobre o Reino das dúvidas, das incertezas, e por conseguinte, da tolerância. Não é objetivo deste blog atacar ou diminuir a fé de ninguém, apenas expor que existe incerteza em quase tudo no campo religioso. Venho de uma herança profundamente fundamentalista e pensava que tinha certeza de tudo na vida e resposta para todas as perguntas. Hoje, das minhas certezas, pouco me resta. Me resta sim, uma fé no Criador, mas sem necessariamente estar padronizada no conceito judaico cristão de Deus.Vejo a fé hoje como algo pessoal, uma experiência íntima, uma percepção única de cada indivíduo, não como algo coletivo como se impõe nas denominações institucionalizadas. Portanto, o título desse blog não se refere à descrença em Deus, mas à descrença nas muitas correntes religiosas, em especial aquelas que procuram colocar o Criador dentro de uma caixa, e oferecer de presente aos outros. Porque quando cremos em algo só PORQUE outros crêem, sem termos chegado às nossas próprias conclusões, o que temos é meramente uma FÉ EMPRESTADA. Essa ERA a minha fé, agora não mais. Posteriormente contarei minha história e porque cheguei a essas conclusões."
Como disse, por enquanto não dei continuidade ao blog. Não sinto que tenha algo melhor pra oferecer do que a VERDADE que as pessoas que estão na organização tem, embora eu tenha colecionado algumas pérolas durante essa minha caminhada, algumas inclusive com alguns de vocês nesses espaço.
Por diversos motivos (inclusive familiar) ainda sou TJ ativa, mas a confusão, a dor e o vazio me assolam constantemente. Eu não sei se todos vocês sentem o mesmo que eu, mas acho que faltam expressões desses sentimentos e desses problemas nesse espaço. Fiz sessões de psicoterapia recentemente, mas sentia que o psicólogo não fazia a mínima idéia do que eu estava passando, acho que só vocês que passaram (ou estão passando por isso) podem me endenter.
Vão vendo até onde vai a minha confusão mental: acho que eu nem acredito mais que o Diabo exista, mas de vez em quando me vejo com o sentimento: será que eu fui vítima do Diabo ao ler tudo que li?
Como disse, gosto de pensar que essa é APENAS mais uma religião dentre tantas outras, nem mais, nem menos; mas às vezes o vazio, a dor, a perda de sentido da vida é tão grande que me vejo entre os extremos: ou essa é a RELIGIÃO VERDADEIRA, ou uma SEITA PERIGOSA; confuso não? Pois é, esse é o tipo de dor que enfrento: viver dentro da ambiguidade não é nada fácil; pelo menos, é mais honesto.
Acho que já falei demais pra uma simples apresentação. Um abraço a todos
Avatar do usuário
kooboo
Forista
Forista
Mensagens: 13414
Registrado em: 01 Nov 2008 14:22

Re: APRESENTAÇÃO - AGNÓSTICO REVERENTE

Mensagem não lida por kooboo »

Seja bem vindo meu caro Agnóstico!

Assim como você, também tive uma listinha de livros que me ajudaram, e vou até te sugerir mais dois autores -
Sam Harris - Carta a uma nação cristã
Bertrand Russel - No que acredito

Sobre a introdução do seu blog.... well, pense nas palavras de Paulo aos coríntios "não somos amos (ou donos) de vossa fé".
A fé é propriedade pessoal, intriseca ao ser, portanto, ninguém pode destruir a fé de ninguém, somente a própria pessoa - Ela constrói, ela mantém e ela mesma a finaliza.
Alguém acabou com a sua fé? Presumo que não, presumo que tenha sido você mesmo o responsável, então, quanto a frase " Não é objetivo deste blog atacar ou diminuir a fé de ninguém," acredito o seu blog não fará isso.
Seu blog apenas fornece as ferramentas, assim como os autores citados por você (e por mim) nos ajudaram a desconstruir a fé.

Bom, isso é apenas um ponto de vista (e baseado na bíblia :lol: ). Mas, a dica é essa - fé é responsabilidade pessoal, cabe a cada um cuidar da sua.
No salão ensinam diferente, como se um devesse fiscalizar a fé do outro e fortalecer o próximo... porém, não é isso que a bíblia diz e na pratica não funciona dessa forma.

Um grande abraço e seja super bem vindo!

:w3lcome: :fr1end:
[]'s
kooboo

Imagem
Perspicaz
Forista
Forista
Mensagens: 785
Registrado em: 17 Jul 2016 19:45

Re: APRESENTAÇÃO - AGNÓSTICO REVERENTE

Mensagem não lida por Perspicaz »

Olá amigo, seja bemmmmmmmmmm vindooooooo!
A sua "Crise de Consciência e chorro" não são exclusidade, eu também chorrei muito ao descobrir o engano, porém hoje, pouco mais que três meses, me considero curado dessa dor, o que mim ajudou: este Blog. Sobre as consultas que fez com um profissional, recomendo a leitura de PNL ( Programação Neurolinguística) irá ajudar a você quebrar essas barreiras.
Quanto a "não querer derrubar a fé de ninguém (...) pois tem gente que se sente bem lá, primeiro digo que ninguém consegue quebrar a fé cega de ninguém, pois se assim fosse eu já teria conseguido quebrar a tal fé de uns seis amigos bitolados que tenho lá dentro. Rsrsrsr
a:1
E hô, não ache que tem gente que se sente bem lá dentro, pois aquilo tudo é uma irrealidade, ninguém lá vive sua própria vida, senão a vida que lhe é imposta pelo CG. Diria você que alguém se sente bem dentro de uma prisão, pelo fato de o dono da prisão, ter inserido um capacete virtual capaz de transmitir imagem de 3D, a qual mostrava, enganosamente, que aquele lugar não era uma prissao e sim um paraíso? Se alguém lhe tirasse aquele capacete virtual, você acharia que ela ficaria brava com aquele que a tirou ou com aquele que lhe inseriu traiçoeiramente?
Avatar do usuário
Galileu
Forista
Forista
Mensagens: 2561
Registrado em: 30 Mar 2016 11:47

Re: APRESENTAÇÃO - AGNÓSTICO REVERENTE

Mensagem não lida por Galileu »

Prezado Agnostico reverente.

Muito do seu relato vai de encontro ao que penso e que vivi nesta SEITA PERIGOSA.

Angustia, temor, tristeza, choro é o que se sente ao se descobrir a verdade sobre a "verdade".

Mas há também o ar da liberdade que se começa a respirar após se desvincular ,nem que seja mentalmente ,dessa SEITA PERIGOSA.

Tenho certeza que dias melhores virão pra você.

Eu assim como você creio em Deus , mas duvido de muito do que as Religiões dizem sobre Ele.

Sobre a bíblia não creio mais em tudo o que nela esta escrito, pois acho que os "homens adulteraram a palavra de Deus". Gostaria de entender porque Ele deixou isto acontecer. Estou, assim como você em busca das respostas, que achava que já tinha encontrado.

Bem vindo , amigo

Que você possa encontrar o equilíbrio, espiritual, mental, emocional e físico nessa nova fase de sua existência.

Um grande abraço !

PAZ.
"Penso, logo existo" - Descartes
Mente Livre
Forista
Forista
Mensagens: 106
Registrado em: 13 Jul 2016 08:38

Re: APRESENTAÇÃO - AGNÓSTICO REVERENTE

Mensagem não lida por Mente Livre »

Bem vindo e sinta-se em casa. Seja mais um a se juntar à nossa luta.
Avatar do usuário
mayhra
Forista
Forista
Mensagens: 3140
Registrado em: 14 Dez 2011 22:12

Re: APRESENTAÇÃO - AGNÓSTICO REVERENTE

Mensagem não lida por mayhra »

Prezado Agnostico Reverente, não se cobre um posicionamento imediato diante de tudo que se dispôs a analisar e desvelar. Tudo tem um tempo, ainda mais num assunto tão importante quanto os pilares das nossas crenças e modo de vida. Se permita apenas observar as coisas, analisar as situações com calma e ir verificando o que é melhor, o justo e o correto para você.

Permita-se continuar refletindo e, aos poucos, acredito que as coisas ficarão mais claras para você.
sabrepoderoso
Forista
Forista
Mensagens: 1476
Registrado em: 07 Mai 2015 11:23
Localização: duque de caxias

Re: APRESENTAÇÃO - AGNÓSTICO REVERENTE

Mensagem não lida por sabrepoderoso »

seja muito bem vindo Agnostico Reverente :w3lcome: :w3lcome: :w3lcome: muitos de nós tbm pensavam assim que estava com sua vida ancorada e segura na única , perai ... única ?

não , ela é apenas mais um lugar que diz para as pessoas que tem a verdade , ela como as religiões pelo mundo tem algumas verdades 8-)

sinta-se entre amigos e acolhido , a gente se vê pelos topicos da vida amigo :D1 :D
que a luz que há dentro de cada um de nós ilumine nosso caminho quando todas as outras luzes se apagarem
Avatar do usuário
Usuaria Virtual
Forista
Forista
Mensagens: 140
Registrado em: 24 Mar 2016 21:42

Re: APRESENTAÇÃO - AGNÓSTICO REVERENTE

Mensagem não lida por Usuaria Virtual »

Oi Agnóstico Reverente!

Esse vazio que você sente, este turbilhão de sentimentos, é normal, mas lembre-se sempre: Isso também vai passar. Seja paciente com você mesmo, não tenha pressa e não se cobre demais.

Leia muito, mantenha a mente ocupada e quando ela estiver ociosa, foque no momento presente.

Sinta-se acolhido e seja muito bem vindo!!
A dúvida é o princípio da sabedoria!
Avatar do usuário
Debora
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 8443
Registrado em: 21 Dez 2010 11:07
Localização: Santana

Re: APRESENTAÇÃO - AGNÓSTICO REVERENTE

Mensagem não lida por Debora »

Agnostico Reverente escreveu: Por diversos motivos (inclusive familiar) ainda sou TJ ativa, mas a confusão, a dor e o vazio me assolam constantemente.
...Como disse, gosto de pensar que essa é APENAS mais uma religião dentre tantas outras, nem mais, nem menos; mas às vezes o vazio, a dor, a perda de sentido da vida é tão grande que me vejo entre os extremos: ou essa é a RELIGIÃO VERDADEIRA, ou uma SEITA PERIGOSA; confuso não? Pois é, esse é o tipo de dor que enfrento: viver dentro da ambiguidade não é nada fácil; pelo menos, é mais honesto.
Olha, a abordagem não é voltada para seitas religiosas mas sugiro que você ouça este áudio. Ouvi o programa enquanto tomava o café da manhã de sábado passado e creio que dá para fazer algumas reflexões bem interessantes. (só um detalhe: tem uns minutinhos de comercial e propaganda do próximo programa logo no início, então tenha paciência até ter início a fala do cardiologista).
http://cbn.globoradio.globo.com/program ... -RUINS.htm

Se tiver paciência e vontade, fale-nos sobre as pérolas que encontrou por aqui.rs

Seja muito bem-vindo !!!
Sabe de denúncias de abuso sexual infantil dentro da organização das Testemunhas de Jeová? Envie dicas investigativas, informações e documentos sobre este tópico para o Ministério Público de São Paulo: avarc@mpsp.mp.br
Avatar do usuário
MestreKame
Forista
Forista
Mensagens: 90
Registrado em: 17 Mar 2016 11:05

Re: APRESENTAÇÃO - AGNÓSTICO REVERENTE

Mensagem não lida por MestreKame »

Seja bem vindo amigo! :w3lcome:
The Truth Is Out There
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Google [Bot] e 8 visitantes