Posso Convencer meus Pais? #HELPME

Fatos da atualidade e do passado que contam as conquistas sociais, tecnológicas e as lutas constantes para uma sociedade mais justa e solidária.
Avatar do usuário
lynch
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 2424
Registrado em: 13 Dez 2018 22:30
Localização: Lucinda Falls

Posso Convencer meus Pais? #HELPME

Mensagem não lida por lynch »

É frustrante descobrir que a sua vida toda como uma Testemunha de Jeová foi uma mentira. Se você puder convencer os seus pais, eles também sairiam e assim seria melhor para você e para eles... Porém não é assim que as coisas funcionam. Com certeza seria ótimo se todos parassem de ir ás reuniões, mas as chances de você convencer seus pais que o que eles acreditam é uma mentira são baixíssimas.

Algo lhe convenceu que a Torre de Vigia não ensina o que seria a verdade, e você pode achar que se seus pais lessem o que você leu, eles podem chegar na mesma conclusão que você chegou. Infelizmente, é muito difícil mudar a crença de alguém, não importa o quão sólida é a evidência que você os mostra.
“Um homem com convicção é um homem difícil de se mudar. Diga a ele que você discorda e ele se afasta. Mostre-lhe fatos ou números e ele questiona suas fontes. Apele à lógica e ele falha em entender seu ponto de vista."

Leon Festinger, Henry W. Riecken, and Stanley Schachter, When Prophecy Fails, (New York: Harper and Row, 1956) p.3
Isso acontece por causa da dissonância cognitiva, um termo que descreve o quão forte as pessoas dedicam a uma crença, mesmo elas sendo cercadas de evidências que contradizem o que ela crê, preferem não admitir o que acreditam é uma mentira para evitarem se sentirem enganadas. Os pais TJs são mais propensos a cortar laços com seus filhos, do que considerar se realmente o ponto de vista do filho é "apostasia."

Para aceitar que as TJs são uma religião falsa, significa que seus pais são devotos a uma mentira, e daí encaram o medo de mudança e perda se eles deixam a religião. É muito mais fácil justificar qualquer informação que você compartilhar com elas, principalmente porque a Torre de Vigia as fornece. Especialistas em grupos manipuladores referem a essas justificativas com técnicas de pensamento congelado.

Você irá saber do que se trata quando discutir alguns assuntos com seus pais.
  • Se você mostrar algum ensino da organização que mudou - "A luz clareia mais e mais"
  • Lista de falsas predições para o fim do mundo (1914, 1925, 1975, fim do século XX) - "o escravo estava ansioso pois são imperfeitos e humildes"
  • Discutir escândalos de pedofilia - "os apostatas conseguiram atenção da mídia com a ajuda de Satanás"
Mesmo se eles começarem a duvidar disso, vão dizer: "Não existe outra religião melhor como a nossa."

A menos que seus pais já tenham fortes dúvidas, você não mudará a cabeça deles. O que irá acontecer é que você será rotulado como um apostata, terrorista e demoníaco, e isso causará sérios danos na sua vida, pois é uma forma de abuso psicológico. Eles vão entrar em pânico, querendo lhe convecer que o que a organização ensina é a verdade absoluta, pressionando que você deva estudar mais as pulblicações e conversar com os anciãos. Eles vão tentar reter seu acesso a quem ou o que te fez perder sua fé, como amigos, seu celular e a internet. Alguns TJs já tiverem que sair da escola ou faculdade, outros foram expulsos de casa.

Embora seja bom que seus pais cheguem ao mesmo entendimento que você, o risco é muito maior que a recompensa. Geralmente, não vale a pena tomar este risco até que você tenha idade suficiente, totalmente preparado para sair de casa e disposto a aceitar que provavelmente será rejeitado por seus pais.

https://jw.support/can-you-convince-you ... -is-wrong/
OilusionistaXD
Forista
Forista
Mensagens: 130
Registrado em: 14 Jul 2011 01:35

Re: Posso Convencer meus Pais? #HELPME

Mensagem não lida por OilusionistaXD »

Portanto, nunca faça. MAS, eu tenho algumas coisas que talvez eu acho que PODERIA dar certo. 1 das coisas, é sobre o argumento
"A luz que clareia mais e mais". Pode ser oportuno perguntar se, TODOS os motivos que levam álguem á desassociação, são assuntos importantes ou NAO. Espere o TJ dizer que SAO. Lembre-se que alguem pode ser desassociado por jogar na loto, comemorar aniversário ,e outras coisas que muitos consideram "menores". Se o tj tentar justificar dizendo que estas coisas não são pequenas ou menores, OTIMO, ele acaba de morder a isca.



Em seguida È interessante notar que, alguem poderia ser desassociado por causa de um assunto que, amanhã ou depois, muda. Sera que a pessoa desassociada seria readimitida com um pedido de desculpas? Vc ja ouviu falar de um caso assim?

Em seguida, fale sobre a parábola do ESCRAVO BOM que se CORROMPEU. E pergunte "se a bíblia fala desta possibilidade, isso significa que deveriamos estar atento a ELA, concorda? A biblia fala SE isso acontecesse, como isso se daria, oke nos leva a seguinte Pergunta "COMO SABERIAMOS que isso esta acontecendo?". Ou seja, isso aconteceria através do comportamento da religião, tanto para com os ensinos bíblicos, qt na atitude para os qe fazem parte da mesma. Mas, se tudo pode ser relevado com "novas luzes", oke impediria um "escravo mau", de fazer o mesmo, e se aproveitar deste artifício para ensinar, bem....qualquer coisa!?
.
A partir daí, vc pode mostrar alguns assuntos que vc "acha difícil de entender", e aproveite para CRITICAR OUTRAS RELIGIÔES, dizendo que, quando questões assim se propõem, os pais "chamam os pastores", que para se livrar do problema, rotulam a pessoa de REBELDE, HEREGE(apóstata? Acho que seria um pouco demais, e o tj reagiria...), e que simplesmente dizem, ou levam os pais a entender que os pais devem colocar o filho(a) para fora de casa
.
ULTIMA PARTE E REAÇÂO DOS PAIS E/OU TJS: "Nenhuma religião é melhor do que a nossa"
Vc diz "com certeza, e é por isso que ninguem se oporá a nós se nós ficarmos um pouco menos oficiais nas nossas/minhas atividades teocráticas", e então vc pode dizer que, em muitos lugares, é impossível ter reuniões, por que as bombas da guerra tiraram os salões do reino, e/ou estes foram ocupados por outras instituições, então, em alguns lugares, fica IMPOSSÍVEL SE REUNIR, e os tjs ficam SOLO. Isso prepara o terreno para vc dizer qe, muitas vezes os antigos locais DEIXAM DE FUNCIONAR COMO salão do reino.
E então vc pode listar qualidades e funções que um salão do reino teoricamente teria. Por exemplo, salões seriam lugares aonde vc pode sentir o amor da fraternidade de irmãos, se nutrir espiritualmente, fazer amizades. Tudo isso esta no que um salão do reino deveria proporcionar, ao menos em partes. QUANDO isso não acontece, ele DEIXA DE FUNCIONAR como um salão do reino, ao menos para alguns.

COISAS a se considerar:
Qual é o cargo dos seus pais na organização? Sabendo qe a reação deles raramente é boa, conseguirá vc gravar a conversa e se manter calmo na tempestade emocional que seus pais provavelmente farão? Que vc grava e se mantem calmo, caso vc tenha outros parentes para te abrigar, mostrar isso pode ser útil contra possíveis narrativas negativas que seus pais poderiam fazer sobre vc á seus parentes.

TENTAÇÔES A SEREM EVITADAS. Não fale mal de seus pais. Por falar de um modo que vc os DEFENDA, dizendo qe normalmente eles não agiriam assim, é um caminho fácil para te posicionar como alguém equilibrado. Dizer como eles reagiram mal mas que vc super entende, visto qe para eles isso é uma questão de vida ou morte, -mesmo que não seja assim qe a organização ensine- e que

Vc é Batizado ja? Talvez buscar uma ANULAÇÂO DE BATISMO possa ser interessante.Talvez um dia eu faça um fórum ensinando algumas POSSIBILIDADES(Nunca testadas, é verdade, então é mero palpite...) de como isso poderia ser feito.
OilusionistaXD
Forista
Forista
Mensagens: 130
Registrado em: 14 Jul 2011 01:35

Re: Posso Convencer meus Pais? #HELPME

Mensagem não lida por OilusionistaXD »

A propósito, o video que me inspirei para escrever isso foi este em ingles https://www.youtube.com/watch?v=cybAwrb ... =ExJWCaleb
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 255 visitantes