Por que a vida se alimenta da própria vida?

Filosofia, Sociologia, Antropologia, Psicologia...Como as Ciências Humanas podem ajudar a compreender o comportamento do ser humano frente ao transcendente, ao sagrado?
Abadon
Forista
Forista
Mensagens: 542
Registrado em: 25 Mai 2009 22:41

Por que a vida se alimenta da própria vida?

Mensagem não lida por Abadon »

Não lembro onde eu vi esta pergunta mas há muito gostaria de conversar sobre esse assunto.

Tanto os humanos quanto os animais, carnívoros ou vegetarianos/herbívoros, todos nos alimentamos de algo vivo: animais e/ou plantas.

º Por que precisamos matar tudo para que nós possamos viver?
º Por que não nos alimentamos de terra, barro ou pó, (já que desta fomos tomados)?
º Por que o 5º mandamento, "não matarás", é um paradoxo à vida? (Lembrando que Eclesiastes deixa bem claro que o homem/humano não tem vantagem alguma sobre os animais, pois ambos somos almas.)

E por fim: Por que a vida se alimenta da própria vida?
"A verdade não tem que ser aceita com fé. Os cientistas não seguram suas mãos, cantando: "Sim, a gravidade é real! Eu vou ter fé!" - Dan Barker
Avatar do usuário
Underline
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 770
Registrado em: 25 Set 2010 11:01

Re: Por que a vida se alimenta da própria vida?

Mensagem não lida por Underline »

Porque nada disso foi projetado.
Quando vejo, nas reportagens sobre a vida animal na TV, uma leõa dilacerando uma zebra, me pergunto onde um Deus de amor estaRIA com a cabeça ao projetar essa cadeia alimentar.
A bola foi chutada no início, mas não se sabia exatamente onde iria parar.
Parksouth
Forista
Forista
Mensagens: 860
Registrado em: 01 Fev 2011 19:55
Localização: São Paulo

Re: Por que a vida se alimenta da própria vida?

Mensagem não lida por Parksouth »

Abadon escreveu:Não lembro onde eu vi esta pergunta mas há muito gostaria de conversar sobre esse assunto.

Tanto os humanos quanto os animais, carnívoros ou vegetarianos/herbívoros, todos nos alimentamos de algo vivo: animais e/ou plantas.

º Por que precisamos matar tudo para que nós possamos viver?
º Por que não nos alimentamos de terra, barro ou pó, (já que desta fomos tomados)?
º Por que o 5º mandamento, "não matarás", é um paradoxo à vida? (Lembrando que Eclesiastes deixa bem claro que o homem/humano não tem vantagem alguma sobre os animais, pois ambos somos almas.)

E por fim: Por que a vida se alimenta da própria vida?

Abadon, li um comentário que me parece muito pertinente: estamos num planeta de predadores porque nós merecemos estar aqui. Somos criaturas primitivas, a nossa alma é de predadores, uns mais, outros menos, e ainda temos muito o que evoluir. Dizem que a missão desse planeta é aprender a solidaridade (os animais também aprendem a ser solidários, a medida que evoluem). As pessoas com características espirituais mais elevadas, alcançam existência em outros planetas, onde a ordem natural não é a predação.

Não há explicação científica para isso, há só uma percepção de que esse olhar faz algum sentido ou não. Pra mim faz sentido. Estamos aqui porque é o lugar em que merecemos estar. Basta a gente olhar como nos comportamos, consumindo todos os recursos do planeta à exaustão e sempre comprando, comprando, comprando. Poucos se preocupam realmente com as coisas e agem de acordo com essa consciência. Ainda somos muuuito predadores, apesar da aparente civilidade. Tenho esperança de que a sintonia da humanidade, que dá alguns sinais positivos, possa rumar para uma compreensão cada vez maior.
Avatar do usuário
kooboo
Forista
Forista
Mensagens: 13414
Registrado em: 01 Nov 2008 14:22

Re: Por que a vida se alimenta da própria vida?

Mensagem não lida por kooboo »

É esse o ciclo na escala evolutiva, o ser mais complexo se alimentando dos inferiores... e os vermes e micróbios traçando tudo que veem pela frente. E todas as formas de vidas são interdependentes.
Por que Deus fez assim?
ou
A Evolução é assim... lei da sobrevivência.
[]'s
kooboo

Imagem
Avatar do usuário
Jamir
Forista
Forista
Mensagens: 2436
Registrado em: 27 Dez 2010 14:40
Localização: somewhere in Europe...

Re: Por que a vida se alimenta da própria vida?

Mensagem não lida por Jamir »

kooboo escreveu:A Evolução é assim... lei da sobrevivência.
Exatamente. Se este planeta tivesse sido criado por um deus de amor, as coisas seriam bem diferentes.
Ao contrário, é impressionante a crueldade latente no instinto da vida. Quem é mais apto sobrevive. Quem não é, simplesmente desaparece - cruelmente mastigado pelas mandíbulas de um qualquer predador. Fim.
♫♫ É Deus veraz que tudo prediz, somos seu povo feliz! ♫♫
(repetir até acreditar)
Avatar do usuário
TheScientist
Forista
Forista
Mensagens: 1315
Registrado em: 05 Dez 2011 16:15

Re: Por que a vida se alimenta da própria vida?

Mensagem não lida por TheScientist »

Parksouth escreveu:Abadon, li um comentário que me parece muito pertinente: estamos num planeta de predadores porque nós merecemos estar aqui. Somos criaturas primitivas, a nossa alma é de predadores, uns mais, outros menos, e ainda temos muito o que evoluir. Dizem que a missão desse planeta é aprender a solidaridade (os animais também aprendem a ser solidários, a medida que evoluem). As pessoas com características espirituais mais elevadas, alcançam existência em outros planetas, onde a ordem natural não é a predação.

Não há explicação científica para isso, há só uma percepção de que esse olhar faz algum sentido ou não. Pra mim faz sentido. Estamos aqui porque é o lugar em que merecemos estar. Basta a gente olhar como nos comportamos, consumindo todos os recursos do planeta à exaustão e sempre comprando, comprando, comprando. Poucos se preocupam realmente com as coisas e agem de acordo com essa consciência. Ainda somos muuuito predadores, apesar da aparente civilidade. Tenho esperança de que a sintonia da humanidade, que dá alguns sinais positivos, possa rumar para uma compreensão cada vez maior.
Se não há explicação científica, imagine existir dados empíricos que comprove essa teoria sem pé nem cabeça. E isso nunca exisitirá, pois espiritualidade não pode ser provada empiricamente, é produto do imaginário do povo. O imaginário do povo é formado a partir de observações que visam explicar o sofrimento com algo não-visível e menos doloroso, pois a maioria simplesmente não aceita a crueldade da lei da sobrevivência como um fato indesejado.
"O sonho acabou. O que mais eu posso dizer? O sonho acabou ontem... Deus é apenas um conceito." (John Lennon)
Avatar do usuário
Jamir
Forista
Forista
Mensagens: 2436
Registrado em: 27 Dez 2010 14:40
Localização: somewhere in Europe...

Re: Por que a vida se alimenta da própria vida?

Mensagem não lida por Jamir »

É impressionante que neste campo há algo que distingue os humanos das outras espécies.
Geralmente, também gostamos de comer carne. No entanto temos o cuidado de abater os animais de uma forma rápida e indolor... ou, pelo menos, que permita evitar o sofrimento.
Temos uma aversão natural à ideia de causar sofrimento... e ficamos facilmente chocados ao ver como outras espécies se dilaceram e devoram, sem problemas, um coração ainda batendo.
Isso torna-nos solidários. E, sim, concordo que esta solidariedade é evidência de um intelecto superior.
♫♫ É Deus veraz que tudo prediz, somos seu povo feliz! ♫♫
(repetir até acreditar)
Avatar do usuário
TJCalado
Forista
Forista
Mensagens: 5335
Registrado em: 11 Mar 2012 21:40

Re: Por que a vida se alimenta da própria vida?

Mensagem não lida por TJCalado »

Jamir escreveu:É impressionante que neste campo há algo que distingue os humanos das outras espécies.
Geralmente, também gostamos de comer carne. No entanto temos o cuidado de abater os animais de uma forma rápida e indolor... ou, pelo menos, que permita evitar o sofrimento.
Temos uma aversão natural à ideia de causar sofrimento... e ficamos facilmente chocados ao ver como outras espécies se dilaceram e devoram, sem problemas, um coração ainda batendo.
Isso torna-nos solidários. E, sim, concordo que esta solidariedade é evidência de um intelecto superior.
Não creio. Vejo mais é evidência de desenvolvimento. Se voltarmos no tempo, veremos que a medida que nos distanciamos do presente em direção ao passado, o homem vai ficando mais violento em sentido físico. Digo físico porque hoje também vemos o desenvolvimento da violência em outros sentidos. Ou outros são violentos por nós. Que nome daríamos ao ato de asfixiar alguém? Não é isso o que acontece com cada peixe que comemos?
Também geralmente gostamos de assistir filmes e reportagens violentas (admitamos ou não, estes são os mais assistidos).
Além do mais, a violência hoje é mais mórbida, é fria e calculista. E tão sutil que somos capazes de prejudicar outros com justificativas suficientes para evitar o próprio remorso.
"Invejo a burrice, porque é eterna."
- Nelson Rodrigues
Avatar do usuário
TJCalado
Forista
Forista
Mensagens: 5335
Registrado em: 11 Mar 2012 21:40

Re: Por que a vida se alimenta da própria vida?

Mensagem não lida por TJCalado »

TheScientist escreveu:
Parksouth escreveu:Abadon, li um comentário que me parece muito pertinente: estamos num planeta de predadores porque nós merecemos estar aqui. Somos criaturas primitivas, a nossa alma é de predadores, uns mais, outros menos, e ainda temos muito o que evoluir. Dizem que a missão desse planeta é aprender a solidaridade (os animais também aprendem a ser solidários, a medida que evoluem). As pessoas com características espirituais mais elevadas, alcançam existência em outros planetas, onde a ordem natural não é a predação.

Não há explicação científica para isso, há só uma percepção de que esse olhar faz algum sentido ou não. Pra mim faz sentido. Estamos aqui porque é o lugar em que merecemos estar. Basta a gente olhar como nos comportamos, consumindo todos os recursos do planeta à exaustão e sempre comprando, comprando, comprando. Poucos se preocupam realmente com as coisas e agem de acordo com essa consciência. Ainda somos muuuito predadores, apesar da aparente civilidade. Tenho esperança de que a sintonia da humanidade, que dá alguns sinais positivos, possa rumar para uma compreensão cada vez maior.
Se não há explicação científica, imagine existir dados empíricos que comprove essa teoria sem pé nem cabeça. E isso nunca exisitirá, pois espiritualidade não pode ser provada empiricamente, é produto do imaginário do povo. O imaginário do povo é formado a partir de observações que visam explicar o sofrimento com algo não-visível e menos doloroso, pois a maioria simplesmente não aceita a crueldade da lei da sobrevivência como um fato indesejado.
Prefiro admitir que não sei do que defender uma suposição.
"Estamos aqui porque é o lugar em que merecemos estar" - Qual a base disso? A ciência não chega a respostas desse jeito. Por isso a religião parece estar na frente.
"Invejo a burrice, porque é eterna."
- Nelson Rodrigues
Avatar do usuário
Opss, caí da torre!
Forista
Forista
Mensagens: 1705
Registrado em: 27 Ago 2011 04:03

Re: Por que a vida se alimenta da própria vida?

Mensagem não lida por Opss, caí da torre! »

O espiritismo tem uma proposta linda (mesmo que improvável), mas essa de acreditar que cada um está no lugar que merece me enoja. Parece uma desculpa pra que aquele que só apanha da vida baixe a cabeça e aceite sua situação. ...Enfim

As pessoas não são tão civilizadas ainda, nem se importam muito com o sofrimento animal. Pessoas comuns dizem ter pena, mas não estão dispostas a abrir mão de um sabor no prato por uma vida E tentam justificar (até com a bíblia), chegando a dizer que é assim mesmo, e que o animais foram feitos pra isso. Pessoas que trabalham em abatedouros perdem totalmente a sensibilidade e matam como se fosso corriqueiro como respirar. E nem todo abatedouro é padronizado de forma a amenizar o sofrimento do animal. Sem falar que "amenizar o sofrimento" não diminui a atrocidade da morte em grande escala.
Imagem
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 5 visitantes