Devo obedecer a valores ou tenho direito a ser como quiser?

Filosofia, Sociologia, Antropologia, Psicologia...Como as Ciências Humanas podem ajudar a compreender o comportamento do ser humano frente ao transcendente, ao sagrado?
Avatar do usuário
CABOCARVALHO
Forista
Forista
Mensagens: 1454
Registrado em: 28 Nov 2018 15:02

Re: Devo obedecer a valores ou tenho direito a ser como quiser?

Mensagem não lida por CABOCARVALHO »

Dabura escreveu:Faça o que tu queres pois é tudo da lei....
Brincadeiras a parte faça o que tu queres desde que respeite o principio de não agressão. Não de ouvidos a religioes, não sei pq as pessoas associam religião com moral. Os puritanos acreditavam que os negros não tinham alma, as tjs acham moral isolar um familiar ou amigo por ser desassociado, acham moral ocultar pedofilia e violencia domestica para não manchar o nome da imaculada organização, muitas igrejas no Brasil incentivam pais expulsarem filhos gays de casa... A lista de aberrações é enorme, e pra justificar dizem: veja bem o Islã é pior, diz o cristão que vive no país que tem um dos maiores indices de violencia doméstica e estupros do mundo.
bem colocado! é facil comparar quando isso nos atinge (CG) mas quando não, viramos a cara e seguimos sem peso na consciência, e religião nenhuma pode se isentar.
O maior silêncio para o homem é a busca de Deus.
Mahatma Gandhi
Mente Independente
Forista
Forista
Mensagens: 1664
Registrado em: 01 Jan 2014 19:33
Localização: Não quero responder
Contato:

Re: Devo obedecer a valores ou tenho direito a ser como quiser?

Mensagem não lida por Mente Independente »

Niilista escreveu:No caso do ladrão, acho que se ele for preso, ele deve saber que foi ELE causou o mal a SI MESMO.
(Ex. Eu sou um eletricista e estou reparando um quadro na sua casa. Eu saio pra pegar uma ferramenta e falo claramente pra você nem chegar perto do quadro, que está energizado. Quando viro as costas, você pensa: "ninguém me diz o que fazer", mete a mão no quadro e vem a óbito. Eu que fiz o mal a você? Não. Você que fez o mal a sim mesmo... Acho que o mesmo vale pro ladrão... Os "mals" seguintes são consequências do primeira "coisa que faz mal" que ele praticou)
Sim, só que no caso do morador da casa em q o eletricista está fazendo reparos, oq está envolvido é algo inanimado, a saber, a eletricidade. A eletricidade, obviamente, não tem um cérebro pra pensar: "Puxa, se eu passar pelo corpo dessa pessoa ela vai morrer... É melhor eu continuar quietinha aqui no quadro". Ela é simplesmente um elemento natural q vai se comportar de acordo com as leis da física. É algo inevitável, tanto na teoria qto na prática. Agora, no caso do ladrão, acho q podemos dizer q ele está fazendo mal a si mesmo e ao mesmo tempo não está. Porque por um lado, ele sabe q o roubo é punido pela lei com a prisão, e q certamente é isso q vai acontecer com ele se for pego. Porém, quem vai condená-lo e prendê-lo não é um elemento natural q não sabe oq faz, mas sim outros seres humanos, que poderiam poupá-lo da punição se assim quisessem. A sociedade tem diante de si as opções de punir ladrões ou de deixá-los à solta. Nós escolhemos a primeira opção pq não queremos que outra pessoa tire algo de nós sem o nosso consentimento. É comparável a eu te dizer: "Não ponha a mão no meu ombro por nada nesse mundo. Isso me irrita e, se vc fizer isso, eu vou te dar um murro na cara". (Não q isso seja uma coisa q me irrita pessoalmente, só estou dando um exemplo) Daí vc vai e põe a mão no meu ombro mesmo assim. E eu, conforme avisado, te dou um murro na cara. Você, nesse caso, teria se exposto ao risco, mas por outro lado, eu tinha a opção de simplesmente ignorar oq eu tinha dito, não cumprindo com minha própria palavra (quaisquer q fossem as consequências disso), e não te dar nenhum murro. Entendeu?
Avatar do usuário
olhoSingelo
Forista
Forista
Mensagens: 359
Registrado em: 31 Ago 2015 17:10

Re: Devo obedecer a valores ou tenho direito a ser como quiser?

Mensagem não lida por olhoSingelo »

Mente Independente escreveu:
Niilista escreveu:No caso do ladrão, acho que se ele for preso, ele deve saber que foi ELE causou o mal a SI MESMO.
(Ex. Eu sou um eletricista e estou reparando um quadro na sua casa. Eu saio pra pegar uma ferramenta e falo claramente pra você nem chegar perto do quadro, que está energizado. Quando viro as costas, você pensa: "ninguém me diz o que fazer", mete a mão no quadro e vem a óbito. Eu que fiz o mal a você? Não. Você que fez o mal a sim mesmo... Acho que o mesmo vale pro ladrão... Os "mals" seguintes são consequências do primeira "coisa que faz mal" que ele praticou)
Sim, só que no caso do morador da casa em q o eletricista está fazendo reparos, oq está envolvido é algo inanimado, a saber, a eletricidade. A eletricidade, obviamente, não tem um cérebro pra pensar: "Puxa, se eu passar pelo corpo dessa pessoa ela vai morrer... É melhor eu continuar quietinha aqui no quadro".

:1 :1 :1 :1

...no caso do ladrão, acho q podemos dizer q ele está fazendo mal a si mesmo e ao mesmo tempo não está. Porque por um lado, ele sabe q o roubo é punido pela lei com a prisão, e q certamente é isso q vai acontecer com ele se for pego. Porém, quem vai condená-lo e prendê-lo não é um elemento natural q não sabe oq faz, mas sim outros seres humanos, que poderiam poupá-lo da punição se assim quisessem. A sociedade tem diante de si as opções de punir ladrões ou de deixá-los à solta. Nós escolhemos a primeira opção pq não queremos que outra pessoa tire algo de nós sem o nosso consentimento.

:1 :1 :1 :1

As situações são infinitas, não dá para dizer se o ladrão vai ser preso ou não...basta pesquisar no youtube: Ladrões se dando mal, Assaltos que deram errado e outros e dá para ver que muitos fazem igual a energia inanimada, não pensam não, metem é bala nos ladrões !!!!
Nos últimos anos, as desassociações no mundo inteiro têm sido aproximadamente de 1 por cento dos publicadores"
A Sentinela 1992 1/07. p 18 § 18
Ninguém deve ser obrigado a...escolher entre a religião e a família.
Despertai! 07/09 p 29
Mente Independente
Forista
Forista
Mensagens: 1664
Registrado em: 01 Jan 2014 19:33
Localização: Não quero responder
Contato:

Re: Devo obedecer a valores ou tenho direito a ser como quiser?

Mensagem não lida por Mente Independente »

olhoSingelo escreveu: As situações são infinitas, não dá para dizer se o ladrão vai ser preso ou não...basta pesquisar no youtube: Ladrões se dando mal, Assaltos que deram errado e outros e dá para ver que muitos fazem igual a energia inanimada, não pensam não, metem é bala nos ladrões !!!!
Não é q as pessoas sempre pensem antes de agir. Sabemos mto bem q muitas vezes acontece justamente o contrário. A questão é q tanto as pessoas que prendem ladrões como as q metem bala neles poderiam não fazer tais coisas. As pessoas têm um cérebro e livre-arbítrio; não é algo "automático", como no caso da eletricidade. Elas atiram em bandidos por vontade própria, premeditadamente, não pq alguma lei da física ou alguma força invisível as leva a fazerem isso.
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 193 visitantes