Clube de Leitura do Fórum - 2018

Espaço para qualquer assunto ligados a filmes, livros, diversão, futebol, shows, músicas, jogos, novelas, TV, etc....
Avatar do usuário
pascoalnaib
Administrador
Administrador
Mensagens: 7567
Registrado em: 31 Out 2008 16:34
Localização: Fortaleza-CE
Contato:

Clube de Leitura do Fórum - 2018

Mensagem não lida por pascoalnaib »

Imagem

Olá pessoal.

Uma das coisas que mais vejo nas mídias é a proliferação de canais sobre livros e também de desafios para a leitura, então pensei porque não fazemos aqui no Fórum um cantinho para escolhermos mensalmente um livro e juntos definirmos datas e aí podermos comentar um pouco nossas impressões e opiniões?

O que é um Clube de Leitura?
Um Clube de leitura não passa de um grupo de pessoas, que combinam em ler um mesmo livro em um determinado período (geralmente um mês) e depois se encontram para falar sobre ele.

Quem pode participar?
Qualquer usuário com conta ativa aqui do Fórum para poder postar nos tópicos abertos para esse propósito. Basta aqui nesse tópico se "inscrever" postando seu interesse em fazer parte dessa aventura literária.

Que livros vamos ler?
O ideal é tentarmos sermos receptivos a todos os gêneros literários que possam de alguma forma nos conduzir a um momento agradável, de crescimento e até mesmo de reflexão.

O que é necessário para participar?
Ao definirmos o livro precisamos que os inscritos adquiram o mesmo e aí pode ser de várias formas: comprando numa livraria, baixando PDF ou em arquivo EPUB para ler num e-reader (Kobo ou kindle). Você define a maneira como gosta de fazer sua leitura. Precisa só ser o livro escolhido do mês.

Como definimos o livro do mês?
Faremos isso por meio de votação. Cada participante indicará 2 livros para a leitura do mês. Faremos uma lista com todas as sugestões e faremos uma votação simples para definirmos o livro.

Meus livros não foram indicados como leitura do mês... e aí?
Essa é a magia do Clube de leitura, pois acabamos saindo da nossa zona de conforto e lendo assuntos que nunca imaginávamos existir. Então, para que dê certo é topar o que vier.
Avatar do usuário
pascoalnaib
Administrador
Administrador
Mensagens: 7567
Registrado em: 31 Out 2008 16:34
Localização: Fortaleza-CE
Contato:

Re: Clube de Leitura do Fórum - 2018

Mensagem não lida por pascoalnaib »

Vou começar com minhas 2 sugestões para essa primeira leitura coletiva.

Imagem
EXTRAORDINÁRIO

“O livro conta a história de August, um menino de 10 anos que nasceu com uma síndrome genética e por consequência possui uma severa deformidade facial. Sem nunca ter frequentado uma escola, devido às diversas cirurgias que fez no rosto, sua mãe lhe ensinava o que podia em casa até que ela e seu pai decidem que é hora de mudar.

Após muita resistência, e sabendo do desafio que irá enfrentar, August começa a cursar o 5º ano do ensino fundamental na escola Beecher Prep. Lá ele terá que enfrentar piadas e perguntas cruéis, olhares curiosos, e provar para todos que, apesar da aparência incomum, é um garoto igual a todos os outros.

Sendo o primeiro livro lançado da escritora R. J Palacio, Extraordinário é narrado em primeira pessoa, e possui uma linguagem simples que reflete exatamente a idade do personagem.
https://guiadoestudante.abril.com.br/bl ... ario-8221/
Imagem
Admirável Mundo Novo

Escrito por Aldous Huxley em 1931 e publicado em 1932, “Admirável Mundo Novo” é uma obra da chamada “Social Science Fiction” e considerada um clássico da literatura até os dias atuais.

Sua história se passa no século VII d.F. (depois de Ford – Henry Ford, criador da produção em série que revolucionou as indústrias no século XX), em uma sociedade futura onde os indivíduos são condicionados desde a concepção, de forma genética, e de forma biológica (por meio de substâncias misturadas aos alimentos e bebidas) e psicológica a se conformar com as regras sociais vigentes em um estado autoritário, porém de forma pacífica.

A distopia (uma utopia negativa) de Huxley, difere das outras obras que tratam do mesmo assunto (como “1984” de George Orwell que também trata da vida em um uma sociedade futura dominada por um regime autoritário) justamente neste ponto: na sociedade imaginada por Huxley o domínio não era mantido pela repressão ou violência, mas pelo incentivo dos comportamentos que o estado julga corretos e pelo controle dos sentimentos humanos através de uma substância, o “Soma”, que induz as pessoas a se sentirem felizes e conformadas com os desígnios do estado autoritário.
https://www.infoescola.com/livros/admiravel-mundo-novo/
Avatar do usuário
Cosima
Forista
Forista
Mensagens: 96
Registrado em: 31 Out 2017 18:01

Re: Clube de Leitura do Fórum - 2018

Mensagem não lida por Cosima »

Ameeeei a ideia!

Já li os dois livros sugeridos. Esses seriam para ler até o final de janeiro? Estou lendo outros ("Cérebro e Crença" e "A Origem"), então é bom que eu posso participar comentando, por já ter lido, mas continuar com os meus :)

Como hoje já é dia 7 (seriam só 3 semanas pra ler), eu votaria no "Extraordinário", pois a leitura é simples e rápida.
Avatar do usuário
Samurai Kazuo-San
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 547
Registrado em: 09 Dez 2016 16:41

Re: Clube de Leitura do Fórum - 2018

Mensagem não lida por Samurai Kazuo-San »

Oba...
Tô curioso p/ "ver" O EXTRAORDINÁRIO. Hoje mesmo pretendo "assistir" o filme. Talvez eu leia o livro depois!
Um que eu li e foi marcante (ao me despertar do sono TJ) foi este:
Imagem
OS ASTRONAUTAS DE YAVEH

Alguns trechos extraídos do livro "Os Astronautas de Yaveh", de J. J. Benítez

"Houve e há muitas incógnitas na preparação da chegada de Jesus. Como aconteceu a concepção virginal? Por que elegeram aquele povo e não outro como base ou infra-estrutura de todo um sistema monoteísta? Como foi o parto de Jesus? Nem os Evangelhos Canônicos e nem os Teólogos esclarecem tais fatos com a necessaria transparência. Nessa busca, tropecei um dia com os chamados Evangelhos Apócrifos... Vejamos o que encontrei : Apócrifo : diz-se dos livros da Bíblia que, apesar de atribuído a um autor sagrado, não são aceitos como canônicos. O que é exatamente canônico? "Canôn" é o catálogo de Livros Sagrados admitidos pela Igreja Católica. A questão se reduz ao seguinte: Que critério usou a Igreja Católica para decidir se um livro tinha caráter apócrifo ou canônico? Conforme pude comprovar, os téologos e estudiosos da Bíblia colocam o assunto como um caso de fé , totalmente desprovido de caráter racional ou científico. A Bíblia, e consequentemente os Livros Canônicos é inspirada por Deus - diziam os mais espertos. Como inspirados? Inspirados? Se a própria igreja reconhece o caráter divino dos Apócrifos por que não os inclui na Bíblia? E o que é pior: por que perseguiram e condenaram os Apócrifos durante séculos? Obviamente, a igreja tem suas razões, pois nem tudo são rosas. Tantos textos sobre Cristo..nada fácil separar o joio do trigo. Mas...onde está a prova da falta de inpiração divina nos Apócrifos? Que critério utilizou a Igreja para defini-los como Apócrifos? Vejamos alguns exemplos sobre os critérios e pautas que esses papas da Igreja seguiam para "desqualificar" uns Evangelhos e "elevar" outros. Irineu, que morreu mais ou menos no ano 200, expressava-se assim: " O Evangelho é a coluna da Igreja, a Igreja estende-se pelo mundo todo, o mundo tem 4 regiões e, portanto, convém que existam 4 evangelhos..." E ainda baseava suas preferências pelos Canônicos em afirmações como estas: " O Evangelho é o sopro ou vento divino da vida para os homens e, como temos 4 ventos cardeais, necessitamos de 4 Evangelhos..." Não se pode deixar de rir diante de tais afirmações... Holbach, no prólogo de sua "História Crítica de Jesus", relembra aos esquecidos que foi no conselho de Nicéia, no ano 325 e referendado em 363 no de Laodicéia, quando aconteceu a separação dos Evangelhos Canônicos e Apócrifos. Entre os 50 textos existentes escolheram apenas 4, desprezando os restantes. Conforme o autor anônimo da obra "Libelus Synodicus", um milagre decidiu a seleção...E entrando no plano do anedótico, já não consideramos a referência como séria...vejamos o que diz o autor: " ....Impulsionados pela força das orações dos bispos, os evangelhos inspirados colocaram-se por sí próprios sobre um altar." Outra versão (mais grosseira e tão imprudente que levou os racionalistas a afirmar que o altar fora colocado artificiosamente e com propósito deliberado) conta que todos os Evangelhos, canônicos e apócrifos foram colocados sobre o altar, e que os apócrifos caíram sob o mesmo. "Uma terceira versão da variante diz que apenas se puseram sobre o altar os 4 evangelhos verdadeiros e que os bispos, em sentida e fervorosa pregação, pediram a Deus que se algum deles contivesse uma só palavra que não fosse certa, caísse ao chão, o que não aconteceu." "A quarta versão, mais inocente e diferente que as anteriores, afirma que o próprio Espírito Santo entrou no Concílio, transformado em uma pomba, que atravessou o vidro de uma janela sem quebrá-lo, voou pelo recinto com as asas abertas e imóveis, pousou sobre o ombro direito de cada bispo e disse ao ouvido de cada um, quais eram os Evangelhos inspirados..."

" (...) Ainda temos de verificar muitas coisas - disse o bispo responsável pelas relações do Papa com a Imprensa. - A estada do Papa será programada nos mínimos detalhes.... - Tais palavras parecem muito lógicas. Se a Igreja espanhola se preocupa tanto com a histórica viagem de seu chefe supremo na Terra a meu país, o que não teria ocorrido há quase dois mil anos atrás, na plenitude dos tempos, quando o Pai ou a Grande Força resolveu que era chegado o momento do seu Filho aparecer no planeta Terra?" "Acredito que colocar Jesus na Terra não tenha sido tarefa tão complicada, mas fazia-se necessário cuidar dos mínimos detalhes..." "E o "plano" recebeu sinal verde... e um belo dia, há mais de 4000 anos atrás, essas civilizações eleitas ou voluntárias (ETs) apareceram com seus veículos espaciais e extraordinária tecnologia nesta planície de pó que é a Terra. Os "astronautas" (J. J. Benítez se refere aos Anjos como "Astronautas de Deus", ou ETs) sem dúvida conheciam o plano para a perfeição. Seu contato com as autoridades mediadoras ou com o estado- maior dos céus deveria ser mantido quase que constantemente. Tenho certeza de que a Terra passou por um pente fino para que escolhessem a região ideal onde um dia nasceria o grande "Enviado". "
(...)
"Possivelmente essa tarefa de rastreamento ficou aos cuidados dos astronautas. Afinal, detectaram o povo eleito e iniciaram os 1ºs contatos. Desde o 1º momento , os homens e mulheres eleitos pelos Seres do Espaço confundiram os brilhantes e poderosos veículos com os tripulantes dos mesmos e vice-versa. O "anjo do Senhor", a "glória de Yaveh", a "nuvem de fogo" ou a "coluna de fumaça", descritos textualmente nos Evangelhos Apócrifos, significam a mesma coisa. Sempre me pergunto por que o Pai ou a Grande Energia ou talvez o "estado-maior" dos céus elegeram aquela época para a Encarnação de Jesus."

"Sei que não disponho de provas finais ou absolutas. Ninguém as tem. Mas lendo e relendo as passagens do Antigo e Novo testamento e dos Evangelhos Apócrifos, as descrições daquelas testemunhas coincidem assombrosamente com as que reunimos em pleno seculo XX sobre os OVNIs. Aquelas formidáveis "luminosidades" relatadas...seres resplandescentes...carro de fogo...nuvens de carvão ardente...anjos...luzes intensas...a estrela que guiou os 3 reis magos...enfim, tudo possui assombrosa semelhança com as aparições dos ETs nos dias de hoje. As coincidências são esmagadoras. E torno a repetir: admitir que os anjos que aparecem na Bíblia possam ser seres do espaço, não diminui em nada a grandiosidade e divindade do "plano" da Redenção."

Indo além de Benítez... Se o próprio Jesus fosse um ET de um plano ou planeta mais avançado (o próprio Espiritismo diz que há vida em outros mundos e a Terra é um dos planetas menos avançados do cosmos), que veio a Terra quando a humanidade chegou num nível de evolução capaz de compreender sua mensagem, não vejo nada de absurdo. Além do mais, por mais que haja interpretações diversas, Ele mesmo já dizia: "Meu reino não é desse mundo."

 
実を見て木を知れ。
---> Mi-o mite ki-o shire...
(A árvore se conhece pelo seu fruto.)
Avatar do usuário
Samurai Kazuo-San
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 547
Registrado em: 09 Dez 2016 16:41

Re: Clube de Leitura do Fórum - 2018

Mensagem não lida por Samurai Kazuo-San »

Outro que parece ser só para o público infantil mas, na minha humilde opinião não é, foi este:
Imagem
O PEQUENO PRÍNCIPE

Uma obra-prima absolutamente essencial. Publicado pela primeira vez em 1942 nos Estados Unidos e, três anos mais tarde, na França, O pequeno príncipe tornou-se obra de apelo universal, um clássico moderno traduzido para mais de oitenta idiomas. Suas páginas abrigam valiosas lições sobre a solidão, a amizade, o tempo, a vida e a morte, compartilhadas conosco por meio do pequeno habitante do asteroide B 612. Apesar de escrito e narrado por um adulto, “O pequeno príncipe” se dirige, desde suas primeiras linhas, às crianças. É, na verdade, uma ode à infância, uma delicada viagem a esse planeta que aos poucos abandonamos, vivendo em prol das nossas vaidades, vícios, obrigações, números e demais coisas “sérias e importantes”. Deixe-se conquistar pela fábula atemporal de Antoine de Saint-Exupéry e acompanhe o pequeno príncipe em sua jornada rumo ao nosso planeta. Lembre-se apenas de fechar um pouco os olhos e abrir bem o coração. Pois o essencial, como nos têm ensinado o pequeno príncipe e sua amiga raposa, por mais de setenta anos, é invisível aos olhos.
実を見て木を知れ。
---> Mi-o mite ki-o shire...
(A árvore se conhece pelo seu fruto.)
Avatar do usuário
pascoalnaib
Administrador
Administrador
Mensagens: 7567
Registrado em: 31 Out 2008 16:34
Localização: Fortaleza-CE
Contato:

Re: Clube de Leitura do Fórum - 2018

Mensagem não lida por pascoalnaib »

Cosima escreveu:Ameeeei a ideia!

Já li os dois livros sugeridos. Esses seriam para ler até o final de janeiro? Estou lendo outros ("Cérebro e Crença" e "A Origem"), então é bom que eu posso participar comentando, por já ter lido, mas continuar com os meus :)

Como hoje já é dia 7 (seriam só 3 semanas pra ler), eu votaria no "Extraordinário", pois a leitura é simples e rápida.
Pois é, teríamos que decidir até no máximo dia 09/01 para começarmos esse primeiro momento no dia 10/01 dividindo os capítulos do livro com datas para conversas aqui nos tópicos.

Nesse primeiro momento poderíamos iniciar com um livro menor (por conta dos dias já passados) e no próximo mês outro de livre escolha.

Então, vamos fazer o seguinte: vamos escolher o livro para janeiro e já o de fevereiro até dia 09/01.

Para esse mês um livro mais leve e com menos páginas e no outro já pode ser um mais consistente em páginas.

Vou no post abaixo fazer já a divisão dos livros sugeridos para cada mês. ;)
Avatar do usuário
pascoalnaib
Administrador
Administrador
Mensagens: 7567
Registrado em: 31 Out 2008 16:34
Localização: Fortaleza-CE
Contato:

Re: Clube de Leitura do Fórum - 2018

Mensagem não lida por pascoalnaib »

Cosima escreveu:Ameeeei a ideia!

Já li os dois livros sugeridos. Esses seriam para ler até o final de janeiro? Estou lendo outros ("Cérebro e Crença" e "A Origem"), então é bom que eu posso participar comentando, por já ter lido, mas continuar com os meus :)

Como hoje já é dia 7 (seriam só 3 semanas pra ler), eu votaria no "Extraordinário", pois a leitura é simples e rápida.
Os livros citados por você são os sugeridos para fevereiro ou você quer indicar outros?

PS: Vou deletando depois posts como esse (para tirar dúvidas ou que foi para tirar um dúvida específica) para não ficar muito "poluído" o tópico ok?
Avatar do usuário
Mentalista
Forista
Forista
Mensagens: 4036
Registrado em: 08 Ago 2014 17:25
Localização: Campinas

Re: Clube de Leitura do Fórum - 2018

Mensagem não lida por Mentalista »

As intermitências da morte

"Não há nada no mundo mais nu que um esqueleto", escreve José Saramago diante da representação tradicional da morte. Só mesmo um grande romancista para desnudar ainda mais a terrível figura.
Apesar da fatalidade, a morte também tem seus caprichos. E foi nela que o primeiro escritor de língua portuguesa a receber o Prêmio Nobel da Literatura buscou o material para seu novo romance, As intermitências da morte. Cansada de ser detestada pela humanidade, a ossuda resolve suspender suas atividades. De repente, num certo país fabuloso, as pessoas simplesmente param de morrer. E o que no início provoca um verdadeiro clamor patriótico logo se revela um grave problema.
Idosos e doentes agonizam em seus leitos sem poder "passar desta para melhor". Os empresários do serviço funerário se vêem "brutalmente desprovidos da sua matéria-prima". Hospitais e asilos geriátricos enfrentam uma superlotação crônica, que não pára de aumentar. O negócio das companhias de seguros entra em crise. O primeiro-ministro não sabe o que fazer, enquanto o cardeal se desconsola, porque "sem morte não há ressurreição, e sem ressurreição não há igreja".
Um por um, ficam expostos os vínculos que ligam o Estado, as religiões e o cotidiano à mortalidade comum de todos os cidadãos. Mas, na sua intermitência, a morte pode a qualquer momento retomar os afazeres de sempre. Então, o que vai ser da nação já habituada ao caos da vida eterna?
Ao fim e ao cabo, a própria morte é o personagem principal desta "ainda que certa, inverídica história sobre as intermitências da morte". É o que basta para Saramago, misturando o bom humor e a amargura, tratar da vida e da condição humana.

Mrs. Dalloway
Clarissa Dalloway é uma mulher de meia-idade, casada com um importante deputado conservador e mãe de uma adolescente. A trama se desenrola ao longo de um dia, durante o qual Mrs. Dalloway se empenha em organizar uma festa enquanto relembra acontecimentos. Coincidentemente, alguns amigos do passado batem à sua porta e deixam a metódica Clarissa totalmente perdida em seus sentimentos.

Logo fica claro que ela é uma mulher prática, que optou por um casamento que lhe proporcionasse uma boa vida, que privilegia a racionalidade em detrimento das emoções. Como o próprio título indica, ao aceitar esse casamento Clarissa abriu mão não apenas de sonhos, mas de sua identidade também. Deixa de ser 'Clarissa' para ser 'Mrs. Dalloway'; deixa de fazer as coisas para si e passa a fazer o que for preciso para agradar aos outros.
Avatar do usuário
Nobre Endividada
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 307
Registrado em: 16 Jun 2016 23:03

Re: Clube de Leitura do Fórum - 2018

Mensagem não lida por Nobre Endividada »

Não sei se maioria aqui já leu este livro, mas eu o indico.. é super interessante e bom para se discutir.
Imagem

Resenha - veja a partir do minuto 1:18.
Spoiler!
phpBB [video]
Reconhece a queda e não desanima, Levanta sacode a poeira e dá a volta por cima ♪♫ - Noite Ilustrada.
Avatar do usuário
Nobre Endividada
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 307
Registrado em: 16 Jun 2016 23:03

Re: Clube de Leitura do Fórum - 2018

Mensagem não lida por Nobre Endividada »

Ops, são dois Livros né..
É suuuper conhecido, mas caso não tenham lido -
Imagem

Resenha - veja a partir do minuto 2:24
Spoiler!
phpBB [video]
Reconhece a queda e não desanima, Levanta sacode a poeira e dá a volta por cima ♪♫ - Noite Ilustrada.
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 10 visitantes