Termos incorretos para falar sobre questões políticas e sociais

Fatos da atualidade e do passado que contam as conquistas sociais, tecnológicas e as lutas constantes para uma sociedade mais justa e solidária.
Ft2324252630
Forista
Forista
Mensagens: 61
Registrado em: 06 Ago 2021 00:01

Termos incorretos para falar sobre questões políticas e sociais

Mensagem não lida por Ft2324252630 »

Muitas pessoaas que são negras, LGBT+, com deficiência, etc sabem que as palavras e os conceitos por trás delas importam.

Estava fuçando no site dos tjs e comecei a ver as postagens sobre questoes LGBT+.
Elas já são bem rasas, problemáticas e heterossexistas.
Aí tem tem uma postagem de uma das revistas "Desperta" com o título " o que a Bíblia diz sobre a homossexualidade" - o conteúdo em si é problemático, mas lá tem um hiperlink para outra publicação de anos anteriores com o tema "O que a Bíblia diz sobre o homossexualismo?"
Para quem não sabe, o sufixo "ismo" sobre questão LGBT+ se refere a doença - ou seja a homossexualidade como doença - obviamente quem utiliza esses termos normalmente falam ou escrevem de forma preconceituosa .
Tem uma w74, por exemplo que usa termos como transexualismo para falar sobre pessoas trans e como ser trans não é correto.
Claramente observa-se que houve aí uma revisão dos termos durante os anos, mas porque eles mantém hiperlinks nessas publicações mais antigas com termos preconceituosos ou não editam ou colocam uma nota no texto avisando a mudança do termo(vale dizer que e um recurso muito comum na area editorial)?
Avatar do usuário
Lourisvaldo Santana
Forista
Forista
Mensagens: 6723
Registrado em: 20 Fev 2015 17:59
Localização: Guadalupe
Contato:

Re: Termos incorretos para falar sobre questões políticas e sociais

Mensagem não lida por Lourisvaldo Santana »

Em pesquisas no Wachtower Library para PC, onde é as consultas na Sentinela resultam por data de publicação, é possível verificar que o termo homossexualidade não é usado desde 2012, ao passo que o termo homossexualismo foi usado tão recente quanto em 2020.

https://i.imgur.com/Cgny7fT.jpg

https://i.imgur.com/P5TwVHT.jpg

Se não me engano, foi na década de 90 que a OMS entendeu que o relacionamento entre pessoas do mesmo sexo não é doença. Desde então a Torre de Vigia meio que passou usar homossexualismo e homossexualidade indistintamente; em 2013 foi lançada a Tradução do Novo Mundo revisada e o termo homossexualismo foi considerado correto e prevaleceu sobre homossexualidade. Consta em duas cartas de Paulo. Pelo que parece, as pesquisas preliminares foram passadas aos redatores da Sentinela e o uso do termo homossexualidade foi descontinuado nas Sentinelas.
(1 Coríntios 6:9, 10) . . .Os que praticam imoralidade sexual, os idólatras, os adúlteros, os homens que se submetem a atos homossexuais, os homens que praticam o homossexualismo, 10 os ladrões, os gananciosos, os beberrões, os injuriadores e os extorsores não herdarão o Reino de Deu. . .
(1 Timóteo 1:10) 10 para os que praticam imoralidade sexual, homens que praticam o homossexualismo, raptores, mentirosos, para os que juram falsamente, e para tudo que é contrário ao ensinamento sadio,
Os artigos do site JW não permite ordenar por data de publicação, não sei se o termo homossexualidade tem sido usado em artigos com data posterior a 2012. Quando pesquisei por homossexualidade, e ordenado por "mais recentes", a quase totalidade de artigos que surgiram foi com o termo homossexualismo; um único artigo apareceu com o termo homossexualidade. Ao descer bastante, pode-se encontrar mais artigos com o termo homossexualidade, o que está de acordo com a minha percepção de que houve um prazeroso retorno ao uso do termo homossexualismo em anos mais recentes.

https://www.jw.org/pt/busca/?q=homossex ... est%26q%3D
Índice do fórum: clique para pesquisar; Meus blogs: clique para acessar
Avatar do usuário
Kurisu
Forista
Forista
Mensagens: 1779
Registrado em: 24 Out 2020 15:26
Localização: Lucinda Falls

Re: Termos incorretos para falar sobre questões políticas e sociais

Mensagem não lida por Kurisu »

Eu acho bizarro como a torre tem essa tara bizarra em perseguir homossexuais.

As TJs tem um ódio enorme contra pessoas LGBT. Se eu falar que sou gay pra minha mãe seria a mesma coisa que eu falar pra ela que sou p3d0f1l0. Não estou exagerando, eu conheço ela muito bem.

Enfim tudo isso é coisa de cristão fundamentalista. A bíblia condena outros pecados que são colocados na mesma balança que a homossexualidade, mas nada mais aterroriza TJs do que espiritismo, homossexualidade e apostasia
“Por que questionar se você pode apenas obedecer?"

Entre no grupo exTJ do Telegram: https://t.me/+6d4Yn009NN9iNzI5(Não falamos de publicações antigas da Torre, é apenas para zueiras e desabafos 🍻)
Avatar do usuário
JonasKahnwald
Forista
Forista
Mensagens: 136
Registrado em: 11 Ago 2020 23:55

Re: Termos incorretos para falar sobre questões políticas e sociais

Mensagem não lida por JonasKahnwald »

Algo que percebi é que usam "homossexualidade" quando é artigo para o público (revista Despertai! e site JW). Quando é interno (estudo de A Sentinela, etc.) usa-se "homossexualismo". Gritante desonestidade!
"And I discovered that my castles stand upon pillars of salt and pillars of sand" (Viva la vida, Coldplay)
Avatar do usuário
Saran
Moderador
Moderador
Mensagens: 2463
Registrado em: 20 Nov 2015 19:48
Localização: São Paulo - SP

Re: Termos incorretos para falar sobre questões políticas e sociais

Mensagem não lida por Saran »

Isso me lembra uma treta que houve no Twitter nesses dias sobre isso

Um pastor batista quis dar uma de "esclarecido" e o resultado? Tomou tanto hate da comunidade LGBT+ que trancou a conta :1 :1 :1 :1

Imagem

O que vimos acima é um Malafaia "perfumado". Não se enganem com discurso de "ame o pecador, mas odeie o pecado". A Torre faz o mesmo nas Comissões Judicativas e sabemos qual é o fim da História.

Particularmente vejo mais lógica em uma pessoa LGBT+ que é espírita, de religião de matriz africana ou mesmo ateu/agnóstico do que um "gay cristão". Homossexual não era aceito no Antigo Israel da mesma forma que não há registros no Cristianismo Primitivo de homossexuais nas comunidades cristãs. Qual é a lógica de querer ser acolhido por quem no fim da história rejeita o que faz parte do seu ser? Zero!!!

Igrejas "inclusivas" existem? Sim, mas são a curva fora da reta. E NUNCA serão a maioria no Cristianismo da mesma forma que nós nunca veremos o Papa aparecer pelado na Basílica de São Pedro empunhando uma guitarra Flying V tocando a introdução de "Raining Blood" do Slayer para anunciar que a Igreja Católica agora permitirá sexo antes do Casamento apenas com camisinha.

A relação das religiões abraãmicas com relação a sexo é extremamente problemática e aí já não é nem um problema da Torre mas do Abraãmismo como um todo que convenhamos é o ramo religioso dos "3 Irmãos Briguentos"
OCUPAR e RECONSTRUIR o Fórum...

E BANIR os:
- Trolls
- POMIs
- Defensores de Pseudagens
- Propagadores de Fake News
Ft2324252630
Forista
Forista
Mensagens: 61
Registrado em: 06 Ago 2021 00:01

Re: Termos incorretos para falar sobre questões políticas e sociais

Mensagem não lida por Ft2324252630 »

Lourisvaldo Santana escreveu: 29 Nov 2022 06:09 Em pesquisas no Wachtower Library para PC, onde é as consultas na Sentinela resultam por data de publicação, é possível verificar que o termo homossexualidade não é usado desde 2012, ao passo que o termo homossexualismo foi usado tão recente quanto em 2020.

https://i.imgur.com/Cgny7fT.jpg

https://i.imgur.com/P5TwVHT.jpg

Se não me engano, foi na década de 90 que a OMS entendeu que o relacionamento entre pessoas do mesmo sexo não é doença. Desde então a Torre de Vigia meio que passou usar homossexualismo e homossexualidade indistintamente; em 2013 foi lançada a Tradução do Novo Mundo revisada e o termo homossexualismo foi considerado correto e prevaleceu sobre homossexualidade. Consta em duas cartas de Paulo. Pelo que parece, as pesquisas preliminares foram passadas aos redatores da Sentinela e o uso do termo homossexualidade foi descontinuado nas Sentinelas.
(1 Coríntios 6:9, 10) . . .Os que praticam imoralidade sexual, os idólatras, os adúlteros, os homens que se submetem a atos homossexuais, os homens que praticam o homossexualismo, 10 os ladrões, os gananciosos, os beberrões, os injuriadores e os extorsores não herdarão o Reino de Deu. . .
(1 Timóteo 1:10) 10 para os que praticam imoralidade sexual, homens que praticam o homossexualismo, raptores, mentirosos, para os que juram falsamente, e para tudo que é contrário ao ensinamento sadio,
Os artigos do site JW não permite ordenar por data de publicação, não sei se o termo homossexualidade tem sido usado em artigos com data posterior a 2012. Quando pesquisei por homossexualidade, e ordenado por "mais recentes", a quase totalidade de artigos que surgiram foi com o termo homossexualismo; um único artigo apareceu com o termo homossexualidade. Ao descer bastante, pode-se encontrar mais artigos com o termo homossexualidade, o que está de acordo com a minha percepção de que houve um prazeroso retorno ao uso do termo homossexualismo em anos mais recentes.

https://www.jw.org/pt/busca/?q=homossex ... est%26q%3D

Importante pesquisa, Lorisvaldo!!
Agradeço a contribuição.
Observar essa linha do tempo é muito importante.

O fato de optarem por manter o sufixo "ismo" ao se referir a população LGBT+ claramente mostram a real posição das tjs sobre o assunto.
Ft2324252630
Forista
Forista
Mensagens: 61
Registrado em: 06 Ago 2021 00:01

Re: Termos incorretos para falar sobre questões políticas e sociais

Mensagem não lida por Ft2324252630 »

JonasKahnwald escreveu: 29 Nov 2022 17:17 Algo que percebi é que usam "homossexualidade" quando é artigo para o público (revista Despertai! e site JW). Quando é interno (estudo de A Sentinela, etc.) usa-se "homossexualismo". Gritante desonestidade!
Sim.

Parece aquelas pessoas que dizem " eu não sou preconceituosa, eu super respeito as pessoas gays, tenho ate alguns parentes que são, mas não concordo ".
Avatar do usuário
SenhoritaD
Forista
Forista
Mensagens: 320
Registrado em: 07 Dez 2020 19:27

Re: Termos incorretos para falar sobre questões políticas e sociais

Mensagem não lida por SenhoritaD »

JonasKahnwald escreveu: 29 Nov 2022 17:17 Algo que percebi é que usam "homossexualidade" quando é artigo para o público (revista Despertai! e site JW). Quando é interno (estudo de A Sentinela, etc.) usa-se "homossexualismo". Gritante desonestidade!
já reparei nisso também, é bizarro, mas a ignorância é tanta que até em discursos e partes não se atentam a esses termos, mas pq não pesquisam, estão cagando pro assunto... aliás o medo é tão grande de saírem fora da linha de pensamento, que acham que se "vira" LGBT+ só de pesquisar
Avatar do usuário
ElRataAlada
Forista
Forista
Mensagens: 664
Registrado em: 22 Mai 2022 19:18

Re: Termos incorretos para falar sobre questões políticas e sociais

Mensagem não lida por ElRataAlada »

No fim das contas não faz diferença nenhuma nesse contexto. Do que adianta usarem o termo correto nas publicações e discursos, mas na prática tratarem pior do que a leprosos? Só para pagar de desconstruídos para os de fora e menos avisados, mas os bastidores sabemos qual é.
"Quem come do fruto do conhecimento, é sempre expulso de algum paraíso."
- Melanie Klein.
Avatar do usuário
Lourisvaldo Santana
Forista
Forista
Mensagens: 6723
Registrado em: 20 Fev 2015 17:59
Localização: Guadalupe
Contato:

Re: Termos incorretos para falar sobre questões políticas e sociais

Mensagem não lida por Lourisvaldo Santana »

Curiosidade:

Referente a sexo com animais, existem os termos bestialidade e bestialismo. Em minhas pesquisas, constatei que as palavras são sinônimos; em tese, pode-se usar uma ou outra. Percebi que os dicionários dão preferência a bestialismo; suponho que seja o termo que sinaliza uma psicopatologia, uma doença.

Se pesquiso por bestialidade nos dicionários, vejo que apenas remetem o leitor para o termo bestialismo e lá dão a definição:

https://dicionario.priberam.org/bestialidade
https://michaelis.uol.com.br/moderno-po ... tialidade/


https://dicionario.priberam.org/bestialismo
https://michaelis.uol.com.br/moderno-po ... estialismo

Agora adivinhem qual é a palavra preferida da Torre...


Imagem



Imagem
Índice do fórum: clique para pesquisar; Meus blogs: clique para acessar
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 226 visitantes