Machismo e Misoginia na Organização

Fatos da atualidade e do passado que contam as conquistas sociais, tecnológicas e as lutas constantes para uma sociedade mais justa e solidária.
Avatar do usuário
space
Forista
Forista
Mensagens: 56
Registrado em: 11 Jan 2022 22:35

Re: Machismo e Misoginia na Organização

Mensagem não lida por space »

Acho importante abordarmos esse assunto, lendo os comentários percebo que todas nós já passamos por pelo menos uma situação envolvendo o machismo dentro da religião. No meu caso, sempre que eu ia em lojas de roupas meu pai pedia para que depois que eu me trocasse saísse do vestiário para ele ver se estava adequado ou não, algumas vezes ele até subia a alça do vestido (sendo que nem estava mostrando nada) ou dizia que eu teria de usar aqueles “bolerinhos” tipo um casaquinho curto para não deixar os braços aparecendo. Minha mãe usava blusas decotadas e short curto quando estávamos em casa geralmente a noite quando estava calor, e ele ficava dando um mega discurso de como seria errado se algum irmão aparecesse ali naquela hora e ela estivesse usando aquele tipo de vestimenta, certa vez ate aconteceu de um irmão aparecer levando uma revista e ele ficou sem falar com ela por uns dias. Comecei a entender o machismo e a misoginia por volta dos meus 15 anos quando esse assunto entrou em pauta no Brasil, mas somente aos 19 consegui usar um shorts acima do joelho, um croped ou uma blusa de alcinha sem me sentir mal, sem contar as inúmeras vezes que eu já perguntei para a minha namorada se a roupa não estava “mostrando”muito só por estar dentro daquele padrão que eu nunca pude usar. Enfim, em pequenas situações vemos o quanto essas coisas se tornam traumáticas na vida das mulheres.

-Space
Avatar do usuário
Rory
Forista
Forista
Mensagens: 380
Registrado em: 10 Jan 2013 12:32

Re: Machismo e Misoginia na Organização

Mensagem não lida por Rory »

Machismo é parte do dogma das TJs (e da maioria das religiões judaico cristãs).

No caso das Tjs, o machismo é inquestionável por dois motivos: princípio da chefia e não ser pedra de tropeço.

O princípio da chefia é básico: a Bíblia diz que homem manda e mulher obedece. Esse é o conceito da Torre e esse ensino aparece até nos livros introdutórios, como o Bíblia Ensina. Ah, isso nem falar do ridículo lenço que as mulheres têm que usar para demonstrar concordância com esse princípio.

Quanto a não ser pedra de tropeço, a Torre (ou algum ancião mala) sempre vai proibir alguma coisa com base nesse princípio: roupa curta, dois ou mais furos na orelha, calças apertadas para os homens, e por aí vai.

Eu mesmo já participei de reuniões de anciãos e servos em que o tema era exclusivamente a roupa das irmãs da congregação. Cômico e trágico...
"If knowledge can create problems, it is not through ignorance that we can solve them" - Isaac Asimov
Avatar do usuário
Pepita
Forista
Forista
Mensagens: 528
Registrado em: 28 Dez 2021 05:27

Re: Machismo e Misoginia na Organização

Mensagem não lida por Pepita »

Ótimo texto Geórgia. Discutir recorrentemente esse assunto é muito importante.

Vou contar um relato sobre uma mulher TJ que atuava contra o comportamento abusivo dos homens TJs machistas em sua região. No início dos anos 90, conheci uma irmã chamada Ateiluj (o nome foi modificado). Ela aparentava ter aproximadamente sessenta anos de idade. Muitos anciãos das congregações locais se incomodavam com ela e, com o passar do tempo, comecei a perceber o porque desse incômodo. Ela era uma mulher que se recusava a aceitar facilmente as asneiras ditas por aqueles anciãos (alguns deles eram homens estúpidos e machistas).

Ateiluj era uma TJ muito experiente e havia dirigido estudos para muitos TJs antigos da região onde morava, inclusive alguns que haviam se tornado anciãos. Naquele local era comum mulheres adultas de mais idade dirigirem estudos para jovens rapazes, em especial os que eram filhos de TJs. Por isso, muitos TJs haviam passado pelas mãos dela. Pra se ter uma ideia, dos oito anciãos que haviam na congregação que ela frequentava, pelo menos quatro foram estudantes dela em algum momento durante a juventude, e isso se repetia em congregações ao redor. Ela era uma pessoa reconhecidamente inteligente e sábia, quase uma guru, e era frequentemente consultada pelas outras TJs para tratarem sobre os mais diversos assuntos, em especial assuntos conjugais. Evidentemente, isso incomodava alguns anciãos que se sentiam desprestigiados e intimidados pela notória diferença de sabedoria, bom senso e sagacidade que aquela mulher tinha em relação a eles.

Quando o princípio TJ da chefia era abordado durante as reuniões, a irmã Ateiluj costumeiramente comentava que as irmãs não deveriam se calar ao serem maltratadas por um esposo perverso. Ela mesma tinha sido vítima de um casamento TJ abusivo e fazia questão de denunciar e meter a colher em todo e qualquer relacionamento que apresentasse indícios de ser abusivo. Além disso, era comum ela dar acolhimento em sua casa a TJs fragilizadas que sofreram abusos (conheci três TJs que ficaram morando com ela por um tempo).

Na última vez que tive notícias a respeito da irmã Ateiluj (em 2015) soube que ela ainda era TJ e continuava sendo uma fonte de refúgio para muitas pessoas. É uma quena que o comportamento dela seja uma exceção no mundo em geral, em especial no mundo TJ.
AndreaRosa
Novo (a) Forista
Novo (a) Forista
Mensagens: 33
Registrado em: 12 Mai 2022 04:52

Re: Machismo e Misoginia na Organização

Mensagem não lida por AndreaRosa »

Eu desde novinha nunca aceitei esse papo da mulher ser submissa ao homem, sempre batia o pé e questionava, e sempre ouvia a mesma resposta (vinda de mulheres)
A submissão não é algo ruim, é o modo do marido cuidar da sua esposa.
Então eu retrucava:
Mas é se o casal não entrar em um acordo? De quem é a última palavra?
Aí vinha a resposta
Do marido, pois Jeová manda assim
E eu sempre falava, mas eu não aceito isso de jeito nenhum

Outro absurdo q ouvi de uma tia foi:
A mulher não pode ser anciã prq ela tem variações de humor q em uma comissão ela não vai fazer o justo…
E pioraaaaa continuando ela disse:
Mulher é tudo fofoqueira e ia espalhar as coisas, Jeová é sábio
Kkkkkkkkkk só rindo pra não chorar

Fiquei sabendo tb de uma prima minha q a irmã mais nova pediu pra ela colocar uma música em um churrasco q ela disse q tinha q perguntar pro marido se podia colocar uma música no churrasco q ele tava fazendo pra amigos (provavelmente ele falou não pois ela não colocou a música)

Fora as mulheres da minha família q os maridos tiram elas de burra na cara larga e elas não falam nada

Eu quando estou perto coloco todos no seu lugar mesmo, não nasci pra deitar pra macho escroto
Avatar do usuário
Saulo
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 544
Registrado em: 18 Ago 2020 17:32

Re: Machismo e Misoginia na Organização

Mensagem não lida por Saulo »

Vamos resumir a lógica das religiões:
"Mulher, você tem que ser submissa pelo simples e único fato de que você é mulher". - "Esqueça sua força, sua inteligência, sua lógica, seu trabalho e o seu valor como pessoa, aliás, valor, é algo que você apenas acha que tem, sem um 'pênis' não há valor no ser humano".
"Sua única função é SERVIR macho. Parir, adular, cozinhar, cuidar... e fazer sexo, mas não sinta prazer nisso
".
Para as religiões (e as sociedades antigas) o valor da mulher está no papel de serviçal ou de adorno.

Qual a lógica ou sentido disso? - Nenhuma. Ou talvez o medo que esses homens tem das mulheres. Se não podem com aquilo que vos ameaça, subjugue-os.

Já passou da hora de virar esse jogo. Pena, mas pena mesmo, que tem mulheres tão institucionalizadas que perpetuam o machismo e misoginia. Falta total de consciência de classe que só atrasa a sociedade como um todo.
"Toda vez que falta luz, o invisível nos salta aos olhos..."

Imagem
Avatar do usuário
Tsubasa
Forista
Forista
Mensagens: 1422
Registrado em: 01 Fev 2021 10:40

Re: Machismo e Misoginia na Organização

Mensagem não lida por Tsubasa »

Eu diria que a própria bíblia é machista e misógina. Basta ver as regras da lei mosaica e até mesmo a forma como a tal primeira congregação foi organizada.
Há vários relatos bíblicos indo nessa direção. O Deus da bíblia tem tais características.
Contra fatos não há argumentos. A favor da fé sempre haverá.
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 255 visitantes