Qual a idéia mais perigosa da religião?

Filosofia, Sociologia, Antropologia, Psicologia...Como as Ciências Humanas podem ajudar a compreender o comportamento do ser humano frente ao transcendente, ao sagrado?
Avatar do usuário
pascoalnaib
Administrador
Administrador
Mensagens: 7567
Registrado em: 31 Out 2008 16:34
Localização: Fortaleza-CE
Contato:

Qual a idéia mais perigosa da religião?

Mensagem não lida por pascoalnaib »

Notícia publicada no Site do Conselho Federal de Teólogos do Brasil.
Qual é a idéia mais perigosa na religião?
A religião é uma das forças mais potentes em questões humanas. Inspirou alguns dos momentos mais sublimes da história, mas também alguns de seus mais bárbaros.

A Inquisição, explosões de clínicas de aborto, ataques suicidas no Iraque - tudo isso tem raízes em alguma forma de ideologia religiosa.

Com isso em mente, fizemos a mesma pergunta a cinco pensadores religiosos de diferentes crenças: qual é a idéia mais perigosa na religião hoje? Seus comentários foram editados por questões de brevidade e clareza.

Violência em nome de Deus - Richard Land

"Concordo com o papa João Paulo II, que disse que há um santuário sagrado da alma para cada homem e mulher. Nenhum outro ser humano tem o direito de interferir coercivamente com esse santuário sagrado da alma. A idéia mais perigosa na religião é a idéia que a força coerciva, violenta, é permissível em nome de Deus - qualquer Deus."

"Você vê isso no islamismo radical. Observe que eu disse radical, não islamismo apenas. A maior parte das pessoas morrerá se essa idéia se espalhar. Ajudará a envenenar o poço do debate e discussão sobre questões que as pessoas discordam. É corrosiva ao discurso público dizer que, se você discordar de mim, vou matar você. Faz erodir a liberdade de expressão, a assembléia e a adoração."

Richard Land é presidente da Comissão de Ética e Liberdade Religiosa da Convenção Batista do Sul. Ele foi selecionado pela revista Times em 2005 como um dos 25 evangélicos mais influentes nos EUA

Siga as regras ou... - Wayne Dyer

"Carl Jung (autor e psicanalista) tinha uma frase. A paráfrase é: o principal problema da religião organizada é que o propósito da religião organizada é impedir as pessoas de terem a experiência direta de Deus. A religião é organizada em torno do princípio que a religião dará a experiência direta de Deus a você, desde que você se torne membro, siga as regras e contribua financeiramente."

"A coisa mais importante que um ser humano pode reconhecer é que já está conectado a Deus, e essa conexão não é algo que se pode entregar a outra pessoa ou organização. Uma das verdades do mundo físico é que você é como aquilo do que você veio. Se você se pergunta como é uma torta de maçã, é como a maçã de onde veio".

Wayne Dyer é um dos palestrantes de auto-ajuda mais populares do país. Ele é autor de 29 livros e apareceu freqüentemente em especiais da PBS

Minha religião está certa - Rabino Harold Kushner

"Há uma noção que diz que, para eu estar certo, todo mundo que discorda de mim está errado. Ela torna a cooperação entre religiões mais difícil. Se eu acredito nisso, tenho que acreditar que a religião dos outros não presta, é inválida."

"Você tem que entender que a religião não é sobre receber informações sobre Deus. Religião é sobre comunidade. O propósito primário não é nos levar ao céu, mas nos colocar em contato com as outras pessoas. Posso ter feroz lealdade a minha família sem denegrir a família dos outros. Posso ter feroz lealdade a minha religião sem denegrir a religião dos outros. Da mesma forma, meu vizinho pode dizer que sua esposa é a mulher mais maravilhosa do mundo. Posso tomar isso como declaração de amor, não como fato."

O rabino Harold Kushner é um dos pensadores judeus mais famosos do país. Ele é conhecido por seu livro campeão de vendas "Quando Coisas Ruins Acontecem às Pessoas Boas"


Converter outros para sua religião - Dr. Abdullahi Ahmed Na-Na'im

"Não acreditaria em uma religião, se não acreditasse que é melhor que as outras. A noção de superioridade e exclusividade é inerente à crença religiosa. Pode ser perigosa ou não."

"A idéia de trabalho missionário é muito carregada e perigosa, porque freqüentemente envolve simplesmente apresentar crenças para alguém aceitar ou rejeitar. Sempre está baseada em poder. Os que têm a capacidade de proselitismo são mais poderosos. Têm os recursos para estabelecer escolas, hospitais. O trabalho missionário não é neutro. Tem base no poder. Você não encontra muçulmanos saindo para fazer proselitismo nos EUA. Mas você encontra americanos indo para todo tipo de país muçulmano."

Dr. Abdullahi Ahmed Na-Na'im é acadêmico internacionalmente reconhecido do islã e de direitos humanos. Ele é professor da Universidade de Emory

Uma visão tribal de Deus - Deepak Chopra

"A idéia mais perigosa é: meu Deus é o único Deus verdadeiro e minha religião é a única verdadeira. Leva a brigas, divisões, terrorismo, preconceito, racismo e banhos de sangue."

"As noções religiosas são programadas em nossa consciência em uma idade muito tenra. Achamos que são verdade. É muito difícil deixar essa condição, mesmo diante do raciocínio intelectual, por causa do aprisionamento emocional a nossa condição. Lutamos com emoções quando nossas crenças são ameaçadas."

"Estamos em um ponto crítico em nossa evolução. Estamos começando a tomar consciência. Sabemos muito sobre a natureza. Temos uma boa idéia sobre o início do universo. Compreendemos em alguma extensão as leis da física, química e biologia. Ainda assim, para a vasta maioria das pessoas, apesar de termos telefones celulares e podermos fabricar bombas atômicas, nossa evolução psicológica e espiritual está em um nível muito tribal."

Deepak Chopra é diretor e co-fundador do Centro Chopra de Bem Estar em Carlsbad, Califórnia. Ele é autor e palestrante famoso por integrar a medicina Ocidental com tradições de cura natural do Oriente

FONTE: COX NEWSPAPERS

Veja mais notícias no site do CFT : http://www.cft.org.br
Edmar
Forista
Forista
Mensagens: 652
Registrado em: 01 Nov 2008 13:56
Localização: Interior SP

Re: Qual a idéia mais perigosa da religião?

Mensagem não lida por Edmar »

Muito interessante. Se estas opiniões formassem um índice indicativo do perigo representado pelas religiões, numa escala de 1 (menos perigosa) a 6 (mais perigosa), de certa forma as TJ's seriam encaradas como nível 6.
Se Deus quisesse que soubéssemos que ele existe, por que não nos mandou uma mensagem inequívoca? – Contato, de Carl Sagan
Avatar do usuário
Inu-Yasha
Forista
Forista
Mensagens: 1433
Registrado em: 01 Nov 2008 16:21
Localização: Taboão da Serra - SP

Re: Qual a idéia mais perigosa da religião?

Mensagem não lida por Inu-Yasha »

Nossa, todas as idéias perigosas estão bemmmmmmmmmmm presentes entre as TJs...isso quer dizer que são PERIGOSÍSSIMAS? "Contra fatos não há argumentos".
Imagem "Paz e amor entre os povos"
Avatar do usuário
Elias
Forista
Forista
Mensagens: 217
Registrado em: 07 Nov 2008 21:40
Localização: Curitiba

Re: Qual a idéia mais perigosa da religião?

Mensagem não lida por Elias »

Bom, é só lembrarmos do antigo fórum de que como as madalenas arrependidas se comportavam e outros tjs que conheço quando contrariados pareciam mais bodes ferozes do que ovelhinhas de Jeová, isso já dá uma pequena idéia do fanatismo religioso que as envolve.
Imagem Mario toma chá de cogumelos.
Avatar do usuário
RX
Forista
Forista
Mensagens: 1193
Registrado em: 01 Nov 2008 13:19

Re: Qual a idéia mais perigosa da religião?

Mensagem não lida por RX »

As idéias mais perigosas são: monoteísmo, pretensão de universalidade e a idéia de quem alguém precisa ser "salvo", sabe-se lá do quê ou de quem.
Avatar do usuário
Elias
Forista
Forista
Mensagens: 217
Registrado em: 07 Nov 2008 21:40
Localização: Curitiba

Re: Qual a idéia mais perigosa da religião?

Mensagem não lida por Elias »

O fanatismo e o corporativismo.
Imagem Mario toma chá de cogumelos.
Avatar do usuário
Greice Almeida
Forista
Forista
Mensagens: 112
Registrado em: 02 Nov 2008 11:13
Localização: Universso Paralelo - Piracicaba - SP

Re: Qual a idéia mais perigosa da religião?

Mensagem não lida por Greice Almeida »

Converter outros para sua religião - Dr. Abdullahi Ahmed Na-Na'im

"Não acreditaria em uma religião, se não acreditasse que é melhor que as outras. A noção de superioridade e exclusividade é inerente à crença religiosa. Pode ser perigosa ou não."

Isso não lhe parece familiar?
Liberdade!
André Felix
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 3906
Registrado em: 01 Nov 2008 09:42

Re: Qual a idéia mais perigosa da religião?

Mensagem não lida por André Felix »

Acho que o exclusivismo é perigoso.
E as religiões são sectárias por natureza.
Também são perigosas as pretensões salvacionistas, as promessas de futuras recompensas eternas.
O pensamento é o ensaio da ação.
Sigmund Freud
Avatar do usuário
Bruce D.
Forista
Forista
Mensagens: 3113
Registrado em: 05 Nov 2008 17:12
Localização: ABC - SP

Re: Qual a idéia mais perigosa da religião?

Mensagem não lida por Bruce D. »

Pra mim o que é perigoso em uma religião é ela afirmar que é a unica verdadeira, que ela é o unico meio de salvação (quem está fora - vai morrer, ou melhor ser destruido). Esse fanatismo e extremismo conjugado com o abuso de autoridade e poder sobre os seus adeptos colocam qualquer denominação religiosa sob luz desfavoravel.
Quicksand Jesus I need you
Quicksand Jesus I believe you
Quicksand I'm so far away

- Skid Row
Tuane

Re: Qual a idéia mais perigosa da religião?

Mensagem não lida por Tuane »

pascoalnaib escreveu:"Você tem que entender que a religião não é sobre receber informações sobre Deus. Religião é sobre comunidade. O propósito primário não é nos levar ao céu, mas nos colocar em contato com as outras pessoas. Posso ter feroz lealdade a minha família sem denegrir a família dos outros. Posso ter feroz lealdade a minha religião sem denegrir a religião dos outros. Da mesma forma, meu vizinho pode dizer que sua esposa é a mulher mais maravilhosa do mundo. Posso tomar isso como declaração de amor, não como fato."
Essa frase expressou tudo, pessoalmente, vejo as religiões como forma de concórdia, na qual pessoas se reune para pura aprovação da maioria. O homem mediano não consegue viver isolado, sente a necessidade constante de estar inserido em um meio que possa entendê-lo, e é nas religiões, que qualquer pessoa pensa estar insento de classe social,e ali terá poderes e ser afetivamente aceito. Porém como sabemos bem, com nossas experiências Tjorianas, essa pessoa será jogada abruptamente no sistema e absorvida, passará a fazer parte de uma massa de manobra para a cúpula dirigente. Quando se derem conta, os que terão coragem em admitir a si mesmo, foram usados por homens, manipulados, porque sempre existe alguém lucrando...
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 216 visitantes