Por que algumas pessoas inteligentes são T.J.?

Fatos da atualidade e do passado que contam as conquistas sociais, tecnológicas e as lutas constantes para uma sociedade mais justa e solidária.
leoc
Perfil Desativado
Perfil Desativado
Mensagens: 60
Registrado em: 29 Ago 2009 14:40

Por que algumas pessoas inteligentes são T.J.?

Mensagem não lida por leoc »

Estava lendo alguns tópicos e me deparei com a seguinte declaração de nossa amiga Helena:
Todavia, olhem a reação da minha irmã:
Na semana anterior à assembléia, compra vestidos e pelo menos um par de sapatos novos. Na véspera, vai ao cabeleireiro e põe o corte em dia (não faz penteado, nem maquilagem, só renova o corte). Também, prepara com animação e carinho os lanches que serão consumidos no dia da assembléia. Prepara o carro para a viagem, combustível, limpeza, calibra os pneus e faz quaisquer pequenas revisões necessárias.
Tudo certo! No dia da assembléia, ela e minha mãe levantam cedo e se vestem. Ambas belas e felizes. Passam na casa de dois irmãos e lotam as vagas do carro. Vão todos com alegria.
Quanto aos cânticos novos, é opinião geral que decaíram na qualidade. Só que minha irmã treina os cânticos e tenho certeza de que onde os cânticos forem tocados ela será notada por já sabê-los e por ter bom entusiasmo ao cantá-los.
O que dizer de tudo isso?
Admiro minha irmã, pois sei que ela é sincera e muito dedicada. Tem um bom emprego e usa seus recursos para louvar a Jeová, inclusive quando se enfeita para as assembléias, pois aqui na minha região todo mundo vai muito bem vestido. Não é no luxo, mas no capricho.
Aparentemente, diria que minha irmã é feliz como Testemunha de Jeová e não manifesta conflitos. Não tem sérias dúvidas, não se sente oprimida pela organização. Tem dias que ela não está bem, mas quem de nós está sempre bem?
Eu, na organização, jamais tive essa sensação de estar no lugar certo, essa sensação que a minha irmã, aparentemente, tem. Ela não se abre muito comigo, então não posso afirmar o que vai no coração dela, mas o que vejo é isso, uma pessoa que gosta de participar das atividades da organização, que se adapta facilmente às mudanças da organização, que é exemplar, muito dedicada e manifesta prazer nessa vida e não vê e nem deseja outra vida.
As vezes me pergunto, como pode ela ser assim? Não sei.
Temos personalidades bem diferentes, isso é certo. Sempre fui intelectualmente irrequieta, leitora apaixonada, e nunca gostei de agir sob pressão ou sendo coagida por ameaças (o que a organização faz direto). Minha irmã é inteligente, mas nunca gostou de ler, não é curiosa e parece se contentar com raciocínios simples, não questionando, não querendo saber mais. Além disso, é do feitio dela FAZER, trabalhar, ao invés de pensar, refletir. Acho que essas são as principais diferenças de nossas personalidades. Ah, mais uma diferença importante: sou muito criativa e não digo isso para me enaltecer, é que sou mesmo. A minha irmã é criativa, mas só com trabalhos manuais. Ela é capaz de criar uma ferramenta nova, digamos assim, mas não aplica essa criatividade no campo das idéias.
E daí que minha irmã é uma excelente pessoa e eu não sou ruim. E não me considero melhor do que ela em nada, apenas fiz escolhas diferentes. Não sei se lamento ela estar na Torre, parece que ela quer estar lá e, como ela diz, não tenho nada melhor para lhe oferecer. E não tenho mesmo, o que ela quer está lá.
Enquanto estava lendo tive aquela incrível sensação: já estive nesse lugar antes! Eu por diversas vezes ficava pensando como pessoas tão inteligentes podiam estar servindo a organização, confesso que muitas vezes cheguei a raciocinar que não era possível tais pessoas estarem na organização e ela não ser “verdadeira”.
Só para citar alguns exemplos: Vertemate (Sup. De Distrito), Zamiel Kubrusly (Sup. De Distrito), Manoel Bessa (Ancião em Sorocaba e Sup. De Circ. Substituto), Fred. Franz ( Presidente Sociedade Torre de Vigia) e a lista vai longe.
Não se pode negar que em sua grande maioria as T.J. são pessoas leigas, mais existem mentes brilhantes dentro da organização.
Por muito tempo eu não entendia porque isso acontecia, mais a leitura da que Helena escreveu abriu meus olhos como que para uma “nova luz” (termo bem conhecido não).
Vejam o que ela escreveu: Minha irmã é inteligente, mas nunca gostou de ler, não é curiosa e parece se contentar com raciocínios simples, não questionando, não querendo saber mais. Além disso, é do feitio dela FAZER, trabalhar, ao invés de pensar, refletir.Bingo!!!! Bingo!!!
Essa é a resposta!
Já tinha lido um pouco sobre isso no livro de Ray Fraz quando ele falava sobre seu tio e alguns homens do Corpo Governante, mais na época não consegui captar como isso acontecia na realidade.
A organização criou durante anos respostas bem elaboradas para perguntas intrigantes da vida. Esses raciocínios dão a sensação de que a resposta é ao mesmo tempo difícil e fácil. É uma coisa meio louca. E como se uma pessoa tentasse explicar o que é uma cadeira usando palavras bonitas, sua origem, sua utilidade, seus vários tipos, sua fabricação e por ai vai.
São mentes inteligentes que se contentam com raciocínios óbvios, mais não vão alem deles, sem pensar e refletir.
O próprio Jesus era um homem que estimulava as pessoas a irem além do raciocínio óbvio, a pensar, refletir querem ver:
Quanto ele se encontrou com Nicodemos à noite vejam o que ele disse:
João 3:1 em diante:
3.3 Jesus respondeu: — Eu afirmo ao senhor que isto é verdade: ninguém pode ver o Reino de Deus se não nascer de novo.
3.4 Nicodemos perguntou: — Como é que um homem velho pode nascer de novo? Será que ele pode voltar para a barriga da sua mãe e nascer outra vez?
3.5 Jesus disse: — Eu afirmo ao senhor que isto é verdade: ninguém pode entrar no Reino de Deus se não nascer da água e do Espírito.
3.6 Quem nasce de pais humanos é um ser de natureza humana; quem nasce do Espírito é um ser de natureza espiritual.
3.7 Por isso não fique admirado porque eu disse que todos vocês precisam nascer de novo.
3.8 O vento sopra onde quer, e ouve-se o barulho que ele faz, mas não se sabe de onde ele vem, nem para onde vai. A mesma coisa acontece com todos os que nascem do Espírito.
3.9 — Como pode ser isso? — perguntou Nicodemos.
3.10 Jesus respondeu: — O senhor é professor do povo de Israel e não entende isso?
Jesus ficou intrigado como um homem tão inteligente “professor do povo” não entendia o que ele estava dizendo. Por que não entendia? Porque Nicodemos era um homem inteligente que se contentou com aquilo que aprendeu nas escolas rabínicas, não foi além do raciocínio óbvio, não pensou e nem refletiu no que aprendeu.

Para uso da moderação---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Marcadores: Testemunhas de Jeová;
Ver índice geral
Editado pela última vez por Lourisvaldo Santana em 25 Dez 2020 08:47, em um total de 2 vezes.
Razão: Inserir marcadores
Avatar do usuário
Franciska
Forista
Forista
Mensagens: 104
Registrado em: 16 Mai 2010 12:07

Re: Por que algumas pessoas inteligentes são T.J.?

Mensagem não lida por Franciska »

Eu também conheço TJ inteligentes como médicos, advogados e com outros cursos universitários e me pergunto como é que eles conseguem dizer "sim" a tudo o que a organização diz. É como se fossem ovelhas cegas. É certo que eu também fiz faculdade e só depois dos 30 anos é que tive coragem para questionar os ensinamentos da Torre e sair por uma questão de consciência...Agora tenho curiosidade em saber que tipo de pessoas estão entrando, nos dias de hoje, para a organização.
Avatar do usuário
Mobraw101
Forista
Forista
Mensagens: 1066
Registrado em: 01 Set 2010 18:18
Localização: Farol da Barra

Re: Por que algumas pessoas inteligentes são T.J.?

Mensagem não lida por Mobraw101 »

O que eh inteligencia??

Um engenheiro pode ser muito inteligente em seus projetos e trabalhos, mas seria inteligente o suficiente para pintar uma paisagem em um quadro?? ou para escrever poesias?? ou para fazer artes plasticas?? ser filosofo ou Musico?

Se a pessoa ñ tem esses outros talentos, pode ser a mais inteligente do mundo e mesmo assim ñ se sairá bem neles. A inteligencia eh algo muito limitado, vc pode ser considerado inteligente se fizer um curso na aréa de humanas e ser considerado um burro se fizer na aréa de exatas. tudo eh muito relativo quando se leva em conta a inteligencia. Por isso a biblia fala de sabedoria e perspicacia, eh a sabedoria q realmente faz a diferença na vida da pessoa.

Frederic Franz por exemplo, ñ era nenhum bobinho iludido, e Ray Franz deixou claro isso ao comentar os "toques" q recebia do tio bem como seu comportamento em particular. Fred percebia o erro mas fazia vistas grossas, ñ ligava, achava vantajoso permanecer no berço explendido da torre. Assim como o propio Ray disse q continuaria lá nesse berço explendido.

Sabedoria tem a ver com a capacidade de analize da situação ou da informação, eh isso q falta para os TJ inteligentes q ainda estão lá na torre. Advogados, medicos e outras pessoas inteligentes e muito capazes no que fazem, mas incapazes de analizar sua cituação religiosa por si mesmo por falta de sabedoria e perspicacia, justamente por terem um conceito distorcido sobre isso, conceito esse ensinado pela torre.

Seria um engenheiro q tenta pintar os quadros, ora se tem alguem q pinta os quadros e ele so faz pagar por isso, ele ñ quer nem saber como esse quandro foi pintado, ele só quer compra-lo e coloca-lo na sala. Ele ñ tem tempo pra saber isso, ñ eh trabalho dele, eh do artista. Ele apenas compra quadros e se limita a isso. A arte de pintar ñ o interessa. A mesma coisa são os TJ inteligentes e os menos inteligentes tb, se tem como pegar pronto, o q me importa como foi feito??

Ainda oura ilustração: Eh como os TJ, querem comer na mesa da torre mas ñ liga pra como a comida foi feita, sua origem, seus condimentos, ñ ligam pra nada, so querem comer, preparar ñ eh com eles, então pra quer se preocupar??

Eh como diz esse video aqui, muito bom:

Imagem

"Meu filho, vou criar vc nos caminhos de "jeová"". :lol:
Avatar do usuário
De olhos abertos
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 6385
Registrado em: 18 Nov 2009 10:07
Localização: São Paulo - SP

Re: Por que algumas pessoas inteligentes são T.J.?

Mensagem não lida por De olhos abertos »

O fato é que a qualidade intelectual da organização está piorando cada vez mais.
As pessoas estão cada vez mais relaxadas. Até mesmo as próprias publicações não são lidas. Aqueles que realmente pesquisam são os "possíveis apóstatas do futuro".

O próprio escravo fiel e discreto está cada vez menos inteligente.
O livro "Bíblia ensina" é muito inferior ao "Poderá viver para sempre", antigamente estudado com os moradores.
A qualidade na argumentação da Torre é o resultado da perda intelectual de seus próprios adeptos.

Se libertam aqueles que querem preparar um bom alimento, não simplesmente o alimento já mastigado e cuspido.
Avatar do usuário
kooboo
Forista
Forista
Mensagens: 13414
Registrado em: 01 Nov 2008 14:22

Re: Por que algumas pessoas inteligentes são T.J.?

Mensagem não lida por kooboo »

Leoc,

Sim, existem pessoas inteligentes dentre as TJ's.
So que temos de entrar num acordo sobre o que é SER INTELIGENTE.
Uma pessoa que tem mente lógica e matematica, é inteligente. Mas uma pessoa que se relaciona bem com os outros, percebe mudanças de humor, é empatica, também é inteligente.
Madonna e Lady Gaga são primores de inteligencia quando o assunto é musicalidade, visual e shows.
São diversos os tipos de inteligencias, estão relacionadas à aptidões.

Portanto há TJ's inteligentes.
So que... talvez no quesito de detectar falácias é que esteja o 'gap' de inteligencia delas. Tem um raciocinio circular ou estão envolvidas apenas nas publicações. Quando uma delas se incomoda com algo, e resolve pesquisar na internet... aí se dão conta das tolices que aprenderam na torre.

É assim... todos nós somos inteligentes e temos aptidões super desenvolvidas em algo... até um autista tem...
[]'s
kooboo

Imagem
Avatar do usuário
Poseidon
Forista
Forista
Mensagens: 2113
Registrado em: 07 Jan 2010 15:43

Re: Por que algumas pessoas inteligentes são T.J.?

Mensagem não lida por Poseidon »

Aparentemente, diria que minha irmã é feliz como Testemunha de Jeová e não manifesta conflitos. Não tem sérias dúvidas, não se sente oprimida pela organização.
uma pessoa que gosta de participar das atividades da organização, que se adapta facilmente às mudanças da organização, que é exemplar, muito dedicada e manifesta prazer nessa vida e não vê e nem deseja outra vida.
Ai eu pergunto; porque mudar? O mesmo acontece com quem acredita em Deus, por que investir em desacreditalo? O que eu ganho com isto? Não é bem melhor assim?
Tem um amigo meu que quando conversamos sobre isto ele me diz que existem pessoas incrivelmente inteligentes, mas que se contentam em ser apenas repetidores de idéias, talvez este seja o ponto.
Avatar do usuário
Leila
Forista
Forista
Mensagens: 2287
Registrado em: 22 Dez 2009 22:35
Localização: Osasco - SP

Re: Por que algumas pessoas inteligentes são T.J.?

Mensagem não lida por Leila »

Eu vou mais a fundo: a questão não é ser ou não inteligente, mas se permitir usar a inteligência através de questionamentos e raciocínios. Ou seja, a inteligência não é feito "geração espontânea" brotando do nada, mas ela tem que ser posta em prática e treinada. TJ é tj por que tem medo de fazer isso.
Eu sou o dono de meu destino. Eu sou o capitão de minha alma. ("Invictus" - William E Henley)
Avatar do usuário
Sherazade
Forista
Forista
Mensagens: 3312
Registrado em: 19 Abr 2009 17:48
Localização: Kryptônia

Re: Por que algumas pessoas inteligentes são T.J.?

Mensagem não lida por Sherazade »

Leila escreveu:Eu vou mais a fundo: a questão não é ser ou não inteligente, mas se permitir usar a inteligência através de questionamentos e raciocínios. Ou seja, a inteligência não é feito "geração espontânea" brotando do nada, mas ela tem que ser posta em prática e treinada. TJ é tj por que tem medo de fazer isso.
Concordo.
Não me vejo feito fera, muito menos anjo_Zé Ramalho
ELZA ARROIO
Perfil Desativado
Perfil Desativado
Mensagens: 3651
Registrado em: 04 Jan 2009 21:24

Re: Por que algumas pessoas inteligentes são T.J.?

Mensagem não lida por ELZA ARROIO »

Sherazade escreveu:
Leila escreveu:Eu vou mais a fundo: a questão não é ser ou não inteligente, mas se permitir usar a inteligência através de questionamentos e raciocínios. Ou seja, a inteligência não é feito "geração espontânea" brotando do nada, mas ela tem que ser posta em prática e treinada. TJ é tj por que tem medo de fazer isso.
Concordo.
A forma como é colocada a doutrina TJ é muita parecida com um conto de fadas, o paraiso todo ilustrado com animais, fontes de água, a natureza sorrindo... Então não existe grau de inteligencia ou escolaridade para isto, mas imaginação dos fatos colocados, que satisfaz a pessoa, e a leva a acreditar....
Acredito que a crença em DEUS é mais que uma válvula de escape, é a CRIATURA PROCURANDO SEU CRIADOR....




Visitem meu blog:

http://www.anaelzaarroio.blogspot.com
Avatar do usuário
marcelo
Novo (a) Forista
Novo (a) Forista
Mensagens: 46
Registrado em: 17 Mar 2009 21:54

Re: Por que algumas pessoas inteligentes são T.J.?

Mensagem não lida por marcelo »

Olha ontem mesmo me fiz essa pergunta.Minha namorada é uma pessoa genial, ela é muito inteligente mesmo, na faculdade ela é a número 1 da sala.Detalhe ela é bolsista.No dia a dia ela é uma pessoa com uma mente super aberta, sempre acha soluções para tudo, uma pessoa super antenada que está sempre lendo, ataulizada com as coisas que acontecem ao redor do mundo etc. Mas sinceramente eu não intendo o fato dela ter se tornado testemunha de jeová, já fazem 8 anos que ela começou a estudar, e a 5 é batizada.O engraçado de tudo isso é que ela é a única tj da casa.O Pai já foi tj na sua adolescencia, porém hoje se encontra inativo, por N motivos.Eu não consigo acreditar que uma pessoa como ela,( ela é muito curiosa, gosta muito de pesquisar por sinal) não questiona os ensinamentos da torre, e não sabe de nenhuma falcatrua, e quando argumento com ela sobre as falsas profecias, ela já tem uma resposta automatica vinda do corpo governante.Sinceramente isso me deixa triste, pois ao mesmo tempo que eu acho ela uma pessoa super inteigente, ela substima a sua própria inteligencia, entregando a sua vida de mãos beijadas a torre sem ao menos questionar alguma coisa...Ela mesmo me diz quando tem duvida de alguma coisa sobre os ensinos da torre, ela pesquisa pra saber se está certo mesmo, e pesquisando ela chega a conclusão que o ensino dado vem de jeová mesmo...A inteligência dela é muito limitada ao tratar desses assuntos... :/
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 256 visitantes