Quando não estamos bem em um lugar

Filosofia, Sociologia, Antropologia, Psicologia...Como as Ciências Humanas podem ajudar a compreender o comportamento do ser humano frente ao transcendente, ao sagrado?
Avatar do usuário
Daenerys
Administradora
Administradora
Mensagens: 2614
Registrado em: 25 Fev 2020 08:47

Quando não estamos bem em um lugar

Mensagem não lida por Daenerys »

Eu estava assistindo ao vídeo do canal Psicólogos em São Paulo (que recomendo) e pensei na minha história na torre. No quanto eu me sentia incomodada lá, mas permanecia por causa da família, por medo de desagradar meus pais, medo de sair e me dar mal.

Para muitos não é fácil sair, todos aqui sabemos que deixar a organização implica perdas, consequências difíceis às vezes. Por isso, cabe a cada pessoa pesar suas condições para sair e, se for o caso, programar-se antes.

Vou compartilhar o vídeo. Especialmente para tjs que visitam o fórum e estão incomodadas com o ambiente religioso, vale muito a pena:
phpBB [video]



Muitas tjs vivem deprimidas, mudando de congregação, tentando ter mais espiritualidade, acreditando que o problema está nelas. Não se dão conta de que o problema é o meio tj e suas restrições. É tentar viver como gado obedecendo sem questionar, reprimindo os sentimentos, as emoções e a espontaneidade.
Imagem

"É preciso sair da ilha para ver a ilha. Não nos vemos se não saímos de nós".
José Saramago
Avatar do usuário
Kurisu
Forista
Forista
Mensagens: 1779
Registrado em: 24 Out 2020 15:26
Localização: Lucinda Falls

Re: Quando não estamos bem em um lugar

Mensagem não lida por Kurisu »

Daenerys vi muito da minha mãe aí.

Durante a nossa vida nas TJs ela foi vítima de muita injustiça e crimes contra a honra de anciãos parciais e falsos amigos da torre (isso pq falam que só as pessoas do mundo são assim e eles não), e por isso mudamos algumas de salão pra recomeçar a vida, ela ainda continue firme e forte na doutrina, mas vive pensando em mudar de cidade pq ela acha que a nossa cidade por ser conhecida pelo misticismo, é tomada por uma maldição, que faz com o que os irmãos daki sejam pessoas ruins e sem empatia e que as TJs de outras cidades são bondosas ao contrário daki.


Mas na perspectiva PIMO isso muda totalmente, pq realmente não temos a liberdade de ir e vir, uma vez que a Torre impõe uma chantagem e um tratamento diferenciado a aqueles que são inativos ou desassociados.

Não queremos fazer com que a nossa família sofra horrores pensando que o deus super-amoroso deles vai queimar a gente no Armagedom por simplesmente parar de ir no salão ou fazer eles pensarem que iremos nos envolver com libertinagem do mundo.

Ficamos presos nesse loop pq não é possível se justificar ou raciocinar com as TJs, pq independente dos nossos motivos de sair de lá, serão que eles que irão colocar na nossa boca o porquê da nossa saída.

Felizmente eu sai desse circulo vicioso, e estou livre desde o começo do ano. Quando me afastei não justifiquei a saída e nem disse nada. Só falei: "me deixa em paz"

Foi tenso, muuuito tenso. Mas valeu a pena
“Por que questionar se você pode apenas obedecer?"

Entre no grupo exTJ do Telegram: https://t.me/+6d4Yn009NN9iNzI5(Não falamos de publicações antigas da Torre, é apenas para zueiras e desabafos 🍻)
Andrei15
Novo (a) Forista
Novo (a) Forista
Mensagens: 38
Registrado em: 23 Out 2021 12:59

Re: Quando não estamos bem em um lugar

Mensagem não lida por Andrei15 »

Gostei da colocação no ultimo parágrafo. Lá dentro sempre fui lavado a crer que meus problemas emocionais eram causados por mim, ou por falta de fé e rotina espiritual, ou por culpa de minha personalidade e sentimentos. Tudo ali blinda a organização, as regras absurdas, os anciãos e a associação como todo. A culpa ali é toda sua.

Nada que eu tentava pra melhorar meu estado fazia passar a sensação de culpa, de tristeza. Eu fingia que era feliz. Tinha que fingir, era obrigado a manter uma aparência que servir a Jeová trazia felicidade. Engano.

No dia que passei a compreender que aquele ambiente adoece as pessoas, pronto! Comecei a trabalhar minha saída. E consegui sair.
Avatar do usuário
Bruce D.
Forista
Forista
Mensagens: 3113
Registrado em: 05 Nov 2008 17:12
Localização: ABC - SP

Re: Quando não estamos bem em um lugar

Mensagem não lida por Bruce D. »

Excelente tópico Daenerys

Eu assisti o video e me vi nele o tempo todo. Os topicos por ela abordado reflete 100% dos sentimentos de quem é PIMO e de como os ambientes religioso e familiar podem ser tóxicos.

Eu vivo essa realidade e tenho pagado um preço emocional e fisico muito grande a ponto de como ela disse eu pensar em me estruturar para ter o meu proprio lugar para que eu possa ser eu mesmo.

Todos PIMOs e TJs que visitam nosso forum deve ver esse video e refletir nele.

Esse video com certeza será pauta de muitas sessoes com minha terapeuta.
Quicksand Jesus I need you
Quicksand Jesus I believe you
Quicksand I'm so far away

- Skid Row
Bisbilhoteira
Novo (a) Forista
Novo (a) Forista
Mensagens: 20
Registrado em: 20 Abr 2022 19:39

Re: Quando não estamos bem em um lugar

Mensagem não lida por Bisbilhoteira »

Infelizmente essa é a mais pura e triste realidade.
Quando fazia parte da seita vivia em busca da dita felicidade. Abri mão de tudo que se pode imaginar, bem como boa parte das pessoas aqui, apenas pq acreditava que fazendo aquilo teria as bençãos de Deus e consequentemente seria feliz. Me submeti a tantas coisas e continuava infeliz, me perguntando como aquilo era possível. Eram muitas cobranças o tempo todo: se tu faz 10 é pq consegue fazer 20. Se tu limpa o salão, pode ir limpar o salão de assembleia. Se deu um comentário, pode dar 3. Uma pressão absurda pra sempre fazer mais, assim nada do que fazia era o suficiente. Aquela história: "você está de parabéns pelo esforço, mas esse é o seu melhor?".Fora o sentimento de culpa por absolutamente tudo: por ouvir uma música sugestiva, por querer amizade com pessoas boas mas não fazem parte da seita, por querer fazer uma faculdade... enfim, o ambiente é propicio para criar pessoas tristes e frustradas. Hoje, fora daquele lugar, não sinto o peso que todo TJ carrega. E posso falar??? Isso não tem preço.
adam
Forista
Forista
Mensagens: 422
Registrado em: 09 Abr 2021 01:34

Re: Quando não estamos bem em um lugar

Mensagem não lida por adam »

Eu sei bem como é isso, o ambiente Tj é extremamente tóxico. Desde criança meus pais viviam dizendo que eu devia ser exemplar, que deveria "buscar alvos espirituais" e ajudar a congregação como um servo ministerial. Mesmo me batizando jovem e ajudando a congregação apenas pq eu gostava de ajudar, eu nunca quis nenhum privilégio, cheguei até a recusar ser servo (melhor escolha da vida) e decidi me dedicar aos estudos e na minha carreira profissional. Meus pais mesmo sendo fiéis a seita vivem tristes e são depressivos, se eu seguisse o "exemplo" deles hj estaria igual.
Avatar do usuário
JonSnow
Forista
Forista
Mensagens: 357
Registrado em: 25 Jan 2022 20:25

Re: Quando não estamos bem em um lugar

Mensagem não lida por JonSnow »

O tema deste vídeo no fórum é:

"Desabafo de uma psicóloga que não aguenta mais atender ex Tjs e Pimos" rsrs

Ela falou tudo, exatamente tudo, e quem assistiu até o final vai concordar com oque ela disse. Não tem como não pensar na Torre assistindo esse vídeo.
Excelente
"É humano errar, mas tolice permanecer no erro" - Marco Túlio Cícero
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 231 visitantes