Inveja, um veneno que acompanha a humanidade desde sempre

Fatos da atualidade e do passado que contam as conquistas sociais, tecnológicas e as lutas constantes para uma sociedade mais justa e solidária.
Avatar do usuário
Robert Orwell
Forista
Forista
Mensagens: 1530
Registrado em: 21 Abr 2014 23:36

Inveja, um veneno que acompanha a humanidade desde sempre

Mensagem não lida por Robert Orwell »

Inveja, palavra proveniente do latim invidĭa, significa o desejo de obter algo que outra pessoa possui e que você não tem. Representa a tristeza ou o pesar pelo bem alheio.

De acordo com o psicoterapeuta e escritor José Luis Cano, a inveja nada mais é do que “um fenômeno psicológico muito comum que causa um grande sofrimento para muitas pessoas, tanto para os invejosos como para suas vítimas. Ela pode ser explícita e transparente, ou formar parte da psicodinâmica de alguns sintomas neuróticos. Em todos os casos, a inveja é um sentimento de frustração insuportável perante algum bem de outra pessoa, causando o desejo inconsciente de danificá-lo”.

Cano também afirma que um indivíduo invejoso é um ser insatisfeito, seja por imaturidade, repressão, frustração, etc. No geral, essas pessoas sentem, consciente ou inconscientemente, muito rancor contra outros que possuem algo que elas também desejam, mas que não podem obter ou não querem desenvolver (beleza, dinheiro, sexo, sucesso, poder, liberdade, amor, personalidade, experiência, felicidade).

É por isso que o invejoso, ao invés de aceitar suas carências ou perceber seus desejos e capacidades e assim desenvolvê-los, odeia e deseja destruir todas as pessoas que, como um espelho, lembrem-no da sua privação. Em outras palavras, a inveja é a raiva vingadora do impotente que, em vez de lutar por seus anseios, prefere eliminar a concorrência.

A inveja tem inúmeras formas de expressão: críticas, ofensas, dominação, rejeição, difamação, agressões, rivalidade, vinganças. O psicoterapeuta espanhol José Luis Cano assinala que “na escala individual, a inveja costuma ser parte de muitos transtornos psicológicos e de personalidade; nas relações profissionais e de casal, ela está envolvida em muitos conflitos e rupturas; e na escala social e política, sua influência é imensa”.

Já o catolicismo considera a inveja como um dos sete pecados capitais, uma vez que ela constitui a fonte de outros pecados. O invejoso deseja ter algo que o outro possui, sem se importar em prejudicar a outra pessoa, para obter esse bem. Para o cristianismo, esse sentimento baixo e ignóbil é inaceitável, já que cria uma situação que causa infelicidade e dor para o outro indivíduo.

O poeta italiano Dante Alighieri, na sua obra o Purgatório, o segundo dos três cantos da Divina Comédia, define a inveja como “amor pelos próprios bens pervertido ao desejo de privar a outros dos seus”. O castigo para os invejosos era ter seus olhos fechados e costurados com arame, para que eles não vissem a luz (porque haviam tido prazer em ver os outros sofrerem).

Fontes:

http://id.discoverybrasil.uol.com.br/in ... elicidade/

http://www.psicodinamicajlc.com/articulos/jlc/020.html

http://definicion.de/inveja/

http://www.actiweb.es/conocimientointer ... tales.html


A inveja é um veneno mortal que vêm adoecendo a humanidade e a sociedade desde as eras mais remotas da civilização. Por causa dela, famílias se desfazem, amizades se esfacelam, sonhos são destruídos e tragédias são trazidas à existência. Pessoas matam por sentirem inveja; pessoas morrem por serem o objeto da inveja de alguém.

Os espiritualistas defendem a possibilidade, inclusive, da carga emocional negativa de um invejoso ser capaz de mal-agourar a vida do objeto da sua inveja, chegando ao extremo da pessoa até mesmo morrer. Para o catolicismo - e, posteriormente, o protestantismo - a inveja sempre foi tida como um dos pecados mais nefastos que o ser humano possa cometer, agravado quando a inveja toma a forma de ação e causa real prejuízo na vida de um inocente. Os espíritas e as religiões afro têm a inveja como um sentimento de baixas vibrações, associado a pessoas espiritualmente situadas em planos inferiores e a espíritos obsessores.

Não há dúvidas que uma pessoa invejosa é terrivelmente desagradável e pode ser terrivelmente prejudicial. Igualmente, não resta dúvidas do quão escabroso o sentimento da inveja é em si mesmo. Pro amigo forista, o que é inveja? Como ela pode se desenvolver e/ou qual o espectro de ação da mesma na vida privada e social? Até onde alguém pode ir por causa da sua própria inveja? Como se proteger de pessoas invejosas? (Para a última pergunta, sugestões teológicas e espirituais também são bem-vindas, tanto quanto as físicas).
"Lasciate ogne speranza, voi ch'intrate" (Deixai toda a esperança, ó vós que entrais) ALIGHIERI, Dante. Inferno (Canto III)
Isto está, invisivelmente, escrito na entrada de todo Salão do Reino.
Avatar do usuário
Mexplica
Forista
Forista
Mensagens: 1003
Registrado em: 04 Nov 2012 18:56

Re: Inveja, um veneno que acompanha a humanidade desde sempre

Mensagem não lida por Mexplica »

Eu já passei por situações estranhamente incomprensíveis, que algumas pessoas que presenciaram, me disseram que era resultado de inveja. Eu nunca fui muito crente sobre essas coisas de energia de alguém maldoso poder te afetar, mas em meu aniversário de 35 anos, um dos primeiros que comemorei, eu ganhei dois vasos de flores, um de minha cliente e um de minha patroa, além de alguns chocolates. Tudo bem que eu não sou muito boa com plantas, elas não duram muito comigo, eu não sei cuidar...mas o que aconteceu é que eu ganhei essas flores, plantadas em vaso, numa tarde, cheguei em casa e coloquei-as em cima de uma prateleira.

Na manhã seguinte, o vaso de lírios estava todo despetalado, não havia sobrado nenhuma flor e a hortênsia estava tão murcha que parecia que tinham passado ela numa frigideira quente. Achei aquilo muito estranho, era para aquelas flores durarem pelo menos uma semana...eu não tenho muita coisa...não sou rica, nem a mulher mais linda, nem tenho o emprego ou cargo dos sonhos. Fico imaginando o porque alguém teria inveja de mim. Já peguei colegas falado mal de mim, mentindo a meu respeito, e como eu sou muito reservada como pessoa, fico imaginando de onde os outros tiram tanta criatividade para me desejar o mal.

Se tem como fugir dos efeitos da inveja, eu não sei. Hoje eu acredito que um sentimento mau possa gerar uma carga negativa que nos afeta, assim como uma radiação pode nos prejudicar, um sentimento muito ruim jogado em nossa direção deve poder fazer mal sim. Uma conhecida disse que as plantas absorvem essa energia direcionada a nós, impedindo que sejamos totalmente afetados e por isso minhas plantas morreram tão rápido. De qualquer forma, tenho evitado as pessoas...eu hein....o ser humano é um poço de maldade. Não sei se todo mundo é assim, mas por ex, se tem alguém se aproximando de mim, eu pressinto, mesmo que eu não esteja vendo a pessoa...isso acontecia sempre comigo quando eu fazia pregação, eu sentia quando o morador se aproximava para abrir a porta. É uma percepção de presença que eu atribuo ao campo de energia que cada ser vivo emana, se emanamos energia o tempo todo, eu creio sim que alguém possa projetar algo ruim, se desenvolver fortes sentimentos negativos por alguém, movido pela inveja.
O que é certo? O que é errado?

* O maior inimigo da verdade, é o medo de descobri-la. *
Avatar do usuário
Mentalista
Forista
Forista
Mensagens: 4036
Registrado em: 08 Ago 2014 17:25
Localização: Campinas

Re: Inveja, um veneno que acompanha a humanidade desde sempre

Mensagem não lida por Mentalista »

No emprego é onde mais vemos a inveja. Eu não gosto de me gabar, não vejo motivo para isso. Mesmo assim, algumas pessoas mostram inveja quando acontece algo bom a mim. O caso mais recente foi quando souberam que fui aprovado na 1ª fase do vestibular. Mas ainda vejo esperança, visto que a maioria se alegrou.
Avatar do usuário
Robert Orwell
Forista
Forista
Mensagens: 1530
Registrado em: 21 Abr 2014 23:36

Re: Inveja, um veneno que acompanha a humanidade desde sempre

Mensagem não lida por Robert Orwell »

Essa questão da projeção de sentimentos tem que ser bem analisada: por exemplo, uma coisa é quando estamos com raiva de alguém e falamos ou agimos sem pensar. É ruim, mas não ocorre nenhuma projeção maus sentimentos no momento, pois trata-se de algo circunstancial - você não odeia a pessoa, só tem raiva no momento. Por outro lado, é diferente quando se tem ódio ou inveja de alguém; aí sim, a projeção ocorre. É ruim para a pessoa odiada ou invejada, mas é ruim também para o invejoso ou odioso: pessoas que projetam coisas más recebem coisas más de volta, em proporções aumentadas.
"Lasciate ogne speranza, voi ch'intrate" (Deixai toda a esperança, ó vós que entrais) ALIGHIERI, Dante. Inferno (Canto III)
Isto está, invisivelmente, escrito na entrada de todo Salão do Reino.
Avatar do usuário
kooboo
Forista
Forista
Mensagens: 13414
Registrado em: 01 Nov 2008 14:22

Re: Inveja, um veneno que acompanha a humanidade desde sempre

Mensagem não lida por kooboo »

Li um livro chamado "Pelos caminhos da Inveja" de Marilete Vieira Tavares Zampar.
A historia era sobre uma mocinha muito invejosa, mas que não sabia que era, e um belo dia, sofre um acidente e entra em transe, nesse transe ela é guiada para ver como cada atitude invejosa dela afetava tanto aos outros, como a si mesma.
O livro me parecia simples, mas a narrativa é contagiante e nos faz querer ler e virar cada página.

Tal como escrito no para choques do velho caminhão "A inveja é uma M3RD4!"
[]'s
kooboo

Imagem
Avatar do usuário
Sfoc verdade
Forista
Forista
Mensagens: 1660
Registrado em: 16 Jan 2012 14:08
Localização: Região de Jundiai

Re: Inveja, um veneno que acompanha a humanidade desde sempre

Mensagem não lida por Sfoc verdade »

Robert Orwell escreveu:Inveja, palavra proveniente do latim invidĭa, significa o desejo de obter algo que outra pessoa possui e que você não tem. Representa a tristeza ou o pesar pelo bem alheio.

....
A inveja tem inúmeras formas de expressão: críticas, ofensas, dominação, rejeição, difamação, agressões, rivalidade, vinganças. O psicoterapeuta espanhol José Luis Cano assinala que “na escala individual, a inveja costuma ser parte de muitos transtornos psicológicos e de personalidade; nas relações profissionais e de casal, ela está envolvida em muitos conflitos e rupturas; e na escala social e política, sua influência é imensa”.
[...]
A inveja é um veneno mortal que vêm adoecendo a humanidade e a sociedade desde as eras mais remotas da civilização. Por causa dela, famílias se desfazem, amizades se esfacelam, sonhos são destruídos e tragédias são trazidas à existência. Pessoas matam por sentirem inveja; pessoas morrem por serem o objeto da inveja de alguém.

[...]
Não há dúvidas que uma pessoa invejosa é terrivelmente desagradável e pode ser terrivelmente prejudicial. Igualmente, não resta dúvidas do quão escabroso o sentimento da inveja é em si mesmo. Pro amigo forista, o que é inveja? Como ela pode se desenvolver e/ou qual o espectro de ação da mesma na vida privada e social? Até onde alguém pode ir por causa da sua própria inveja? Como se proteger de pessoas invejosas? (Para a última pergunta, sugestões teológicas e espirituais também são bem-vindas, tanto quanto as físicas).
DE FATO, palavras e expressões que definem bem o que é inveja e suas consequencias.
E a propria Biblia concorda muito bem com isso:
Porque onde há inveja e espírito faccioso aí há perturbação e toda a obra perversa.
(Tiago 3:16 - Tradução JF Almeida Corrigida e Fiel).
E ensina lições tambem ao trazer o caso de Caim que, por inveja (ou odio) chegou a ponto de matar seu irmão.

Particularmente não concordo com influencias negativas (do ponto de vista espiritualista) da inveja, mas ela leva o ser humano a AGIR de forma perversa e trazer serios danos a outrém.
Por exemplo, ouço dizer que por inveja, tem aqueles que riscam o carro de outros. Já tive varios carros riscados assim (não sei se foi por inveja....)
Avatar do usuário
fernanda
Forista
Forista
Mensagens: 371
Registrado em: 22 Jun 2010 14:28

Re: Inveja, um veneno que acompanha a humanidade desde sempre

Mensagem não lida por fernanda »

Tem um membro na minha família que vive a falar mal da vida sexual dos outros..principalmente das mulheres ... o cara tem até boa aparência... mas vive falando mal das irmãs que se separaram e se casaram ou se juntaram com mundano... chama-as de vadias... Pir#@@@...prost&@@... fala muito mal das atrizes de TV ... sempre o mesmo linguajar xulo e maldoso... "são todas vadias, vagabas" etc...

Parece um cão raivoso, só falta babar :1 ... Será que esse mi-mi-mi todo é puro falso moralismo ou o cara tem inveja mesmo e é mal resolvido sexualmente?
Mexplica escreveu
Na manhã seguinte, o vaso de lírios estava todo despetalado, não havia sobrado nenhuma flor e a hortênsia estava tão murcha que parecia que tinham passado ela numa frigideira quente. Achei aquilo muito estranho, era para aquelas flores durarem pelo menos uma semana...eu não tenho muita coisa...não sou rica, nem a mulher mais linda, nem tenho o emprego ou cargo dos sonhos. Fico imaginando o porque alguém teria inveja de mim. Já peguei colegas falado mal de mim, mentindo a meu respeito, e como eu sou muito reservada como pessoa, fico imaginando de onde os outros tiram tanta criatividade para me desejar o mal.

Se tem como fugir dos efeitos da inveja, eu não sei. Hoje eu acredito que um sentimento mau possa gerar uma carga negativa que nos afeta, assim como uma radiação pode nos prejudicar, um sentimento muito ruim jogado em nossa direção deve poder fazer mal sim. Uma conhecida disse que as plantas absorvem essa energia direcionada a nós, impedindo que sejamos totalmente afetados e por isso minhas plantas morreram tão rápido. De qualquer forma, tenho evitado as pessoas...eu hein....o ser humano é um poço de maldade. Não sei se todo mundo é assim, mas por ex, se tem alguém se aproximando de mim, eu pressinto, mesmo que eu não esteja vendo a pessoa...isso acontecia sempre comigo quando eu fazia pregação, eu sentia quando o morador se aproximava para abrir a porta. É uma percepção de presença que eu atribuo ao campo de energia que cada ser vivo emana, se emanamos energia o tempo todo, eu creio sim que alguém possa projetar algo ruim, se desenvolver fortes sentimentos negativos por alguém, movido pela inveja.
Lembrei aqui de quando eu era criança...tinha uma mulher na vizinhança que todos a chamavam de seca pimenteira... até aí não levávamos muito a sério essa história ... talvez por minha família ser de Tjs e achar que essas coisas eram do chifrudo , e que talvez estivéssemos blindados
Quando criança morávamos em uma casa de grande quintal. e lá havia algumas árvores frutíferas .. além de pequenos jardins e alguns tipos de plantas... A vizinha do lado já avisado minha mãe sobre a tal vizinha seca pimenteira, inclusive que ela já tinha murchado um pomar inteiro que ficava na parte alta da rua onde minha família residia

Só que essa mesma vizinha recebia a tal 'olho gordo' na casa dela
Um dia estava lá a nossa vizinha de divisa de muro com a tal seca pimenteira a conversar com minha mãe na varanda da casa onde havia muitas plantas que minha mãe cultivava, só me lembro de estar ali vendo a 'olho gordo' a elogiar muito um tal pé de avenca na nossa varanda

No outro dia ao acordarmos qual foi a surpresa da minha mãe ao ver o vaso de avenca cheio de lagartas... como aquelas lagartas apareceram lá se em menos de 24hs não havia nada de errado com aquela planta.. e nos outros vasos nem sinal das mesmas

Não me lembro muito bem do ocorrido depois disso.. acho que minha mãe não achou nada de muito significativo e anormal , até porque essa vizinha parecia ser muito gente boa... ela gostava muito de plantas e animais.... só me lembro que ela tinha uma descendência muito próxima com indígenas
Já em outra ocasião minha mãe ficou cismada e com o pé atrás.. pois o fato novamente se repetiu

Tinha outras plantinhas nos fds do quintal .. alguns temperos e um pé de tomate que estava bem frondoso, com alguns tomatinhos verdes e outros bem vermelhinhos quase maduros.. e quem aparece lá no quintal para secar as plantas? Novamente a 'olho gordo'... pois veio junto com a vizinha do lado ( que tbm era bem olho gordo mas não chegava a secar plantinhas ) a mesma ficou admirada com o viço do pé de tomate e achou lindo elogiando
Já no outro dia lá estava o frondoso pé de tomate murchinho junto com os seus tomatinhos
O negócio era tão esquisito que parecia até que alguém tinha ateado fogo próximo a ele... visto que as folhas além de murchas , algumas até estavam com aspecto queimado.. sem nenhum exagero

Atualmente estou fazendo algumas leituras mesmo que rasas sobre essas energias... antes eu pensava que tudo era coisa do "chifrudo"
Imagem
Avatar do usuário
Robert Orwell
Forista
Forista
Mensagens: 1530
Registrado em: 21 Abr 2014 23:36

Re: Inveja, um veneno que acompanha a humanidade desde sempre

Mensagem não lida por Robert Orwell »

Caramba, Fernanda!!! :shock: :shock: :shock:

O dia que esta vizinha falar: "Nossa, que menina linda!", "Nossa, que rapaz bonito!", "Nossa, que bebê mais fofo!", leva correndo pra benzer, pra fazer descarrego, pra trancar o corpo, o que quer que a crença da pessoa diga que pode proteger de mau-olhado. Porque caramba!!!
"Lasciate ogne speranza, voi ch'intrate" (Deixai toda a esperança, ó vós que entrais) ALIGHIERI, Dante. Inferno (Canto III)
Isto está, invisivelmente, escrito na entrada de todo Salão do Reino.
Avatar do usuário
Kaarlo Luhtanen
Forista
Forista
Mensagens: 3015
Registrado em: 21 Mar 2014 22:04

Re: Inveja, um veneno que acompanha a humanidade desde sempre

Mensagem não lida por Kaarlo Luhtanen »

Infelizmente a maldita da inveja está em todo o lugar, não tem como evitar. E até na Torre, a organização que eu achava que era verdadeira e que não tinha isso, tem. Eles tem inveja de quem ter cargo, de quem é pioneiro, de quem faz mais horas. A minha congregação é tão fanática que eles saem pra pregar todos os dias para fazer uma exorbitância de horas e se destacarem entre o circuito, gerando um ambiente de competição e consequentemente de inveja.
Avatar do usuário
Mentalista
Forista
Forista
Mensagens: 4036
Registrado em: 08 Ago 2014 17:25
Localização: Campinas

Re: Inveja, um veneno que acompanha a humanidade desde sempre

Mensagem não lida por Mentalista »

Mas, agora, falando da inveja de forma geral, o negócio está feio mesmo. Em todo e qualquer canto há inveja. O pior é que a maioria das pessoas é capaz de fazer a maioria das coisas que invejam nos outros.
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 12 visitantes