"Por que não fazem o certo?"

Filosofia, Sociologia, Antropologia, Psicologia...Como as Ciências Humanas podem ajudar a compreender o comportamento do ser humano frente ao transcendente, ao sagrado?
TylerD
Forista
Forista
Mensagens: 61
Registrado em: 03 Set 2022 11:31

Re: "Por que não fazem o certo?"

Mensagem não lida por TylerD »

São apenas bots da matrix. Não sabem o que são, para que servem e a que propósito existem. São tipo npcs em jogos de computador.
Avatar do usuário
RespostaMedida
Forista
Forista
Mensagens: 91
Registrado em: 22 Ago 2022 17:42

Re: "Por que não fazem o certo?"

Mensagem não lida por RespostaMedida »

Hoje eu entendo a atitude de muitos que eram próximos a mim. "Não faziam o que era certo". Mas eu entendi o que talvez pudesse estar acontecendo na cabeça de alguns:

1. Alguns simplesmente vivem o que é chamado por lá de "vida dupla". Cumprem com os compromissos da org, mas fazem o que querem quando imaginam que não estão sendo observados (mesmo que se sintam culpados de alguma forma).

2. Simplesmente tem consciência da corrupção da org e não saem por diversos motivos ligados ao ostracismo que sofreriam.

O interessante é que a decepção com a Torre muitas vezes pode empurrar, por assim dizer, a pessoa para o outro extremo: fazer tudo que nunca havia feito. Nesses casos alguns se perdem porque a cognição da pessoa está em frangalhos, e a única referência que ela provavelmente tinha eram os padrões morais e éticos da Torre.
Na minha opinião esse é o pior "legado" da Torre nas mentes. Muitos se sentem um pouco perdidos aos descobrir os podres da Torre. Alguns jamais vão aceitar a verdade de que foram enganados porque não conseguem viver sem essa orientação da org. Pelo mesmo motivo muitos acabam voltando eu acredito.
Eu penso que maior desafio que cada um de nós enfrenta ao sair é criar esse senso, essa consciência independente. Pelo menos no meu caso acredito que tem sido.
No começo me senti como um navio que atravessando o oceano perdeu todos os instrumentos de referência. Pra que rumo seguir?
Por isso o fórum é de muita ajuda.
"Não responda ao tolo de acordo com a tolice dele, Para que você não se iguale a ele.
Responda ao tolo de acordo com a tolice dele, Para que ele não pense que é sábio."

Prov. 26:4,5
Avatar do usuário
Cogitare
Forista
Forista
Mensagens: 206
Registrado em: 13 Nov 2022 11:38

Re: "Por que não fazem o certo?"

Mensagem não lida por Cogitare »

Quando eu era criança, a minha mente extrapolava esse assunto, a pergunta não era só pra saber dos TJ's. Um dia perguntei ao meu pai, a muitos anos atrás: 'Pai, por que esse pessoal que estuda a bíblia na faculdade, os teólogos, não viram Testemunhas de Jeová? É tão fácil, é só ler a bíblia pra ver que estamos certos.'
Spoiler!
Imagem

"Este universo, doravante sem dono, não lhe parece estéril nem fútil. A própria luta para chegar ao cume basta para encher o coração de um homem. É preciso imaginar Sísifo feliz.

– Camus, O Mito de Sísifo.
Avatar do usuário
freudexplica
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 727
Registrado em: 23 Mai 2021 16:57

Re: "Por que não fazem o certo?"

Mensagem não lida por freudexplica »

Cogitare escreveu: 04 Dez 2022 15:30 Quando eu era criança, a minha mente extrapolava esse assunto, a pergunta não era só pra saber dos TJ's. Um dia perguntei ao meu pai, a muitos anos atrás: 'Pai, por que esse pessoal que estuda a bíblia na faculdade, os teólogos, não viram Testemunhas de Jeová? É tão fácil, é só ler a bíblia pra ver que estamos certos.'
Eu tinha minha versão disso só que com a sentinela. Que bastava ler que a pessoa teria certeza que eramos a verdade. oooo inocência
" O grande irmão está de olho em vocês :twisted: " - 1984
Avatar do usuário
NewRayFranz
Forista
Forista
Mensagens: 285
Registrado em: 22 Set 2022 09:19

Re: "Por que não fazem o certo?"

Mensagem não lida por NewRayFranz »

Sombra escreveu: 04 Dez 2022 09:04 Me identifiquei com esse tópico.

[...]

Há, mas ela incentiva a largar o emprego e vir pro território (alguém poderia dizer). Só que quantos fazem isso? E os que fazem, quantos pagadores de donativos eles conseguem? O Jurado conseguiu 5. Eu também posso dizer que devo ter colocado uns 6 ou 7 lá.

Infelizmente ou felizmente a resposta definitiva na minha opinião é: não fazem o certo porque é isso que a organização quer.
E eu me identifiquei com o seu comentário Sombra! Tendo vivido mais de 20 anos como PR e morado em diversas partes do Brasil nesse período, cheguei a acreditar que o meu modo de vida era exemplar para outros. Acreditar na frasezinha enojante usada hoje como "melhor modo de vida".

Depois de acordar, há uns 10 anos, comecei a ter sentimentos que toda pessoa com dissonância cognitiva tem. Comecei a me dar conta de quanto fiz sofrer àqueles que por incentivos, "motivei" a também quererem ser PRs.

Hoje sei o mal que isso fez para mim e para eles. E faço o que posso para correr atrás da minha qualificação profissional. Tenho dó dos que fecham a mente à realidade, entendendo que eles, assim como eu, foram vítimas do controle mental.
------------------

As religiões, assim como as luzes, necessitam de escuridão para brilhar. — Arthur Schopenhauer.
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 209 visitantes