Quando o ambiente nos adoece

Filosofia, Sociologia, Antropologia, Psicologia...Como as Ciências Humanas podem ajudar a compreender o comportamento do ser humano frente ao transcendente, ao sagrado?
Avatar do usuário
Daenerys
Administradora
Administradora
Mensagens: 2614
Registrado em: 25 Fev 2020 08:47

Quando o ambiente nos adoece

Mensagem não lida por Daenerys »

Bom dia,

Eu estava assistindo ao vídeo É impossível se curar no mesmo ambiente que te adoeceu., do canal Psicólogos em São Paulo.

Acredito que pode ser de ajuda para alguns, pois a dinâmica de família tj pode ser bastante difícil, principalmente para quem já não acredita mais na organização. A interação com outras tjs também pode ser pesada emocionalmente.

A quem interessar possa:
phpBB [video]
Imagem

"É preciso sair da ilha para ver a ilha. Não nos vemos se não saímos de nós".
José Saramago
Avatar do usuário
America
Forista
Forista
Mensagens: 295
Registrado em: 18 Mar 2022 09:10

Re: Quando o ambiente nos adoece

Mensagem não lida por America »

Realmente, só consegui começar a me curar de traumas de infância quando saí de perto da minha família. O ambiente em que estamos é fundamental para nosso bem estar emocional.
"When you are young, they assume you know nothing" - Taylor Swift
adam
Forista
Forista
Mensagens: 422
Registrado em: 09 Abr 2021 01:34

Re: Quando o ambiente nos adoece

Mensagem não lida por adam »

Espero isso a cada dia com muita ansiedade, só irei sair de casa em agosto então até lá tô engolindo muito sapo pra não piorar ainda mais a minha relação ruim com meus pais. Infelizmente, ficar num ambiente que nos adoece é muito ruim psicologicamente.

Tenho muitos traumas por conta da criação rígida que tive, então é uma vitória eu ter alcançado algumas coisas, não muitas mas que vão me dar uma boa base pra sobreviver lá fora.

Não aguento mais essa vida TJ forçada, qualquer coisa relacionada a reunião e campo me deixa irritado e com crises de ansiedade. Então isso tá sendo muito ruim pra mim. Isso só irá mudar longe deles mesmo.
Avatar do usuário
Daenerys
Administradora
Administradora
Mensagens: 2614
Registrado em: 25 Fev 2020 08:47

Re: Quando o ambiente nos adoece

Mensagem não lida por Daenerys »

adam escreveu: 31 Mar 2023 16:49 Espero isso a cada dia com muita ansiedade, só irei sair de casa em agosto então até lá tô engolindo muito sapo pra não piorar ainda mais a minha relação ruim com meus pais. Infelizmente, ficar num ambiente que nos adoece é muito ruim psicologicamente.

Tenho muitos traumas por conta da criação rígida que tive, então é uma vitória eu ter alcançado algumas coisas, não muitas mas que vão me dar uma boa base pra sobreviver lá fora.

Não aguento mais essa vida TJ forçada, qualquer coisa relacionada a reunião e campo me deixa irritado e com crises de ansiedade. Então isso tá sendo muito ruim pra mim. Isso só irá mudar longe deles mesmo.
Eu imagino como você se sente, já estive assim.

Sei que na prática é difícil, mas tente deixar sua mente livre quando estiver entre as tjs, enquanto planeja sua saída.

Como já recomendado aqui, meditação pode ajudar.
Exercícios físicos e quaisquer atividades que não estejam ligadas à torre.

Vai dar certo !
Imagem

"É preciso sair da ilha para ver a ilha. Não nos vemos se não saímos de nós".
José Saramago
Avatar do usuário
Pepita
Forista
Forista
Mensagens: 528
Registrado em: 28 Dez 2021 05:27

Re: Quando o ambiente nos adoece

Mensagem não lida por Pepita »

É verdade. Olha, eu tinha uma planta que estava bem mirradinha. Fazia de tudo pra tentar recuperá-la: diversificava o adubo, modificava o período e a frequência da rega, colocava ao Sol, colocava à meia sombra, mas ela não correspondia, continuava a desvanecer. Daí, eu decidi mudar ela de vaso e trocar toda a composição do substrato (mudei o ambiente das suas raízes). Depois de três meses ela já era outra, linda, robusta, viçosa. Se com uma planta é assim, imagina com a gente. É bom nos afastar do que (ou de quem) nos estorva.
Avatar do usuário
PioneiroDesregulado
Forista
Forista
Mensagens: 1181
Registrado em: 20 Jun 2021 13:31

Re: Quando o ambiente nos adoece

Mensagem não lida por PioneiroDesregulado »

E quanto mais entro em paz com minha mente, mais meu corpo adoece. Afinal, fisicamente eu ainda estou onde não quero estar. Mas logo logo estou fora dessa maluquice.

Um passarinho numa gaiola não vai se sentir melhor só em entender que ele deve sair gaiola, ele de fato tem que sair .
Avatar do usuário
Merida
Moderadora
Moderadora
Mensagens: 1995
Registrado em: 25 Out 2020 15:23

Re: Quando o ambiente nos adoece

Mensagem não lida por Merida »

Somos esponjas, sem perceber somos parecidos com as pessoas que mais temos contato. Ja ouvi vários psicólogos dizerem que somos a médias das 5 pessoas que mais convivemos.

Imagine essa conta feita em um ambiente disfuncional? Difícil o resultado ser bom, principalmente pra quem não aceita que está em um ambiente tóxico, alguém que simplesmente acredita que suas angustias vem do trabalho, oposição de familiares descrentes, jamais do meio Tj.

Como disse o Pepita sobre sua planta, foram várias tentativas até resolver mudando de vaso. Uma Tj angustiada, triste, com depressão, ansiedade, insônia, fibromialgia...tenta tarja preta, alguns fazem terapia, ja vi casos de pioneira gastar uma quantia significativa com um colchão que prometia um sono incrivel, com direito massagens e não resolveu, porque o problema está no ambiente.

Quem se blinda emocionalmente já desperto vai empurrando com a barriga, e quem acredita em tudo aquilo? Vai murchando pouco a pouco, essa pioneira que mencionei acima, tinha olheiras que chegavam na metade da bocheça, estava exausta, e não conseguia dormir.

A percepção da realidade muda quando as coisas são vistas de fora, por isso no meio Tj quando alguém muito ocupado com afazeres teocráticos, adoece, faz uma cirurgia, fica meio atoa, o que acontece? Pensa fora da caixinha, sai do estresse da rotina teocrática e dá uns cliques, percebe que sentiu um alivio ao retirar a rotina cansativa de horas, discursos, visitas de pastoreio...

Até nas férias de trabalho o Tj é aconselhado ser pioneiro. Se viaja ja procura um Salão do Reino pra não perder reunião. Essa bolha acompanha o Tj pra onde for, não tem como se tocar que vive uma ilusão e abuso, enquanto acredita quw suas angustias vem do sistema mundial governado pelo diabo.

A própria organização ja ensina que vida de cristão é dificil, mostra os tjs centenários como pioneiros, crianças batizando, tj presos em nome da fé, quem nesse ambiente for feliz, brilhar, como uma bela planta bem cuidada, vai destoar, e vai se incomodar, esse incomodo pode gerar uma bela pérola liberta : )
Fomos dissociados por apostasia em 29/12/2021

:kity5:
:ol2:
m:4
Avatar do usuário
GatodasSombras
Moderador
Moderador
Mensagens: 836
Registrado em: 07 Out 2019 02:55

Re: Quando o ambiente nos adoece

Mensagem não lida por GatodasSombras »

Excelente vídeo.

Tem um acadêmico da psicologia que eu costumo citar para os meus amigos que diz que a maior fonte de neurose de um ser humano é a família e justamente por isso a primeira coisa que queremos fazer quando ficamos adultos é fugir daquele espaço. Claro que mesmo a "segunda família" pode ser extremamente sufocante: no Japão, muitas esposas contratam detetives para descobrir porque os maridos chegam tarde em casa, sendo esperado de cara uma traição. A verdade é que muitos vão pra fliperamas pra fugir do convívio com o cônjuge, chegando ao ponto de ir pra casa e ficar na garagem esperando as luzes apagar pra entrar, por não aguentar aquele ambiente (o Japão é um lugar onde o casamento rola muito por status ou tradições, então pode ser até mais disfuncional que outras localidades).

A dica de ouro dada no vídeo é justamente "desistir" das pessoas que te causam mal. Muitas vezes, não dá pra mudar a opinião daquele seu pai ancião ou da sua mãe pioneira; sendo que eles possivelmente nunca vão acordar e te reconhecer pelo que você é de verdade e não pelas horas de campo que você não faz mais. Seguir adiante com a própria vida pode significar se distanciar um pouquinho daqueles que amamos.
Imagem
Avatar do usuário
Kurisu
Forista
Forista
Mensagens: 1779
Registrado em: 24 Out 2020 15:26
Localização: Lucinda Falls

Re: Quando o ambiente nos adoece

Mensagem não lida por Kurisu »

Em alguns casos como o meu, mudar de casa não é suficiente, tem que mudar de cidade ou como eu também desejo, sair até país
“Por que questionar se você pode apenas obedecer?"

Entre no grupo exTJ do Telegram: https://t.me/+6d4Yn009NN9iNzI5(Não falamos de publicações antigas da Torre, é apenas para zueiras e desabafos 🍻)
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 216 visitantes