Firewall - Defesa de pensamento!

Filosofia, Sociologia, Antropologia, Psicologia...Como as Ciências Humanas podem ajudar a compreender o comportamento do ser humano frente ao transcendente, ao sagrado?
Avatar do usuário
Bane
Forista
Forista
Mensagens: 145
Registrado em: 02 Dez 2021 16:00

Re: Firewall - Defesa de pensamento!

Mensagem não lida por Bane »

Rivotril escreveu: 11 Mai 2022 17:43 Essa reação acerca de assuntos sensíveis tem nome: Dissonância cognitiva.

phpBB [video]
Gostei muito desse vídeo, muito obrigado por compartilhar, e essa frase do vídeo diz tudo "É impossível mudar uma opinião usando a lógica se a lógica não foi usada para formar essa opinião em primeiro lugar."
Theatricality and deception are powerful agents to the uninitiated... but we are initiated, aren't we Bruce?
Avatar do usuário
Bane
Forista
Forista
Mensagens: 145
Registrado em: 02 Dez 2021 16:00

Re: Firewall - Defesa de pensamento!

Mensagem não lida por Bane »

Pepita escreveu: 11 Mai 2022 18:29 Gostei da sua comparação com Firewall. As Tjs são exaustivamente treinadas pra reconhecer ameaças às suas convicções religiosas. Qualquer sinal de perigo serve de gatilho emocional pra elas ativarem seu dispositivo mental de proteção da fé. Como bem disse o Caverna, mesmo que as evidências indiquem claramente que há problemas nas suas crenças, 'ela fecha a mente e fica na defensiva'. Qualquer "conversa estranha" já é motivo pra eles tacharem a pessoa como apóstata.
Obrigado Pepita, realmente a lavagem cerebral leva a isso, uma auto defesa, por isso batem tanto na tecla da apostasia, colocam medo para que a pessoa evite a todo custo qualquer "conversa estranha".
Rapha escreveu: 11 Mai 2022 19:47 Gostei também da comparação.

Muda sim. Chega mudar FISICAMENTE! Já perceberam? A fisionomia muda, o semblante. Parece que chega ser algo físico que aciona dentro da pessoa, e outra personalidade e sentimento toma conta. É ruim isso, porque a pessoa não consegue se abrir pra nenhuma outra ideia, nenhuma outra possibilidade. ☹️
Obrigado Rapha, verdade chegam a mudar a expressão na hora.
Dummy escreveu: 11 Mai 2022 21:16 Eu acho MUITO engraçado (hoje em dia) as discussões e os argumentos TJ.
Vou usar o mesmo exemplo do dilúvio, em uma conversa recente que tive, antes de dissociar.
Mas não é estranho o fato de que, num mesmo barco construído de madeira, estiveram um leão, uma hiena, um bode, um lagarto e nenhum dos animais se atacaram?
Você sabe. Deus mandou o espírito santo para que ficassem todos em harmonia.
Ãhm... ok, tudo bem... mas pense comigo, se só sobraram 8 pessoas na Terra, não seria lógico que todos hoje em dia tivessem a mesma decendência?
Não, né. Você sabe. Deus proveu que houvesse uma mudança genética e nascessem pessoas de diferentes nacionalidades.
No fim a gente só concorda mesmo. Tudo sempre tem uma única explicação. Deus fez, Deus proveu. Aí fica mais fácil né, porque nessa prova a resposta é uma só, sempre a mesma.
hahaha Dummy tenta colocar as mais de 2.800 espécies de cupins nessa equação haha, brincadeiras a parte, você levantou um ponto muito interessante, contra o argumento pronto da 'mágica divina' não dá para contra argumentar. Como disse o forista Adam:
sempre usam "Jeová proverá as respostas nos novos rolos", "o espírito santo de Jeová age de maneiras que não compreendemos" etc. fiquem totalmente alheias ao que acontece ao seu redor, não dando espaço para ter tempo de questionar.
Galileu escreveu: 13 Mai 2022 13:25 Tentem raciocinar sobre a incoerencia de aceitar fraçoes de sangue , beneficiando-se da doaçao de nao "irmaos" e eles mesmo nao doarem o seu sangue......

A mente entra em bug e a conversa se encerra..

Vou tentar um dia levantar isso como questionamento deve ser interessante rs.
Theatricality and deception are powerful agents to the uninitiated... but we are initiated, aren't we Bruce?
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 214 visitantes