Devo obedecer a valores ou tenho direito a ser como quiser?

Filosofia, Sociologia, Antropologia, Psicologia...Como as Ciências Humanas podem ajudar a compreender o comportamento do ser humano frente ao transcendente, ao sagrado?
Avatar do usuário
EstPer
Forista
Forista
Mensagens: 158
Registrado em: 31 Jan 2014 13:44

Devo obedecer a valores ou tenho direito a ser como quiser?

Mensagem não lida por EstPer »

Os seres humanos são única espécie do planeta com a capacidade de refletir questionar ou até mudar suas ações e atitudes, principalmente quando estão envolvidos outros seres humanos na equação. Outra diferença dos seres humanos são as emoções, que muitas vezes norteiam os conceitos humanos de correto, aceitável, tolerável ou digno.

Assim, apesar dos valores e princípios não serem uma ciência exata, e ser bastante diferente de acordo com a nacionalidade, gênero, idade, religiosidade, grau de instrução, etc., o conceito é bastante fácil de ser entendido até mesmo por uma simples criança, independente dos fatores mencionados. Tome por exemplo se você der um tapa em outra pessoa. A consequência desta ação a irá fazer pensar duas vezes antes de fazê-la de novo.

Mesmo assim, vivemos numa sociedade que debate esse conceito até hoje, contrapondo os valores de uma sociedade com o direito individual, desde as coisas mais banais até em questões críticas para o bem estar de todos:

- Devo respeitar a tranquilidade e o conforto dos meus vizinhos ou eu tenho direito de ouvir música ou fazer barulho até quando eu quiser?

- Devo me vestir, me arrumar, ou ter um estilo segundo os limites da sociedade ou tenho direito de me expressar como quiser?

- Ao receber algum tipo de dano por terceiros, analiso se há como não levar em conta o dano ou exerço o direito de justiça?

- Devo abrir mão de benefícios em prol de outros que estão precisando mais ou direito adquirido é inegociável?

- Devo tolerar princípios e valores religiosos diferentes do meu ou só aceitar a própria como verdade absoluta?

- A liberdade individual é disputada ou compartilhada com o limite da liberdade do próximo?


Engraçado que podemos ver claramente como o direito individual pode-se tornar combustível para se desrespeitar valores e princípios de uma sociedade, até mesmo com força para questionar a validade delas.

Não estou condenando os direitos individuais, pelo contrário, sem direitos humanos individuais viveríamos uma selvageria nas mãos de ditadores tirânicos. Mas e o contrário? Quando direitos individuais têm mais força que os valores coletivos?

Isso dificulta até mesmo a sobrevivência, pois promove mais e mais segregações sociais e isolamentos em suas ilhas de direitos, o que enfraquece conceitos como compartilhar, usufruir juntos, cooperar, solidariedade, etc.

Penso eu que lutar pelos seus direitos individuais, pelo menos como está em voga hoje é se esquecer de como a 'Teia da Vida' está tramada. Quanto mais a sociedade é formada por membros individualistas, mais ela é caótica, desgastante, quando não desumana. E os valores são os primeiros a desabar diante de 'direitos' incontestáveis de uma sociedade de 'reis' sem súditos.
"A Curiosidade é a base do ser humano para compreender"
Avatar do usuário
sabrepoderoso*
Forista
Forista
Mensagens: 1894
Registrado em: 04 Ago 2017 10:54
Localização: duque de caxias

Re: Devo obedecer a valores ou tenho direito a ser como quiser?

Mensagem não lida por sabrepoderoso* »

meu ponto de vista é que o meu direito termina onde o de outra pessoa começa , podemos e devemos
viver nossa liberdade , porém com juízo , e que a mesma não entre na liberdade de outra pessoa .
assim podemos viver em sociedade e de forma tranquila .
tolerar mostra que já se está no limite , no caso da torre , como respeitar aquilo que faz mal as pessoas ?
como encarar como aceitável negar uma chance de continuar vivendo negando sangue a quem está abeira
da morte ?
respeitando , se uma pessoa quer viver desta forma ela é livre para assim o fazer , o que vejo como errado é um querer
decidir por outro , porque acha que é certo .
valores são importantes , direitos tbm , legal é seguir o que não prejudica nem a nós nem a outros . :D1
que a luz que há dentro de nós ilumine nosso caminho se as outras luzes se apagarem
Avatar do usuário
Ronildo Araujo
Perfil Desativado
Perfil Desativado
Mensagens: 1207
Registrado em: 17 Abr 2017 20:52

Re: Devo obedecer a valores ou tenho direito a ser como quiser?

Mensagem não lida por Ronildo Araujo »

EstPer escreveu:Os seres humanos são única espécie do planeta com a capacidade de refletir questionar ou até mudar suas ações e atitudes, principalmente quando estão envolvidos outros seres humanos na equação. Outra diferença dos seres humanos são as emoções, que muitas vezes norteiam os conceitos humanos de correto, aceitável, tolerável ou digno.

Assim, apesar dos valores e princípios não serem uma ciência exata, e ser bastante diferente de acordo com a nacionalidade, gênero, idade, religiosidade, grau de instrução, etc., o conceito é bastante fácil de ser entendido até mesmo por uma simples criança, independente dos fatores mencionados. Tome por exemplo se você der um tapa em outra pessoa. A consequência desta ação a irá fazer pensar duas vezes antes de fazê-la de novo.

Mesmo assim, vivemos numa sociedade que debate esse conceito até hoje, contrapondo os valores de uma sociedade com o direito individual, desde as coisas mais banais até em questões críticas para o bem estar de todos:

- Devo respeitar a tranquilidade e o conforto dos meus vizinhos ou eu tenho direito de ouvir música ou fazer barulho até quando eu quiser?

- Devo me vestir, me arrumar, ou ter um estilo segundo os limites da sociedade ou tenho direito de me expressar como quiser?

- Ao receber algum tipo de dano por terceiros, analiso se há como não levar em conta o dano ou exerço o direito de justiça?

- Devo abrir mão de benefícios em prol de outros que estão precisando mais ou direito adquirido é inegociável?

- Devo tolerar princípios e valores religiosos diferentes do meu ou só aceitar a própria como verdade absoluta?

- A liberdade individual é disputada ou compartilhada com o limite da liberdade do próximo?


Engraçado que podemos ver claramente como o direito individual pode-se tornar combustível para se desrespeitar valores e princípios de uma sociedade, até mesmo com força para questionar a validade delas.

Não estou condenando os direitos individuais, pelo contrário, sem direitos humanos individuais viveríamos uma selvageria nas mãos de ditadores tirânicos. Mas e o contrário? Quando direitos individuais têm mais força que os valores coletivos?

Isso dificulta até mesmo a sobrevivência, pois promove mais e mais segregações sociais e isolamentos em suas ilhas de direitos, o que enfraquece conceitos como compartilhar, usufruir juntos, cooperar, solidariedade, etc.

Penso eu que lutar pelos seus direitos individuais, pelo menos como está em voga hoje é se esquecer de como a 'Teia da Vida' está tramada. Quanto mais a sociedade é formada por membros individualistas, mais ela é caótica, desgastante, quando não desumana. E os valores são os primeiros a desabar diante de 'direitos' incontestáveis de uma sociedade de 'reis' sem súditos.



Gostei muito destas ponderações. :D1
A base do Cristianismo verdadeiro, aprovado por Cristo, é o amor de Deus.
A vida e a morte de Jesus Cristo é a confirmação deste amor.
Avatar do usuário
Galileu
Forista
Forista
Mensagens: 2561
Registrado em: 30 Mar 2016 11:47

Re: Devo obedecer a valores ou tenho direito a ser como quiser?

Mensagem não lida por Galileu »

Existimos para viver em sociedade , então sem duvida , não podemos fazer tudo que queremos , imagine a confusão que seria.

Acho que é necessario a busca do equilibrio entre liberdade individual e garantias de direitos coletivos basicos a todos.

As regras para o coletivo não podem sufocar o individuo, porem os direitos individuais não podem estar acima do que é justo e correto para todos.

Harmonia dificil de ser conquistada atualmente .......

Creio tambem que valores podem ser aceitaveis para uns e insuportaveis para outros .

Quem determina valores ? A classe dominante ? O bom senso ?.....Crenças religiosas questionaveis???? Dificil questão essa

Mas, sem duvida, como foi dito, ha certas regras, que quando não respeitas pelos individuos , tornam a vida em sociedade dificil e quando o desrespeito a tais aumenta , ai os individuos sofrem.
"Penso, logo existo" - Descartes
Avatar do usuário
Ronildo Araujo
Perfil Desativado
Perfil Desativado
Mensagens: 1207
Registrado em: 17 Abr 2017 20:52

Re: Devo obedecer a valores ou tenho direito a ser como quiser?

Mensagem não lida por Ronildo Araujo »

Só sei que tem muita gente que vive como se não tivessem valores na vida. Hoje, quando estava no trânsito o carro logo na minha frente tinha crianças em seu interior. E a motorista dá-lhe fumar! Eu fico pensando: "O que tem na cabeça um pai ou mãe que fuma na presença dos filhos!?" Depois de acabado o ato que lhe dá tão grande prazer, (decerto né?) joga a chepa pela janela! Eu tenho nojo de ver este ato, jogar coisas janela do carro e acredito que todos aqui sentem esta mesma repugnância. Mas num mundo com tanta informação, como existem pessoas que ainda fazem isto? Quando que pessoas assim estão qualificadas para debater as grandes questões da vida, se nem pararam de jogar lixo pela janela do carro ainda?
A base do Cristianismo verdadeiro, aprovado por Cristo, é o amor de Deus.
A vida e a morte de Jesus Cristo é a confirmação deste amor.
Avatar do usuário
kooboo
Forista
Forista
Mensagens: 13414
Registrado em: 01 Nov 2008 14:22

Re: Devo obedecer a valores ou tenho direito a ser como quiser?

Mensagem não lida por kooboo »

O que eu aprendi na escolinha foi que o meu direito ia até onde não atrapalhava o do coleguinha.
Isso tem lá suas semelhanças com o "amor ao próximo" e o "não faça com outros o que não gostariam que fizessem contigo".
Essas regrinhas básicas já são um bom começo para as regras de convivência.

Os governos instituíram os direitos humanos, os da primeira geração tem a ver com o indivíduo, e os de segunda geração tem a ver com a coletividade.

Então vem a questão - posso tudo?
Claro, o sujeito pode até ouvir funk proibidão no busão lotado na hora do rush sem fones de ouvido... pode? acho que pode... mas aí estará ferindo os princípios da boa convivência social, e ferindo os direitos individuais de não ferrar com os direitos do colega de bus em não ouvir essa m... que insiste em ouvir.

Colocando isso para o mundo, a Coreia do Norte tem direito de fazer sua bomba atômica, mas ficar jogando elas no mar do Japão... aí a coisa fica tensa.
Mas assim como o cara do busão, a CN tem que contar para todo mundo que curte um proibidão.

E nessa hora que vem a polícia para dizer pro cara do busão "abaixa o som, ou desliga essa coisa"... ou os USA para dizer pra CN "vou te quebrar a cara seu titica".

Dessa forma, vimos que aquilo que aprendemos na escolinha vale tanto para o cara do busão com o funk nas alturas, quanto para a CN.
[]'s
kooboo

Imagem
Avatar do usuário
Galileu
Forista
Forista
Mensagens: 2561
Registrado em: 30 Mar 2016 11:47

Re: Devo obedecer a valores ou tenho direito a ser como quiser?

Mensagem não lida por Galileu »

Mas ai é que esta , sera que sempre precisaremos de uma imposição da chamada " autoridade" para dizer pro imbecil que ouvir funk proibidão sem fone de ouvido no Bus lotado não pode ?

Sera possivel alguem tem que ser chamado a atenção por jogar ponta do maldito cigarro no chão?

Acho que boa parte da humanidade poderia aprender coisas basicas so de observar algumas culturas.

Ex : Japão depois da bomba
"Penso, logo existo" - Descartes
Avatar do usuário
kooboo
Forista
Forista
Mensagens: 13414
Registrado em: 01 Nov 2008 14:22

Re: Devo obedecer a valores ou tenho direito a ser como quiser?

Mensagem não lida por kooboo »

Galileu escreveu:Mas ai é que esta , sera que sempre precisaremos de uma imposição da chamada " autoridade" para dizer pro imbecil que ouvir funk proibidão sem fone de ouvido no Bus lotado não pode ?

Sera possivel alguem tem que ser chamado a atenção por jogar ponta do maldito cigarro no chão?

Acho que boa parte da humanidade poderia aprender coisas basicas so de observar algumas culturas.

Ex : Japão depois da bomba
Podemos notar que a falta de educação é generalizada - o sujeito ouvindo som no busão, o ditador da Coreia, o maluco dos USA, o fumante que joga toco de cigarro no chão, o que joga lixo pela janela do carro...
Falta de educação não tem nível social, é patrimonio universal da humanidade.
[]'s
kooboo

Imagem
Avatar do usuário
EstPer
Forista
Forista
Mensagens: 158
Registrado em: 31 Jan 2014 13:44

Re: Devo obedecer a valores ou tenho direito a ser como quiser?

Mensagem não lida por EstPer »

Posso estar sendo paranoico, mas tenho percebido um aumento exponencial aqui na sociedade brasileira de 'supervalorização' dos direitos individuais em detrimento do bem estar coletivo.

Dia após dia os fatos e comportamento das pessoas escancara o 'direito inegociável' de cada um, independentemente se a manutenção desses 'direitos' prejudicam ou causam algum tipo de prejuízo aos demais.

São pequenas ações egoístas como não levantar do lugar no ônibus por alguém com mais necessidade até o ponto de atropelar alguém só porque estava na frente.

Percebo uma convivência com nervos à flor da pele, prontos para explodir de raiva e disputar seus direitos até mesmo às últimas consequências.

Preocupante.
"A Curiosidade é a base do ser humano para compreender"
Avatar do usuário
Galileu
Forista
Forista
Mensagens: 2561
Registrado em: 30 Mar 2016 11:47

Re: Devo obedecer a valores ou tenho direito a ser como quiser?

Mensagem não lida por Galileu »

O Espirito de competitividade exagerado , as leis excludente que fazem o individuo deixar de sentir-se parte de um todo , a desagregação das familias , crises ecomicas que fazem as pessoas competir por coisas basicas e fundamentais para uma vida com um minino de equilibrio entre outros fatores exclusivamente individuais , tudo isso colabora para uma crise de valores realmente preocupante.

Precisamos valorizar mais o espirito de coletividade e pertencimento se ter neste meio o virus da religião que desagrega familias e vinculos de amizades verdadeiras e sinceras !
"Penso, logo existo" - Descartes
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 10 visitantes