Ensino religioso: deve ser ministrado nas salas de aula?

Fatos da atualidade e do passado que contam as conquistas sociais, tecnológicas e as lutas constantes para uma sociedade mais justa e solidária.
Avatar do usuário
pascoalnaib
Administrador
Administrador
Mensagens: 7567
Registrado em: 31 Out 2008 16:34
Localização: Fortaleza-CE
Contato:

Re: Ensino religioso: deve ser ministrado nas salas de aula?

Mensagem não lida por pascoalnaib »

Vítor cita:
Pode-se muito bem ensinar carinho, amor etc. sem religião.
Com certeza Vítor e realmente a religiosidade não precisa estar em sala de aula, mas vivemos num país de predominância cristã e infelizmente o fundamentalismo cresce...o ensino religioso atual está orientado para o ensino da história das religiões e para o conhecimento e valorização do respeito tanto para quem crê e para quem não crê. Acho que seria uma forma de apresentar a essas crianças e jovens modelos diferentes de seus pais.
Acho que se eu tivesse aulas sobre história da religião e respeito e tolerância poderia ter saído mais rápido da Torre.
Obviamente é minha opinião. ;)
Avatar do usuário
dr.horrormentes
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 551
Registrado em: 14 Jun 2009 13:15

Re: Ensino religioso: deve ser ministrado nas salas de aula?

Mensagem não lida por dr.horrormentes »

Vitor Nascimento Sá escreveu: Pode-se muito bem ensinar carinho, amor etc. sem religião.
Exatamente, não precisa colocar nenhuma religião em sala de aula, esses valores podem ser ensinados de outras formas, eu que também sou professor (mais um kkkk), já dei aula em escolas publicas e privadas, na minha área que é Educação Física e bem fácil trabalhar vários aspectos sociais, inclusive esses citados.

Ps: Se fosse pra escola melhorar podia se usar Anisio Teixeira ou Paulo Freire como exemplos.

Abraços!!
Verdades sustentadas por motivos irracionais podem ser mais nocivas do que erros bem pensados.
Thomas Huxley
Avatar do usuário
Vitor Nascimento Sá
Forista
Forista
Mensagens: 566
Registrado em: 21 Nov 2008 21:56

Re: Ensino religioso: deve ser ministrado nas salas de aula?

Mensagem não lida por Vitor Nascimento Sá »

O problema é essa equaçãozinha aí:

religião = amor, fraternidade, paz solidariedade etc.

falta de religião = drogas, violência, falta de perspectiva etc.

A quem interessa continuar a espalhar essas mentiras, ainda mais no sistema educacional?

Isso me revolta!!!
Nada pode perturbar mais do que "olhar para fora e aguardar de fora respostas a perguntas a que talvez somente seu sentimento mais íntimo possa responder na hora mais silenciosa." Rainer Maria Rilke
Avatar do usuário
dr.horrormentes
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 551
Registrado em: 14 Jun 2009 13:15

Re: Ensino religioso: deve ser ministrado nas salas de aula?

Mensagem não lida por dr.horrormentes »

Vitor esse é o ponto, pra que aula de religião pra começo de conversar? Até parece que as pessoas não podem aprender a ser boas com uma educação secular.
Verdades sustentadas por motivos irracionais podem ser mais nocivas do que erros bem pensados.
Thomas Huxley
Avatar do usuário
Ana Cássia
fake desativado
Mensagens: 111
Registrado em: 01 Ago 2009 16:17

Re: Ensino religioso: deve ser ministrado nas salas de aula?

Mensagem não lida por Ana Cássia »

dr.horrormentes escreveu:
Vitor Nascimento Sá escreveu: Pode-se muito bem ensinar carinho, amor etc. sem religião.
Exatamente, não precisa colocar nenhuma religião em sala de aula, esses valores podem ser ensinados de outras formas, eu que também sou professor (mais um kkkk), já dei aula em escolas publicas e privadas, na minha área que é Educação Física e bem fácil trabalhar vários aspectos sociais, inclusive esses citados.

Ps: Se fosse pra escola melhorar podia se usar Anisio Teixeira ou Paulo Freire como exemplos.

Abraços!!


Anísio Teixeira é da linha Progressista e Paulo Freire Construtivista...

"... as duas orientações metodológicas que Anísio Teixeira se manteve invariavelmente fiel: não há educação sem teoria da educação, nem educação sem o diagnóstico das situações que está chamada a resolver"
Em todo processo educacional é necessário um projeto, não importando o assunto explanado pelo professor.

Já na teoria de Paulo Freire o construtivismo difere da escola tradicional, porque ele estimula uma forma de pensar em que o aprendiz, ao invés de assimilar o conteúdo passivamente, reconstrói o conhecimento existente, dando um novo significado.
Também a linha Construtivista necessita de um projeto, não importa se a aula a ser dada seja História, História das Religiões ou aula de Religião. :4
Avatar do usuário
antitipo
Forista
Forista
Mensagens: 219
Registrado em: 04 Nov 2008 17:15

Re: Ensino religioso: deve ser ministrado nas salas de aula?

Mensagem não lida por antitipo »

Sou contra o ensino religioso, totalmente. Temos uma ampla diversidade de credos (e descrenças) que precisam ser igualmente respeitados, e no aspecto prático, isso dificilmente funcionaria. Sempre alguma fatia se sentiria discriminada. Valores aprendem-se no lar, com pai e mãe, a eles cabe definir se tais valores serão religiosos ou não. Não se pode transferir para o Estado o dever que moralmente cabe aos pais!

Por outro lado, o conceito de uma educação completa é extremamente subjetivo. Cada um vai pensar de forma distinta. Penso eu que existe coisas muito mais importantes para se aprender dentro duma escolas do que ensino religioso, por exemplo:

- Ler e escrever corretamente, com plena capacidade de interpretação e redação de textos em língua portuguesa. Quantos brasileiros assinam contratos todos os anos? Quantos brasileiros conseguem entender os contratos que assinam?

- Fazer cálculos matemáticos com precisão, com forte ampliação dos conceitos de geometria. Cadê o esquadro, o transferidor e o compasso nas escolas? Como se espera ensinar matemática sem fazer forte uso da geometria?

- Conhecimentos básicos de técnicas comerciais. Sim, nem todos irão para a faculdade. E daí, como conseguir emprego aí fora se não sabe sequer o que é uma duplicata?

- Conhecimentos sobre a estrutura social e política brasileira. Sim, conceitos de quem é autoridade e faz o que no sistema. Entender a constituição brasileira. Só assim não teremos antas enchendo o Procon de reclamações porque o valor do condomínio aumentou ou cobrando do vereador por que a BR está esburacada.

- Aulas sérias de inglês. Sim, perdemos vários empregos para a Índia porque os brasileiros não tem um ensino decente do idioma inglês na escola. Enquanto o pobre brasileirinho fica estudando geografia humana ou as drosófilas em biologia, perde várias oportunidades de crescimento na vida porque não tem conhecimento de coisas realmente úteis na escola.
Avatar do usuário
Pássaro
Forista
Forista
Mensagens: 10692
Registrado em: 01 Nov 2008 08:45
Localização: bahia
Contato:

Re: Ensino religioso: deve ser ministrado nas salas de aula?

Mensagem não lida por Pássaro »

As crianças hoje precisam de carinho, amor e compreensão e não do que algum "iluminado" religioso venha a querer colocar em suas mentes!
Quando criança tive aulas de religião, a freira que nos dava aula, teve um caso com o padre local e até hoje vivem juntos!
O barco da torre tá afundando?
Avatar do usuário
DarkCat
Novo (a) Forista
Novo (a) Forista
Mensagens: 46
Registrado em: 09 Set 2013 15:45
Localização: Lisboa - Portugal

Re: Ensino religioso: deve ser ministrado nas salas de aula?

Mensagem não lida por DarkCat »

Eu discordo completamente de qualquer tipo de ensino religioso que seja ensinado numa escola, acho que a escola tem a função de prestar conhecimento ás crianças e não de causar divisão entre elas. Um ensino religioso iria moldar (leia-se manipular) a mente das crianças podendo afetar-lhes o espirito critico e causando descriminação aquelas que não compartilhassem das mesmas crenças. Como tal sou 100% contraqualquer tipo de ensino religioso em qualquer tipo de escola.
Imagem
"Há duas coisas que nos dão ideia do infinito, o universo e a estupidez humana. Mas acerca do universo ainda não adquiri certeza absoluta."
Albert Einstein
Avatar do usuário
Filosofo
Forista
Forista
Mensagens: 596
Registrado em: 11 Out 2013 17:25

Re: Ensino religioso: deve ser ministrado nas salas de aula?

Mensagem não lida por Filosofo »

ELZA ARROIO escreveu:Queridos colegas foristras, não sei quantos de voces tem filhos ou filhos adolecentes. Tambem não sei quantos de voces já ouviram que quando crescem a preocupação com filhos dobra. E mais ainda sei que a maioria de voces passaram a juventude presos dentro da seita TJ, mas na minha opinião como mãe de 7 filhos e de todas as idades eu posso lhes informar o quanto é importante para o jovem ter noção de DEUS , ou seja do ABSOLUTO, pois hj tudo é permitido , tudo é relativo. Estudei em colegio católico, meus filhos estudaram em colegio Adventista, tiveram aulas de religião assim como tive na minha época e sinceramente saber sobre o CRIADOR, falar sobre o amor , não importa qual vertente é importante para a formação do caracter do ser humano. OS COLEGIOS PÚBLICOS SÃO A PORTA DE ENTRADA PARA AS DROGAS, E NOSSAS CASAS ESTAÕ SENDO NOSSA PRÓPRIA PRISÃO....
Discordo. Estudei em colégio comum, sempre fui ateu/agnóstico e nunca tive interesse em drogas nem álcool.

Religião não forma caráter. Ter consciência do efeito químico das drogas no corpo, isso sim evita uso de drogas. É mais proveitoso explicar química e fisiologia do corpo humano.
"Seria Deus desejoso de prevenir o mal mas incapaz? Portanto não é omnipotente. Seria ele capaz, mas sem desejo? Então é malévolo. Seria ele tanto capaz quanto desejoso? Então por que há o mal?"
- Epicuro
Avatar do usuário
Fabio555
Forista
Forista
Mensagens: 94
Registrado em: 30 Jun 2013 09:36

Re: Ensino religioso: deve ser ministrado nas salas de aula?

Mensagem não lida por Fabio555 »

Se pode ser ensinado filosofia, porque não religiao?
Desde que seja de uma forma nao dogmatica.
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 10 visitantes