SETEMBRO AMARELO -> Vamos olhar para o nosso lado

Filosofia, Sociologia, Antropologia, Psicologia...Como as Ciências Humanas podem ajudar a compreender o comportamento do ser humano frente ao transcendente, ao sagrado?
Avatar do usuário
freudexplica
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 727
Registrado em: 23 Mai 2021 16:57

SETEMBRO AMARELO -> Vamos olhar para o nosso lado

Mensagem não lida por freudexplica »

Esse mês de setembro como muitos sabem, é um mês de prevenção ao suicídio.

Sei que é um assunto delicado mas gostaria de trazer duas coisas a refletirmos:

O papel deste fórum - mesmo que pequeno
Sim, as vezes não refletirmos nisso. Mas esse fórum ajudou muitos a despertarem e saírem - ou pelo menos começarem a tratar - de problemas de ansiedade e depressão profundas que surgiram em grande parte pela vida dentro da torre.
Então que sempre nos preocupemos em criar aqui um ambiente saudável de compartilhamento pensando que de fato "temos uma mensagem que pode salvar vidas".
Ver e tratar a depressão com seriedade é o primeiro passo , e talvez o mais importante, para recuperar o desejo pela vida.

Nosso papel como seres humanos
Se voce esta fora, sempre que puder ajudar alguem faça-o. Independente do credo ou vida que tenha adotado. Não deixe que o narcisismo da torre faça parte de você mesmo após a saída.
Se você esta dentro assim como eu tome cuidado para não se voltar demais para você e suas ansiedades. Ser PIMO não é fácil, mas ainda acho que estamos melhor do que quem esta preso mentalmente a isso. Imagine a pessoa viver com medo do fim, medo de pecar, medo de Jeova , medo dos anciãos, medo da desaprovação, de não fazer o suficiente. Talvez você esteja emocionalmente doente mais esta ciente disso, agora quem vive ali não sabe e as vezes lida com depressão e ansiedade a anos sem entender o combustível.

Então olhe para o seu lado. Quando ver aquele jovem excluido e sozinho, troque uma ideia. Chame para ir em sua casa. Para curtir é claro, nada de JW
Quando ver uma solteira ou solteiro já mais velho e aparentemente perdido na vida por ter gastado sua juventude pela torre chame-o para sair. Algo divertido. Um happy hour.
Quando ver aquele idoso talvez já viuvo que desejava "entrar no novo mundo" com seu conjuge, combine de ir na casa dele e tomar um café. Peça para te mostrar fotos ou histórias que teve com a familia.

Nós nunca sabemos quem pode estar perdendo o desejo pela vida. As vezes as pessoas vivem uma vida atrás de uma mascara, e no salão do reino então nem se fala. Então vamos dar atenção a quem esta do nosso lado, por mais dificil que esteja nossa situação na vida.
Se você crê em deus saiba que é esse tipo de ação pela vida e pelos outros que iria agradá-lo. Se voce nao acredita assim como eu, lembre-se que as vezes o universo tem regras que ainda desconhecemos, e uma das que não entendemos é essa: tudo que fazemos de bom parece que ele nos retorna depois de alguma forma. Faz sentido ? Não. Mas é o que tenho vivenciado...

Se você sente que esta perdendo o desejo pela vida, procure ajuda por favor.
Caso não tenha condições financeiras procure um CAPS mais próximo ou ligue no 188
" O grande irmão está de olho em vocês :twisted: " - 1984
Avatar do usuário
jurado8
Forista
Forista
Mensagens: 3366
Registrado em: 06 Mar 2021 21:05

Re: SETEMBRO AMARELO -> Vamos olhar para o nosso lado

Mensagem não lida por jurado8 »

Não sei como deixamos passar um post de tamanha valia. Mas, como ainda estamos em setembro, ainda é válido = )

Este post me fez lembrar da "Joana" (pseudonimo) que participa de algumas lives do Paulo Sávio (Youtuber ex TJ). Em uma das lives (eu não vou conseguir achar exatamente qual agora) ela relatou que, no início do despertar dela, ela relatou suas dúvidas e sentimentos em relação a organização à esposa do super e a esposa falou que quando ela e o esposo descobriram o que era a organização era tarde demais, agora tinham que esperar a aposentadoria. Ou seja, existem meus caros alguns superintendentes PIMO que, por não ter por onde ir, seguem com suas atividades até a aposentadoria. Ela também relatou que um irmão, vendo que ela nao estava bem (como incentiva aqui o post do amigo Freud, olhar para o próximo) levou a ela o livro do Raymond Franz dizendo que para ela talvez a organização não estava fazendo bem (esse irmão era velhinho, não tinha para onde ir, por isso continuava na Torre mas só como recreação até chegar a morte, sem privilégios, diferente dela que ainda era jovem e dava para dar outro significado à sua vida).

Cada um de nós pode ajudar, como incentiva o post, por observar e ajudar, sem nos prejudicar, como podemos.

"Quem come do fruto do conhecimento é sempre expulso de algum paraíso.”
Melanie Klein
Escrava
Forista
Forista
Mensagens: 315
Registrado em: 31 Mar 2022 16:40

Re: SETEMBRO AMARELO -> Vamos olhar para o nosso lado

Mensagem não lida por Escrava »

Excelente!! Não podemos deixar que o narcisismo da torre continue a moldar nossa vida! Que bela observação! Interessante que hoje estando afastada eu vejo que todos nós somos irmãos. É a pessoa na fila do mercado, no ponto de ônibus, o meu próximo é meu irmão, independente de religião. Me sinto mais humana e julgo menos as pessoas, tenho planos de fazer caridade, sinto essa necessidade dentro de mim. Nunca esqueço
que em uma noite bem fria, voltando pra casa , vi um grupo de jovens dando agasalho, água e comida para moradores de rua, eles conversavam com eles oferecendo abrigo, eu achei aquilo tão lindo!! cheguei a chorar!! Passei quase duas décadas na torre e Nunca vi eles praticarem a caridade!! Nunca mesmo!! Isso sempre me intrigou!! Por isso achei muito interessante essa observação, de deixar pra trás o narcisismo que aprendemos na torre.
:11
Escrava
Forista
Forista
Mensagens: 315
Registrado em: 31 Mar 2022 16:40

Re: SETEMBRO AMARELO -> Vamos olhar para o nosso lado

Mensagem não lida por Escrava »

jurado8 escreveu: 19 Set 2022 18:02 Não sei como deixamos passar um post de tamanha valia. Mas, como ainda estamos em setembro, ainda é válido = )

Este post me fez lembrar da "Joana" (pseudonimo) que participa de algumas lives do Paulo Sávio (Youtuber ex TJ). Em uma das lives (eu não vou conseguir achar exatamente qual agora) ela relatou que, no início do despertar dela, ela relatou suas dúvidas e sentimentos em relação a organização à esposa do super e a esposa falou que quando ela e o esposo descobriram o que era a organização era tarde demais, agora tinham que esperar a aposentadoria. Ou seja, existem meus caros alguns superintendentes PIMO que, por não ter por onde ir, seguem com suas atividades até a aposentadoria. Ela também relatou que um irmão, vendo que ela nao estava bem (como incentiva aqui o post do amigo Freud, olhar para o próximo) levou a ela o livro do Raymond Franz dizendo que para ela talvez a organização não estava fazendo bem (esse irmão era velhinho, não tinha para onde ir, por isso continuava na Torre mas só como recreação até chegar a morte, sem privilégios, diferente dela que ainda era jovem e dava para dar outro significado à sua vida).

Cada um de nós pode ajudar, como incentiva o post, por observar e ajudar, sem nos prejudicar, como podemos.
Caramba!! Eu assisto os vídeos do Paulo Sávio, mas não tinha visto esse, que interessante!! Já senti isso em algumas pessoas, parece que vira uma zona de conforto, para alguns é mais cômodo permanecer lá mesmo desperto.
:11
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 199 visitantes