"Isso não é para você!"

Fatos da atualidade e do passado que contam as conquistas sociais, tecnológicas e as lutas constantes para uma sociedade mais justa e solidária.
Avatar do usuário
GatodasSombras
Moderador
Moderador
Mensagens: 836
Registrado em: 07 Out 2019 02:55

Re: "Isso não é para você!"

Mensagem não lida por GatodasSombras »

Alguns acham que tem direito de se apropriar e falar como se fossem donos de coisas que não lhe pertencem (pois na verdade pertencem a humanidade).
Acho que o tema causa estranheza pelo fato de que somente agora nossa sociedade estar mais consciente dos seus direitos, em especial as minorias ou os excluídos e discriminados ao longo de décadas, que experimentam uma euforia natural diante da liberdade que se apresenta e do orgulho diante dos novos direitos conquistados.
Contudo, essas pessoas, a exemplo daquela que agrediu a moça do turbante, deveria se orgulhar por ter sua cultura prestigiada inclusive por pessoas diversas.
Interessante que os japoneses tem verdadeiro orgulho de ver sua cultura prestigiada pelos ocidentais e eles, embora tradicionais, não se importam de assimilar ou, melhor dizendo, adaptar culturas ocidentais ao seu modo de vivar e de fazer as coisas. Isso talvez se deva à sensação de segurança quanto à sua real identidade cultural e por saberem que o fato de se utilizarem de uma cultura alienígena não os diminuirá como nação.
Quanto aos estadunidenses, nem se fala. Não tem povo que mais ame ser imitado como ainda impõem sua cultura aos demais como símbolo de dominação.
E, particularmente, achei linda e nobre a atitude da garota de turbante, que, se usou este acessório, com certeza não foi com o animus injuriandi, mas por uma necessidade de ocultar os efeitos da quimioterapia e, ao mesmo tempo, para demonstrar sua admiração por uma cultura diversa.
Muito legal este tópico.
d:7 d:7 d:7
Imagem
Avatar do usuário
kooboo
Forista
Forista
Mensagens: 13414
Registrado em: 01 Nov 2008 14:22

Re: "Isso não é para você!"

Mensagem não lida por kooboo »

GatodasSombras escreveu:Tentei não mandar textão, mas não deu.

A resposta mais fácil para a pergunta é “não” e a mais difícil é “deveriam?”.

Sobre Jesus:

* Queria pontuar, sem polêmicas, que Paulo não se apropriou culturalmente do que Jesus disse, pois ele não pegou nenhum símbolo, fala, veste ou etc e esvaziou o significado ou atribuiu um completamente diferente do que ele disse, porque Cristo falou sobre princípios gerais e sobre poucas regras específicas. Podemos dizer que Paulo, por assim dizer, legislou dentro dos princípios generalistas que o mestre dele deixou. E digo tudo isso achando Saulo de Tarso um verdadeiro atraso para o mundo, mas de forma alguma penso poder acusá-lo de se apropriar da mensagem de Jesus.
* Neste caso, quando falei que a resposta era não, era porque o Cristianismo está tomando os rumos de apreciar menos os ensinamentos sobre amor de Jesus e até o que disseram os discípulos para focar no “showman”, na expulsão de demônios e nas repreensões, tudo feito para que os líderes religiosos ganhassem toneladas de dinheiro em cima da comoção dos fiéis. Por outro lado, Jesus trouxe uma mensagem muito positiva, mas que deveria ser analisada juntamente com o que outras grandes figuras históricas trouxeram, de forma a enriquecer a nossa compreensão dos outros e do mundo. No entanto, vemos na prática que a ideia não é usar Jesus para aprender e sim para manter o mundo em uma mentalidade retrógrada e que usa a mensagem original de amor dele e a própria imagem do Cristo para manifestações reacionárias, o que pra mim, finalmente, configura apropriação. Por isso, acho que o mundo deveria parar de se prender tanto assim a Jesus e buscar mais outras referências importantes.

Sobre o Rock/Metal:

* Ambos são estilos que possuem uma peculiaridade: são um estilo tribal e com isso eu quero dizer que hoje são muito isolados, refratários a mudanças e ideias novas musicalmente, o que acabou desenvolvendo nos fãs uma mentalidade reacionária de ideal e perfeição. Isso explica a enorme dificuldade de renovação dentro do estilo. Já se foram 30, 40 ou mesmo 50 anos e as principais referências ainda são as mesmas: ACDC, Metallica, Guns N’ Roses, todas bandas dos anos 90 para trás. Infelizmente, isso não fica restrito apenas ao campo musical: a estética do estilo foi moldada por homens brancos e de classe média/ricos. Esta é justamente a identificação que a gigantesca maioria dos reacionários tem também. Sendo assim, o estilo atraiu bastante este tipo de gente, que não está nem aí com mensagem ou com outros atributos por trás. Isto é o que explica a minha parte da resposta do “não” para os fãs de Rock.
* Novamente não quero causar polêmica, mas não gosto do título “mestres” para se referir a quem os fãs deveriam tentar entender. Se olhar o que escrevi no ponto anterior, este é justamente o ponto que fez com que o Rock e o Metal chegassem onde estão hoje. Voltar ao passado não é solução. As bandas que trouxeram mais oxigênio para o estilo fizeram exatamente o oposto: foram beber de outros estilos, trazendo pluralidade e diversidade. O Sepultura e o Angra adicionaram elementos de música brasileira nas suas canções, o Yngwie Malmsteen colocou música clássica, O Nightwish trouxe uma cantora de lírico, outras bandas mais atuais trazem elementos de dance e afins.
GatodasSombras,

Essa frase é espetacular "Esta é justamente a identificação que a gigantesca maioria dos reacionários tem também. Sendo assim, o estilo atraiu bastante este tipo de gente, que não está nem aí com mensagem ou com outros atributos por trás."

Essa parece ser realmente uma explicação plausível a esse encontro entre reacionários e o rock.
Me fez lembrar uma frase do Fernando Sabino "Todo homem é incendiário aos 20 e bombeiro aos 40 anos".
Aqueles rebeldes que ouviam rock nos anos 70, 80 ou 90... acabaram se tornando os reaças de hoje. (sem generalizações, isso não é uma regra, é apenas uma observação).

E o evangelho seguiu o mesmo caminho. Imagino aqueles cristãos do primeiro século, que lutavam contra os sistemas religiosos institucionalizados se vissem o que o cristianismo se tornou. Provavelmente sentiriam saudades do judaísmo os das adorações pagãs de seus dias.

------------

O caminho parece ser sempre esse - pegar uma ideia legal, algo que pregue a liberdade e que é contra o sistema... institucionalizar e fazer dessa ideia apenas um "mais do mesmo".
[]'s
kooboo

Imagem
Avatar do usuário
RafaelCioran
Forista
Forista
Mensagens: 1757
Registrado em: 18 Set 2015 15:31
Localização: Ribeirão Preto

Re: "Isso não é para você!"

Mensagem não lida por RafaelCioran »

Apropriação cultural isso é uma das coisas mais absurdas que já ouvi.
Agora pegar um modelo cultural (Judaísmo, Cristianismo) e querer tornar isso modelo universal não é errado. Aff
Têm hora que realmente não dá pra entender ser humano.
How did it ever come to this?
I can't pretend that nothing's changed any longer
I've drowned the doubts and chewed the lies
Avatar do usuário
Absinto
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 1843
Registrado em: 13 Jan 2020 14:48
Localização: Shangri-La

Re: "Isso não é para você!"

Mensagem não lida por Absinto »

Não nos esqueçamos de mencionar o Led Zeppelin, que compôs a música D'yer Mak'er (que quer dizer Jamaica) e se apresenta como um reggae divino de se ouvir.
Se apropriação cultural fosse crime, eu seria privado de ouvir uma das mais belas canções já feitas pela humanidade.

phpBB [video]
Imagem
Avatar do usuário
Absinto
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 1843
Registrado em: 13 Jan 2020 14:48
Localização: Shangri-La

Re: "Isso não é para você!"

Mensagem não lida por Absinto »

kooboo escreveu: Essa frase é espetacular "Esta é justamente a identificação que a gigantesca maioria dos reacionários tem também. Sendo assim, o estilo atraiu bastante este tipo de gente, que não está nem aí com mensagem ou com outros atributos por trás."

Essa parece ser realmente uma explicação plausível a esse encontro entre reacionários e o rock.
Me fez lembrar uma frase do Fernando Sabino "Todo homem é incendiário aos 20 e bombeiro aos 40 anos".
Aqueles rebeldes que ouviam rock nos anos 70, 80 ou 90... acabaram se tornando os reaças de hoje. (sem generalizações, isso não é uma regra, é apenas uma observação).

E o evangelho seguiu o mesmo caminho. Imagino aqueles cristãos do primeiro século, que lutavam contra os sistemas religiosos institucionalizados se vissem o que o cristianismo se tornou. Provavelmente sentiriam saudades do judaísmo os das adorações pagãs de seus dias.

------------

O caminho parece ser sempre esse - pegar uma ideia legal, algo que pregue a liberdade e que é contra o sistema... institucionalizar e fazer dessa ideia apenas um "mais do mesmo".
Uma das mais belas constatações que já li neste fórum, ipsis litteris.
Imagem
Avatar do usuário
GuinevereM
Forista
Forista
Mensagens: 157
Registrado em: 01 Mar 2020 22:18

Re: "Isso não é para você!"

Mensagem não lida por GuinevereM »

Gente, eu vou admitir q sou muito fã desses tópicos do kooboo, sempre rendem muita conversa. Normalmente , me sinto como a Cinderela, nao tenho nem vocabulário para participar. Mas estou aprendendo e vou tentar contribuir com algo.
Nao entendo muito. Mas procuro ne atualizar sobre esses tipo assunto.

Quanto ao turbante. Acho válido discutir a questão da cultura em si. O turbante, as tranças nao são apenas acessórios, mas representam a resistência de um povo. Recentemente vi um video de uma moça que faz essas tranças explicar que as escravas escondiam arroz, que roubavam dos patroes, nas tranças das filhas para q pudessem plantar e ter o q comer. Acredito que seria mais interessante se antes de usar tais acessórios as pessoas se informassem da importância q ele tem, o significado. Claro q chegar em alguem e dizer q ela nao pode usar é demais, mas acho q a pessoa saber seria legal. Talvez até usando como homenagem.
Acho q o saran usou o exemplo da fantasia de índio. Tbm ja vi vídeos de ativistas indios explicando que se fantasiar de indio é desrespeitoso, pq aquilo não é uma fantasia, nao é pintar o rosto, aquilo é a realidade de um povo. Fora q a imagem dx indix normalmente é hipersexualizada.

Quanto a religião, acredito q se Jesus viesse pra terra hoje, ele realmente ficaria decepcionado com a maneira como deturparam a mensagem dele.
Eu tinha voz, mas eu não conseguia falar
Você me imobilizou
Eu luto para voar agora
Eu vou gritar como um pássaro livre
Avatar do usuário
Absinto
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 1843
Registrado em: 13 Jan 2020 14:48
Localização: Shangri-La

Re: "Isso não é para você!"

Mensagem não lida por Absinto »

GuinevereM escreveu:Gente, eu vou admitir q sou muito fã desses tópicos do kooboo, sempre rendem muita conversa. Normalmente , me sinto como a Cinderela, nao tenho nem vocabulário para participar. Mas estou aprendendo e vou tentar contribuir com algo.
Nao entendo muito. Mas procuro ne atualizar sobre esses tipo assunto.

Quanto ao turbante. Acho válido discutir a questão da cultura em si. O turbante, as tranças nao são apenas acessórios, mas representam a resistência de um povo. Recentemente vi um video de uma moça que faz essas tranças explicar que as escravas escondiam arroz, que roubavam dos patroes, nas tranças das filhas para q pudessem plantar e ter o q comer. Acredito que seria mais interessante se antes de usar tais acessórios as pessoas se informassem da importância q ele tem, o significado. Claro q chegar em alguem e dizer q ela nao pode usar é demais, mas acho q a pessoa saber seria legal. Talvez até usando como homenagem.
Acho q o saran usou o exemplo da fantasia de índio. Tbm ja vi vídeos de ativistas indios explicando que se fantasiar de indio é desrespeitoso, pq aquilo não é uma fantasia, nao é pintar o rosto, aquilo é a realidade de um povo. Fora q a imagem dx indix normalmente é hipersexualizada.

Quanto a religião, acredito q se Jesus viesse pra terra hoje, ele realmente ficaria decepcionado com a maneira como deturparam a mensagem dele.
Concordo em parte com você Guineverem.
E interessantíssimo seu ponto de vista.
Existem de fato alguns símbolos culturais que, excepcionalmente, possuem um significado sagrado. São símbolos ritualísticos que, em certa medida devem ser respeitados sob pena de ser considerado seu uso indevido como uma afronta.
Gosto de estudar sobre sociedades secretas e criminosas e já li sobre a sociedade Vory V Zakoni, ou Código de Ladrões, máfia russa bastante influente que faz uso ritualístico de tatuagens para designar os membros do alto escalão.
A tatuagem de estrela, aposta nos ombros, designa um general do crime e lhe impõe respeito e autoridade, em especial nas prisões.

Imagem

Até o ganho de tais tatuagens passa por um ritual onde o futuro general passa pelo escrutínio dos chefões. Caso aprovado, o "soldado" receberá aqueles símbolos, que correspondem a uma medalha militar.
A apropriação indevida das tatuagens de um "ladrão legítimo" poderia ser punida com a morte, ou o prisioneiro seria forçado a removê-los-se "com uma faca, lixa, um caco de vidro ou um pedaço de tijolo".
E existem vários outros exemplos não só em sociedades crimimosas como, ainda, religiosas, que consideram um sacrilégio o uso indevido do símbolo sob pena de ser considerado desrespeito àquela crença.
Exemplo disso é o santo daime.
Mas isso tudo também perpassa pela análise da intenção de quem o faz, se para fins de pesquisa, artístico ou cultural.
Portanto, acredito que para tudo haja uma exceção, o que, contudo, não pode ser radicalizado, devendo-se considerar sempre a intenção de quem se "apropria" de certo bem cultural.
Achei muito pertinente sua colocação.
Imagem
Avatar do usuário
CABOCARVALHO
Forista
Forista
Mensagens: 1454
Registrado em: 28 Nov 2018 15:02

Re: "Isso não é para você!"

Mensagem não lida por CABOCARVALHO »

Tópico típico do kooboo, esplêndido!

O que é pertencente a cultura local, não pode ser para uso global?

Sei que é uma pergunta com várias facetas e que trás muitos debates, assim como os amigos já o fizeram.

Mas é hipocrisia minha (caso fosse eu um indígena) falar que um homem branco não poderia usar trajes indígenas sendo que eu, sendo índio, uso trajes "brancos", por exemplo.
A vestimenta pode caracterizar tantas coisas: o respeito por determinada cultura, a admiração por ela ou até mesmo por simplesmente gostar do estilo!
O cristianismo (com raízes judaicas) mudou o ocidente, foi imposta a cultura do oriente. A América com seu "sonho americano" de certa forma impõe uma mudança cultural de forma quase que global.

O rock fez o mesmo que o cristianismo, e ainda move muitos a pensarem em rebeldia (moderada é claro). Quem não gosta de um bom rock (que aliás vem de uma expressão cultural americana) e isso é "apropriação cultural"? Talvez seja, mas o que tem isso de ruim?

Se não podemos nos apropriar dessa ou daquela cultura, devemos então nós fechar para culturas externas também?

Incrível que ainda existam pessoas tomando posse de sua cultura, não uma posse admirável.

Todas as citações acima são opiniões minhas é claro! Sei que pode não ser isso, mas acredito que nos apropriamos de culturas e muitos se apropriam das nossas, mas não é isso que nós torna humanos com capacidade de absorver cultura e conhecimento?
O maior silêncio para o homem é a busca de Deus.
Mahatma Gandhi
Avatar do usuário
GuinevereM
Forista
Forista
Mensagens: 157
Registrado em: 01 Mar 2020 22:18

Re: "Isso não é para você!"

Mensagem não lida por GuinevereM »

Absinto escreveu:
GuinevereM escreveu: Mas isso tudo também perpassa pela análise da intenção de quem o faz, se para fins de pesquisa, artístico ou cultural.
Portanto, acredito que para tudo haja uma exceção, o que, contudo, não pode ser radicalizado, devendo-se considerar sempre a intenção de quem se "apropria" de certo bem cultural.
Muito obrigada amigo das sombras.
Acho que essa declaração sua acima resume tudo.

O que o cabocarvalho disse tbm é bem pertinente. Acho que o enriquecimento cultural do indivíduo é uma dádiva, sempre que houver respeito.
Eu tinha voz, mas eu não conseguia falar
Você me imobilizou
Eu luto para voar agora
Eu vou gritar como um pássaro livre
Avatar do usuário
RafaelCioran
Forista
Forista
Mensagens: 1757
Registrado em: 18 Set 2015 15:31
Localização: Ribeirão Preto

Re: "Isso não é para você!"

Mensagem não lida por RafaelCioran »

Sério. É uma bobagem isso, apropriação cultural.
Sinceramente quem foi o experto que inventou isso?
Todos os países da América são relativamente novos. Bem diferente da Ásia, Europa e África, quê possuem países, povos milenares.
América possuí países totalmente miscigenados.

Não existe isso de apropriação cultural, isso é totalmente estúpido.
Então Whisky Irlandês, só irlandês pode tomar? Whisky Escocês somente escocêses podem tomar? Saque só japonês?

Eu só posso usar Kilt se tiver ascendencia escocesa?
Só posso usar lenço na cabeça se for for negro?
Túnica se for árabe?

Só posso jogar futebol se for britânico?

Mano é cada coisa, como esse mundo tá ficando chato pqp.
How did it ever come to this?
I can't pretend that nothing's changed any longer
I've drowned the doubts and chewed the lies
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 202 visitantes