Comportamentos estranhos

Filosofia, Sociologia, Antropologia, Psicologia...Como as Ciências Humanas podem ajudar a compreender o comportamento do ser humano frente ao transcendente, ao sagrado?
Avatar do usuário
AqueleQueAma
Novo (a) Forista
Novo (a) Forista
Mensagens: 16
Registrado em: 03 Fev 2023 14:37

Comportamentos estranhos

Mensagem não lida por AqueleQueAma »

Desde que me aproximei das TJ notei que existia um comportamento estranho. Nunca consegui definir exatamente o que é mas acredito ser a soma de muita coisa e nesse tópico quero por algumas das coisas que percebi e gostaria da complementação de vocês.

O falso afeto:
Ser bem recebido é diferente de receber afeto imediato de pessoas que mal se conhecem. Na tentativa de receber bem uma pessoa estranha as pessoas no salão querem passar um ar de proximidade mas isso gera um desconforto em ambas as partes. Chegar em um ambiente novo sempre é diferente, já fui recebido em locais onde não conhecia ninguém ou quase ninguém e não existiu esse desconforto estranho. Acho que o protocolo exige que as pessoas se mostrem afetuosas mas inibe o real interesse.

A falsa boa vontade:
Nos ambientes que frequentei na vida sempre havia uma força para alcançar o objetivo de se reunir e buscar os objetivos, com os TJ é bem diferente. Você tem que se virar se quiser estar presente, salvo algumas situações, você não recebe apoio nem incentivo genuíno para estar ali. Mais uma vez parece um protocolo, a gente te ajuda mais nem tanto, sua presença é boa mas nem tanto. Talvez seja um viés meu, mas tbm me parece um meio de filtrar as pessoas que faram ainda mais esforço para cumprir as demandar. Existe uma linha de raciocínio ao contratar pessoas para uma empresa que é mais ou menos isso, melhor perder uma pessoa média de imediato do que levar tempo para descobrir que não da certo. Acho que é o caso da torre.

A falsa empatia.
Li um tópico aqui sobre empatia e um forista (desculpe não lembrar quem foi) falou sobre a empatia direcionada. Ou ensinada. Eu acho que é uma deturpação do conceito. Apesar de eu concordar que é assim que as pessoas agem. A empatia, por definição, é o exercício de abir mão de si mesmo e entender o outro com as perspectivas do outro e não as suas. O que vejo nas TJ é pena, não empatia. É achar que os outros estão errados e logo merecem pena por não entender que o melhor pra elas é como ela entende o mundo.
O problema não é sentir pena, é deturpar o conceito de empatia criando assim pessoas que nunca vão saber o que é ter empatia.

Existem outras coisas que quero discutir com o tempo.
"Porque quando eu jurei meu amor eu traí a mim mesmo.
Hoje eu sei que ninguém nesse mundo é feliz tendo amado uma vez"
Avatar do usuário
Daenerys
Administradora
Administradora
Mensagens: 2614
Registrado em: 25 Fev 2020 08:47

Re: Comportamentos estranhos

Mensagem não lida por Daenerys »

AqueleQueAma,

Observações interessantes!

Nada é espontâneo e natural entre as tjs.

Tem uma música da Pitty chamada Admirável Chip Novo que lembra muito o comportamento das tjs:

"Até achava que aqui batia um coração
Nada é orgânico, é tudo programado"



phpBB [video]
Imagem

"É preciso sair da ilha para ver a ilha. Não nos vemos se não saímos de nós".
José Saramago
Avatar do usuário
AqueleQueAma
Novo (a) Forista
Novo (a) Forista
Mensagens: 16
Registrado em: 03 Fev 2023 14:37

Re: Comportamentos estranhos

Mensagem não lida por AqueleQueAma »

Muito boa a musica, é uma ode a libertação física e mental.
Faz muito sentido a pessoas que estão presas e nem sabem, uma pena que raramente iram entender como deveriam uma musica assim.
"Porque quando eu jurei meu amor eu traí a mim mesmo.
Hoje eu sei que ninguém nesse mundo é feliz tendo amado uma vez"
Avatar do usuário
jurado8
Forista
Forista
Mensagens: 3366
Registrado em: 06 Mar 2021 21:05

Re: Comportamentos estranhos

Mensagem não lida por jurado8 »

As TJs é o seguinte.

Todo e qualquer objetivo com os de fora da organizacao é com o objetivo de traze-los para dentro.

O salao é um antes do batismo e outro depois, visivelmente.

Quando voce ja é um deles, ja entende como q banda toca, ja se batizou, daí comeca a busca por privilegios...nessa fase talvez faca uma ou outra amizade que se abra mais.

A Torre é um grande circo, onde todos sabem o que devem fazer e até o que devem sentir. Se nao se sentem ou fazem, tem que fingir que sente e faz (talvez ate se sintam mal por nao conseguirem sentir e fazer 100% do que é esperado delas). Somente no seu pequeno circulo social talvez haja um pouco mais de sinceridade, mas no salao como um todo, nao.

"Quem come do fruto do conhecimento é sempre expulso de algum paraíso.”
Melanie Klein
Avatar do usuário
SaindoDaCaverna
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 323
Registrado em: 30 Abr 2021 17:13

Re: Comportamentos estranhos

Mensagem não lida por SaindoDaCaverna »

AqueleQueAma escreveu: 21 Fev 2023 07:44 O falso afeto:
Ser bem recebido é diferente de receber afeto imediato de pessoas que mal se conhecem. Na tentativa de receber bem uma pessoa estranha as pessoas no salão querem passar um ar de proximidade mas isso gera um desconforto em ambas as partes. Chegar em um ambiente novo sempre é diferente, já fui recebido em locais onde não conhecia ninguém ou quase ninguém e não existiu esse desconforto estranho. Acho que o protocolo exige que as pessoas se mostrem afetuosas mas inibe o real interesse.
AqueleQueAma, esse tipo de comportamento tem um nome específico: Love bombing, ou Bombardeio de Amor.

Pode ser descrito como "uma tentativa de influenciar uma pessoa por meio de demonstrações de atenção e afeto". Em geral tem uma conotaçao negativa mesmo, pois na maior parte das vezes faz parte de um ciclo de abuso. Em resumo, é dar uma enxurrada de afeto para uma pessoa (geralmente fragilizada ou em um momento de vulnerabilidade emocional) para fazê-la sentir que "somente naquele local ela será realmente amada".

Isso tem o objetivo de fazer o alvo se tornar dependente emocionalmente do grupo, pois este grupo depois usará de chantagem emocional, do tipo "se você nos deixar, não receberá mais este amor em lugar algum, ninguém mais o amará como nós". O alvo acaba virando um refém emocional.

A Torre usa e abusa dessa tática. Cada vez mais as TJs são treinadas para concentrar esforços nos "merecedores", ou seja, em pessoas que estão fragilizadas emocionalmente (alvos perfeitos). São treinadas para demonstrar esse afeto e empatia mecânicos, coisa que o alvo mais precisa no momento. Vejam as novas publicações para estudantes. Elas tocam muito rasamente nas doutrinas. O foco é tocar no emocional do alvo, e assim abrir a brecha para o Love Bombing.

Uma vez que o alvo é atraído, se ele for para uma reunião, receberá o Bombardeio de Amor, e isso o impressionará. Afeto, atenção, são coisas quase que viciantes. O alvo se sentirá atraído, e será capaz de até mesmo ignorar vários absurdos doutrinais que uma pessoa com a cabeça mais fria perceberia, coisa que a Torre quer evitar.

Agora, a partir do momento que a vítima se batizou, se comprometeu com a causa, o Love Bombing em geral acaba, simplesmente porque cumpriu seu objetivo (trazer mais gente para a Torre). A vítima não tem mais muita escolha, pois ou ainda está sob o efeito da tática, ou já cortou quase todos os laços exteriores, e sair da Torre significaria perder tudo. Ela se tornou mais uma prisioneira da Torre.
-----------------------------------

O segredo da felicidade está na liberdade; o segredo da liberdade está na coragem.
Avatar do usuário
AqueleQueAma
Novo (a) Forista
Novo (a) Forista
Mensagens: 16
Registrado em: 03 Fev 2023 14:37

Re: Comportamentos estranhos

Mensagem não lida por AqueleQueAma »

Eu já estava familiarizado com o termo e a prática, talvez por isso pra mim é tão falso. Mas sua explicação foi muito boa e subi um nível da minha compreensão com ela, obrigado 😄
"Porque quando eu jurei meu amor eu traí a mim mesmo.
Hoje eu sei que ninguém nesse mundo é feliz tendo amado uma vez"
Avatar do usuário
Thelemita
Forista
Forista
Mensagens: 191
Registrado em: 20 Jan 2012 18:38
Localização: Recife - PE

Re: Comportamentos estranhos

Mensagem não lida por Thelemita »

Eu senti a diferença entre o amor genuíno e esse love bombing quando comecei a frequentar centro espírita. As pessoas não te "bombardeiam" de amor o tempo todo mas quando te tratam bem vc sente uma coisa diferente do que sentíamos quando visitávamos outra congregação TJ, o interesse é real e isso faz toda diferença. Não é uma festa mas vc consegue aos poucos conhecer pessoas interessantes e as amizades que vc faz são sadias e genuínas. Como eu já disse na minha apresentação não é o "amor de propaganda" TJ.
"Faze o que tu queres será tudo da lei. O amor é a lei, amor sob vontade".
Avatar do usuário
AqueleQueAma
Novo (a) Forista
Novo (a) Forista
Mensagens: 16
Registrado em: 03 Fev 2023 14:37

Re: Comportamentos estranhos

Mensagem não lida por AqueleQueAma »

Não quero generalizar e gostaria da visão de vocês, mas acredito que esse comportamento deles seja agradável a quem não vivência o amor genuíno. Pra mim que nasci dentro de uma família muito acolhedora e amorosa me causou estranheza de imediato. Mas percebi que algumas pessoas que lá estão carecem desse afeto e acreditam que o que tem lá é verdadeiro.
Mais uma vez não acho que seja regra, acho que tem pessoas de todos os tipos. Mas fico me perguntando como isso não soa estranho pra quem está dentro ou mesmo chegando.
"Porque quando eu jurei meu amor eu traí a mim mesmo.
Hoje eu sei que ninguém nesse mundo é feliz tendo amado uma vez"
Avatar do usuário
jurado8
Forista
Forista
Mensagens: 3366
Registrado em: 06 Mar 2021 21:05

Re: Comportamentos estranhos

Mensagem não lida por jurado8 »

AqueleQueAma escreveu: 21 Fev 2023 19:04 Não quero generalizar e gostaria da visão de vocês, mas acredito que esse comportamento deles seja agradável a quem não vivência o amor genuíno. Pra mim que nasci dentro de uma família muito acolhedora e amorosa me causou estranheza de imediato. Mas percebi que algumas pessoas que lá estão carecem desse afeto e acreditam que o que tem lá é verdadeiro.
Mais uma vez não acho que seja regra, acho que tem pessoas de todos os tipos. Mas fico me perguntando como isso não soa estranho pra quem está dentro ou mesmo chegando.
Claramente. Eu senti algo parecido com essa estranheza quando fui, a muito tempo atrás, num evento da Hinode :1

"Quem come do fruto do conhecimento é sempre expulso de algum paraíso.”
Melanie Klein
Avatar do usuário
AqueleQueAma
Novo (a) Forista
Novo (a) Forista
Mensagens: 16
Registrado em: 03 Fev 2023 14:37

Re: Comportamentos estranhos

Mensagem não lida por AqueleQueAma »

jurado8 escreveu: 21 Fev 2023 20:05 Claramente. Eu senti algo parecido com essa estranheza quando fui, a muito tempo atrás, num evento da Hinode :1
Eu ri com essa da Hinode kkkkkk
Mas é bem isso, pessoas fingindo interesse para te convencer de algo
"Porque quando eu jurei meu amor eu traí a mim mesmo.
Hoje eu sei que ninguém nesse mundo é feliz tendo amado uma vez"
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 216 visitantes