Rebeldia

Fatos da atualidade e do passado que contam as conquistas sociais, tecnológicas e as lutas constantes para uma sociedade mais justa e solidária.
Avatar do usuário
Saulo
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 544
Registrado em: 18 Ago 2020 17:32

Rebeldia

Mensagem não lida por Saulo »

Significado de Rebeldia - substantivo feminino
Característica de rebelde; qualidade da pessoa que não obedece ou que se opõe a uma autoridade: foi demitido por rebeldia.
Resistência; força, convicção, vontade contrária ou oposta a: a rebeldia dos manifestantes.
Teimosia; excesso de obstinação ou birra: não controlo a rebeldia do meu filho!
https://www.dicio.com.br/rebeldia/
Lendo os artigos da STV a rebeldia é sempre tida de forma negativa, associada a iníquos, pessoas que praticam o mal. O exemplo maior de 'rebelde' não é ninguém menos que Satanás o Diabo, aquele que motivou uma rebelião e levou consigo 1/3 dos anjos (agora demônios) contra Jeová.
Essa narrativa cabe para apontar que qualquer pessoa que vá contra um dogma ou ensino da torre está sendo rebelde, idem para quem discorda de um ancião ou um arranjo da organização.
O lugar posto é que tanto faz você discordar de Jeová, da bíblia, de um ancião, do corpo governante, o peso é o mesmo. Achar uma falha num artigo de A Sentinela equivale à luta do Diabo contra o dono do céu.

Não podemos também esquecer daquelas ilustrações clássicas que falam do "comportamento rebelde deste mundo", geralmente com homens barbudos, astros de rock, mulheres com roupas ínfimas, pessoas com coquetel molotov nas mãos e outros exemplos caricatos.

A torre de vigia em suas ilustrações, em alguns momentos parece presa nos anos 1960. O cenário nos EUA era - Uma guerra estúpida rolando no Vietnã e jovens americanos sendo recrutados para lutar em algo que não era deles. A rebeldia desses anos teve como um grande aliado o LSD, droga sintética, de auto poder alucinógeno usada de forma recreativa. A classe artística, tanto nas artes plásticas quanto astros de cinema aderiram à experiência psicodélica, shows de rock onde a substância era utilizada de forma recreativa. O mais interessante sobre o LSD é que ele gera não apenas uma viagem psicodélica, mas lota o cérebro de serotonina, gera plasticidade cerebral, e o efeito após a viagem costuma ser "abrir as portas da percepção", empatia e amor. Dessas experiências psicodélicas veio o famoso bordão "faça amor, não faça guerra".

Dessa rebelião contra o sistema, surgiu a proibição do governo norte americano contra o LSD. Uma indústria de fake news foi produzida dizendo que tinha gente que "ia e não volta da viagem", "que a droga induz à esquizofrenia permanente" e casos fakes de mortes atribuídos ao LSD. Com isso estudos científicos em todo o mundo foram abortados por décadas, gerando um grande atraso nas pesquisas que apontam o potencial curativo das substâncias psicodélicas para tratamento de ansiedade, depressão grave, transtorno de estresse pós traumático etc.

Note - Foram muitos os movimentos surgidos por conta da revolução e do LSD nos anos 1960 - liberdade sexual, direitos humanos, não participação na guerra.

Então voltemos às gravuras da Torre de Vigia sobre a "rebeldia". Rebelde é quem luta contra um sistema, é quem busca a paz e o amor, é quem busca a liberdade. Mas afinal, e aí que entra a hipocrisia, as TJ's lutam pelo seu direito de não participar em guerras e não pegar em armas por uma questão de consciência religiosa. Os outros lutavam por uma questão de consciência humana, de direitos humanos.
Ambos podem ser colocados no mesmo lugar - LUTAM CONTRA O SISTEMA. Pegando a definição do dicionário acima "qualidade da pessoa que não obedece ou que se opõe a uma autoridade"

O que as TJ's fazem é mudar o termo rebeldia e lutar contra o sistema por "pacificamente ser neutro" ou "fazer a vontade de Jeová".
No momento em que Jeová se torna a autoridade maior para eles, podem neste caso opor-se ao Estado. Porém, recriminam quem se opõe ao estado por uma convicção pessoal e um mero desejo de paz e amor.
"Toda vez que falta luz, o invisível nos salta aos olhos..."

Imagem
Avatar do usuário
jurado8
Forista
Forista
Mensagens: 3366
Registrado em: 06 Mar 2021 21:05

Re: Rebeldia

Mensagem não lida por jurado8 »

A rebeldia, ou 'rebeldes' é o nominho feio que TODOS dao para quem pensa diferente e passa a lutar contra essas ideias.

Rebelde é o nome dado na Coreia do Norte para quem é contra o partido. Rebelde é o nome dado na Russia para quem é contra Putin. Rebelde é o nome que os capitalistas dao para movimentos socialistas e o nome que os socialistas dao para quem abdica do movimento e passa a defender a causa capitalista.

É o nome que Deus deu ao Diabo. Mas o Diabo diz, segundo o que os satanistas pregam: "Nao fui rebelde, nos apenas acreditamos no nosso direito a liberdade total de Deus."

Ou seja, a narrativa define a rebeldia. Como nao acredito na narrativa TJ de que eles sao deus, eles me definem como rebelde. O erro aí é eles equipararem rebeldia a Deus com rebeldia à organizacao deles. Sao coisas distintas. Agora quer me dar nominho feio na cosmovisao, ou narrativa deles? Que de. Isso faz parte do jogo.

...

Existe um erro na nossa sociedade de colocar rebeldia como algo negativo. Rebeldia só é negativo na visao dos que ficaram. "Ah, ele é um rebelde." Mas, por que ele se rebelou? Isso diz muito.

Eu vou ensinar meu filho a ser um rebelde de tudo aquilo que ele achar errado. Nao uma rebeldia por rebeldia, mas uma rebeldia embasada, com ponto e contra ponto.

...

Agora engracado o jeito que eles tratam a rebeldia. Se voce for "rebelde" é desassociado e ninguem fala com voce ate voce se arrepender e pensar como eles. Agora, vamos ver o que Deus fez com o rebelde Diabo, segundo a visao deles mesmos:
*Permitiu que morasse no ceu ate 1914 (ou seja, uns 5 mil anos pós-rebeldia)
*Permitiu que falasse com os anjos apresentando suas versoes dos fatos e ate desencaminhasse muitos
*Permitiu que testasse Jó
*Permitiu que coordenasse o mundo e aplicasse suas ideias por um periodo de tempo
*O Diabo falou com Jesus por pelo menos 2x e Jeová mesmo falou com ele 1x (isso registrado na Biblia, deve ter muito mais ocasioes)

Hoje um rebelde TJ nao tem os direitos que o maior opositor de Deus teve por milenios. Nao pode nem ser ouvido. É tratado como se nao existisse. Deus nunca tratou o Diabo assim, e olha que o chamava de maior inimigo e traidor.

Esse negocio de calar quem pensa diferente é coisa de quem tem medo de estar errado. Se o sujeito tem certeza de suas ideias, é o contrario, ele nao se incomoda com o contraditorio e muito menos quer calar.

Porem a organizacao TJ depende disso. Se ela nao calar os opositores, ela vai deixar de existir, nao restará ninguem para apoiá-la. A doutrina está alicerçada nisso.
Editado pela última vez por jurado8 em 01 Abr 2023 17:53, em um total de 2 vezes.

"Quem come do fruto do conhecimento é sempre expulso de algum paraíso.”
Melanie Klein
Avatar do usuário
Pepita
Forista
Forista
Mensagens: 528
Registrado em: 28 Dez 2021 05:27

Re: Rebeldia

Mensagem não lida por Pepita »

Interessante isso Saulo, muito bem colocado.

Acho que algo semelhante acontece com a palavra "Crítica":
Crítica: substantivo feminino

1.arte, capacidade e habilidade de julgar, de criticar; juízo crítico.

2.atividade de examinar e avaliar minuciosamente uma produção artística, literária ou científica, bem como costumes e comportamentos.
"c. literária, musical"

3.FIGURADO: expressão escrita ou gravada resultante dessa atividade teórica, ideológica e/ou estética.
"publica suas c. nos piores jornais"

4.FIGURADO: conjunto de pessoas que exercem a crítica; comunidade de críticos.
"a c. em peso aplaudiu a estreia"

5.FIGURADO: gênero literário proveniente de tal atividade.
"sua obra abrange a ficção e a c."

6.opinião desfavorável; censura, condenação.
"faz muitas c. ao pai"

7.avaliação pela qual se julga a fidedignidade ou a validade (de um documento).
"a c. dos depoimentos permitiu elucidar o crime"

8.FILOSOFIA: exame de um princípio ou ideia, fato ou percepção, para produzir uma apreciação lógica, epistemológica, estética ou moral sobre o objeto da investigação.

Fonte: Oxford Languages

Pra Torre, o exemplo maior de 'crítico' não é ninguém mais ninguém menos que o próprio Satanás o Diabo, 'aquele que acusa seus irmãos no céu dia e noite' (rev. 12:10). A Torre é uma organização melindrosa, pois qualquer pessoa que vá contra um dogma ou ensino dela e seus representantes é acusada de ser excessivamente crítica.
Avatar do usuário
AlexMagro
Forista
Forista
Mensagens: 56
Registrado em: 18 Nov 2022 10:40

Re: Rebeldia

Mensagem não lida por AlexMagro »

Sim, Pepita, boa escolha de palavra!
Recordo o comentário do advogado da Associação das Vitimas das Testemunhas de Jeová que está a ser posta em tribunal pela torre (em Espanha). Ele disse que era o facto de qualquer estrutura de poder da torre não aguentar a simples critica que fez existir este julgamento. Não estão habituados aquilo que faz parte da vida normal: o escrutínio, a dialética, a crítica (seja construtiva ou não), o facto de alguém fazer uma pergunta que mostre discordância.

Recordo que certa vez em que me senti muito fragilizado e expressei franqueza no falar com outros anciãos que queriam ajudar/entender, só o facto de dar a entender que tinha dificuldade em entender certos procedimentos colocou-os numa defensiva tremenda.
"Você que inventou o pecado / Esqueceu-se de inventar / O perdão
Apesar de você / Amanhã há de ser outro dia
(Apesar de Você, Chico Buarque)
Avatar do usuário
Kurisu
Forista
Forista
Mensagens: 1779
Registrado em: 24 Out 2020 15:26
Localização: Lucinda Falls

Re: Rebeldia

Mensagem não lida por Kurisu »

minha mãe vive reclamando que não cedo a nada, que sou rebelde... pra mim isso é elogio.. quem fica cedendo e ficar engolindo sapo é quem prefere ser tratado como cão adestrado
“Por que questionar se você pode apenas obedecer?"

Entre no grupo exTJ do Telegram: https://t.me/+6d4Yn009NN9iNzI5(Não falamos de publicações antigas da Torre, é apenas para zueiras e desabafos 🍻)
Avatar do usuário
America
Forista
Forista
Mensagens: 295
Registrado em: 18 Mar 2022 09:10

Re: Rebeldia

Mensagem não lida por America »

É incrível ver como incriminam qualquer coisa que tenha a ver com "rebeldia"
Quando era adolescente não podia assistir e nem ouvir as músicas do RBD, por que " o próprio nome já diz Rebelde, entao vão te incentivar a ser rebelde"
ridículo
"When you are young, they assume you know nothing" - Taylor Swift
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 233 visitantes