O que somos? onde estamos? pra onde vamos?

Filosofia, Sociologia, Antropologia, Psicologia...Como as Ciências Humanas podem ajudar a compreender o comportamento do ser humano frente ao transcendente, ao sagrado?
Avatar do usuário
kooboo
Forista
Forista
Mensagens: 13414
Registrado em: 01 Nov 2008 14:22

O que somos? onde estamos? pra onde vamos?

Mensagem não lida por kooboo »

A terrivel sídrome do “Afinal, o que somos?”
Essa pergunta mata. Aniquila. Já jurei varias vezes que nunca mais iria me importar com isso, nem com a pergunta, nem com a resposta.
A pergunta é até simples, a resposta é que complica, porque geralmente vem acompanhada de outra pergunta:
- Mas, dentro de qual contexto?
O que voce acha que é? Como os outros te enxergam? Como sua mãe acha que é ou o conceito do seu colega de balada? Aquilo que pensa sobre politica? O mundo? Onde vai e com quem anda? Ou aquilo que faz quando ninguem te observa?
Multifacetas...
Se a resposta é tão complexa, e depende de fatores como ambiente, clima, quem pergunta, o dia da semana, o humor do dia anterior que espelha no de hoje... fica tudo muitissimo complexo, e tirando a circunstancia, uma opção acaba por anular outra, ate não sobrar nada. Ou muito pouco. Ou nada mesmo. Ou talvez, so um pouquinho. Irrelevante. Tão irrelevante que não dá pra classificar. Sim, porque esse pouquinho irrelevante que sobrou é mutavel. Mutavel, mas contamina o restante que foi anulado e torna algo diferente do que achamos que era.
Sendo assim, o que somos é – uma complexidade de pontos de vistas circunstanciais que se anulam até a insignificancia extrema do ser, mas que por mutabilidade inerente, contamina ou influencia a percepção alheia, o que também é por si – Irrelevante.
Irrelevante porque não é nada.
Entao voltando à pergunta – Afinal, o que somos?
A resposta definitiva é – Isto é irrelevante!


O que somos é diferente de três outras perguntas –
De onde viemos?
Para onde vamos?
Qual o nosso objetivo?

A primeira pergunta, se feita por uma pessoa que não é cega, não sofre de Alzeheimer, nem amnesia, não estava de olhos vedados nem acabou de acorda de uma ressaca terrivel – entao não merece ser respondida.
Nenhuma resposta é satisfatoria a essa pergunta se o cunho é filosofico. Filosofico o cacete, essa pergunta é chata mesmo. So deve ser levada a serio se a criança tem menos de 6 anos. Aí sim, respondemos e explicamos todo o processo do papai-mamãe.
Fora isso – De onde viemos? – não merece nem respeito, nem consideraçao... no maximo um suco de tomate e duas aspirinas para curar a ressaca.
Se voce não sabe de onde veio, melhor nem querer saber. A resposta pode doer.

Vamos à segunda – Para onde vamos?
Essa pergunta merece um pouco mais de atenção e resposta condizente. Se a mina te pergunta isso na balada, a resposta pode ser – meu apartamento, o seu, ou um motelzinho?
Ou se estamos entre amigos, 2 da madrugada, o portuga quer fechar o buteco – Para onde vamos? Pra casa de quem tem churrasqueira, oras! (que geralmente é um chato que vai dizer – puts, não vai rolar, tenho que acordar cedo amanhã!).
Enfim, o para onde vamos é – depende do acordo e do momento.
Filosoficamente – Morra e descubra! Não vai carregar essa duvida por mais de 80 anos.

A terceira e mais filosofica de todas – Qual o nosso objetivo?
Ah, é pra responder mesmo?
Fico com Robin Willians em “sociedade dos poetas mortos” – A linguagem existe por um único motivo, queremos conqiistar as mulheres!
Partindo dessa premissa, segundo o proprio personagem de Willians, trabalho, estudo, cultura, dinheiro e a propria fala (com poesia) so tem um objetivo – A conquista.
E lógico, o objetivo da conquista é a consumação!
Voltando à pergunta – A vida tem objetivo?
A resposta objetiva, sem teores de amenização, direta e venosa – Sexo, Paz e Companhia!

Se não tem… perdeu todo o sentido.
Sem sentido já basta nos mesmos. O importante é que apesar da nossa irrelevância, termos objetivo.
Trabalhar, ter dinheiro, adquirir coisas, impressionar, aprender, impressionar de novo, conquistar, usufruir, ter prazer...
Se algo saiu errado no final... então nada valeu a pena.
Simples assim.
Imagina ir no estádio e o jogo não sair do Zero a Zero?
Não valeu nem pagar o ingresso.
Ou comprar aquele ingresso pro show do Zeca Baleiro e no dia o cara ta sem voz e o violão sem cordas.
Ferrou. Não adianta nada. Quero o dinheiro de volta. Ou melhor, quero minha vida inteira de volta!
[]'s
kooboo

Imagem
Avatar do usuário
RX
Forista
Forista
Mensagens: 1193
Registrado em: 01 Nov 2008 13:19

Re: O que somos? onde estamos? pra onde vamos?

Mensagem não lida por RX »

O que somos?
R: O que quisermos.

Onde estamos?
R: Aqui.

Para onde vamos?
R: Para onde quisermos.

De onde viemos?
R: Consultar livro de biologia, capítulo sobre Evolução.

Qual o nosso objetivo?
R: Eu, pessoalmente, não tenho nenhum. A resposta varia de pessoa para pessoa.
Avatar do usuário
jBrother
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 556
Registrado em: 27 Jan 2009 17:10
Localização: São Paulo
Contato:

Re: O que somos? onde estamos? pra onde vamos?

Mensagem não lida por jBrother »

Segundo jBrother:

O que somos ?
jB: Mamíferos

Onde estamos ?
jB: No Planeja que demos o nome de Terra.

Para onde vamos ?
jB: Não tenho certeza se nosso planeta é uma espécie de espaço-nave, do ponto de vista de nosso sistema solar não estamos indo a lugar nenhum.

De onde viemos ?
jB: Você quer dizer antes de habitar a Terra ? Tipo éramos anjos e agora estamos numa nova etapa existencial ? Ou tipo fazemos parte do projeto Terra, seja do ponto de vista criativo ou do ponto de vista evolutivo ? Esta resposta depende do time que se torce, eu torço para o Santos FC !

Qual o nosso objetivo ?
jB: Nascer, viver e morrer. Após a morte somente um grande "?". Então novamente depende do time que você torce. Pelo Santos FC pode ser que fiquemos num estado de "suspensão animada" para poder posteriormente habitar esta mesma Terra transformada ou em processo de transformação. Ou tem uma outra alternativa que é ir diretamente para o Céu e assistir de lá o grande cogumelo transformar a Terra em poeira espacial. Ou... depende do time que você torce !
jBrother
Blog: http://www.reflexoestj.blogspot.com

I Want to Belive !
Avatar do usuário
Pássaro
Forista
Forista
Mensagens: 10692
Registrado em: 01 Nov 2008 08:45
Localização: bahia
Contato:

Re: O que somos? onde estamos? pra onde vamos?

Mensagem não lida por Pássaro »

Eu fico com as divagações de "Star Trek", com Spock, sempre questionando os sentimentos de sua metade humana! :8
O barco da torre tá afundando?
Thyago Tavares
Perfil Desativado
Perfil Desativado
Mensagens: 220
Registrado em: 18 Fev 2009 16:47

Re: O que somos? onde estamos? pra onde vamos?

Mensagem não lida por Thyago Tavares »

O Q SOMOS? R:DISSIDENTES
ONDE ESTAMOS? R:NA NET MOSTRANDO AS VERDADES SOBRE A TORRE DE VIGIA
PRA ONDE VAMOS? R:PARA A VITÓRIA CONTRA O NOSSO OBJETIVO,MOSTRAR A VERDADE,E LIVRAR MUITOS DAS GARRAS DA TORRE DE MENTIRAS!!!!![
Avatar do usuário
deynha
Forista
Forista
Mensagens: 394
Registrado em: 19 Jul 2009 19:45
Localização: Minas gerais.

Re: O que somos? onde estamos? pra onde vamos?

Mensagem não lida por deynha »

Sou uma mulher livre e muito feliz :5
Estou em estado de graça com o planeta........... :D
vou morrer um dia, mas antes estou completamente, absurdamente, viva, e sentindo todas as boas sensações........... :4 :4
"A Bíblia diz que Jesus habitava entre prostitutas e ladrões, ou seja, se nascesse hoje ele viveria entre a Rua Augusta e o Senado"
Avatar do usuário
dr.horrormentes
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 551
Registrado em: 14 Jun 2009 13:15

Re: O que somos? onde estamos? pra onde vamos?

Mensagem não lida por dr.horrormentes »

Na minha visão:

O que somos ?
R: Animais mamíferos.

Onde estamos ?
R: Em algum canto do universo, na periferia de uma entre muitas galáxias, e longe do centro do universo - pelo menos é o que aparenta.

Para onde vamos ?
R: Depende de nossas atitudes, podemos nos destruir ou deixar que natureza faça esse serviço.

De onde viemos ?
R: Bactérias simples e unicelulares.

Qual o nosso objetivo ?
R: Reproduzir nosso genes.
Verdades sustentadas por motivos irracionais podem ser mais nocivas do que erros bem pensados.
Thomas Huxley
Avatar do usuário
kooboo
Forista
Forista
Mensagens: 13414
Registrado em: 01 Nov 2008 14:22

Re: O que somos? onde estamos? pra onde vamos?

Mensagem não lida por kooboo »

dr.horrormentes escreveu:Na minha visão:
Onde estamos ?
R: Em algum canto do universo, na periferia de uma entre muitas galáxias, e longe do centro do universo - pelo menos é o que aparenta.
.
Isso me lembrou "O guia do mochileiro das Galaxias"
Estamos na terra, um planeta praticamente inofensivo, no recanto mais brega do universo...
kkkk
[]'s
kooboo

Imagem
Avatar do usuário
dr.horrormentes
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 551
Registrado em: 14 Jun 2009 13:15

Re: O que somos? onde estamos? pra onde vamos?

Mensagem não lida por dr.horrormentes »

kooboo escreveu:
dr.horrormentes escreveu:Na minha visão:
Onde estamos ?
R: Em algum canto do universo, na periferia de uma entre muitas galáxias, e longe do centro do universo - pelo menos é o que aparenta.
.
Isso me lembrou "O guia do mochileiro das Galaxias"
Estamos na terra, um planeta praticamente inofensivo, no recanto mais brega do universo...
kkkk
Isso era pra ser segredo kkkk
Verdades sustentadas por motivos irracionais podem ser mais nocivas do que erros bem pensados.
Thomas Huxley
Avatar do usuário
Nanda Lima
Forista
Forista
Mensagens: 2500
Registrado em: 08 Abr 2009 15:01
Localização: ZOO STATION - BERLIN
Contato:

Re: O que somos? onde estamos? pra onde vamos?

Mensagem não lida por Nanda Lima »

O que somos?

Eu sou uma garota de 17 anos.

Onde estamos?

Eu estou em uma fase complicada: adolescência.

Para onde vamos?

Eu espero ir para o Sul do Brasil daqui uns anos. Ou quem sabe exterior? Só sei que vou estudar muito!

De onde viemos?

Eu não tenho certeza disso. Pergunto à minha vovó se vim de outro planeta. Ela diz que eu só devo estar maluca. Mas é que eu não sou muito terráquea, sabe?

Qual o nosso objetivo?

Meu objetivo é ser uma pessoa admirável. De respeito. Deixar um bom nome para ser lembrado, pelo menos por alguém. Ah! Mas, antes disso, quero ter uma vida interessante. No mínimo.
"Somos os filhos da revolução
Somos burgueses sem religião
Nós somos o futuro da nação
Geração Coca-Cola." - Legião Urbana
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 9 visitantes