Machismo e Misoginia na Organização

Fatos da atualidade e do passado que contam as conquistas sociais, tecnológicas e as lutas constantes para uma sociedade mais justa e solidária.
Avatar do usuário
Georgia
Moderadora
Moderadora
Mensagens: 124
Registrado em: 17 Out 2021 21:40

Machismo e Misoginia na Organização

Mensagem não lida por Georgia »

Esse assunto vez ou outra aparece aqui no fórum, já que o histórico de machismo e misoginia das publicações das Testemunhas de Jeová é algo gigantesco e continua a existir mesmo com certas sutilezas atualmente, pelo menos na forma que eles querem passar, mas, no dia a dia da mulher TJ é vivenciado com frequência esse machismo e tamanha misoginia na pele.

Deixo como referências os tópicos da Ariadne e do Saran:

Machismo nas publicações antigas da torre: viewtopic.php?f=23&t=28313&p=490120#p490120
O Histórico de Misoginia nas Publicações da Torre de Vigia: https://extestemunhasdejeova.net/forum/ ... 12&t=26268

No campo dos preconceitos a misoginia se encontra entre os mais antigos de todos, vemos isso nos escritos da Bíblia, do Alcorão, ela aparece em quase todos os textos clássicos e os considerados sagrados. É um pensamento arcaico que trata mulher como sendo somente feita para o lar e tendo a única função principal de reprodução.

Por isso não é de surpreender que a Torre utilize muito desse pensamento arcaico, assim como grande parte da sociedade segue por se prenderem a livros antigos considerados sagrados. Os discursos contra a mulher seguem na mesma linha, que a mulher é racionalmente inferior, que é mais instável emocionalmente, que é frágil… o julgamento contra a mulher é recorrente.

Se você é mulher e Testemunha de Jeová, provavelmente já sentiu esse julgamento de alguma forma. Seja pelas roupas que você usa, por querer fazer alguma coisa considerada “de homem” ou simplesmente por não querer se relacionar com algum irmão.

Samuel Herd, membro do corpo governante, já deixou bem claro esse pensamento ao dizer publicamente que o cérebro da mulher é menor, portanto, as mulheres deveriam se sujeitar aos homens.

Embora o machismo seja visível em muitas religiões, as Testemunhas de Jeová simplesmente não avançam nesse sentido. Continuam a manter o mesmo discurso de que a mulher foi feita para ser submissa ao homem, que ele é superior a ela, o único com papel de liderança. Em publicações mais atuais é presente isso, como nessa A Sentinela de 2021:
“É verdade que ser submissa a um marido imperfeito é algo que pode exigir bastante esforço. Mas a Bíblia dá bons motivos para uma esposa ser submissa. E se a esposa entender e aceitar esses motivos, será mais fácil para ela cumprir o papel que recebeu de Jeová.” (W21 fevereiro pp. 8-13)
Na doutrina TJ o papel da mulher sempre vai o de ser subserviente ao homem, ela não pode ser independente. A mulher que não se deixar ser submissa ao homem é mal vista, é uma rebelde ou uma descontrolada, o que trará prejuízo ao cargo do seu querido marido por ele não saber “controlá-la” direito.

Não é raro que alguns homens fiquem ressentidos porque as irmãs consideradas mais belas do circuito escolhem namorar e se casar com homens bem sucedidos, os melhores provedores ou que darão mais conforto material. Se torna uma disputa por um padrão de mulher que na visão deles será bem requisitado, um belo troféu. Quando esse tipo de homem, que almeja esse padrão, é rejeitado, o ódio a tal mulher (até mesmo a todas as mulheres) começa a se acender neste homem. Que na visão dele, é merecedor de todo o esforço que ele demonstrou, esforço esse que às vezes chega a parecer doentio, uma obsessão.

Se você já despertou, é importante compreender o contexto da religião. Em uma religião machista e misógina, as mulheres, impedidas de conquistarem autonomia, terão a necessidade de buscar o melhor para si de acordo com o meio onde estão inseridas.

A organização oprime as mulheres e isso se reflete de diversas maneiras.

Os cargos de destaque são dados aos homens, as irmãs geralmente aparecem lavando a louça nos vídeos exibidos no congresso. Se a mulher precisar orar na presença de um homem ou substituir uma função dada somente a ele, ela só poderá fazer isso se cobrir sua cabeça, para lembrá-la de que ela é submissa ao homem, que a função que está exercendo não pertence a ela. Como bem dito no livro “Mantenha-se”:
"Na família, Jeová designou o marido como cabeça da esposa. Pode acontecer de a esposa precisar assumir responsabilidades que Jeová atribuiu ao marido. Mas, se ela fizer isso sem dar o devido reconhecimento à autoridade dele, o estará envergonhando (…) Se ela orar ou ensinar na presença de um filho menor batizado, também deverá cobrir a cabeça, não que ele seja o cabeça da família, mas por causa da autoridade concedida aos homens batizados da congregação cristã." (lv p. 209-p. 211 par. 2)
É isso mesmo! Só o fato de você não cobrir a cabeça já estaria sendo uma afronta à autoridade SUPREMA que só pertence ao homem. Uma rebeldia tão grande que o estaria envergonhando. A rejeição ao feminino é tão grande que até mesmo o filho da mulher, mesmo sendo uma criança, já possui mais autoridade que sua própria mãe. Um cúmulo isso!

A organização até tenta maquiar o que diz para não transparecer o que eles realmente querem dizer. No mesmo livro diz:
"Essa exigência não desmerece as mulheres. Em vez disso, dá a elas a oportunidade de, tanto na família como na congregação, mostrar respeito pelo princípio da chefia estabelecido por Jeová.” (lv cap. 4 pp. 36-49, páragrafo 17)
Que grande oportunidade essa dada a mulher, ein!? Exigência e oportunidade não sei se são coisas que andam juntas nesse contexto. Exigência você é obrigada a fazer e pronto, não importa se isso será favorável ou não. Já oportunidade é uma situação favorável e a pessoa escolhe ir adiante se isso beneficia ela. Que benefício ela poderia ter em ser dominada? Oprimida? Rebaixada? Isso não tem nada haver com respeito, se submeter a ser vista como inferior não demonstra respeito. O respeito é muito além desse pensamento machista.

Enfim...

A sociedade como um todo é machista, portanto, todos nós reproduzimos o machismo. Homens e mulheres podem agir dessa forma, por isso não é raro que mulheres julguem outras mulheres, tentem puxar o tapete, enxerguem as outras como rivais ou inimigas. Desta forma, é importante estudar sobre o assunto e também buscar autoconhecimento, para que enxerguemos em nós essa postura e possamos mudar.

O objetivo deste tópico é conscientizar homens e mulheres que deixaram de acreditar nas Testemunhas de Jeová sobre a importância de refletir sobre esses conteúdos, ler, pesquisar, dialogar.

Se você é mulher Testemunha de Jeová e está visitando o fórum, além dos tópicos mencionados acima, deixo como sugestão os seguintes tópicos:

O Barba-Azul: viewtopic.php?f=23&t=26491
Mulher, você tem voz!: viewtopic.php?f=23&t=27964
Avatar do usuário
Daenerys
Administradora
Administradora
Mensagens: 2614
Registrado em: 25 Fev 2020 08:47

Re: Machismo e Misoginia na Organização

Mensagem não lida por Daenerys »

Excelente tópico, Georgia!

É importante que ex tjs reflitam sobre isso.

Também é muito importante para mulheres tjs que estão despertando e acessam o fórum. Compreender o papel da mulher na sociedade e como a torre trata as mulheres como se vivêssemos em séculos passados e ainda tenta mascarar isso.

Quando eu estava despertando uma amiga não tj disse que a minha religião parecia estar nos anos 20 ou 40. Até as roupas "modestas" das tjs são de décadas passadas. Todo o comportamento se assemelha muito àquelas revistas direcionadas às mulheres nos séculos anteriores.

https://www.revistaprosaversoearte.com/ ... s-50-e-60/
Imagem

"É preciso sair da ilha para ver a ilha. Não nos vemos se não saímos de nós".
José Saramago
Avatar do usuário
YukimuraSanada
Moderador
Moderador
Mensagens: 1592
Registrado em: 16 Jan 2019 16:11

Re: Machismo e Misoginia na Organização

Mensagem não lida por YukimuraSanada »

Imagem

Wow, Daenerys! As fotos do artigo no link que vc mencionou falam tudo!

Os conselhos, então... sem comentários!
Avatar do usuário
Daenerys
Administradora
Administradora
Mensagens: 2614
Registrado em: 25 Fev 2020 08:47

Re: Machismo e Misoginia na Organização

Mensagem não lida por Daenerys »

YukimuraSanada escreveu: 18 Jun 2022 12:21 Imagem

Wow, Daenerys! As fotos do artigo no link que vc mencionou falam tudo!

Os conselhos, então... sem comentários!
Os conselhos:
– Não se deve irritar o homem com ciúmes e dúvidas .
(Jornal das Moças, 1957)

– Se desconfiar da infidelidade do marido, a esposa deve redobrar seu carinho e provas de afeto.
(Revista Claudia, 1962)

– A desordem em um banheiro desperta no marido a vontade de ir tomar banho fora de casa.
(Jornal das Moças, 1945)

– A mulher deve fazer o marido descansar nas horas vagas, nada de incomodá-lo com serviços domésticos .
(Jornal das Moça, 1959)

– A esposa deve vestir-se depois de casada com a mesma elegância de solteira, pois é preciso lembrar-se de que a caça já foi feita, mas é preciso mantê-la bem presa .
(Jornal das Moças, 1955)
– Se o seu marido fuma , não arrume briga pelo simples fato de cair cinzas no tapete. Tenha cinzeiros espalhados por toda casa.
(Jornal das Moças, 1957)

– A mulher deve estar ciente de que dificilmente um homem pode perdoar uma mulher por não ter resistido às experiências pré-nupciais, mostrando que era perfeita e única, exatamente como ele a idealizara. (Revista Claudia, 1962)

– Mesmo que um homem consiga divertir-se com sua namorada ou noiva, na verdade ele não irá gostar de ver que ela cedeu.
(Revista Querida,1954)

– O noivado longo é um perigo.
(Revista Querida, 1953)
– É fundamental manter sempre a aparência impecável diante do marido.
(Jornal da Moças, 1957)

– O lugar de mulher é no lar. O trabalho fora de casa masculiniza.
(Revista Querida, 1955)
Fonte: https://www.revistaprosaversoearte.com/ ... s-50-e-60/


As roupas são muito parecidas rs.
Imagem

"É preciso sair da ilha para ver a ilha. Não nos vemos se não saímos de nós".
José Saramago
Avatar do usuário
Kurisu
Forista
Forista
Mensagens: 1779
Registrado em: 24 Out 2020 15:26
Localização: Lucinda Falls

Re: Machismo e Misoginia na Organização

Mensagem não lida por Kurisu »

As TJs são uma seita presa no século passado e possuem um comportamento muito semelhante a seguidores de ideologias conservadoras que insistem em espalhar argumentos sem fundamentos do senso comum como que a mulher tem que ser bela, recatada e do lar.

No documentário da Leah Remini eles mostraram a gravação de um membro do CG que não lembro o nome falando que a mulher não tem foi feita pra liderar por ter o crânio menor que o homem.

Esses velhotes que se autoproclamam "irmãos de Jesus" e o "meio que Jeová usa pra falar com a Terra" vivem falando asneira e opinando em áreas que eles não tem formação como medicina ou biologia e colocando essas opiniões como dogmas absolutos e inquestionáveis vindo de Deus.

Só o fato de demonizarem ensino superior já mostram que são pessoas ignorantes. Aliás nem demonizam totalmente, afinal dependem de graduados para difundirem suas idéias absurdas e defesas nos tribunais
“Por que questionar se você pode apenas obedecer?"

Entre no grupo exTJ do Telegram: https://t.me/+6d4Yn009NN9iNzI5(Não falamos de publicações antigas da Torre, é apenas para zueiras e desabafos 🍻)
Avatar do usuário
jurado8
Forista
Forista
Mensagens: 3366
Registrado em: 06 Mar 2021 21:05

Re: Machismo e Misoginia na Organização

Mensagem não lida por jurado8 »

Na epoca que estava fazendo minhas pesquisas uma das coisas que me fez acordar foi isso.

Essa questao do machismo é bem claro no salao. Por exemplo: se a mulher nao rende ao marido o que é devido e o marido levar isso aos anciaos, ela perde os privilegios e é chamada atencao. Mas e se o marido nao e carinhoso com a mulher (que é uma ordem biblica)? Ou, se o marido for agressivo? Passa-se pano, diz que nao e adequado o homem agir assim mas nao se tem uma atitude energica como se deveria.

A Torre apenas reflete a mentalidade da epoca tentando parecer boa. Por exemplo: a Torre ja teve artigos muito racistas no inicio do seculo passado. Esse tema ja foi discutido nesse forum em 2009: viewtopic.php?f=11&t=3873

A mentalidade da epoca era racista. Entao como eles falavam? "Apesar de a raca branca ser superior nao menosprezamos os negros". Na cabeca deles, isso nao era ser racista, rs.

"Quem come do fruto do conhecimento é sempre expulso de algum paraíso.”
Melanie Klein
Lenise
Forista
Forista
Mensagens: 67
Registrado em: 07 Nov 2021 15:24

Re: Machismo e Misoginia na Organização

Mensagem não lida por Lenise »

No meu caso que sou bem discreta. Mas já passei por umas.

Por duas vezes meu marido foi chamado atenção, por causa do cumprimento da minha saia.

Outra vez fui pegar umas publicações, devidamente arrumada com roupa de campo. O irmão que estava no salão, onde ficava às caixas de cada congregação, ao ver eu sozinha ali, foi logo perguntando pelo irmãos da minha congregação, com uma certa resistência pra me dar às caixas. Eu me fiz de desentendida e perguntei se era por causa do peso. Imagina uma mulher tirar um privilégio desse! Peguei meu pacote e sair dali, sem nem dá tchau.

Recentemente no zoom, uma pioneira pediu pra mim acompanhar num estudo, mas antes da oração, pediu pra eu cobrir a cabeça, mesmo estando só nós duas na sala, a explicação é porque este é um arranjo congregacional.
Escrava
Forista
Forista
Mensagens: 315
Registrado em: 31 Mar 2022 16:40

Re: Machismo e Misoginia na Organização

Mensagem não lida por Escrava »

Excelente texto!! Sempre foi muito evidente o machismo! O seu texto disse tudo 👏👏
O que a gente mais vê no Salão é mulher que vira a sombra do marido, não dá um peido sem perguntar se pode. Não são todas, mas as esposas de anciãos estão sempre com um semblante cansado, com uma feição que não aguentam mais aquela rotina chata ..... Campo e reunião.... 🙄🙄🙄 Aí estão com os seus saiotes e com cara de [PALAVRAO], porque tem que "ajudar o marido." Cara, q vida chata!!!!!!!!
:11
Ft2324252630
Forista
Forista
Mensagens: 61
Registrado em: 06 Ago 2021 00:01

Re: Machismo e Misoginia na Organização

Mensagem não lida por Ft2324252630 »

Quando eu tinha uns 12 anos eu comprei uma tornozeleira na praia.
Na primeira vez que fui na reunião com ela um ancioso viu e no outro dia pediu pra sair no campo comigo.
Ele me chamou e pediu pra conversar comigo pq estava usando uma corrente no tornozelo e era de búzios ( eu não sabia que era um búzios, achei que fosse uma concha) - mas o problema nem era o fato de ser um búzios, mas por ser uma tornozeleira mesmo.
Segundo um texto x da Bíblia, esse acessório era utilizado por prostitutas e eu não deveria estar usando.
Outra vez ganhei um shorts jeans e me viram na rua com ele andando de patins com a minha prima e falaram para o meu tio que era ancião que dava pra ver a polpa da minha bunda (era um shorts enorme e largo e estava fazendo 40°C no dia).
Desde então meu radar feminista foi ligado e nunca mais levei em consideração o que eles falavam sobre comportamento de mulheres, vestimenta - eu era uma adolescente e me sexualizavam em coisas tão pequenas).
Os meninos me zuavam pq lia coisas sobre femininismo.
Fora todas as outras bizarrices que via entre os casais.

No resultado de tudo isso, hoje sou feminista e inclusive me dedico academicamente aos estudos de gênero.
Avatar do usuário
freudexplica
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 727
Registrado em: 23 Mai 2021 16:57

Re: Machismo e Misoginia na Organização

Mensagem não lida por freudexplica »

Esse machismo é uma das coisas que mais dificulta minha vida de PIMO. Realmente me incomoda.
Desde que despertei - na verdade desde sempre - trato minha esposa de igual para igual. Mas no caso comecei a tratar as irmas assim: pergunto a elas opiniao sobre as coisas que as envolvem, treinei algumas em coisas que em alguns locais seriam feitas apenas por homens ... mas percebo que até elas acham estranho esse comportamento. A doutrinação as afeta em um nivel que acham normal serem discriminadas.

E ao mesmo tempo varias se aproximaram de mim por terem esse tratamento e verem a forma que trato minha esposa.

Enfim, mas realmente o machismo e misoginia é algo comum no meio TJ ... o pior é ver que eles conseguem doutrinar os dois lados para achar isso normal.
" O grande irmão está de olho em vocês :twisted: " - 1984
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 232 visitantes