Por que algumas pessoas inteligentes são T.J.?

Fatos da atualidade e do passado que contam as conquistas sociais, tecnológicas e as lutas constantes para uma sociedade mais justa e solidária.
Avatar do usuário
De olhos abertos
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 6385
Registrado em: 18 Nov 2009 10:07
Localização: São Paulo - SP

Re: Por que algumas pessoas inteligentes são T.J.?

Mensagem não lida por De olhos abertos »

O fato é que o fanatismo cega até a pessoa mais inteligente da Terra.

O fanatismo consegue bloquear a mente, corrompe as idéias e não permite que o indíviduo pense por si próprio.

Nesse sentido, é um desperdício quando vemos pessoas de fato inteligentes, mas, que por estarem na Organização, não conseguem colocar em prática seu real potencial.
Avatar do usuário
kooboo
Forista
Forista
Mensagens: 13414
Registrado em: 01 Nov 2008 14:22

Re: Por que algumas pessoas inteligentes são T.J.?

Mensagem não lida por kooboo »

Jamir escreveu:...

No entanto, a meu ver, no assunto do tópico interessa-nos considerar as capacidades cognitivas (avaliadas genericamente através destes testes de QI) e que nos permitem, por exemplo: Aprender, resolver problemas lógicos e ter a capacidade de entender assuntos complexos.

Há TJs que têm QIs bem acima da média.
Proferem discursos COMPLEXOS (com contas, datas, etc.) apresentando uma sequência LÓGICA de ideias.
O único problema é este: A base do discurso é uma mentira baseada nas publicações... e, muitas vezes, facilmente desmascarada.
Ainda assim, conseguem fazer uma ginástica danada para atribuir um tom de verdade.

Como é possível que uma pessoa que mostra INTELIGENCIA, através de opiniões próprias e bem fundamentadas, cultura geral vasta, bem informado, entendimento a respeito de vários assuntos complexos, etc... mas que, quando chega à pauta da religião:
- Obedece (e não estranha) o "mandamento" de desprezar outras opiniões (literatura apóstata)
- Aceita prontamente e com naturalidade todas as mudanças de entendimento (novas luzes)
- ... resumindo, "come" tudo sem questionar

Caros amigos, a minha opinião é que tal coisa não é possível!
Inteligência pressupõe atividade mental, interesse e questionamento - em qualquer área!

Por trás de uma mente TJ e inteligente, deve haver muitos "Não concordo com isso".

Eu já reparei que os irmãos mais instruídos, que fazem os discursos mais bonitos, são os que menos se gastam na pregação.
Quando o filho tem idade de ir para universidade, VAI para a universidade.
Isso quer dizer alguma coisa...

SE um psicologo resolvesse ler e aplicar somente FREUD nas suas sessões de analise e terapia, e negasse veementemente que outros mestres da psicologia (Jung, Piaget, Adler...) sejam dignos de ser citados e dissesse que as demais abordagens são erradas e falhas, poderíamos dizer que este psicologo é inteligente?
Sim, a inteligencia dele não deve ser questionada de modo algum... já o seu bom senso, seus métodos e se ele esta em um caminho certo, é outra história.

O que podemos dizer de tal psicologo é que ele esta se limitando, deixando de questionar e de aprender outros métodos (mais modernos e eficazes) de tratamento para os seus pacientes.

Beber de uma única fonte é arriscado. A própria bíblia e exata quando diz "certificai-vos de todas as coisas e apegai-vos ao que é excelente".

O que uma tj 'inteligente' faz é exatamente isso, bebe só da fonte da torre e limita seu potencial.
[]'s
kooboo

Imagem
Avatar do usuário
universalista
Forista
Forista
Mensagens: 314
Registrado em: 22 Ago 2015 10:24
Localização: Piraquara - Estado do Paraná

Re: Por que algumas pessoas inteligentes são T.J.?

Mensagem não lida por universalista »

Pessoas, inteligente é quem cria raciocínios. Muita gente nao passa de papagaio intelectual, mas não tem a menor intimidade com raciocinar por conta própria. Um ótimo contabilista é inteligente? Creio que sim! No entanto ele só pensa dentro da caixinha de coisas que lhe ensinaram a pensar. talvez um índio que queira atravessar um largo rio, sem tecnologia de canoagem ou tecnica de natação, tenha que utilizar muito mas inteligência para realizar o seu propósito do que o contabilista chefe da prefeitura de Curitiba para deixar as contas do município em ordem.
Um necessita de autonomia interior para bolar raciocínios fora de tudo que ele tenha aprendido, o outro simplesmente vai usar em detalhes as tecnicas que já aprendeu.
O objetivo é o caminho.
ex-ancião
Forista
Forista
Mensagens: 101
Registrado em: 26 Mar 2013 21:09

Re: Por que algumas pessoas inteligentes são T.J.?

Mensagem não lida por ex-ancião »

Nem me fala. Me julgo culto, inteligente, sadiamente crítico e julgo ser daqueles que pensam por sua própria cabeça. Por isto que me pergunto como fui me deixar levar pelas ilusões TJs e jogar a minha juventude fora? O que me salvou foi o senso crítico e pensar pela minha própria cabeça. Lá pelas tantas estas duas qualidades que estavam adormecidas recomeçaram a aflorar e me fizeram acordar. Faz 6 anos que estou fora, graças a Deus.
Avatar do usuário
Galileu
Forista
Forista
Mensagens: 2561
Registrado em: 30 Mar 2016 11:47

Re: Por que algumas pessoas inteligentes são T.J.?

Mensagem não lida por Galileu »

Creio que pertencer ou não a qualquer religião, não esta ligado ao Q.I do individuo , mas sim ao Q.E. ( inteligência emocional ) bem como a consciência ou não de sua necessidade.

Felizes os concios de sua necessidade espiritual !

Quer manter-se saudavel ? Matenha-se longe dos venenos religiosos
"Penso, logo existo" - Descartes
Forty Seven
Forista
Forista
Mensagens: 131
Registrado em: 19 Dez 2017 21:11

Re: Por que algumas pessoas inteligentes são T.J.?

Mensagem não lida por Forty Seven »

A questão aí n é inteligência e sim honestidade intelectual. O nosso cérebro bloqueia o senso crítico para q n sigamos a razão até as últimas consequências quando uma necessidade emocional está envolvida. O nosso cérebro considera a saúde emocional mais importante doq a razão. Por isso a frase dita por não lembro quem: não é possível convencer um crente de coisa alguma, pois a sua crença não se baseia em fatos, mas sim numa profunda necessidade de acreditar. Tb há outra q gosto mto: se argumentos racionais funcionassem com pessoas religiosas, não existiriam pessoas religiosas. Está última é a q me mostrou q é de fato INÚTIL tentar argumentar com alguém q n está disposto a ser honesto intelectualmente. Mas n se deve levar isso como falta de caráter, mas sim como uma necessidade emocional q a pessoa tem, eq devemos respeitar. Claro, se a pessoa dá abertura, como bons cidadãos devemos tentar abrir os olhos da pessoa.
Avatar do usuário
mayhra
Forista
Forista
Mensagens: 3140
Registrado em: 14 Dez 2011 22:12

Re: Por que algumas pessoas inteligentes são T.J.?

Mensagem não lida por mayhra »

universalista escreveu:Pessoas, inteligente é quem cria raciocínios. Muita gente nao passa de papagaio intelectual, mas não tem a menor intimidade com raciocinar por conta própria. Um ótimo contabilista é inteligente? Creio que sim! No entanto ele só pensa dentro da caixinha de coisas que lhe ensinaram a pensar. talvez um índio que queira atravessar um largo rio, sem tecnologia de canoagem ou tecnica de natação, tenha que utilizar muito mas inteligência para realizar o seu propósito do que o contabilista chefe da prefeitura de Curitiba para deixar as contas do município em ordem.
Um necessita de autonomia interior para bolar raciocínios fora de tudo que ele tenha aprendido, o outro simplesmente vai usar em detalhes as tecnicas que já aprendeu.
Tenho observado muito essa questão do ser PAPAGAIO. Acho que somos muito mais papagaios do que gostaríamos de admitir. Todos nós, sem exceção. Uns mais, outros menos.
Avatar do usuário
TJCalado
Forista
Forista
Mensagens: 5335
Registrado em: 11 Mar 2012 21:40

Re: Por que algumas pessoas inteligentes são T.J.?

Mensagem não lida por TJCalado »

Há um fator crucial que torna o discutir os motivos de uma TJ ser TJ algo praticamente insondável. As consequências da saída de alguém da religião colocam virtualmente todas as TJs como possíveis reféns da organização. Qualquer pessoa, por mais inteligente que seja, cometerá as mais idiotas bobagens se estiver sendo chantageada. Não há como determinar as razões de alguém continuar a ser TJ, porque quando qualquer TJ passa a ter informações suficientes para perceber no que se meteu, ela já está socialmente acorrentada, mesmo que não tenha parentes TJs.
Tente pensar em alguma situação depois do batismo em que alguém pode simplesmente dizer "desculpa aí, não era isso o que eu esperava, tõ fora!" Simplesmente não há.
Logo, qualquer outra situação que determine a permanência de alguém dentro da organização só poderá ser definida depois de se garantir a liberdade para manifestar abertamente a sua opinião.
Pelas regras atuais, toda e qualquer declaração de que se está la por vontade própria pode ser questionada.
"Invejo a burrice, porque é eterna."
- Nelson Rodrigues
Avatar do usuário
Dr. Schultz
Forista
Forista
Mensagens: 1054
Registrado em: 05 Fev 2016 09:54

Re: Por que algumas pessoas inteligentes são T.J.?

Mensagem não lida por Dr. Schultz »

Somos produto do meio em que somos inseridos (essa foi bem frase papagaio, kkk).

Logo, ninguém (exceto um ermitão de nascença, o que acho difícil existir) é 100% autêntico, original e não influenciado pela opinião de outros. Isso é utópico.

Resta a cada um escolher por quem quer ser influenciado e arcar com as consequências.

E a questão dentro da organização TJ a meu ver no final se resume à escolha. A partir do momento que uma pessoa inteligente, descobre incoerências ou mesmo erros doutrinários ou organizacionais, racionalmente ESCOLHE estar ali, pode justificar de "N" formas, muitas delas já citadas aqui. E isso pode ser feito racionalmente e até de forma inteligente (para alguns pode haver benefícios pessoais para se permanecer ali).

Mas essa é apenas uma situação. Existe aqueles que estão lá por uma decepção em sua vida (morte de alguém querido, desilusão com a vida, sentimento de vazio, etc) isso ocorre com inteligentes e idiotas. E daí a pessoa usa o que outro forista citou, desonestidade intelectual para justificar o que obviamente é errado e contraditório na seita. Tem muitos que simplesmente nem procuram saber essas incoerências, se negar a pesquisar para não perder essa esperança de vida melhor no futuro...

O ideal é que todos tivessem a oportunidade de conhecer a fundo a seita e daí ESCOLHER ir em frente ou não. Daí, sendo inteligente ou não, cada um estaria pelo menos consciente.
Avatar do usuário
sabrepoderoso*
Forista
Forista
Mensagens: 1894
Registrado em: 04 Ago 2017 10:54
Localização: duque de caxias

Re: Por que algumas pessoas inteligentes são T.J.?

Mensagem não lida por sabrepoderoso* »

Dr. Schultz escreveu:
O ideal é que todos tivessem a oportunidade de conhecer a fundo a seita e daí ESCOLHER ir em frente ou não. Daí, sendo inteligente ou não, cada um estaria pelo menos consciente.
quando conheci a seita não possuía conhecimento da bíblia , se antes de entrar me fosse oferecido
oportunidade de ''ir fundo'' e saber quem é a torre , minha inteligência mesmo não tendo QI acima de 140
me mostraria a porta de saída deste hospício :D1
que a luz que há dentro de nós ilumine nosso caminho se as outras luzes se apagarem
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 252 visitantes