Ateus e alguns estereótipos

Fatos da atualidade e do passado que contam as conquistas sociais, tecnológicas e as lutas constantes para uma sociedade mais justa e solidária.
Avatar do usuário
TheScientist
Forista
Forista
Mensagens: 1330
Registrado em: 05 Dez 2011 16:15

Re: Ateus e alguns estereótipos

Mensagem não lida por TheScientist »

Poltergeist escreveu:Segue um vídeo onde ele atacou um criacionista e, sinto dizê-lo, concordo com Dawkins:


Esse tipo de comportamento não seria aceito aqui no Fórum, porém, nosso objetivo é outro.
Pois então.. Ele pode PENSAR que o cara é uma "desgraça para a humanidade", mas FALAR abertamente assim de uma pessoa é desnecessário. Estando ele certo ou não. Não acrescenta em nada.
"O sonho acabou. O que mais eu posso dizer? O sonho acabou ontem... Deus é apenas um conceito." (John Lennon)
Avatar do usuário
kooboo
Forista
Forista
Mensagens: 13414
Registrado em: 01 Nov 2008 14:22

Re: Ateus e alguns estereótipos

Mensagem não lida por kooboo »

Questionador TJ escreveu: Eu, penso assim: Podemos dividir os ateus em duas classes.

Ateus Convictos. Aqueles que ja leram, estudaram, conheceram e sentiram o suficiente (na opniao deles) e Afirmam: Deus é uma mentira, simplesmente nao existe.

Ateus 'ligth' - Aqueles que ja leram, estudaram, conheceram e sentiram o suficiente (na minha opniao) para verem que nao sabemos nada. Provalmente nao existe um iniciador/criador. Se existe esta inerte. quem sabe em bilhoes de anos saberemos mais sobre um possivel iniciador(um deus?). Bom. Nada sabemos.

E o Agnóstico: Este esta convicto de que um Deus existe. Sim Existe um iniciador. Pena que nao sabemos nada sobre ELE. E provalmente nunca saberemos. Mas este criou a vida em algum momento. Deu inicio aos inumeros mundos de onde nós habitamos um deles.
Eu diria que a escala é um pouco maior.
ATEU - Não acredita em Deus.
Agnóstico Ateu - Não acredita em Deus, mas não descarta a possibilidade que possa existir.
Agnóstico Equilibrado - Tem sérias dúvidas quanto a existência ou inexistência de Deus.
Agnóstico Teísta ou Deísta - Acredita que pode existir um deus ou uma força criadora, mas não descarta a possibilidade de nada existir.
Crente - Acredita em Deus e fim!
Cético - Duvida e questiona qualquer crença que lhe é apresentada. Sem provas concretas, não há crença.
[]'s
kooboo

Imagem
Avatar do usuário
Jamir
Forista
Forista
Mensagens: 2436
Registrado em: 27 Dez 2010 14:40
Localização: somewhere in Europe...

Re: Ateus e alguns estereótipos

Mensagem não lida por Jamir »

TheScientist escreveu:
Poltergeist escreveu:Segue um vídeo onde ele atacou um criacionista e, sinto dizê-lo, concordo com Dawkins:

Esse tipo de comportamento não seria aceito aqui no Fórum, porém, nosso objetivo é outro.
Pois então.. Ele pode PENSAR que o cara é uma "desgraça para a humanidade", mas FALAR abertamente assim de uma pessoa é desnecessário. Estando ele certo ou não. Não acrescenta em nada.
Exatamente. Quando vejo:
- Um TJ abrindo mão de objetivos pessoais "seculares" para servir na torre...
- Uma pessoa que feche os olhos para a realidade e opte pela crença cega, infundada e fanática...
- Praticantes de rituais religiosos (visitar locais sagrados, acreditar em milagres, pedir bençãos, etc)...
Eu automaticamente assumo: "É um retardado".
Não o digo. Mas acredito que alguns merecem ouvir.
♫♫ É Deus veraz que tudo prediz, somos seu povo feliz! ♫♫
(repetir até acreditar)
Avatar do usuário
CINDY
Forista
Forista
Mensagens: 328
Registrado em: 29 Jun 2010 17:12
Localização: Rio Claro

Re: Ateus e alguns estereótipos

Mensagem não lida por CINDY »

TheScientist escreveu:

Algumas pessoas tendem a encarar os ateus como arrogantes e desrespeitosos. Boa parte disso, se deve a alguns representantes do ateísmo passar grotescamente essa imagem. Eu, por exemplo, sinceramente não vejo Dawkins como um exemplo de ateu ideal. Suas declarações como "Todos os religiosos são burros", "Vamos acabar com a religião, desprezem os teístas para que eles se envergonhem!", etc, para mim é o retrocesso de um movimento que deveria conscientizar as pessoas de que o que ela pensa talvez esteja errado. E tenho certeza que essa postura ateísta só aumenta o ódio e o preconceito. Eu sou da seguinte postura "ataque as idéias, não as pessoas", como já observaram em meus posts..
Sinceramente ainda que eu concorde com Dawkins em muitos assuntos, acho ele meio agressivo, acho desnecessário a forma como ele se coloca às vezes, onde vejo problema? Acho que não é desse jeito que a ciência vai conseguir novos adeptos e acaba comprometendo a credibilidade.
Avatar do usuário
Luiz Bozzo LionHeart
Forista
Forista
Mensagens: 456
Registrado em: 18 Mai 2010 13:36

Re: Ateus e alguns estereótipos

Mensagem não lida por Luiz Bozzo LionHeart »

Estereótipo de que todos os ateus são pessoas frias, estóicas, que não tem sentimentos...putz! Detesto aquela histórinha que muitos crentes é palestrantes dizem de que os ateus deixam de sê-lo quando estão num avião que está prestes a cair e ele junta as mãos e começa a dizer "Ai, meu Deus, me salve, perdoa meus pecados!..." O preconceito contra os ateus é bem arraigado, você dizer que é ateu é visto quase como um criminoso em alguns meios. é um preconceito semelhante aos que pertencem ao espiritismo sofrem dos pentecostais. Se os pentescostais se tornarem a grande maioria no Brasil, eles massacrarão os espiritas...
Avatar do usuário
TheScientist
Forista
Forista
Mensagens: 1330
Registrado em: 05 Dez 2011 16:15

Re: Ateus e alguns estereótipos

Mensagem não lida por TheScientist »

Apenas um vídeo para reforçar de que não é apenas eu como ateu que acha que a forma de Dawkins falar não é lá muito efetiva. Neil de Grasse também é ateu e uma das maiores referências sobre o universo.

(Clica em CC para ver a legenda).

"O sonho acabou. O que mais eu posso dizer? O sonho acabou ontem... Deus é apenas um conceito." (John Lennon)
Avatar do usuário
wesleywws
Forista
Forista
Mensagens: 229
Registrado em: 01 Nov 2008 09:14

Re: Ateus e alguns estereótipos

Mensagem não lida por wesleywws »

Olha, eu tenho o livro de Dwkins, "Deus, um delírio" e não achei se quer uma passagem que denegrisse as religiões nestes termos. É fato que ele as detona, mas de uma maneira tão intelectual, que é até vergonhoso falar que é ofensa!
Avatar do usuário
TheScientist
Forista
Forista
Mensagens: 1330
Registrado em: 05 Dez 2011 16:15

Re: Ateus e alguns estereótipos

Mensagem não lida por TheScientist »

wesleywws escreveu:Olha, eu tenho o livro de Dwkins, "Deus, um delírio" e não achei se quer uma passagem que denegrisse as religiões nestes termos. É fato que ele as detona, mas de uma maneira tão intelectual, que é até vergonhoso falar que é ofensa!
Wesley, chegou a ler as quotas que eu citei? Acredito que não.
"O sonho acabou. O que mais eu posso dizer? O sonho acabou ontem... Deus é apenas um conceito." (John Lennon)
Avatar do usuário
wesleywws
Forista
Forista
Mensagens: 229
Registrado em: 01 Nov 2008 09:14

Re: Ateus e alguns estereótipos

Mensagem não lida por wesleywws »

TheScientist escreveu:
wesleywws escreveu:Olha, eu tenho o livro de Dwkins, "Deus, um delírio" e não achei se quer uma passagem que denegrisse as religiões nestes termos. É fato que ele as detona, mas de uma maneira tão intelectual, que é até vergonhoso falar que é ofensa!
Wesley, chegou a ler as quotas que eu citei? Acredito que não.
Caro colega TheScientist,

Não afirmei que Dawkins nunca usou estes termos, se você reler meu post, notará que mencionei o livro "Deus, um delírio" e não outras publicações, sejam vídeos ou livros dele. Eu não tenho conhecimento de todas as suas publicações e muito menos sou um defensor de 100% das colocações de Dawkins. Pego o que acho que tem validade para mim, não so de Dawkins, mas de outros ateus conhecidos. Eu repudio completamente ofensas às pessoas, seja lá qual for a sua crença, mesmo sabendo que quem ofende tem total razão.

Sito um exemplo da página da ATEA no facebook. A organização ATEA, é muito respeitável, mas a página é um lixo! Assim, não me associo das idéias apresentadas nesta página.
Avatar do usuário
TheScientist
Forista
Forista
Mensagens: 1330
Registrado em: 05 Dez 2011 16:15

Re: Ateus e alguns estereótipos

Mensagem não lida por TheScientist »

wesleywws escreveu:
TheScientist escreveu:
wesleywws escreveu:Olha, eu tenho o livro de Dwkins, "Deus, um delírio" e não achei se quer uma passagem que denegrisse as religiões nestes termos. É fato que ele as detona, mas de uma maneira tão intelectual, que é até vergonhoso falar que é ofensa!
Wesley, chegou a ler as quotas que eu citei? Acredito que não.
Caro colega TheScientist,

Não afirmei que Dawkins nunca usou estes termos, se você reler meu post, notará que mencionei o livro "Deus, um delírio" e não outras publicações, sejam vídeos ou livros dele. Eu não tenho conhecimento de todas as suas publicações e muito menos sou um defensor de 100% das colocações de Dawkins. Pego o que acho que tem validade para mim, não so de Dawkins, mas de outros ateus conhecidos. Eu repudio completamente ofensas às pessoas, seja lá qual for a sua crença, mesmo sabendo que quem ofende tem total razão.

Sito um exemplo da página da ATEA no facebook. A organização ATEA, é muito respeitável, mas a página é um lixo! Assim, não me associo das idéias apresentadas nesta página.
Entendi.

O que eu quiz dizer é que em algumas entrevistas, por exemplo, ele disse que se Jesus fosse tão inteligente ele seria ateu. Ou seja, em outras palavras quem acredita em deus não é tão inteligente. Isso é ofensivo e de certa forma ignorante. Ignorante no sentido de que Isaac Newton é considerado um das mentes mais brilhantes de todos tempos e morreu como um cristão fervoroso.
"O sonho acabou. O que mais eu posso dizer? O sonho acabou ontem... Deus é apenas um conceito." (John Lennon)
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 235 visitantes