Você disse primeiro:
Permita que eu lhe dê alguns dados acerca da escola pública. Sou diretor de uma e trabalho na educação desde o fim da década de noventa. Naquela época, estávamos implantando a nova LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional) e a mais de uma década tentávamos universalizar o acesso à educação. Dizer que a escola de ontem (com ou sem ensino religioso) era melhor que a de hoje no Brasil é um erro muito comum. Faz parte até de alguns discursos de políticos elitistas que pensam em “treinar” professores (leia-se aqui Geraldo Alckmin, que foi quem usou esse termo um dia), achando que os de hoje são piores que o de ontem. A escola de hoje não é nem pior nem melhor. Ela é diferente. A escola de ontem servia apenas para a elite. Até mesmo a escola pública era da elite. Porque o pobre precisava trabalhar muito mais cedo, não tinha dinheiro para fardamento e material e não tinha comportamento aprovado pela elite que dirigia o sistema escolar (logo eram suspensos várias vezes até a expulsão). Naquela época, os professores lidavam com filhos da elite que tinha um plano traçado para os seus, tinha objetivos claros, tangíveis e possíveis.Queridos colegas foristras, não sei quantos de voces tem filhos ou filhos adolecentes. Tambem não sei quantos de voces já ouviram que quando crescem a preocupação com filhos dobra. E mais ainda sei que a maioria de voces passaram a juventude presos dentro da seita TJ, mas na minha opinião como mãe de 7 filhos e de todas as idades eu posso lhes informar o quanto é importante para o jovem ter noção de DEUS , ou seja do ABSOLUTO, pois hj tudo é permitido , tudo é relativo. Estudei em colegio católico, meus filhos estudaram em colegio Adventista, tiveram aulas de religião assim como tive na minha época e sinceramente saber sobre o CRIADOR, falar sobre o amor , não importa qual vertente é importante para a formação do caracter do ser humano. OS COLEGIOS PÚBLICOS SÃO A PORTA DE ENTRADA PARA AS DROGAS, E NOSSAS CASAS ESTAÕ SENDO NOSSA PRÓPRIA PRISÃO....
Quando conseguimos enfim abrir as portas para o povão, tivemos que lidar com uma nova realidade. Hoje a escola é um microcosmo. Tudo que acontece na sociedade, acontece na escola. Há drogas na escola pública? Claro! Também há na privada? Em menor proporção, talvez, ou com maior discrição, certamente, mas com certeza também há. O problema das drogas não se resolve na escola nem mesmo com aula de religião, nem mesmo com exorcismo, nem mesmo com ronda. Por quê? Porque a crise existencial não se origina na escola. A falta de perspectiva não é culpa da escola. A falta de limites e ética não é responsabilidade da escola. A escola sozinha não pode, nem deve, tentar resolver os problemas originados fora dela. Isso requer a participação de todos.
Se o ensino religioso fosse a varinha de condão para sanar os problemas da escola, não existiriam drogados nos meios religiosos. Não haveria entre religiosos depressão, assassinatos, alcoolismo, falta de caráter, falta de solidariedade, egocentrismo e drogas. A religião tenta salvar as pessoas que, em boa parte dos casos, estão no limite desses problemas. Religião tem bem menos graça para quem tem uma vida equilibrada.
Concordaria que ensinássemos aqui em nossa escola conteúdos voltados para as religiões de um modo geral. Mas com uma condição: que fosse obrigatório para toda e qualquer religião dentro do território brasileiro alfabetizar jovens e adultos, ensinar profissões, oferecer ajuda psicológica profissional etc. tudo de graça. Porque se as religiões terão o dinheiro do estado investido em conteúdos religiosos (sim, porque a contratação de um professor de religião custa dinheiro e muito: aqui na minha escola custaria cerca de R$ 16.000,00 por ano) então as igrejas também teriam que apoiar a educação. Olho por olho, dente por dente, obrigatoriedade por obrigatoriedade, centavo por centavo. Se é para ser uma disciplina optativa, que cada igreja faça sua escolinha de religião, catequese, escola dominical ou o que quer que seja e chame as pessoas. Será um estudo optativo. Optativo por optativo, custo por custo, que a religião faça o que é da religião e que a escola faça o que é da escola. A gente já tem problema demais para resolver aqui, não dá pra ficar fazendo o trabalho dos outros. Ainda mais quando a maioria desses outros não está disposta a fazer o mínimo do nosso trabalho (a menos que receba algo em troca), excetuando-se aí uma ou duas denominações.
Muito bonito. Concordo com os valores. Mas o que isso tem a ver com a religião? 99% das que eu conheço pregam isso e praticam o contrário. Dê uma olhadinha na história das religiões como um todo e você vai ver do que eu estou falando.Depois você disse:
OS DOZE VALORES UNIVERSAIS
Em 1995 crianças eadultos de 129 paises foram convidados a visualizar um mundo melhor em todas as religiões e culturas do mundo, apoiado pela UNESCO E UNICEF e orgãos governamentais , propõe que se viva os doze valores universais que são:
AMOR: garante bondade
COOPERAÇÃO: príncipio de respeito multuo
FELICIDADE: estado de paz
HONESTIDADE: consciencia limpa
HUMILDADE: INterior com dignidade e integridade
LIBERDADE :conquista interior
PAZ: arte de sentimentos puros
RESPEITO:reconhecimento dos direitos dos individuos
RESPONSABILIDADES: fazer parte , equilibrando direito e deveres
TOLERANCIA:é a beleza das diferenças
SIMPLICIDADE:apreciar a beleza interior
UNIÃO :visão compartilhada
EDUCAR É SER UM ARTESÃO DA PERSONALIDADE, UM POETA DA INTELIGENCIA, UM SEMEADOR DE IDÉIAS,E SER UM CONTADOR DE ESTÓRIAS.....
As religiões estão tentando se aproveitar do espaço público, do dinheiro público, do funcionário público, para fazer o que elas se demonstraram incapazes de realizar. Por favor, religiosos do mundo todo, inclusive das denominações com as quais eu me simpatizo, entendam de uma vez por todas: nós, educadores brasileiros, temos mais o que fazer.