Estudo Comportamental.

Filosofia, Sociologia, Antropologia, Psicologia...Como as Ciências Humanas podem ajudar a compreender o comportamento do ser humano frente ao transcendente, ao sagrado?
Avatar do usuário
Maizena
Novo (a) Forista
Novo (a) Forista
Mensagens: 39
Registrado em: 05 Fev 2023 23:58

Estudo Comportamental.

Mensagem não lida por Maizena »

Olá, caros amigos aqui do fórum.

como parte aqui do meu estudo comportamental sobre as TJs eu gostaria que por favor vocês compartilhem aqui comigo, algumas manias que alguns Tjs bitolados tem, o meu objetivo aqui não é ofender ninguém e sim tentar entender o outro lado pois muitos comentários teocráticos aqui só são para os que de fato foram TJs ou estão nessa seita para não perder laços familiares, ou seja são assuntos que só os mais experientes vão poder responder e como eu não sou leigo no assunto continuarei com meu estudo independente.

quero que comentem aqui.

- sobre namoro, como funciona.
- o que podem ou não assistir.
- Amizades, por que os TJs desprezam tanto mundanos e por que agem com desconfiança.
- vida dupla, seria interessante saber.

Grato por suas respostas!
“Você não escolhe a revolução, meu filho. A revolução escolhe você!”.
SonicLatino
Forista
Forista
Mensagens: 361
Registrado em: 25 Mai 2021 06:58

Re: Estudo Comportamental.

Mensagem não lida por SonicLatino »

Namoro tem uma regra universal dos dois anos, pode reparar dava dois anos o casal tinha que já tá casando.
Avatar do usuário
PioneiroDesregulado
Forista
Forista
Mensagens: 1181
Registrado em: 20 Jun 2021 13:31

Re: Estudo Comportamental.

Mensagem não lida por PioneiroDesregulado »

- sobre namoro, como funciona.
Só pode depois de adulto, com pessoas de dentro da religião (se vc é batizado, é consenso que vc namore outro batizado) e de preferência com membros bem ativos (namorar tjs que são pouco ativas é um tanto mal visto). Sem demonstrações muito quentes de afeto, só pode depois do casamento. Sempre ter um terceiro (vela) presente pra não caírem em tentação. Pras tjs, o namoro é só um período pro casal se conhecer mais e decidir se querem se casar ou não. (não tem regra de quanto tempo o namoro deve durar não kkk[porém espera-se que não fique enrolando e ter vários namorados pega mal]) Hj em dia, as Tjs levam isso menos a sério, cada vez mais estão beijando a boca do namorado, saindo sozinhos, se agarrando e etc. Mas a regra e os consensos são basicamente como eu falei.
- o que podem ou não assistir.
Não pode nada com espiritismo e magia, nada com cenas imorais e nada cuja violência seja a atração principal. Filmes de super heróis as vezes é dado uma passada de pano. Alguns levam muito a sério outros nem tanto.
- Amizades, por que os TJs desprezam tanto mundanos e por que agem com desconfiança.
Pq Jesus disse que seus seguidores não fazem parte do mundo e o mundo as odeia. Também pq a Bíblia fala pra ter amizade só com quem tem oque elas consideram bons habitos. Elas entendem que amizades com pessoas do mundo vão te influenciar a pecar e abandonar as Tjs. Vc só pode ter o contato ''necessário'' e sempre que possível e apropriado, puxar assunto pra aos poucos iniciar um estudo da Bíblia com a pessoa e trazer ela pra organização E digo o mesmo que disse na pergunta anterior: Alguns levam isso muito a sério outros nem tanto.
- vida dupla, seria interessante saber.
Aí vai de cada um kkkk no meu caso, eu estou relativamente bem ativo, tenho certos cargos (por enquanto). Mas apronto oq quero quando posso
Grato por suas respostas!
Tem um tópico por aí com um glossário tj, de lá pra cá muita coisa nova entrou, mas ainda assim dá um bom contexto.

Se vc quer ver essas regras vindo das próprias Tjs os livros jovens perguntam vol 1 e 2 são os que mais explicam essas perguntas específicas aí.

É também um livro que todo jovem tj lia e relia, hj em dia ngm lê quase nada.
Avatar do usuário
Paradox
Forista
Forista
Mensagens: 53
Registrado em: 03 Jul 2022 00:21

Re: Estudo Comportamental.

Mensagem não lida por Paradox »

Maizena escreveu: 11 Fev 2023 01:41
- sobre namoro, como funciona.
Geralmente as duas partes buscam se conhecer melhor incialmente, mas nunca a sós, geralmente acompanhados de parentes em alguma recreação ou algo do tipo, depois começam a sair no campo ou fazer estudos bíblicos juntos. Depois que começam a namorar fica essa mesma coisa, até que não aguentem mais a pressão carnal e resolvam se casar.
Maizena escreveu: 11 Fev 2023 01:41
- o que podem ou não assistir.
Qualquer coisa violenta ou que tenha referencias a algo "pagão" ou sexual. Eles tratam vc como uma esponja sem cérebro que não sabe processar o que ta vendo e absorve tudo. Hoje os mais jovens são mais flexíveis, veem filmes da marvel, star wars, jogam alguns jogos violentos e não tem vergonha de falar, mas os tjs mais velhos geralmente são bem chatos e pouco flexíveis em relação a entretenimento.
Maizena escreveu: 11 Fev 2023 01:41
- Amizades, por que os TJs desprezam tanto mundanos e por que agem com desconfiança.
A organização faz uma lavagem cerebral em vc, te convencem de que vc vai se desviar por ter contato com qualquer um de fora da organição, e meio que estão certos, n tem como tu descobrir a podridão dessa seita e continuar lá por vontade própria. Eu pessoalmente tinha medo pq se eu me desviasse da organização eu sabia que perderia muitas pessoas queridas pra mim, então eu preferia continuar dentro da minha caixinha e me convencer de que a organização era perfeita, até um momento em que me deram tantos gatilhos que eu perdi o medo.
Maizena escreveu: 11 Fev 2023 01:41
- vida dupla, seria interessante saber.
É complicado demais, despertei a pouco tempo e até agora não consegui me livrar 100% das barreiras que criaram na minha cabeça. Tenho medo de ser visto por alguém da organização e ser disciplinado, principalmente pq meu pai, que atualmente é a única coisa que ainda me faz continuar nessa seita, é muito doente e não sei se ele iria aguentar a decepção. Esse medo constante fica perseguindo vc, parece que vc ta sendo observado o tempo todo. No mais, da pra levar uma vida dupla de forma relativamente tranquila se vc for cuidadoso.
Avatar do usuário
Maizena
Novo (a) Forista
Novo (a) Forista
Mensagens: 39
Registrado em: 05 Fev 2023 23:58

Re: Estudo Comportamental.

Mensagem não lida por Maizena »

muito obrigado por tirarem as minhas dúvidas.
“Você não escolhe a revolução, meu filho. A revolução escolhe você!”.
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 205 visitantes