O Barba-Azul

Fatos da atualidade e do passado que contam as conquistas sociais, tecnológicas e as lutas constantes para uma sociedade mais justa e solidária.
Avatar do usuário
Daenerys
Administradora
Administradora
Mensagens: 2614
Registrado em: 25 Fev 2020 08:47

O Barba-Azul

Mensagem não lida por Daenerys »

A história do Barba-Azul conta sobre uma mecha de barba guardada em um convento de freiras nas montanhas distantes.

Diz-se que essa mecha de barba pertenceu a um mágico fracassado, um homem gigantesco e aterrorizante, que tinha queda pelas mulheres.

O conto diz que o Barba-azul cortejava três irmãs ao mesmo tempo. As duas mais velhas tinham pavor dele. Entretanto, a mais jovem e mais ingênua acabou por aceitar se casar com ele, pois acreditava que ele não era “tão mau assim”.

Não irei contar o desfecho da história, mas pela última frase é possível ter uma ideia de que a jovem mulher acreditou que o Barba-azul podia ser bom, já que lhe parecia encantador.

Um detalhe importante nessa história é que Barba-Azul conseguiu casar-se com a mais jovem e inexperiente das irmãs.

Notem também que o Barba-azul é apresentado como um mágico fracassado.
Isso nos diz muito sobre ele.

Esta figura se apresenta de forma encantadora às vezes, misterioso, forte e até protetor. Porém, o Barba-azul é um predador.

Ele pode não ser necessariamente mau, mas uma vítima de circunstâncias, ter sofrido e ser sozinho.

Talvez o Barba-azul seja desassociado, viva um casamento infeliz, tenha pais teocráticos que não aceitam sua descrença na organização. Talvez o Barba-Azul sofra.

Por outro lado, o Barba-Azul pode ser feliz, ter se livrado da organização, ter amigos, curtir a vida e prometer coisas interessantes, aventura, adrenalina. Talvez ele prometa te pegar de jeito, levar flores para você todos os dias, te libertar das amarras. Te prometa o mundo.

O Barba-Azul pode se apresentar em diferentes nuances, mas ele continua sendo o Barba-Azul.

À medida que as mulheres descobrem o mundo fora das muralhas da organização das testemunhas de jeová, entendem que existe todo tipo de gente:

Existem homens bacanas, parceiros, dispostos a dividir uma vida, existem aventureiros querendo relacionamento casual e deixando isso claro, mas também existe o Barba-Azul.

Qual é a diferença? Bem, o Barba-Azul vive de fantasia. Lembra do começo do conto? Pois é, ele corteja três irmãs ao mesmo tempo. Ele promete coisas que não poderá e nem deseja cumprir.

O Barba-Azul é diferente daquele cara sincero que já chega logo dizendo que quer te comer.

Ele também é diferente do cara que deseja ser seu namorado, seu parceiro, que quer te apresentar para a família e construir a vida ao seu lado, que te apoia e faz planos com você.

O Barba-Azul não é real. Ele é um mágico fracassado. Um homem que busca uma fantasia.
É aquele homem que dispara promessas e mensagens privadas para todas as mulheres, mas, na verdade, ele não quer nenhuma. Ele gosta de conquistar, mas perde o interesse rapidamente.
Ele quer jogar com você.

Mulher, cuidado ao acreditar no Barba-Azul, pois ele busca fantasias nas quais nem ele acredita. Se ele dispara declarações de amor ou promete sexo sem limites após ter trocado duas ou três mensagens com você, desconfie.
Não seja ONG de homem problemático. Sim, o Barba-Azul é o homem problemático, que acredita nas próprias mentiras.

Homem, não seja o Barba-azul. Mas, se você é ou em algum momento já foi, reflita. Busque em você as respostas para aquilo que procura.

Não é impossível que um homem que passou muitos anos sendo vítima de uma seita se torne um Barba-azul, pois ele também sofreu bastante.

O desejo de ter outra vida e conhecer outras mulheres pode tomar conta dele e fazer com que esse cara crie várias realidades em sua mente. Porém, a solidão e o sofrimento dele não justificam que tente puxar mulheres para suas fantasias e cause sofrimento a elas.

O Barba-Azul está fora de moda, desatualizado. A maioria das mulheres já não cai na conversa dele e o acha um babaca. No entanto, ele continua por aí, agindo como predador.

Se você receber alguma MP do Barba-Azul, sinta-se à vontade para mandar ele ir caçar alces no paraíso ou contate a moderação que resolveremos o seu problema. ;)
Imagem

"É preciso sair da ilha para ver a ilha. Não nos vemos se não saímos de nós".
José Saramago
Avatar do usuário
Saulo
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 544
Registrado em: 18 Ago 2020 17:32

Re: O Barba-Azul

Mensagem não lida por Saulo »

O título do tópico me lembrou duas coisas - Um conto e um personagem que teve num dos BBB's.

Imagem
http://www.acritica.net/editorias/geral ... na/166863/

E nenhum dos dois casos remete a alguém de boa índole.

Pelo que entendi aqui o ponto é sujeito que distribui galanteios em mensagens privadas, creio que há muito o que se dizer sobre o "personagem", afinal, muitas causas podem levar ao mesmo comportamento.
Um dia desses estava lendo um livro sobre comportamentos nas redes sociais, e esconder-se atrás de um avatar leva muitos a se comportarem de uma maneira diferente da que comportariam na vida real. Exemplo - Um adolescente retraído, sem amigos, que sofre bullying na escola... atrás de seu avatar e nickname, pode ser uma pessoa poderosa nos jogos virtuais. Outro exemplo - Um racista pode se sentir à vontade para soltar seus comentários e injurias escondido atrás de um perfil fake.
A rede social tanto para que uma pessoa se faça respeitado, como para expor o que há de pior.

E o que temos aqui nesse ambiente, baseado nos diversos relatos postados - Pessoas que passaram, ou estão passando por um período difícil na vida, lidar com a saída de uma religião que pode levar ao ostracismo social. Principalmente no caso dos casados, há um agravante, pois muitas vezes o despertar pode acarretar no fim da relação conjugal. E isso bagunça mesmo com a cabeça. Imagina, perder um casamento porque descobriu os podres da religião. A relação torna-se complicada quando apenas um dos cônjuges desperta.

Cenário perfeito para um "barbazul' vir consolar e ser o herói de mulheres que estão num momento delicado e frágil.
Só que esse processo em si é frágil e inconsistente - De lado temos um avatar contando um relato sobre a vida, do outro lado temos outro avatar tentando aproveitar da situação.
São pessoas reais por detrás. Porém, tudo o que conhecemos do outro é a história ali relatada. Todo o restante, todas as entrelinhas veem da subjetividade que as mentes constroem. E nesse ponto, tanto Nietzsche quanto Lacan concordam - As pessoas apaixonam pelo que suas mentes constroem.
Entendo que a maioria das pessoas aqui são reais e querem realmente ajudar A PESSOA que relata a situação, e graças a essa maioria, esse fórum é um lugar fantástico, rico em calor humano e acolhimento. E do outro lado temos o barbazul no papel de sedutor.

E disso podemos levantar uma outra questão - Ser seduzido é bom?
Pode ser, pode não ser. Não seria justo dar uma resposta única para todas as possíveis seduções, mas se mudarmos a pergunta - Ser iludido pelo mágico fracassado é bom?

Adoro esses temas que falam da natureza e situações humanas...
"Toda vez que falta luz, o invisível nos salta aos olhos..."

Imagem
Avatar do usuário
Debora
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 8443
Registrado em: 21 Dez 2010 11:07
Localização: Santana

Re: O Barba-Azul

Mensagem não lida por Debora »

SSaulo escreveu:
E disso podemos levantar uma outra questão - Ser seduzido é bom?
Pode ser, pode não ser. Não seria justo dar uma resposta única para todas as possíveis seduções, mas se mudarmos a pergunta - Ser iludido pelo mágico fracassado é bom?
.
Em momentos de fragilidade é fácil cair nas garras do Barba Azul mas o idílio amoroso será breve e provavelmente deixará cicatrizes.
Infelizmente, o Barba Azul está presente em todos lugares.
Sabe de denúncias de abuso sexual infantil dentro da organização das Testemunhas de Jeová? Envie dicas investigativas, informações e documentos sobre este tópico para o Ministério Público de São Paulo: avarc@mpsp.mp.br
Avatar do usuário
Urim&Tumim
Forista
Forista
Mensagens: 499
Registrado em: 27 Jan 2016 00:10

Re: O Barba-Azul

Mensagem não lida por Urim&Tumim »

Muito legal saber que os moderadores aqui do fórum estão atentos a esse tipo de situação. Fóruns de internet são lugares muito ricos, aonde podemos aprender muito, exercitar nossa escrita, trocar experiências com pessoas que passaram por situações similares e fazer excelentes amizades. Mas claro tem seus riscos também. Me recordo de ter passado por uma situação um pouco chata logo que cheguei ao fórum por conta de um comportamento invasivo de um forista, e na época não sabia que poderia contar com a moderação para me ajudar.
Avatar do usuário
Daenerys
Administradora
Administradora
Mensagens: 2614
Registrado em: 25 Fev 2020 08:47

Re: O Barba-Azul

Mensagem não lida por Daenerys »

Urim&Tumim escreveu:Muito legal saber que os moderadores aqui do fórum estão atentos a esse tipo de situação. Fóruns de internet são lugares muito ricos, aonde podemos aprender muito, exercitar nossa escrita, trocar experiências com pessoas que passaram por situações similares e fazer excelentes amizades. Mas claro tem seus riscos também. Me recordo de ter passado por uma situação um pouco chata logo que cheguei ao fórum por conta de um comportamento invasivo de um forista, e na época não sabia que poderia contar com a moderação para me ajudar.
Urim&Tumim

Com certeza pode contar conosco!

A moderação não tem acesso às mps trocadas por foristas, mas aqueles que se sentem incomodados, assediados ou ameaçados podem nos contatar.

Os foristas tem liberdade de interagir entre si, mas se houver insistência ou incômodo dentro do fórum, tomaremos as providências.

Em casos como o Barba-Azul, de início ele pode parecer encantador para algumas mulheres. No entanto, como dito pela Débora, as consequências podem ser nefastas. Ele é um personagem.

O Barba azul não está apenas no fórum, está em todos os lugares.
Uma mulher carente e um pouco ingênua poderá cair na lábia dele e sofrer depois.


Importante você destacar que a moderação está atenta a qualquer tipo de importunação.
Imagem

"É preciso sair da ilha para ver a ilha. Não nos vemos se não saímos de nós".
José Saramago
Avatar do usuário
Cosima
Forista
Forista
Mensagens: 96
Registrado em: 31 Out 2017 18:01

Re: O Barba-Azul

Mensagem não lida por Cosima »

Eu vejo o Fórum como um local de acolhimento, onde estão presentes muitas pessoas em situação emocionalmente vulnerável, por estarem criando consciência de que estavam sendo enganadas/presas em um sistema limitante que é a Torre. O comportamento do Barba Azul é encontrado em várias comunidades sociais, mas considero vergonhoso vendo acontecer aqui, um espaço que pra mim é de acolhimento e ajuda mútua. Por mim aproveitadores desse tipo, ao serem identificados, merecem uma chamada e em caso de persistência nesse comportamento, a expulsão.
Avatar do usuário
Lourisvaldo Santana
Forista
Forista
Mensagens: 6723
Registrado em: 20 Fev 2015 17:59
Localização: Guadalupe
Contato:

Re: O Barba-Azul

Mensagem não lida por Lourisvaldo Santana »

Daenerys escreveu: O desejo de ter outra vida e conhecer outras mulheres pode tomar conta dele e fazer com que esse cara crie várias realidades em sua mente. Porém, a solidão e o sofrimento dele não justificam que tente puxar mulheres para suas fantasias e cause sofrimento a elas.
Já se discutiu por aqui que a religião TJ, talvez por ser um grupo fechado, parece produzir um número maior de pessoas problemáticas. Submetidas a um isolamento social durante anos ou décadas, alguns que sofrem isso desde a infância, as Testemunhas, sejam homens ou mulheres, quando saem da org, podem estar muito despreparadas para o mundo que as espera, um mundo com outras regras de convivência.

Se uma mulher está fora da org e por lá cansou de esperar aquele amor dos sonhos, ou desabafa em um fórum de extjs sobre um casamento que está balançado, ou apenas fala sem pudor sobre temas sensuais, pode ser vista na mesma situação das mulheres que mostram um pouco mais do decote ou um pouco mais das pernas, cuja leitura masculina pode ser de uma mulher que está a oferecer-se. Em ambos os casos, a mensagem pode ser outra, mas o Barba-azul, o conquistador recém-saído da JW, vai ver uma mulher fácil, oferecida, que pode estar ao alcance dele, à distancia de apenas algumas MPs.
Se você receber alguma MP do Barba-Azul, sinta-se à vontade para mandar ele ir caçar alces no paraíso ou contate a moderação que resolveremos o seu problema.
Essa é a ideia.

Mas você pode ter medo de que o Barba-azul saiba que foi você quem o denunciou. Pode ser que ele desconfie, mas a moderação não citará nomes, apenas tomará as medidas que julgar necessárias. Se ele investiu apenas em você e sofreu alguma punição, pode deduzir quem o denunciou. Mas como dito no brilhante post de Daenerys, o Barba-azul investe em muitas mulheres, você tem grandes chances de não ser a primeira a formular denúncia e pode, com a sua denúncia, ajudar a formar nossa convicção sobre que medidas tomar.

Mas as coisas não precisam ser assim tão difíceis. Em conversas por MPs, siga princípios básicos para a segurança pessoal; não passe seu telefone ou email para pessoas estranhas, não revele seu nome ou dados sobre sua congregação. Se um dia precisar denunciar fulano, você não precisará se preocupar com que fulano saiba que foi você que o denunciou. Mas você pode imaginar que fulano não é estranho, afinal ele já te contou tantas coisas, já te disse palavras lindas, parece compreender tudo o que você sente. Aqui é que cabe julgar com calma cada um dos passos que você pode dar. Esteja ciente dos riscos, duvide de tudo. Se decidir seguir com uma conversa privada via outros meios, torcemos por você. Se continuar as conversas via MPs e tiver problemas, já sabe, a moderação e administração pode ser contatada a qualquer momento, não importa que nome ou avatar use o Barba-Azul.
Índice do fórum: clique para pesquisar; Meus blogs: clique para acessar
Avatar do usuário
MarcosSC
Forista
Forista
Mensagens: 819
Registrado em: 25 Dez 2019 17:10

Re: O Barba-Azul

Mensagem não lida por MarcosSC »

Lourisvaldo Santana escreveu:
Já se discutiu por aqui que a religião TJ, talvez por ser um grupo fechado, parece produzir um número maior de pessoas problemáticas.
Lourisvaldo, só queria te corrigir nesse ponto: quando você falou que as Testemunhas de Jeová parecem produzir um número maior de pessoas problemáticas.

Não é verdade. Seitas e ambientes opressivos tendem a minar o psicológico de uma pessoa de forma geral. As Testemunhas de Jeová não são uma exceção

Elas não produzem um número maior de pessoas problemáticas. Essa religião é apenas uma seita igual a tantas ouras que f*dem com o psicológico de pessoas como aconteceu comigo e com você.

Mas ao falar da forma como você falou ainda dá a entender que essa religião é especial. E ela não é especial. Não produz nenhum efeito maior ou menor que as demais seitas aí pelo mundo.

O modus operandi das Testemunhas de Jeová é exatamente o mesmo de outras tantas milhares de seitas pelo mundo. Não produzem um número maior ou menor de pessoas 'problemáticas' do que demais seitas. Que fique bem claro isso.

Se você acha que as Testemunhas de Jeová produzem mais pessoas problemáticas que demais religiões, isso se deve ao que chamamos de viés de confirmação.

Basicamente a gente presta atenção ao que queremos ver. E no momento o que queremos ver é a influência da mentalidade TJ na vida de membros e ex membros da religião. Se eu fosse um mórmon/ex mórmon o que eu queria ver é como a crença mórmon afeta as pessoas, e devido ao viés de confirmação iria acreditar que os mórmons produzem mais pessoas ineptas socialmente do que as Testemunhas de Jeová.

Quando ao tópico e as demais mensagens, gostei muito.

Abração.
DON'T FEED THE TROLLS
Avatar do usuário
Lourisvaldo Santana
Forista
Forista
Mensagens: 6723
Registrado em: 20 Fev 2015 17:59
Localização: Guadalupe
Contato:

Re: O Barba-Azul

Mensagem não lida por Lourisvaldo Santana »

Oi Marcos, estou de acordo com tudo o que você disse. Fui eu que não fui claro ao especificar isso. Quando falo em "grupo fechado", quis dizer que as TJs podem produzir um número maior de pessoas problemáticas como qualquer outro " grupo fechado", como as seitas mais conhecidas, tais como mórmons e cientologia.

Agradeço suas palavras por me permitir esclarecer isso. :D1
Índice do fórum: clique para pesquisar; Meus blogs: clique para acessar
Avatar do usuário
Daenerys
Administradora
Administradora
Mensagens: 2614
Registrado em: 25 Fev 2020 08:47

Re: O Barba-Azul

Mensagem não lida por Daenerys »

Acho a fala do Lourisvaldo pertinente e concordo que as testemunhas de jeová potencializam problemas psicológicos.

Como disse o Marcos, essa não é a única seita a fazer isso.

A respeito de viés de confirmação, todos nós buscamos por informações que confirmem nossas crenças e pensamentos sobre diversos assuntos.
Ter consciência disso nos ajuda a prestar atenção em coisas além da nossa realidade, da nossa vivência.

Sempre procurei destacar em meus comentários que outras seitas se assemelham às tjs em diversos aspectos.

Entretanto, nosso objetivo no fórum é falar sobre as testemunhas de jeová e os danos causados por esta seita.
Portanto, acredito que o comentário do Lourisvaldo faz muito sentido, e não exclui as observações do Marcos, que também são importantes.
Imagem

"É preciso sair da ilha para ver a ilha. Não nos vemos se não saímos de nós".
José Saramago
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 238 visitantes