A Bíblia é um manual de maus costumes

Filosofia, Sociologia, Antropologia, Psicologia...Como as Ciências Humanas podem ajudar a compreender o comportamento do ser humano frente ao transcendente, ao sagrado?
ELLIPSIS

A Bíblia é um manual de maus costumes

Mensagem não lida por ELLIPSIS »

ImagemJosé Saramago afirmou este domingo, em Penafiel, que «a Bíblia é um manual de maus costumes, um catálogo de crueldade e do pior da natureza humana». «Sobre o livro sagrado, eu costumo dizer: lê a Bíblia e perde a fé!», disse o escritor, numa entrevista concedida à Lusa, a propósito do lançamento mundial do seu novo livro, intitulado «Caim», que ocorre naquela cidade.

«A Bíblia passou mil anos, dezenas de gerações, a ser escrita, mas sempre sob a dominante de um Deus cruel, invejoso e insuportável. É uma loucura!», afirma o Nobel da Literatura de 1998, para quem não existe nada de divino na Bíblia, nem no Corão.

«O Corão, que foi escrito só em 30 anos, é a mesma coisa. Imaginar que o Corão e a Bíblia são de inspiração divina? Francamente! Como? Que canal de comunicação tinham Maomé ou os redactores da Bíblia com Deus, que lhes dizia ao ouvido o que deviam escrever? É absurdo. Nós somos manipulados e enganados desde que nascemos!» afirmou.

«Todo esse horror em nome de um Deus que não existe, nunca ninguém o viu»

Saramago sublinhou que «as guerras de religião estão na História, sabemos a tragédia que foram». Considerou que as Cruzadas são um crime do Cristianismo, morreram milhares e milhares de pessoas, culpados e inocentes, ao abrigo da palavra de ordem 'Deus o quer', tal como acontece hoje com a Jihad (Guerra Santa).

Saramago lamenta que todo esse «horror» tenha feito em nome de «um Deus que não existe, nunca ninguém o viu». «O teólogo Hans Kung disse sobre isto uma frase que considero definitiva, que as religiões nunca serviram para aproximar os seres humanos uns dos outros. Só isto basta para acabar com isso de Deus», afirmou.

«Deus criou o Universo em seis dias e nunca mais fez nada»

Salientou ainda que «no Catolicismo os pecados são castigados com o Inferno eterno. Isto é completamente idiota!». «Nós, os humanos somos muito mais misericordiosos. Quando alguém comete um delito vai cinco, dez ou 15 anos para a prisão e depois é reintegrado na sociedade, se quer», disse.

«Mas há coisas muito mais idiotas, por exemplo: antes, na criação do Universo, Deus não fez nada. Depois, decidiu criar o Universo, não se sabe porquê, nem para quê. Fê-lo em seis dias, apenas seis dias. Descansou ao sétimo. Até hoje! Nunca mais fez nada! Isto tem algum sentido?», perguntou.

Para José Saramago, «Deus só existe na nossa cabeça, é o único lugar em que nós podemos confrontar-nos com a ideia de Deus. É isso que tenho feito, na parte que me toca».

«Um exercício de liberdade»

José Saramago afirmou que escrever o seu novo livro, «Caim», constituiu, para si, «um exercício de liberdade».

«Não é que este livro seja mal comportado, mas é, sem dúvida uma insurreição, um apelo a que todos se animem a procurar ver o que está do outro lado das coisas», disse.

O Prémio Nobel da Literatura de 1998, com 86 anos, falou cerca de uma hora e um quarto, e referia-se ao tema principal do livro, em que regressa à questão religiosa, contando, em tom irónico e jocoso, a história de Caim.

Segundo o Velho Testamento, Caim terá sido o filho primogénito de Adão e Eva, que matou Abel, seu irmão mais novo, num acesso de ciúmes, após verificar que Deus mostrara preferência por este.

«Nada disto existiu, está claro, são mitos inventados pelos homens, tal como Deus é uma criação dos homens. Eu limito-me a levantar as pedras e a mostrar esta realidade escondida atrás delas», afirmou o escritor.

O lançamento do livro foi o último acto da presença de Saramago em Penafiel, onde está desde a manhã de sexta-feira, para participar na segunda edição do ESCRITARIA, que se iniciou na quinta-feira. Imagem
Fonte: http://www.tvi24.iol.pt/sociedade/saram ... -4071.html

Fonte 2: http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Cultura ... id=1395012
Avatar do usuário
Decifrador
Forista
Forista
Mensagens: 172
Registrado em: 01 Jul 2009 00:28

Re: A Bíblia é um manual de maus costumes

Mensagem não lida por Decifrador »

Eu ia postar uma notícia sobre isso agora...

Gostei da frase dele: "antes, na criação do Universo, Deus não fez nada. Depois, decidiu criar o Universo, não se sabe porquê, nem para quê. Fê-lo em seis dias, apenas seis dias. Descansou ao sétimo. Até hoje! Nunca mais fez nada! Isto tem algum sentido?"

Alguns dirão: Ele fez sim. Causou o Dilúvio! Mas isso é uma das muitas histórias da Bíblia... que os cristãos acreditam da mesma maneira que as crianças acreditam no Pai Natal... com ignorância.


Aqui fica o link dum vídeo sobre o lançamento:

http://sic.sapo.pt/online/video/informa ... e-caim.htm
"Considero a religião como um brinquedo infantil, / e acho que o único pecado é a ignorância" - Marlowe , Christopher
Victor Rito
Forista
Forista
Mensagens: 2858
Registrado em: 23 Jul 2009 07:48
Localização: Coimbra - Portugal

Re: A Bíblia é um manual de maus costumes

Mensagem não lida por Victor Rito »

Olá

José Saramago afirmou este domingo, em Penafiel, que «a Bíblia é um manual de maus costumes, um catálogo de crueldade e do pior da natureza humana». «Sobre o livro sagrado, eu costumo dizer: lê a Bíblia e perde a fé!», disse o escritor, numa entrevista concedida à Lusa, a propósito do lançamento mundial do seu novo livro, intitulado «Caim», que ocorre naquela cidade.
Um homem como ele deve ter muita fé! Deve ser o resultado de ter lido tantas vezes a Bíblia!
«A Bíblia passou mil anos, dezenas de gerações, a ser escrita, mas sempre sob a dominante de um Deus cruel, invejoso e insuportável. É uma loucura!», afirma o Nobel da Literatura de 1998, para quem não existe nada de divino na Bíblia, nem no Corão.
Devia informar-se melhor, pois não foram mil anos, mas cerca de 1600 anos. De facto "é uma loucura" fazer tais declarações.
«O Corão, que foi escrito só em 30 anos, é a mesma coisa. Imaginar que o Corão e a Bíblia são de inspiração divina? Francamente! Como? Que canal de comunicação tinham Maomé ou os redactores da Bíblia com Deus, que lhes dizia ao ouvido o que deviam escrever? É absurdo. Nós somos manipulados e enganados desde que nascemos!» afirmou.
Acho que tem razão. Se eu fosse Deus tê-lo-ia morto à nascença. Assim já não se queixaria de Deus ter cometido injustiça com ele desde que nasceu. Acho que Deus se enganou realmente a respeito dele. Saramago devia conhecer melhor a Bíblia e estudar o significado das palavras relacionadas com inspiração.
«Todo esse horror em nome de um Deus que não existe, nunca ninguém o viu»
Coitado agora só acredita no que vê! O que vale que é que lhe arranjaram uns óculos.
Saramago sublinhou que «as guerras de religião estão na História, sabemos a tragédia que foram». Considerou que as Cruzadas são um crime do Cristianismo, morreram milhares e milhares de pessoas, culpados e inocentes, ao abrigo da palavra de ordem 'Deus o quer', tal como acontece hoje com a Jihad (Guerra Santa).
O homem teve um momento de lucidez. No entanto, não consegue distinguir na penumbra cristianismo de cristandade.
Saramago lamenta que todo esse «horror» tenha feito em nome de c. «O teólogo Hans Kung disse sobre isto uma frase que considero definitiva, que as religiões nunca serviram para aproximar os seres humanos uns dos outros. Só isto basta para acabar com isso de Deus», afirmou.
As regras de conduta básicas de códigos jurídicos actuais tiveram origem na Bíblia. Seria o mundo melhor sem a Bíblia!? O "horror" é condenável, mas é Deus responsável por ele?
«Deus criou o Universo em seis dias e nunca mais fez nada»
Deus tem estado a trabalhar na execução do seu propósito. Se ele conhecesse a Bíblia, o que não significa que ele não a tenha lido muitas vezes, de traz para a frente, de frente para traz, da esquerda para a direita e da direita para a esquerda, do início da página para o seu fim e do fim da página para o seu princípio, saberia que o propósito de Deus está a tomar contornos bem definidos e que vai se chegar a um ponto em que Deus declarará o mesmo que a respeito das etapas iniciais da criação da Terra: "E veio a ser noitinha e veio a ser manhã, [sétimo] dia".
Salientou ainda que «no Catolicismo os pecados são castigados com o Inferno eterno. Isto é completamente idiota!». «Nós, os humanos somos muito mais misericordiosos. Quando alguém comete um delito vai cinco, dez ou 15 anos para a prisão e depois é reintegrado na sociedade, se quer», disse.
Este é o seu melhor momento de lucidez...
«Mas há coisas muito mais idiotas, por exemplo: antes, na criação do Universo, Deus não fez nada. Depois, decidiu criar o Universo, não se sabe porquê, nem para quê. Fê-lo em seis dias, apenas seis dias. Descansou ao sétimo. Até hoje! Nunca mais fez nada! Isto tem algum sentido?», perguntou.
Saramago não encontra sentido nas coisas. De facto, agora que acumulou tanta sabedoria e quer partilhá-la com todos, está ás portas da morte. Que sentido isto faz!? Agora é que ele devia estar a nascer, pois assim já não seria manipulado e enganado. Deus descansou, mas para ele não haverá descanso temporário. Deus lhe reservará o descanso que ele merece, um descanso permanente, onde não poderá mais ler a Bíblia, pois isso lhe seria prejudicial. Acabaria com a sua fé em...
Para José Saramago, «Deus só existe na nossa cabeça, é o único lugar em que nós podemos confrontar-nos com a ideia de Deus. É isso que tenho feito, na parte que me toca».
Há quem pense com a cabeça de baixo.
«Um exercício de liberdade»
Estará Saramago a experimentar a sensação de voar de Asa delta!? Deus é muito mais do que isso. Como diz Paulo:
Ora, Jeová é o Espírito; e onde estiver o espírito de Jeová, ali há liberdade. (2Coríntios 3: 17)
José Saramago afirmou que escrever o seu novo livro, «Caim», constituiu, para si, «um exercício de liberdade».
Aproveite bem a liberdade que Deus lhe deu. Voe alto, mas cuidado..., pode cair e esborrachar-se. Se você já é um deus na terra, lembre-se que não o é no céu...
«Não é que este livro seja mal comportado, mas é, sem dúvida uma insurreição, um apelo a que todos se animem a procurar ver o que está do outro lado das coisas», disse.
Descobriu o que está para lá da abóbada celeste!? Deve ser o maior tesouro de todos os tempos. Ou serão os trinta e dois planetas extrasolares!? "Uma insurreição"? Contra quem ou o quê. Deixe-me pensar!... Contra "um Deus que não existe, nunca ninguém o viu."
O Prémio Nobel da Literatura de 1998, com 86 anos, falou cerca de uma hora e um quarto, e referia-se ao tema principal do livro, em que regressa à questão religiosa, contando, em tom irónico e jocoso, a história de Caim.

Segundo o Velho Testamento, Caim terá sido o filho primogénito de Adão e Eva, que matou Abel, seu irmão mais novo, num acesso de ciúmes, após verificar que Deus mostrara preferência por este.

«Nada disto existiu, está claro, são mitos inventados pelos homens, tal como Deus é uma criação dos homens. Eu limito-me a levantar as pedras e a mostrar esta realidade escondida atrás delas», afirmou o escritor.
Um homem com a estatura dele só pode levantar as pedras mais pequenas. (Efésios 4: 13) Deus fez leis que sustentam planetas e outros corpos... O que estará para além destas. Saramago não sabe e, provavelmente a sua esfera de acção se limitará aos seus livros "mixurucos" que se apoiam num livro de prestigio mundial, a Bíblia, "um manual de maus costumes, um catálogo de crueldade e do pior da natureza humana", sendo ele um autor 'bem comportado'.
O lançamento do livro foi o último acto da presença de Saramago em Penafiel, onde está desde a manhã de sexta-feira, para participar na segunda edição do ESCRITARIA, que se iniciou na quinta-feira
E, quem sabe "o último acto da presença de Saramago" na Terra!!!

Que Deus faça com ele a Justiça que ele reclama desde que nasceu.




Um abraço.
Victor Rito
Avatar do usuário
Nanda Lima
Forista
Forista
Mensagens: 2500
Registrado em: 08 Abr 2009 15:01
Localização: ZOO STATION - BERLIN
Contato:

Re: A Bíblia é um manual de maus costumes

Mensagem não lida por Nanda Lima »

O Victor Rito está profundamente irritado...
Eu lhe entendo Victor. Já fui fundamentalista também... 8-)
"Somos os filhos da revolução
Somos burgueses sem religião
Nós somos o futuro da nação
Geração Coca-Cola." - Legião Urbana
Victor Rito
Forista
Forista
Mensagens: 2858
Registrado em: 23 Jul 2009 07:48
Localização: Coimbra - Portugal

Re: A Bíblia é um manual de maus costumes

Mensagem não lida por Victor Rito »

Olá Nanda


em 21 Out 2009 07:39
O Victor Rito está profundamente irritado...
Eu lhe entendo Victor. Já fui fundamentalista também...
Ainda bem que você me entende... Fico contente...



Um beijo.
Victor Rito
Avatar do usuário
Rogério
Forista
Forista
Mensagens: 1848
Registrado em: 15 Nov 2008 18:36

Re: A Bíblia é um manual de maus costumes

Mensagem não lida por Rogério »

Nanda Lima escreveu:O Victor Rito está profundamente irritado...
Eu lhe entendo Victor. Já fui fundamentalista também... 8-)
E por ser fundamentalista a argumentação se torna muito falaciosa e incoerente.

Que pena...
(^_^)
Avatar do usuário
Poltergeist
Forista
Forista
Mensagens: 7763
Registrado em: 26 Fev 2009 16:57

Re: A Bíblia é um manual de maus costumes

Mensagem não lida por Poltergeist »

Nanda Lima escreveu:O Victor Rito está profundamente irritado...
Eu lhe entendo Victor. Já fui fundamentalista também... 8-)
Heheheheheh eu também fui.

Se o Saramago falasse o mesmo do alcorão haveria muçulmanos com a mesma reação. Muçulmanos com a mesma certeza e intensidade de fé que o Vitor como Cristão. Troque mulçumano por judeu e alcorão por torá e o fim é o mesmo.

E, no entanto, nenhum dos 3 deuses se manifesta.
A mentira teme a verdade. Afinal, você já viu "apóstatas" desassociando uma Testemunha de Jeová?

Procurando um assunto específico? Visite o Índice do Fórum: http://extestemunhasdejeova.net/forum/v ... f=2&t=3230
Avatar do usuário
dr.horrormentes
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 551
Registrado em: 14 Jun 2009 13:15

Re: A Bíblia é um manual de maus costumes

Mensagem não lida por dr.horrormentes »

Há quem pense com a cabeça de baixo.
Pérola.
Verdades sustentadas por motivos irracionais podem ser mais nocivas do que erros bem pensados.
Thomas Huxley
alexandra
Forista
Forista
Mensagens: 354
Registrado em: 01 Jun 2009 12:33

Re: A Bíblia é um manual de maus costumes

Mensagem não lida por alexandra »

Saramago lamenta que todo esse «horror» tenha feito em nome de «um Deus que não existe, nunca ninguém o viu». «O teólogo Hans Kung disse sobre isto uma frase que considero definitiva, que as religiões nunca serviram para aproximar os seres humanos uns dos outros. Só isto basta para acabar com isso de Deus», afirmou.
Segundo o Velho Testamento, Caim terá sido o filho primogénito de Adão e Eva, que matou Abel, seu irmão mais novo, num acesso de ciúmes, após verificar que Deus mostrara preferência por este.
Estou ansiosa para ler este livro :D concordo quando ele diz que nenhuma religião conseguiu aproximar todas as pessoas. Agora uma questão...não me lembro qual a razão para Deus ter rejeitado a oferenda de Caim :oops: Alguém me pode refrescar a memória :6
Avatar do usuário
Quasextj
Forista
Forista
Mensagens: 1329
Registrado em: 09 Fev 2009 12:07

Re: A Bíblia é um manual de maus costumes

Mensagem não lida por Quasextj »

Pergunta do Victor Rito: Seria o mundo melhor sem a Bíblia!?

Minha resposta: Infelizmente nunca saberemos.

Saramago está certo, quem lê a Bíblia se depara com uma personalidade de Deus inacreditável. Amoroso, cruel, vingativo, gosta de ser bajulado e é ciumento.

Ninguém sabe o que Deus fazia antes de criar o universo e eu também gostaria de saber o que ele fez no sétimo dia depois de sua criação. Ninguém sabe? Como será que ele descansou? Foi passear, se deitou numa rede, comeu uma bela refeição, dormiu, ou será que sentou numa cadeira para apreciar o espetáculo que estava prestes a começar na terra?
Seja feliz, pense em coisas boas!
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 192 visitantes