Para pensar na nossa existência

Fatos da atualidade e do passado que contam as conquistas sociais, tecnológicas e as lutas constantes para uma sociedade mais justa e solidária.
Avatar do usuário
kooboo
Forista
Forista
Mensagens: 13414
Registrado em: 01 Nov 2008 14:22

Para pensar na nossa existência

Mensagem não lida por kooboo »



Recentemente circulou pelo facebook um vídeo parecido com este, e na ultima estrela da escala, comparava com a terra e dizia que um avião voando a 900km/h levaria mil anos para contorna-la.
O universo é uma coisa absurda, nossa planeta é grande para nós, o sol é gigantesco, a galaxia uma depravação de tão grande... e é apenas uma em um bilhão de outras.
Essas fotos fazem uma escala dessa grandeza -

http://www.tudointeressante.com.br/2014 ... c.facebook

Das 21 imagens comparativas que tem no link acima, a que mais me chamou a atenção foi essa -

Imagem
16 – Mas nada disso se compara ao tamanho de uma galáxia. Se reduzir o sol ao tamanho de um glóbulo branco e reduzir a Via Láctea usando a mesma escala, o tamanho da Via Láctea seria equivalente aos Estados Unidos
Leia mais: http://www.tudointeressante.com.br/2014 ... z3K7pl8EHQ

E vendo toda essa grandeza pergunto -
Você realmente acredita que um Deus criou tudo isso, aliás, um bilhão de coisas como essas galaxias, que se fossemos desenhar todas em escala, usando o sol como tamanho de uma hemácia, o desenho não caberia no planeta, visto que apenas uma galaxia já ocuparia toda a America do Norte, e esse Deus, olha para um ponto minusculo perto dessa "hemácia" onde tem 7 bilhões de seres humanos e se importa realmente se alguém esta dando o rabo ou precisando de um carro novo?
Ah, me poupe...
Se esse Deus criou um universo de mais de 100 bilhões de anos luz de extensão, ele deve ter muito mais o que fazer que se preocupar com os seres que vivem num pontinho azul dessa vastidão... pontinho esse, um milhão de vezes menor que uma hemácia...
Agora imagina aí o tamanho de quem criou isso tudo... Aff...
[]'s
kooboo

Imagem
Avatar do usuário
Yeats
Forista
Forista
Mensagens: 844
Registrado em: 24 Out 2013 10:36

Re: Para pensar na nossa existência

Mensagem não lida por Yeats »

Pois é Kooboo, é aquela mania de grandeza da humanidade, de se achar a "coroa da 'criação'". É muita pretensão pensar a existência de um ser que se sinta incomodado com nossa destinação. Talvez, se existisse um deus, talvez ele fosse à maneira pensada por Aristóteles que de tão perfeito só poderia ocupar-se de si mesmo.
Quem tem língua afiada também corta a própria boca.
Também vem cuspido aquilo que se quer mastigado.
Avatar do usuário
Grantynn
Forista
Forista
Mensagens: 602
Registrado em: 16 Jan 2009 10:00

Re: Para pensar na nossa existência

Mensagem não lida por Grantynn »

Essa é uma questão, pra mim, muito complexa, indefinida, que ainda me faz andar em círculos, dá nó no cérebro.

Par quem tem pensamento independente se vê patinando, girando como enceradeira, sem sair do lugar.

Ou engole alguns caroços e adota pensamento comum de um dos estremos (criacionismo/evolucionismo), como postulados hoje, ou gira, gira....

Usamos apenas 10% da capacidade mental, já os golfinhos usam 20%, por isso se apercebem de coisas e sons que para nós nada significam e/ou passam desapercebidos. Penso que se soubéssemos usar um percentual maior do cérebro talvez visualizássemos outras teorias, medidas, dimensões e conceitos. Pequenas nuances nas teorias existentes poderiam modificar tudo, pra mim. Quisera ter a certeza que vejo em muitas pessoas. O que tenho feito é pensar... pensar... Pode ser que as coisas estejam bem diante dos meus olhos e não consiga ver.

O tema é realmente interessante e intrigante!
De que valem as luzes da cidade, se no meu caminho a luz é natural! - Hyldon
Avatar do usuário
orion
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 640
Registrado em: 12 Jun 2013 12:15

Re: Para pensar na nossa existência

Mensagem não lida por orion »

A resposta a respeito de nossas origens é e deve ser algo ultra complexo,hoje em dia se sabe muita coisa do big bang mas não se sabe o que tinha antes,é o limite praticamente.Para mim é difícil aceitar que eu não saberei os mistérios do nosso universo,mas espero que as gerações seguintes possam desfrutar do conhecimento e entender nosso universo e talvez os multiversos.
Grantynn escreveu:Usamos apenas 10% da capacidade mental
Isso é mito
Toda verdade passa por três estágios.
No primeiro, ela é ridicularizada.
No segundo, é rejeitada com violência.
No terceiro, é aceita como evidente por si própria.
_____________Arthur Schopenhauer
Avatar do usuário
Yeats
Forista
Forista
Mensagens: 844
Registrado em: 24 Out 2013 10:36

Re: Para pensar na nossa existência

Mensagem não lida por Yeats »

Exato Órion. Para funcionamento normal do nosso organismo precisamos de muito mais do que meros 10% da capacidade cerebral. Não lembro onde exatamente onde consegui a informação, outra hora dessas se eu encontrar eu digo (a internet aqui tá feito carroça). Quanto ao "antes" do big bang, por enquanto é consenso afimar que não havia um "antes", pois do big bang (expansão e não explosão) é que decorreu espaço-tempo.
Quem tem língua afiada também corta a própria boca.
Também vem cuspido aquilo que se quer mastigado.
Avatar do usuário
Robert Orwell
Forista
Forista
Mensagens: 1530
Registrado em: 21 Abr 2014 23:36

Re: Para pensar na nossa existência

Mensagem não lida por Robert Orwell »

Eu vi esse vídeo e adorei. A propósito, hoje sou da opinião que, se existe um Deus, ele não deve estar muito interessado no que ocorre aqui na Terra. Prova disso são as milhares de pessoas boas que morrem todos os dias, muitos de forma prematura ou violenta, e as bilhões de orações nunca respondidas.
"Lasciate ogne speranza, voi ch'intrate" (Deixai toda a esperança, ó vós que entrais) ALIGHIERI, Dante. Inferno (Canto III)
Isto está, invisivelmente, escrito na entrada de todo Salão do Reino.
Avatar do usuário
Kaarlo Luhtanen
Forista
Forista
Mensagens: 3015
Registrado em: 21 Mar 2014 22:04

Re: Para pensar na nossa existência

Mensagem não lida por Kaarlo Luhtanen »

Achei ótimo o vídeo e ví também as comparações em escala. Nós somos tão minúsculos em relação aos outros astros do universo!
Altar
Forista
Forista
Mensagens: 70
Registrado em: 03 Mai 2013 15:30

Re: Para pensar na nossa existência

Mensagem não lida por Altar »

kooboo escreveu:
Se esse Deus criou um universo de mais de 100 bilhões de anos luz de extensão, ele deve ter muito mais o que fazer que se preocupar com os seres que vivem num pontinho azul dessa vastidão... pontinho esse, um milhão de vezes menor que uma hemácia...
Agora imagina aí o tamanho de quem criou isso tudo... Aff...
e se a existência do universo tiver uma causa, um objectivo, que ainda não sabemos ?!
Avatar do usuário
Maria Serena
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 397
Registrado em: 10 Ago 2014 09:33

Re: Para pensar na nossa existência

Mensagem não lida por Maria Serena »

Pensando na "nossa" existência... o que me ocorre é que o que é realmente importante são os relacionamentos humanos e a sua qualidade. É isso que determina a nossa felicidade, e a dos ao nosso redor.

Religiões, doutrinas, falsa moral, não passam de "muletas" para aqueles que não conseguem buscar dentro de si mesmos o que também nunca encontrarão nas coisas referidas: felicidade e paz.

Desde as primeiras vezes que lia os tópicos deste fórum, lembro-me de comentários de alguns foristas sobre o encontro da felicidade e do bem-estar. E isso marcou-me para os momentos que não pude acessar o fórum. Lembrar-me das conquistas desses foristas sempre me ajudou a conquistar as minhas. (agora emocionei-me)
"Quanto mais tempo você gastar pensando no problema, menos tempo você terá para pensar na solução."
perdido
Forista
Forista
Mensagens: 106
Registrado em: 11 Nov 2014 00:44

Re: Para pensar na nossa existência

Mensagem não lida por perdido »

Deus deve ter uma ferramenta de Zoom mto potente para pder controlar as ações de cada um e escolher quem vai ser ancião e outros...
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 21 visitantes