Qual a idéia mais perigosa da religião?

Filosofia, Sociologia, Antropologia, Psicologia...Como as Ciências Humanas podem ajudar a compreender o comportamento do ser humano frente ao transcendente, ao sagrado?
Zé Pequeno
Perfil Desativado
Perfil Desativado
Mensagens: 19
Registrado em: 29 Jan 2009 21:17

Re: Qual a idéia mais perigosa da religião?

Mensagem não lida por Zé Pequeno »

"Minha religião está certa"

Essa pra mim é a pior! Quer dizer que naum posso seguir o que eu quiser, mano? Fala sério!
Embora eu tenha uma religião, nunca disse que ela era o único caminho.
Tem um guia meu que diz: Todos os caminhos levam a Oxalá! Então pronto! Cada um segue por onde quiser mano, pq no final, iremos todos nos encontrar. Uns no céu... outros não... :5
"-Aí?! Por que que a gente não matou aquele [PALAVRAO]?! Bora volta, mano, bora voltar..."
Avatar do usuário
Rogério
Forista
Forista
Mensagens: 1848
Registrado em: 15 Nov 2008 18:36

Re: Qual a idéia mais perigosa da religião?

Mensagem não lida por Rogério »

Acho que esta frase é a raiz de toda a corrupção da religiosidade:
Meu Deus é o único Deus verdadeiro e minha religião é a única verdadeira.
Isso abre um leque gigantesco para a manipualação das massas. Com os conceitos acima profundamente enraizados e um lider carismático mal intencionado e voilá: temos fundamentalismo e terrorismo em prol da fé...

Paz :7
(^_^)
André Felix
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 3906
Registrado em: 01 Nov 2008 09:42

Re: Qual a idéia mais perigosa da religião?

Mensagem não lida por André Felix »

Zé Pequeno escreveu: Tem um guia meu que diz: Todos os caminhos levam a Oxalá! Então pronto! Cada um segue por onde quiser mano, pq no final, iremos todos nos encontrar. Uns no céu... outros não... :5
Gostei.
As religiões que ensinam isso costumam ser as mais tolerantes e pacíficas, com algumas excessões, é claro.
Eu entendo isso como uma referência à doutrina da reencarnação. No fim todos vão ter uma chance. Alguns vão mais rápido ou mais devagar, mas todos terão uma chance. O cristianismo fundamentalista ensina que os maus vão para o inferno numa única existência e pronto. Os assim chamados "maus" ou "ímpios" são os que mais precisam de Deus e para essa versão de cristianismo justamente eles são os entregues após a morte aos tormentos masoquistas e eternos de Satan. Não faz sentido.
Nada prova a doutrina da reencarnação. Mas ela parece apresentar um universo mais justo.
O pensamento é o ensaio da ação.
Sigmund Freud
André Felix
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 3906
Registrado em: 01 Nov 2008 09:42

Re: Qual a idéia mais perigosa da religião?

Mensagem não lida por André Felix »

Rogério escreveu:Acho que esta frase é a raiz de toda a corrupção da religiosidade:
Meu Deus é o único Deus verdadeiro e minha religião é a única verdadeira
...Com os conceitos acima profundamente enraizados e um lider carismático mal intencionado e voilá: temos fundamentalismo e terrorismo em prol da fé...

Paz :7
Concordo.
Quando esses conceitos são, além de aceitos, enfatizados e colocados como principal "bandeira" doutrinal da seita sempre ocorrem abusos de todos os tipos. E quando eles conquistam o poder político como nos países hoje dominados politicamente pelo islã e a igreja católica da Idade Média, a coisa fica sangrenta.
Toda religião é uma tentativa humana de se atingir o divino. Todas as principais que conhecemos hoje foram formuladas dentro de contextos históricos e culturais e o que vale nelas é apenas a essência, despida dessas influências geográficas e culturais. Como eu já mencionei em outras postagens acredito que a nossa visão ampliada das proporções do universo exige uma versão revisada de divindade, espiritualidade e religiosidade.
Mas é que eu sou um cara ansioso. As coisas do mundo teológico "do jeito que estão" vão continuar por muito tempo, vão ultrapassar meus anos de vida.
Mas resta a esperança ... e o uísque ... tá bom ... sem dinheiro ao menos a 51.
O pensamento é o ensaio da ação.
Sigmund Freud
Nando
Forista
Forista
Mensagens: 64
Registrado em: 02 Mar 2009 21:11

Re: Qual a idéia mais perigosa da religião?

Mensagem não lida por Nando »

Oi,

Acredito que o conceito mais perigoso seja aquele que nos leva a dividir o mundo em dois lados claramente definidos:

1 - Nos, que obviamente estamos certos, temos a visão certa do Cosmos etc etc.

2 - Eles, que obviamente estão errados e que tem que ser tirados do seu engano para a sua "salvação".

Na minha sincera opinião, este conceito leva a todos os outros que geram a intolerancia. Entendo sinceramente que esta visão de Nos-Eles tem muito menos espaço nas religiões/credos/filosofias que admitem algum tipo de transmigração/renascimento/reencarnação como o Budismo famoso pela sua tolerancia. Embora tenhamos religiões não-reencarnacionistas também famosas pela tolerancia e respeito por outras formas de pensar e ver o mundo (exemplo para destacar aqui poderia ser a fe Bahai).

Abraços.
Avatar do usuário
shurelambers
Forista
Forista
Mensagens: 1717
Registrado em: 03 Nov 2008 10:18
Localização: São Paulo - Capital

Re: Qual a idéia mais perigosa da religião?

Mensagem não lida por shurelambers »

Elias escreveu:Bom, é só lembrarmos do antigo fórum de que como as madalenas arrependidas se comportavam e outros tjs que conheço quando contrariados pareciam mais bodes ferozes do que ovelhinhas de Jeová, isso já dá uma pequena idéia do fanatismo religioso que as envolve.
Isso continuar a acontecer aqui.
Contrarie alguém dizendo que sua religião é "falsa", ou é cheia de erros. O barraco estará armado!!
Avatar do usuário
Questionador TJ
Forista
Forista
Mensagens: 1040
Registrado em: 26 Dez 2008 14:42
Contato:

Re: Qual a idéia mais perigosa da religião?

Mensagem não lida por Questionador TJ »

Gostei de como o Sr. Deepak Chopra colocou.

Precisamos crescer, evoluir psicologico/espiritual.

o Conhecimento precisa ser melhorado e, melhorado ainda mais, a forma de transmisão 'deste' às crianças.

Educação!
Questione sempre...

MAGOE-ME COM A PIOR VERDADE...
... MAS NÃO ME ILUDA COM A MELHOR MENTIRA!

(Não consegui confirmar o autor.)
Avatar do usuário
Pássaro
Forista
Forista
Mensagens: 10692
Registrado em: 01 Nov 2008 08:45
Localização: bahia
Contato:

Re: Qual a idéia mais perigosa da religião?

Mensagem não lida por Pássaro »

A conversão!
O barco da torre tá afundando?
Avatar do usuário
enoque junior
Forista
Forista
Mensagens: 87
Registrado em: 29 Dez 2008 14:34
Localização: são josé dos campos-sp

Re: Qual a idéia mais perigosa da religião?

Mensagem não lida por enoque junior »

Gostei da colocação do NANDO, como conciliar um comportamento misericordioso, não preconceituoso, demonstrar plenamente o amor cristão, mas ao mesmo tempo evitar o contato com as pessoas do mundo para que não seja corrompido?, esse paradoxo leva ao comportamento isolacionista e por extensão a um sentimento de superioridade, a idéia original de amor fraternal é corrompida pelo apego as leis esquemáticas que matam o amor na raiz, onde ele deveria ser cultivado, a religião é um ambiente criador de paradoxos !
"O maior inimigo da religião é a história"
Avatar do usuário
Nanda Lima
Forista
Forista
Mensagens: 2500
Registrado em: 08 Abr 2009 15:01
Localização: ZOO STATION - BERLIN
Contato:

Re: Qual a idéia mais perigosa da religião?

Mensagem não lida por Nanda Lima »

É mesmo muito complicado esta questão de religião.
Ainda estou formando todo o meu conceito a respeito de religião, mas já tenho como certeza interior:
* Não existe A RELIGIÃO certa. Existe a religião que faz bem a você, que te faz sentir mais próximo(a) de Deus;
* Quando seguir uma determinada religião faz mal à vc e aos que estão a seu redor, há alguma coisa muito errada com ela...
* SE o inferno existir mesmo - ainda estou pesquisando, aliás, vou procurar, e se não houver um tópico aqui sobre o assunto, vou abrir um - não acredito que alguém vá para lá porque não seguiu o Papa, João Paulo Segundo, o Corpo Desgovernado ou qualquer conceito humano. Afinal, quem é um mero humano para decidir quem e por que alguém vai para o inferno?
* Enriquecer igrejas e pastores é algo que eu não quero mais fazer. Se Jesus era tão simples, se a Igreja Primitiva, pelos relatos bíblicos, era tão simples, para quê o luxo?

Abs
"Somos os filhos da revolução
Somos burgueses sem religião
Nós somos o futuro da nação
Geração Coca-Cola." - Legião Urbana
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 204 visitantes