"A vida é resultado da ação de um projeto intencional."

Fatos da atualidade e do passado que contam as conquistas sociais, tecnológicas e as lutas constantes para uma sociedade mais justa e solidária.
Avatar do usuário
Debora
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 8443
Registrado em: 21 Dez 2010 11:07
Localização: Santana

Re: "A vida é resultado da ação de um projeto intencional."

Mensagem não lida por Debora »

Seguinte pessoal: os argumentos aqui colocados são bem interessantes e tenho convicção de que cada forista encontra sua concordância com um ou outro ponto de vista. Este fórum é para troca de experiencias, ideias e ampliação de conhecimento. NÃO É UM ESPAÇO PARA TROCA DE FARPAS.
Portanto, recomendo que citem o trecho a ser contestado e façam suas considerações. Evitem citar nomes que acabam por levar o assunto para o lado pessoal.

Lembrando que já necessitamos retirar tópicos excelentes porque foi contaminado por embates pessoais.

Aqui se expõem ideias, troca-se conhecimento. Ninguém é dono da verdade e portanto não há espaço para convencimento alheio.
Sabe de denúncias de abuso sexual infantil dentro da organização das Testemunhas de Jeová? Envie dicas investigativas, informações e documentos sobre este tópico para o Ministério Público de São Paulo: avarc@mpsp.mp.br
Avatar do usuário
KOSTA
Perfil Desativado
Perfil Desativado
Mensagens: 3751
Registrado em: 22 Set 2011 20:06
Localização: Portugal

Re: "A vida é resultado da ação de um projeto intencional."

Mensagem não lida por KOSTA »

Porque os mais religiosos sempre têm o péssimo hábito de "mandar" em Deus e nos anjos, dizendo o que ambos devem fazer? Não serão eles autosuficientes?

O quem mais leio nas publicações da Torre é "Jeová é feliz assim se voce fizer "x"", "fica triste se fizer "Y"", etc... como se o Soberano estivesse vigiando 24 sobre 24. Isso não é mais que manipulação mental!

Usam Deus como meio de enriquecer e pior ainda destroem a verdadeira espiritualidade das pessoas tornando através de regras farisaicas a vida ainda pior do que já estava antes de ingressar na religião.
NÃO TEMAS AQUELES QUE BUSCAM PELA VERDADE, MAS TEME ANTES OS QUE AFIRMAM TEREM A VERDADE
Avatar do usuário
Mentalista
Forista
Forista
Mensagens: 4036
Registrado em: 08 Ago 2014 17:25
Localização: Campinas

Re: "A vida é resultado da ação de um projeto intencional."

Mensagem não lida por Mentalista »

Realmente, mesmo com sono e evitando detalhar muito cada argumento, acabei escrevendo um textão aquele dia. Por isso não tive nenhuma pressa em obter uma resposta. Não é meu objetivo ficar prolongando muito o assunto, até porque muito do que dissermos já foi dito várias vezes, e, como qualquer um pode notar, esse tipo de tópico fica num ciclo vicioso até que de que algum modo o tópico seja estragado. Por isso, como o tópico está civilizado, faço aqui meu último textão, apenas para mostrar meu ponto de vista sobre o assunto, deixando-o como comentário final da minha parte. Sinta-se à vontade para dar uma resposta, mas eu encerro por aqui.
Ronildo Araujo escreveu:Primeiro vamos tratar do sistema imunológico.
Qual o conceito de vida perfeita? Bem, seria uma vida sem morte, sem envelhecimento e sem doenças. Este seria o conceito de qualidade mínima. Isto quer dizer que o homem perfeito deveria ser criado sem sistema imunológico porque jamais ficaria doente? E porque devemos acreditar que as bactérias apareceram somente depois do pecado?
Tomei o cuidado naquele dia de mencionar vírus, porque esses aparentemente são sempre prejudiciais. Muitas bactérias podem ser benéficas. Realmente, perfeição não exige ausência de sistema imunológico. Talvez, de um ponto de vista criativo, o sistema imunológico fosse apenas uma forma de regular as bactérias e, com a "imperfeição", ele não pode mais fazer isso e com isso algumas bactérias passaram a ser problemas. Porém, o sistema imunológico ataca até mesmo vírus, não apenas bactérias. Ele tende a combater quaisquer tipo de infecções, embora nem sempre seja capaz de fazer isso.
Sobre a provável mudança nos animais, cadeia alimentar etc: primeiramente, da mesma maneira que saiu variedades da espécie humana, todas as espécies se diversificaram. Porém, ao que tudo indica e com a ajuda de Isaías, eram todos vegetarianos. Se os animais tinham garras e grandes dentes afiados, não dá para especular. Porém, o homem mudou. Seu comportamento mudou. Não estava mais apto para participar nem contribuir para a harmonia conforme a intenção divina original. Tanto é que já houve assassinato anos depois. À partir daí, Deus certamente mudou alguns instintos nos animais, dando talvez algumas características diferentes e iniciou o ciclo da cadeia alimentar, até mesmo para haver um controle de populações. Isto não precisa ser encarado como criação. Seria, diante de tudo que ele criou, um ajuste necessário à nova realidade, mesmo que temporária.
Essas mudanças nos animais teriam que ser radicais, afinal os animais carnívoros são muito bem adaptados à caça. Por exemplo, o leopardo é um dos animais que acho notável como caçador. Seria bem radical a mudança de um leopardo vegetariano para um carnívoro; ainda que ele fosse vegetariano e mantivesse seus atributos atuais, seu intestino curto seria desfavorável numa dieta desse tipo. Não é uma característica que torna o bicho exímio caçador, são muitas.

Também, as maiores variedades da espécie humana estão relacionadas com a cor da pele e algumas coisas estéticas. No entanto, não há variações em membros que diferenciem os seres humanos no sentido de facilitar sua alimentação, como é bem notável nos animais. Por exemplo, não vemos seres humanos com garras, dentes afiados ou coisas do gênero.
Homem de Deus, você consegue imaginar como seria o mundo se a Bíblia não tivesse sido escrita? A Bíblia enlaça de maneira formidável a história da humanidade! Ela tem que ser vista, tanto de maneira microscópica, como de maneira macroscópica!
[...]
Este vídeo ajuda a entender este ponto, pois fala bastante da contribuição judaica e cristã na cultura ocidental:

https://youtu.be/uzNypn91U4U
Não podemos imaginar justamente porque não foi assim que ocorreu. Tudo que for dito nesse sentido é especulação. Culturas orientais são talvez uma forma de vislumbrar isso, mas mesmo assim não se pode afirmar muito. Também podemos dizer que foi a partir da sequência judaísmo -> cristianismo -> islamismo (religiões chamadas abraâmicas) que surgiu tanto ódio religioso ao longo dos séculos.

Porém, quero saber em que momento a escrita da Bíblia aparece como evidência forte de que existe um ser divino por trás dela. Nem vou falar aqui do conteúdo bíblico (por exemplo, das partes de profecias), porque isso é debatido em outros tópicos. Poderia falar, por exemplo, do impacto dela no contexto global. Ela promete coisas para o futuro, pelo menos segundo a interpretação de alguns. Mas quais são as evidências hoje de que ela tem algo sobrenatural? Relatos de mudanças nas vidas de pessoas não servem aqui. Além de não representarem um contexto global, são subjetivos, muitas vezes exagerados, e também se encontram em experiências de outras religiões não bíblicas.

Que ela possa ter apenas impactado bastante os eventos, isso não quer serve como essa evidência, a cultura dos islâmicos é muito afetada pelo livro sagrado deles e isso é um reflexo de um forte apego à sua própria religião. Serviriam como evidências, mas não como provas, impactos claramente positivos a um bem estar global, ou pelo menos daqueles que procuram seguir o que está escrito ali. Mas o que ocorre é o contrário: as pessoas cada vez mais se dividem por causa de suas religiões diferentes, mesmo dentro de um mesmo contexto, que é o cristianismo.

Note ainda que estou falando de evidências. Ainda que essas evidências existam (porém não são claras), elas pouco podem provar sobre o seu autor. Para evitar jogar mais ideias por aqui, vou usar uma ideia trabalhada por Descartes, usando a filosofia. Peço desculpas pelo textão adicional, mas, se você quiser, na minha opinião, uma resposta a esse texto seria suficiente para deixarmos de lado as questões que já foram colocadas em pauta.

Quanto a evolução ser um fato, ela é quase considerada como tal pela comunidade científica. No entanto, quando for desenvolvida uma teoria mais abrangente, que explique mais detalhadamente os processos, talvez até mesmo desqualificando alguns dos itens dessa teoria atual, simplesmente haverá mudanças. O que não vale de muita coisa cientificamente falando é dizer que Deus criou todas as coisas e pronto, porque isso em si não traz respostas sobre como as coisas funcionam, nem ajuda no desenvolvimento de novas soluções para problemas da humanidade, como doenças e assim por diante. O que foi observado é que houve mudanças nas espécies e essas atualmente suportam a ideia de que houve a evolução. Mesmo assim, alguns cientistas ainda acreditam que houve um design inteligente, sendo possível assimilar as duas teorias, embora não haja evidências científicas desse design, que possam ser reproduzidas e assim por diante.

A ideia é de que, mesmo com a teoria da evolução, a comunidade científica não diz como o universo surgiu, isso simplesmente não tem uma explicação científica até o presente momento. A teoria da evolução é uma explicação de como as espécies mudaram ao longo de eras, essa teoria em si não explica a origem da vida. O que ela contraria claramente é o relato bíblico, mas teoricamente não descarta outras possibilidades. Mesmo assim, a teoria da evolução não é a única coisa a ir contra o relato bíblico. Existem ideias não só científicas mas também históricas e filosóficas que vão contra isso. A própria Bíblia fala contra filosofias, talvez por já terem notado que a filosofia é uma arma perigosa contra ela. Até mesmo a harmonia que dizem que a Bíblia tem é contestada. Não estou falando de quais estão certos ou quais estão errados, mas de que não é somente de um lado que o relato bíblico é contrariado. Por isso, a teoria da evolução não é estritamente necessária para alguém que queira contradizer o relato bíblico. Acho a discussão da evolução mais válida dentro do contexto científico do que dentro do religioso, embora muitos também consigam levantar muitas questões interessantes usando essa linha. Já eu, por exemplo, penso que só a filosofia já basta para esse tipo de argumentação. Os argumentos empíricos são outras formas.
Lísias
Novo (a) Forista
Novo (a) Forista
Mensagens: 38
Registrado em: 21 Abr 2016 20:31

Re: "A vida é resultado da ação de um projeto intencional."

Mensagem não lida por Lísias »

Esse estilo de desqualificar uma verdade ou uma ideia que vai de encontro aos seus conceitos por meio da lógica, é um método usado pela STV. Os anciãos são treinados nesta tática inteligente subliminar para camuflar um assunto desagradável a eles. Aliás é usado muito nas publicações do "escravo". Já tinha observado isso antes. Já que não tenho respostas diretas a uma verdade confirmada, desqualifico o proponente em questão para que a ideia não se propague nem alcance apoio aos ouvintes. Encerro minha participação neste tópico; me dou por satisfeito. O meu maior arrependimento é de um dia eu ter me tornado uma TJ. Tempos perdidos que não se recuperam mais.
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 5 visitantes