Sororidade Feminina

Fatos da atualidade e do passado que contam as conquistas sociais, tecnológicas e as lutas constantes para uma sociedade mais justa e solidária.
Avatar do usuário
Daenerys
Administradora
Administradora
Mensagens: 2614
Registrado em: 25 Fev 2020 08:47

Sororidade Feminina

Mensagem não lida por Daenerys »

Ontem eu estava vendo um capítulo da novela e o vilão dizia que não existe sororidade feminina, que isso é uma invenção.

Pensei sobre sororidade e as testemunhas de jeová.

Vivemos em uma sociedade em que o machismo estrutural ainda está presente. Pior, está entranhado em falas, pensamentos e comportamentos que não enxergamos. Nós, como sociedade, reproduzimos.

Cresci ouvindo minha avó dizer que médicas não eram boas profissionais, que ela preferia homem nessa profissão porque precisa ser mais frio e técnico.

Eu não concordo com isso, acredito que ser bom profissional independe de ser homem ou mulher. Porém, precisei marcar uma consulta em uma clínica que pertence a uma família de médicos. Sem pensar muito, escolhi o homem para me atender, pois eu havia sido atendida há alguns anos pelo pai. Chegando lá, fui super bem atendida, mas ele fez um exame e disse que eu precisaria de atendimento especializado e tratamento, e que a irmã dele era especializada no que eu precisava.

Senti um incômodo na hora, minha vontade era dizer que eu queria que ele fizesse o procedimento. Depois, fui atendida pela doutora e tive uma ótima experiência. Hoje, ela é a profissional que me acompanha. Uma excelente profissional e pessoa.

Eu não pensei muito no porquê de, a princípio, não querer ser atendida pela médica. Depois, refletindo, concluí que mesmo sem perceber, eu estava reproduzindo a fala da minha avó, de que mulheres não eram boas médicas.

Por que estou dizendo isso? Porque alguns preconceitos ficam um pouco escondidos e não percebemos que os reproduzimos. Sim, todos nós agimos/pensamos assim sem perceber às vezes.

Terapia, amizades, conversas e leitura podem ser de muita ajuda no processo de sair da organização. O repertório que adquirimos assistindo filmes, séries e o contato com as artes de forma geral, nos ajudam a desenvolver e exercitar empatia, nos colocar em lugares onde nunca estivemos ou estaríamos, focar não somente em nós mesmos, mas compreender outras realidades.

E o que tudo isso tem a ver com sororidade? Tem a ver que desde muito tempo e por diversas razões, mulheres rivalizam entre si. Essa rivalidade ocorre na sociedade, de forma geral. Mas aqui quero destacar a rivalidade feminina entre as testemunhas de jeová.

Trata-se de um espaço onde, na maioria das vezes, as meninas tem o casamento como o grande sonho, o evento da vida. Exceto as mais ricas, algumas que vivem em capitais e vem de famílias abastadas, ou por alguma razão tem contato cultural maior, as mulheres tjs vivem a espera do casamento.

Além disso, a minoria procura carreira, estudo, investir em si, ter independência e autonomia, até porque a própria religião incentiva os fiéis a dedicarem o tempo à pregação e à torre.

Em um meio como esse, a disputa por um bom partido é enorme. Os pensamentos ficam limitados naquele mundo pequeno.

Trata-se também de um ambiente predominantemente machista, onde os homens tem mais destaque e voz.

É uma religião que estimula a disputa e oprime a todos de alguma maneira, contudo, as mulheres rivalizam mais por razões que transcendem a religião. Logo, não é difícil ver mulheres tentando queimar o filme uma da outra, enxergando as outras como ameaça, que podem “roubar” o pretendente/namorado/marido.

Recentemente, uma forista se apresentou e relatou que foi assediada por um tejota casado, que ela acreditava ser amigo, que ela considerava como família. Ela foi contar e não deram ouvidos e ainda a culparam. Já vi dezenas de relatos desse tipo aqui. É lamentável e revoltante. A mulher é desacreditada, ou dizem que provocou de alguma forma.

Já vi muitos relatos assim aqui no fórum e já presenciei nas congregações. Infelizmente.

O comportamento de parte das esposas tejotas é previsível: culpar a mulher que representa uma ameaça, tratá-la mal, “preservar o casamento”, defender o marido. Não digo que todas agem assim, mas uma grande parte. Tipo novelas antigas, em que duas mulheres disputavam o amor de um homem, uma era boazinha e a outra uma vilã.

Até um tempo as novelas se resumem a esse enredo: duas mulheres disputando o amor de um homem.

Não é difícil ver homem tj casado sendo super simpático com outras mulheres, sejam elas solteiras, casadas ou divorciadas. Pomposos como pavões gentis. Aí a esposa insegura faz cara feia por ciúmes e passa a ser taxada como um demônio . Será?

Este texto é uma reflexão sobre a importância de compreender um contexto para desconstruir preconceitos e sair desse ciclo de rivalidade.

Percebemos que o número de mulheres no fórum é menor. Por diversas razões, a torre reprime ainda mais as mulheres, o que colabora para que exista uma “luta por sobrevivência”.

Deixo esse texto de apoio para quem se interessar pelo assunto:

https://www.politize.com.br/sororidade/


E uma música do Chico Buarque que pode nos ajudar a prestar atenção e ter mais empatia pelas mulheres tjs. Entender que ter empatia não significa necessariamente concordar com todas as atitudes e ser amiga, mas compreender que muitas apenas reproduzem esse comportamento de rivalidade tão presente no meio onde estão inseridas e a necessidade de romper esse ciclo.


phpBB [video]
Imagem

"É preciso sair da ilha para ver a ilha. Não nos vemos se não saímos de nós".
José Saramago
Avatar do usuário
Bauhaus
Forista
Forista
Mensagens: 272
Registrado em: 14 Mai 2023 15:06

Re: Sororidade Feminina

Mensagem não lida por Bauhaus »

Excelente, Daenerys!
Era um ambiente sufocante para nós. Sem perspectiva profissional, sem perspectiva teocrática, sem poder estudar, e raramente poder namorar.
E qual a vantagem de ser uma PR? Nenhuma, não tem poder de decisão, não participa de qquer função relevante. Só obedece. E parou aí.
Avatar do usuário
jurado8
Forista
Forista
Mensagens: 3366
Registrado em: 06 Mar 2021 21:05

Re: Sororidade Feminina

Mensagem não lida por jurado8 »

Muito boa reflexao.

Sim, o ambiente TJ é machista e isso fica muito claro na Comissao Australiana: https://youtu.be/oDkDIVo_Xg8

La dentro, infelizmente, nao tem perspectiva de mudancas. As mulheres servem tao somente para serem pioneiras, e quem sabe um dia, esposa de um anciao importante.

De fato, mulher estudar la é ate mais mal visto que homem estudar.

So o fato de uma menina pecar, se ela for batizada, ter que se reunir com 3 homens a portas fechadas para avaliar o pecado dela...isso é surreal. Ou se quer batizar considera com um homem e assim vai.

Bem, cria-se como pontuado, um ambiente de disputa entre as mulheres e ate a beleza feminina acaba sendo ofuscada. As mulheres TJs sao lindas. Mas la dentro, muitas tem que tomar cuidado. Se usarem uma roupa um pouco mais provocante, pode ter certeza que sera mal vista. Uma maquiagem que realca a beleza? Mal vista. Faz academia e fica com o corpo cheio de curvas e esbelta? Sera excluida por outras e as irmas vao dizer que ela é "futil". Teve ate uma forista aqui (Scarlet ou Malevola) que diz que as irmas pegavam no pe dela quando ela virou adolescente por causa das curvas dela.

Por isso, por causa desse ambiente, para sobreviver nele, muitas acabam se ofuscando. Para "servir a Jeova" se vestem mal, nao cuidam do corpo, alem da vida pacata que vai ofuscando o brilho da pessoa. Por isso, muitas TJs ficam feias (veja, elas SAO bonitas, mas o ambiente deixa elas feias, para sobreviverem nesse ambiente, como expliquei minha percepcao nesse paragrafo).

Isso tambem acontece com homens, em menor grau talvez, mas acontece. Homem muito malhado, e bonito la dentro nao e bem visto pelos outros homens. Acaba sendo excluido.

Infelizmente, o mundo Torreano nao e facil para ninguem, mas ainda mais dificil para mulheres.

Que se libertem e sejam felizes

"Quem come do fruto do conhecimento é sempre expulso de algum paraíso.”
Melanie Klein
supernova
Forista
Forista
Mensagens: 528
Registrado em: 13 Fev 2022 07:54

Re: Sororidade Feminina

Mensagem não lida por supernova »

Minha mãe era separada, e diziam que a culpa era dela, era mal amada. Quando minha futura sogra foi dessassociada, a culpada era ela diziam, não o irmão que a assediou. Quando me apaixonei pela minha esposa queriam que eu largasse ela pq era pobre e preta.

Eu, por ser criado por una FEMINISTA sempre falava oara minha esposa se cuidar e não deixar de ser quem ela era. Minha esposa hj, ainda quase com 40 e linda, educada, cheias de curvas e as irmas todas tem raiva dela, pq querem ser assim e não podem devido aos seus amorosos esposos.

Eu converso com todas as irmãs no campo e no salão, acho que sou o único, mas não que queira ser pavão, só tenho olhos para minha gata, mas minha gatona não tem este ciúme por isso, ela não tem dúvidas que eu a amo, faria tudo e tudo por ela.

Sobre preconceito, fui influenciado ao reverso por minha mãe. Só queria medicas, professoras, ou QQ profissional do sexo feminino. Minha mãe falava que mulher faz tudo bem e melhor e isto entrou na minha mente. Hj procuro ser diferente. Procuro ver o profissional, e não o sexo, não a orientação sexual.
Avatar do usuário
Merida
Moderadora
Moderadora
Mensagens: 1995
Registrado em: 25 Out 2020 15:23

Re: Sororidade Feminina

Mensagem não lida por Merida »

Eu não posso mudar o mundo, mas posso mudar meu olhar para o mundo. As pessoas nos tratam da forma que permitimos. Melhorar autoestima faz um bem enorme.

Por isso no Pós Despertar é importante desenvolver o autoconhecimento, separar quem somos de quem fomos na organização, tem muita coisa que não faz bem seguir crendo, é um processo lento, mas é a forma que temos de sermos pessoas melhores.

É interessante vermos as Tjs e os de fora como todos vivendo diferentes momentos no processo de evolução pessoal, e que não é justo medir os outros com a nossa régua, porque ninguém nasce evoluido.

Competição, inveja, entre mulheres tende a diminuir a medida que a mulher vai amadurecendo, estou tentando ser otimista.

Apesar de ter sido Tj por muitos anos eu trilhei meu caminho, moro sozinha com meus filhos já faz 11 anos, e claro que tive que peitar muito preconceito, interessante que nenhum dos criticos paga minhas contas.

Uma vez uma Tj idosa disse; Não é bom você seguir a vida assim sozinha, você precisa ter um "dono". Não a julgo, porque sei que essa é forma que ela foi ensinada, mulher é propriedade do homem. Ela é viúva, e falou com orgulho que não quis casar outra vez, e ficou viúva jovem. O problema é ser divorciada, é praticamente um pecado.

Entendo, não aceito como verdade para mim, mas não me estresso com o olhar pra vida das outras pessoas, hoje em dia eu quero ter paz, e seguir trilhando meu caminho : )
Fomos dissociados por apostasia em 29/12/2021

:kity5:
:ol2:
m:4
Avatar do usuário
America
Forista
Forista
Mensagens: 295
Registrado em: 18 Mar 2022 09:10

Re: Sororidade Feminina

Mensagem não lida por America »

Ser mulher e ser TJ é uma vivencia horrível.
Desde pequena era incentivada a ser pioneira e achar um marido bem de vida e forte espiritualmente. Emprego e estudo? Totalmente desincentivado, sair da casa dos pais pra morar sozinha? é mal vista na congregação.
A inveja entre as irmãs ali é imensa, uma quer passar por cima da outra para garantir o melhor marido. Uma visão mesquinha que é incentivada para manter todas "na linha".
As irmãs casadas tem que ser esposa, mães, donas de casa, pioneiras, (bem como aquela música que viralizou recentemente: https://www.youtube.com/watch?v=H-1jdNRbgYo)
Os maridos em sua grande maioria não fazem sua parte em casa e nem com os filhos...
É uma vida digna de um casamento nos anos 50, mas com todo o fardo extar da rotina TJ.

Hoje como PIMO, quando converso com as irmãs, vejo o grande potencial que elas teriam se não estivessem tão limitadas pela Torre, e chega a ser triste de ver... infelizmente são mulheres que provavelmente continuarão ali, naquele mundinho TJ sem nenhuma perspectiva pro futuro por conta de uma cultura machista e misógena.
"When you are young, they assume you know nothing" - Taylor Swift
Avatar do usuário
feliciapink
Forista
Forista
Mensagens: 2993
Registrado em: 02 Fev 2015 08:47
Localização: não quero dizer

Re: Sororidade Feminina

Mensagem não lida por feliciapink »

Daenerys, minha linda, vc e todos explanaram muito bem, que até fico sem mais palavras pra colocar aqui.
Mas enfim, só vou resumir: descobri o blog da Iara DuPont a um tempo. Vez ou outra quando tenho um tempinho, pq agora tá complicado pra mim, tô lá lendo os comentários e interagindo. Aquela mulher, não passa frio, sempre coberta de razão. Até tem uma coisinha ou outra, que posso ter uma visão diferente, mas a maioria concordo.

É só as mulheres lerem e entenderem e ligarem os pontos.
Recomendo fortemente a leitura, tá me ajudando muito a abrir a visão sobre muita coisa e não é só no mundo TJ não, fora dele tbm, pq alguns tipos de abusos psicológicos as mulheres recebem não só de esposos não. Se incluem filhos homens, pais, irmãos, tios, mesmo eles até não sendo tjs e boas pessoas e até de outras mulheres com tendência narcisistas e sem sororidade. Pq vc sai do mundo TJ e acha que se livrou. Mas não tá não. Por isso, recomendo.
E se a cada escolha, você optar pela leveza?

Imagem
Avatar do usuário
NaniscaDjalo
Forista
Forista
Mensagens: 272
Registrado em: 09 Fev 2023 12:49

Re: Sororidade Feminina

Mensagem não lida por NaniscaDjalo »

Que lindeza de tópico!!!
Obrigada!!!
Infelizmente as maiores machistas somos nós, as mulheres!!!
Precisamos desconstruir isso dia a dia, e não é facil!!!
Como destacado no texto, esse ambiente machista/ misógino não é privilégio torreano, mas obviamente se esperaria que num ambiente amoroso isso fosse atenuado. O que não acontece!!
E não acontece obviamente nem no ambiente extj, infelizmente eu mesma já vi muito isso, la no grupo do Facebook por exemplo, teve um homem que deixou bem claro, que saiu para " aproveitar" bem as mulheres , mas que quando fosse casar ia ser readmitido pois ia pegar uma virgem tj.
Fiquei feliz pq o grupo veio abaixo com ele, foi até banido!!!
Está ai a importância de sermos atentas em todos os lugares, inclusive acho que foi aqui, que vi um tópico sobre Don Juan ou barba azul, não me lembro, mas se refere a homens que estão caçando mulheres carentes e decepcionadas no meio extj, para tirar proveito!

Sobre culpa, como vi citado em outros textos..
Sempre, sempre e sempre a culpa é da mulher, infelizmente, essa sociedade doente odeia mulheres, a sorte é que o feminista prega igualdade, porque se pregasse vingança....
E o pior é que enquanto isso, cresce feminicidio, cresce SIGMA, INCELL, REDPILL e por aí vai....

Eu cresci nesse ambiente,
sou filha da amante, amante que nunca foi atras dos direitos para a filha dela, nunca!!! Pois tb aprendeu que a culpa era dela, afinal ela seduziu um pobre homem casado e com filhos!!! Tadinho!!!
A primeira lembrança que tenho dos meus pais, são eles fazendo sexo e eu assistindo, pois estava na mesma cama!!!


Sou muito realista com relação ao futuro da sociedade, mas fico um pouco feliz de ver certos lampejos de lucidez referente a esse assunto, ver meninas recusando casamento como plano de carreira, ver elas estudando, calando a boca de ancião idiota .... isso to vendo dentro da Torre, rsrsrs!!!
Mas, obviamente a maioria segue o fluxo padrão....
Bom..... logo eu me parto dessa vida, mas torço pelo melhor das meninas que virão!!!

https://youtu.be/Zye28xU3F64
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 253 visitantes