"A vida é resultado da ação de um projeto intencional."

Fatos da atualidade e do passado que contam as conquistas sociais, tecnológicas e as lutas constantes para uma sociedade mais justa e solidária.
Avatar do usuário
Ronildo Araujo
Perfil Desativado
Perfil Desativado
Mensagens: 1207
Registrado em: 17 Abr 2017 20:52

Re: "A vida é resultado da ação de um projeto intencional."

Mensagem não lida por Ronildo Araujo »

Shaka escreveu: Pra quem quer ter fé em Deus, esqueça a razão , medite no porque você acreditaria em Deus sem precisar de provas.


Eu já observo por um prisma diferente. Eu clamo que as pessoas usem sua racionalidade para não aceitar prontamente qualquer "explicação científica", só porque vem de pessoas que afirmam entender do que estão falando. A prática da ciência é muito boa quando voltada para o bem, para a cura de doenças, para a produção de bens que geram conforto, principalmente se forem ecológicos.
Infelizmente, no meu entender muitos "intelectuais", cientistas ou não, se venderam para o objetivo/meta/ideal/compromisso/desejo de tentar provar que Deus não existe. Aí, para quem tem estes objetivos, as "explicações" científicas ficam comprometidas. Deste modo, eles invadem o mundo da metafísica, do qual reclamam que são os únicos argumentos que os religiosos tem para acreditar em Deus.
Agora eu quero ver é um destes, seja quem for; "cientista", biólogo, médico, advogado ou juiz explicar racionalmente como que forças ou força, fenômeno, não pensante; que é o caso de Deus não existir, conseguiu desenvolver o sistema respiracional e a boca distante do umbigo. Já que a lógica e a racionalidade me dizem que um sistema que apenas desenvolve o que já tem, sem pensar, certamente desenvolveria nossa boca em substituição do sistema umbilical. E ela seria portanto na barriga.
Tem também o caso do uso concomitante dum mesmo órgão para funções diferentes. Como a uretra no homem. O desenvolvimento expontâneo ou gerado por algum fenômeno não pensante logicamente desenvolveria um órgão para cada função. O homem teria um órgão sexual e em órgão urinador. Este negócio de aproveitar coisas para mais de uma função é típico de inteligência atuando, segundo a lógica e a racionalidade.
Eu realmente vejo saltos de fé na explicação de um mundo sem Deus. E por isto e vários outros motivos que adoraria passar a vida toda falando deles, considero ser mais lógico e racional acreditar que a vida seja resultado da ação de um projeto intencional.
A base do Cristianismo verdadeiro, aprovado por Cristo, é o amor de Deus.
A vida e a morte de Jesus Cristo é a confirmação deste amor.
Avatar do usuário
Lourisvaldo Santana
Forista
Forista
Mensagens: 6723
Registrado em: 20 Fev 2015 17:59
Localização: Guadalupe
Contato:

Re: "A vida é resultado da ação de um projeto intencional."

Mensagem não lida por Lourisvaldo Santana »

Por que engasgamos?

O engasgo é um sinal de que o alimento que você ingeriu percorreu o caminho errado para o sistema digestivo. A tosse provocada parece ser a única saída para o desespero! Engasgar significa que a comida sólida ou líquida passou pelo lugar que não deveria. Nossa laringe, localizada na garganta, é formada por estruturas de cartilagem – um tecido resistente e flexível – entre as quais está a epiglote, que poderia ser comparada a uma tampinha. Essa epiglote pode abrir e fechar, independentemente da nossa vontade, por várias vezes ao longo do dia, regulando a passagem do ar e dos alimentos.

Só que ás vezes esta laringe falha no fechamento, principalmente qunado comemos muito rápido. O alimento, que deveria ir para o esôfago, toma o caminho errado, ou seja, ele é desviado para a laringe. Nossa laringe existe apenas para receber ar e controlar sons da nossa fala; recebendo alimento, ele sofre uma irritação que é o engasgo. Assim que a laringe percebe que não é ar que está ali, as terminações nervosas da laringe reagem provocando a tosse para expelir o material que pegou o caminho do aparelho respiratório. A expulsão ocorre pelos orifícios de entrada do ar, tanto pela boca quanto pelo nariz, e o engasgo passa. Mas é uma reação bem incomoda de sentir!
http://diariodebiologia.com/2010/07/por-que-engasgamos/

Explica aí, Ronildo. Por que esse suposto projetista, todo-poderoso e todo-sábio, fez o canal respiratório de tal forma que ficasse uma ligação com o aparelho digestivo, resultando em engasgos, que tem levado à morte, inclusive de recém-nascidos?

A respeito de assuntos como esse, lembrei agora de uma Despertai! que citou certo rockeiro(?) como tendo dito: "Se eu estivesse presente na criação, teria umas boas sugestões para dar a Deus".

No caso apresentado acima, poderia simplesmente fazer o canal respiratória com abertura nas costas. :D
Índice do fórum: clique para pesquisar; Meus blogs: clique para acessar
Avatar do usuário
Ronildo Araujo
Perfil Desativado
Perfil Desativado
Mensagens: 1207
Registrado em: 17 Abr 2017 20:52

Re: "A vida é resultado da ação de um projeto intencional."

Mensagem não lida por Ronildo Araujo »

Lourisvaldo Santana escreveu:Por que engasgamos?

O engasgo é um sinal de que o alimento que você ingeriu percorreu o caminho errado para o sistema digestivo. A tosse provocada parece ser a única saída para o desespero! Engasgar significa que a comida sólida ou líquida passou pelo lugar que não deveria. Nossa laringe, localizada na garganta, é formada por estruturas de cartilagem – um tecido resistente e flexível – entre as quais está a epiglote, que poderia ser comparada a uma tampinha. Essa epiglote pode abrir e fechar, independentemente da nossa vontade, por várias vezes ao longo do dia, regulando a passagem do ar e dos alimentos.

Só que ás vezes esta laringe falha no fechamento, principalmente qunado comemos muito rápido. O alimento, que deveria ir para o esôfago, toma o caminho errado, ou seja, ele é desviado para a laringe. Nossa laringe existe apenas para receber ar e controlar sons da nossa fala; recebendo alimento, ele sofre uma irritação que é o engasgo. Assim que a laringe percebe que não é ar que está ali, as terminações nervosas da laringe reagem provocando a tosse para expelir o material que pegou o caminho do aparelho respiratório. A expulsão ocorre pelos orifícios de entrada do ar, tanto pela boca quanto pelo nariz, e o engasgo passa. Mas é uma reação bem incomoda de sentir!
http://diariodebiologia.com/2010/07/por-que-engasgamos/

Explica aí, Ronildo. Por que esse suposto projetista, todo-poderoso e todo-sábio, fez o canal respiratório de tal forma que ficasse uma ligação com o aparelho digestivo, resultando em engasgos, que tem levado à morte, inclusive de recém-nascidos?

A respeito de assuntos como esse, lembrei agora de uma Despertai! que citou certo rockeiro(?) como tendo dito: "Se eu estivesse presente na criação, teria umas boas sugestões para dar a Deus".

No caso apresentado acima, poderia simplesmente fazer o canal respiratória com abertura nas costas. :D

Não tem problema explicar isto não Lourisvaldo! Obrigado por citar mais um caso de uso de um órgão para mais de uma função. Lembrando que se houvesse desenvolvimento natural, sem uma inteligência para planejar, fica evidente que haveria um desenvolvimento de um canal para ingerir alimentos e outro para respirar! Isto certamente significaria: "adeus pescocinho lindo da mulher!".
Pescocinho! Que nada! O cérebro ficaria protegidinho dentro de uma grande massa de órgãos bem no meio do corpo! Por qual motivo o corpo exporia sua parte principal deslocando-o do centro? Veja que a barata pode viver até mesmo sem cabeça por um tempo!
O motivo do engasgo certamente tem haver com o mesmo motivo de uma pessoa morrer afogada na água que Deus criou. O homem sempre morrerá afogado se afundar na água, devemos reclamar do modo como Deus criou a água? Temos que esperar para ver como Deus vai lidar com isto no futuro quando vier seu prometido reino. Do mesmo modo: temos que esperar para ver como Deus vai lidar com o engasgo em seu prometido reino!
A base do Cristianismo verdadeiro, aprovado por Cristo, é o amor de Deus.
A vida e a morte de Jesus Cristo é a confirmação deste amor.
Lísias
Novo (a) Forista
Novo (a) Forista
Mensagens: 38
Registrado em: 21 Abr 2016 20:31

Re: "A vida é resultado da ação de um projeto intencional."

Mensagem não lida por Lísias »

A ilusão é uma das piores coisas da vida. Dizem que vivemos em nossas mentes, mas o pior é viver na mente dos outros....menos produtivas. Quando o Reino vier, conforme ensina o escravo fiel e prudente, saberemos muitas coisas que acontecem agora. Inclusive porque poderemos morrer se engasgarmos. Palmas para a Torre! d:4 é isso ai, se Deus é por nós, quem será contra nós? já diria o escravo fiel e prudente, o que manda o alimento no tempo apropriado. Vamos então para o discurso público com o tema: Nunca esqueça os ensinos da Torre! seja leal a o Escravo. d:7 .é cada uma que eu começei a ver por aqui.....
Avatar do usuário
TJCalado
Forista
Forista
Mensagens: 5335
Registrado em: 11 Mar 2012 21:40

Re: "A vida é resultado da ação de um projeto intencional."

Mensagem não lida por TJCalado »

Lísias escreveu:...Quando o Reino vier, conforme ensina o escravo fiel e prudente, saberemos muitas coisas que acontecem agora. Inclusive porque poderemos morrer se engasgarmos...
Algumas perguntas que também clamam por respostas:
Porque Jeová nos dotou de glóbulos brancos, cuja principal função é defender o organismo de infecções por vírus e bactérias, se o estado de imperfeição nunca havia passado originalmente pela prancheta do projetista?
Porque o projetista supremo criou (antes de criar o homem) plantas com capacidade de curar doenças que originalmente nunca existiriam caso tudo ocorresse como supostamente planejado?
"Invejo a burrice, porque é eterna."
- Nelson Rodrigues
Avatar do usuário
Ronildo Araujo
Perfil Desativado
Perfil Desativado
Mensagens: 1207
Registrado em: 17 Abr 2017 20:52

Re: "A vida é resultado da ação de um projeto intencional."

Mensagem não lida por Ronildo Araujo »

Lísias escreveu:A ilusão é uma das piores coisas da vida. Dizem que vivemos em nossas mentes, mas o pior é viver na mente dos outros....menos produtivas. Quando o Reino vier, conforme ensina o escravo fiel e prudente, saberemos muitas coisas que acontecem agora. Inclusive porque poderemos morrer se engasgarmos. Palmas para a Torre! d:4 é isso ai, se Deus é por nós, quem será contra nós? já diria o escravo fiel e prudente, o que manda o alimento no tempo apropriado. Vamos então para o discurso público com o tema: Nunca esqueça os ensinos da Torre! seja leal a o Escravo. d:7 .é cada uma que eu começei a ver por aqui.....

Lísias, você se considera liberto da influência da Torre, mas seu próprio pensamento não te fez se dar conta que falar sobre o reino de Deus não é exclusividade dela? Pelo menos é o que seu comentário faz aparentar.

"""Inclusive porque poderemos morrer se engasgarmos?"""

Se você não entendeu minha afirmação em meu comentário anterior, conforme sua mente livre dos ensinos da Torre, vou explicar novamente: Eu não falei que debaixo do reino de Deus nós vamos entender porque morremos quando engasgamos, já que isto é muito óbvio. Talvez você tenha percebido que eu fiz uma comparação com morrer afogado.
Acredito que todas as pessoas suficientemente inteligentes (auto-declaradas livres da influência da Torre ou não), entenderam em minhas palavras uma aceitação, diante do questionamento inteligente do Lourisvaldo, que há sim um problema. Uma possibilidade natural de se engasgar, ocasionando a morte. Da mesma maneira que há uma possibilidade da água, essencial para a vida, matar uma pessoa.
A minha declaração Lísias, foi no sentido de: hoje a água pode matar; porém, quando o reino de Deus estiver em ação (caso o paraíso seja na Terra), Deus ou um anjo salvará uma pessoa que está se afogando e não tiver ninguém perto para tirar a pessoa da água. Concordemente, em seu Reino, Deus ou um anjo desengasgará um engasgado para que não morra. Assim, do mesmo modo que não temos motivos para reclamar da água, não temos motivo para reclamar da "goela"! Entendeu?
Eu sei que pensar assim é motivo de deboche para os "libertos" que não acreditam em Deus.
Porém para aqueles que não acreditam que um fenômeno não pensante tiraria o cérebro do centro do corpo, como mencionei anteriormente; para aqueles que não acreditam que um fenômeno desprovido de inteligência desenvolveria um sistema de alimentação e oxigenação independente do sistema umbilical; para aqueles que não acreditam que um fenômeno desprovido de inteligência inibiria o desenvolvimento de várias bocas num corpo; para aqueles que não acreditam que uma suposta evolução desenvolveria os cílios, as sobrancelhas, os ouvidos! (Necessidade de ouvir som?Que sofisticação para um fenômeno não pensante!) Para estes, estas coisas: promessas de Deus, Reino de Deus, significam ESPERANÇA! Principalmente diante de todos os atos dos homens conforme a história relata!
Como você vê, acreditar em Deus significa descrer de um monte de coisas (muitíssimas milagrosas) também!
A base do Cristianismo verdadeiro, aprovado por Cristo, é o amor de Deus.
A vida e a morte de Jesus Cristo é a confirmação deste amor.
Avatar do usuário
Ronildo Araujo
Perfil Desativado
Perfil Desativado
Mensagens: 1207
Registrado em: 17 Abr 2017 20:52

Re: "A vida é resultado da ação de um projeto intencional."

Mensagem não lida por Ronildo Araujo »

TJCalado escreveu:
Lísias escreveu:...Quando o Reino vier, conforme ensina o escravo fiel e prudente, saberemos muitas coisas que acontecem agora. Inclusive porque poderemos morrer se engasgarmos...
Algumas perguntas que também clamam por respostas:
Porque Jeová nos dotou de glóbulos brancos, cuja principal função é defender o organismo de infecções por vírus e bactérias, se o estado de imperfeição nunca havia passado originalmente pela prancheta do projetista?
Porque o projetista supremo criou (antes de criar o homem) plantas com capacidade de curar doenças que originalmente nunca existiriam caso tudo ocorresse como supostamente planejado?


Mas qual é o problema de um organismo que não foi criado para morrer por velhice ter um sistema imunológico para combater bactérias e vírus invasores?
A base do Cristianismo verdadeiro, aprovado por Cristo, é o amor de Deus.
A vida e a morte de Jesus Cristo é a confirmação deste amor.
Avatar do usuário
TJCalado
Forista
Forista
Mensagens: 5335
Registrado em: 11 Mar 2012 21:40

Re: "A vida é resultado da ação de um projeto intencional."

Mensagem não lida por TJCalado »

Ronildo Araujo escreveu:
TJCalado escreveu:
Lísias escreveu:...Quando o Reino vier, conforme ensina o escravo fiel e prudente, saberemos muitas coisas que acontecem agora. Inclusive porque poderemos morrer se engasgarmos...
Algumas perguntas que também clamam por respostas:
Porque Jeová nos dotou de glóbulos brancos, cuja principal função é defender o organismo de infecções por vírus e bactérias, se o estado de imperfeição nunca havia passado originalmente pela prancheta do projetista?
Porque o projetista supremo criou (antes de criar o homem) plantas com capacidade de curar doenças que originalmente nunca existiriam caso tudo ocorresse como supostamente planejado?
Mas qual é o problema de um organismo que não foi criado para morrer por velhice ter um sistema imunológico para combater bactérias e vírus invasores?
O problema é que essas características pressupõem certeza de que eles existiam, ou pelo menos existiriam.

Esse é o problema, Ronildo. Que projetista colocaria um sistema de defesa contra aquilo que nem se cogitava existir? Você vai admitir que Deus criou o homem já preparado para os efeitos do pecado?
Uma martelada, um afogamento ou uma engasgada tudo bem! Isso pode acontecer no paraíso. Afinal, martelo, água e um pedaço de pão ou bolo fazem parte de uma vida perfeita em um belo jardim e poderiam muito bem serem previstos pelo criador-supremo-tdp, que por sinal não criou medidas naturais de defesa para esses casos.
Mas vírus e bactérias...? Nada disso faria parte do projeto de eternidade do homem. No entanto Deus criou um sistema extremamente complexo para combatê-los. E eu nem estou considerando aqui quem criou essas coisas...
"Invejo a burrice, porque é eterna."
- Nelson Rodrigues
Avatar do usuário
Mentalista
Forista
Forista
Mensagens: 4043
Registrado em: 08 Ago 2014 17:25
Localização: Campinas

Re: "A vida é resultado da ação de um projeto intencional."

Mensagem não lida por Mentalista »

Eu tinha esquecido o fórum aberto no notebook ligado aqui no meu quarto. Pra minha "sorte", uma barata me acordou antes do amanhecer! Tentei capturá-la, já que matá-la ali não resolveria o problema, mas quem disse que ela deixou? Literalmente ela saltava enquanto eu tentava pegá-la com um pano velho. Daí eu resolvi apelar e lhe acertar uma chinelada, mas ela ainda assim pulou da parede antes da chinelada que ia ser certeira chegar até ela. O bicho tem um instinto de sobrevivência ferrado. No final eu consegui pegá-la, mas quanto trabalho. Recomendo a leitura de um artigo para quem gosta desse tipo de curiosidade: https://super.abril.com.br/ciencia/bara ... a-rapidos/

Já retorno a esse assunto...

Penso que não termos as respostas objetivas faz com que as crenças se tornem necessárias para alguns. Eu não acho surreal a ideia de crer na existência de um ser superior criador do universo, embora outras formas de pensar sejam válidas; aliás, para evitar uma possível citação fora de contexto (como a Torre gosta de fazer), eu não falo no sentido de que eu creio em um ser assim; crer, para mim, é uma palavra forte, envolve ter uma conduta de acordo com o que se acredita; eu não creio, eu apenas considero a possibilidade.

O que acho complicado é quando as pessoas afirmam que o Deus bíblico é esse ser, porque a existência desse deus seria bem contraditória. Mais complicado ainda é quando afirmam que ele criou o mundo de uma forma específica e que o mundo é diferente de quando ele criou. Por exemplo, quando dizem que o pecado mudou o mundo e que Deus não participou disso.

Antes do pecado, as pessoas não morriam, os animais eram pacíficos, não havia uma cadeia alimentar, não chovia, não havia instinto de sobrevivência, não havia doenças nem vírus, não havia "malícia". Depois do pecado, as pessoas passam a morrer; os animais inventam uma cadeia alimentar que equilibra a existência das espécies, passam a ter garras, dentes afiados; passa a chover; os animais começam a agir segundo um instinto de sobrevivência (incluindo o humano), adotando mecanismos de defesa como, por exemplo, a camuflagem e o mimetismo; surgem doenças, vírus, bactérias, contaminações de todo tipo; o sistema imunológico aparece para lutar contra as doenças e infecções; a malícia entra no mundo, os animais começam a sofrer pelas mais diversas razões mesmo naturais, incluindo pela falta de sexo ( algo que estou presenciando é o seguinte: deixa um cachorro macho perto de uma fêmea, mas impedido de cruzar com ela), os humanos passam a se comportar de forma maliciosa, mas mesmo nessa forma há uma consistência, ou seja, o comportamento tende a permanecer o mesmo (por exemplo, o ser humano como espécie sempre foi egoísta, sempre teve instinto de sobrevivência; aliás, o último seria dispensável na presença de anjos salvadores, e seria uma contradição com o livre arbítrio fazer com que o ser humano passasse a ter uma forte tendência a tomar decisões espontâneas em defesa de algo, mesmo que da sobrevivência). Não há evidência alguma de que o mundo já foi diferente para melhor nesse sentido. Até agora, nada sequer sugere isso fortemente. Eu nem estou falando de evolução, eu não baseio minhas discussões sobre esse assunto nessa teoria.

O caso da barata, voltando ao ponto, é o instinto de sobrevivência. Alguém vai afirmar: "Ora, isso é evidência de que um ser inteligente criou todas as coisas."
Porém, tratando-se especificamente do deus defendido atualmente no cristianismo, é coerente dizer que ele colocou instinto de sobrevivência nos animais, para se defenderem de outros animais, sendo que eles não precisariam, por todos serem pacíficos? É coerente dizer que Deus criou um animal desses para que o ser humano sentisse repulsa ao vê-lo, a ponto de, no mínimo, querer distância, e ainda colocou nesse o instinto de sobrevivência? Ou ainda que, depois do pecado, o ser humano passou do nada a sentir repulsa por uma das obras divinas que é tal animal? Os mosquitos passaram não só a portar doenças como também a picar as pessoas e transmitir essas doenças. O planeta enlouqueceu.
Ronildo Araujo escreveu:Concordemente, em seu Reino, Deus ou um anjo desengasgará um engasgado para que não morra. Assim, do mesmo modo que não temos motivos para reclamar da água, não temos motivo para reclamar da "goela"! Entendeu?
Eu tinha entendido sua declaração inicial nesse sentido que você falou, porém agora me surgiram duas questões: (1) Por que somente no futuro? (2) Da água as pessoas ainda podem manter distância (muitas mães falam pra seus filhos ficarem longe das lagoas traiçoeiras), mas não é irônico que um canal tão necessário ao ser humano, que é o tubo onde o alimento entra, seja um dos fatores que facilitam as mortes das pessoas, incluindo por engasgos?
para aqueles que não acreditam que uma suposta evolução desenvolveria os cílios, as sobrancelhas, os ouvidos! (Necessidade de ouvir som?Que sofisticação para um fenômeno não pensante!) Para estes, estas coisas: promessas de Deus, Reino de Deus, significam ESPERANÇA! Principalmente diante de todos os atos dos homens conforme a história relata!
Há de se mencionar que a teoria da evolução não descarta a possibilidade de uma intervenção inteligente e vice-versa; que existem outras possibilidades de pensamento, incluindo a dúvida; e que mesmo "evidências" de criação (ou projeto inteligente) não indicam que esse ser é quem as pessoas dizem que é (eu sei que o ponto principal não é exatamente esse, mas foi falado de esperança, e esperança nesse caso é algo decorrente da crença em um deus com descrições específicas, não um criador genérico).

Por exemplo, não indicaria que há um só projetista, que tudo não passa de um tipo de experimento, que ele ainda interage com esse universo, que ele não foi criado por outro criador. Ou ainda, mesmo que exista um ser poderoso e sábio assim, nada prova que ele não esteja iludido achando que é todo poderoso e todo sábio sendo que talvez existam poderes e saberes que podem ir além da própria compreensão dele, bem como dimensões ou realidades além da percepção dele. Antes de os seres humanos descobrirem o eletromagnetismo, não se fazia ideia da existência de ondas de diferentes frequências, que enxergamos e ouvimos apenas certas frequências etc. Isso pode parecer um daqueles argumentos feitos com a intenção de negar algo a qualquer custo, mesmo quando as evidências estão claras, mas é apenas uma amostra das inúmeras possibilidades que poderiam igualmente ser válidas pressupondo a crença num ser superior. Descartando a ideia de criação, talvez haja pouca criatividade (desculpe o trocadilho, sei que não foi engraçado) quanto a outras possibilidades, o que faz com que se resuma a origem da universo ao "acaso".

Eu não diria que o mundo é do jeito que é aleatoriamente; existem algumas regras ou leis que são seguidas pela natureza, o que acaba resultando em padrões e assim por diante. Penso que o grande problema é definir as causas (se essas causas existem) pelas quais essas leis são assim. Está longe de ser provado que as leis que regem o universo estão numa certa combinação que seja a única possível para existir a vida. Por exemplo, seria possível supor, embora até onde eu sei não haja tantas evidências (ou contra-evidências) disso, que novos "universos" surgem a todo instante desde sempre e de forma aleatória, com as mais variadas combinações de regras possíveis e que na vasta maioria deles não há vida (embora não possa existir maioria em um número infinito), sendo que poucos universos, incluindo o nosso, sustentam alguma forma de vida. Mesmo no nosso universo as leis não são as mesmas por toda a parte; por exemplo, a força da gravidade não é constante, e as pessoas não negariam a possibilidade de existência da vida em outros planetas. A mente do humano é muito limitada para poder entender essas coisas plenamente, mas não é por não entender que ele deve preencher essas lacunas com algo também inexplicável. Colocar um deus na questão ainda deixa muitas questões em aberto e ainda não explica o funcionamento da maioria das coisas. Por exemplo, eu posso atribuir um suposto milagre a Deus, mas isso ainda não explica como esse milagre funciona. É trocar seis por meia dúzia.
Como você vê, acreditar em Deus significa descrer de um monte de coisas (muitíssimas milagrosas) também!
Talvez isso mostre como a descrença não é um absurdo, e que descrer em um deus, por extensão, também não o é.

De certa forma eu nem gosto muito de falar sobre isso, se bem que hoje eu acabei me empolgando e delongando muito o assunto, porque as pessoas que creem podem perder essa esperança na qual se baseiam se verem sentido no que penso (independentemente de eu ter razão ou não) e terem grandes problemas para se readaptar; talvez a crença seja na cabeça delas essencial para sua felicidade, diferentemente do que penso. É como cogitar a saída de algumas pessoas da Torre de Vigia: às vezes elas já viveram tanto lá dentro que teriam grandes problemas em se readaptar fora daquele mundo.

Olha só o que aquele pequeno grande inseto foi capaz de fazer. :o
Avatar do usuário
TJCalado
Forista
Forista
Mensagens: 5335
Registrado em: 11 Mar 2012 21:40

Re: "A vida é resultado da ação de um projeto intencional."

Mensagem não lida por TJCalado »

Ronildo Araujo escreveu:Concordemente, em seu Reino, Deus ou um anjo desengasgará um engasgado para que não morra. Assim, do mesmo modo que não temos motivos para reclamar da água, não temos motivo para reclamar da "goela"! Entendeu?
Sinceramente, ao ler estas frases, me imaginei ouvindo Jack Sparrow.

Imagem
"Invejo a burrice, porque é eterna."
- Nelson Rodrigues
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 235 visitantes